Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seringas de esporos à partir de carimbos. Qual foi meu provável erro??

Tartaruga Ninja

Esporo
Cadastrado
30/06/2021
12
3
40
Salve, rapaziada.
Fiz minha primeira inoculação tem cerca de 07 dias.
Dentro de uma glovebox que eu fiz, esterilizada com álcool 70 e de luvas, raspei 1/4 de um carimbo de esporos em um pote esterilizado e com água recém tirada de um copinho de água mineral lacrado. Depois abri as seringas uma à uma e fui puxando a água para dentro delas, sempre passando a agulha no fogo do fogão (quando era preciso).
Acontece que os pontinhos pretos que eu via em suspensão no pote com água, eu não vejo nas seringas. Não sei se a agulha é muito fina e eles acabaram ficando presos antes de entrar totalmente na seringa (são seringas de 10ml, lacradas, e com agulhas de encaixe). Eu deveria conseguir vê-los nas seringas, ou isso não é relevante, já que são aglomerados de esporos microscópicos?
Até o momento, os 3 bolos (também devidamente esterilizados), não apresentam nenhuma mudança (também não apresentam nenhuma contaminação).
São bolos de arroz integral batido misturado com vermiculita e água, com uma camada de vermiculita por cima de cada um.
Cheguei a ter impressão de estarem mais claros, porém creio ser a pouca umidade do bolo em si que está dando essa aparência, já que não há mudanças desde que notei isso (3 dias atrás).
Alguém saberia palpitar o que pode ter dado errado? Será que devo esperar um tempo mais, ou tentar inocular novamente? (usei umas seringa inteira de 10 ml para os 3 bolos).

Seguem as imagens dos 3 bolos.
 

Anexos

  • 20211022_154557.jpg
    20211022_154557.jpg
    846.3 KB · Visualizações: 10
  • 20211022_154759.jpg
    20211022_154759.jpg
    771.4 KB · Visualizações: 10
  • 20211022_154632.jpg
    20211022_154632.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 10
Se você usou todos os 300ml da água de copinho, então ficou muito diluído.

Se não usou:
Não é necessário ver esporos, já que conseguimos ver apenas os aglomerados.
Pessoalmente, prefiro raspar um pouco mais do carimbo, para não ter esse tipo de dúvida.
Não fica preso na agulha

Se ele misturou com a água, some mesmo.

Eu sempre prefiro pegar o copinho de água mineral e um copo de vidro normal.
Eu limpo a tampa de alumínio do copinho de água com álcool 70%, pego a seringa com a agulha e furo o alumínio até conseguir sugar a água. (Repito para quantas seringas forem)
Com as seringas cheias e tampadas, abro o alumínio sem passar a mão por cima do copo aberto/furos,
jogo toda a água dentro do copo de vidro.
Separo o copinho vazio, abro as agulhas, devolvo a água delas para dentro do copo de plástico,
Raspo o carimbo, sugo com uma agulha e jogo de volta para misturar e depois encho as seringas.
E a água eu tomo, porque água mineral é sempre mais gostosa que filtrada.

Eu esperaria mais uns dias antes de tentar inocular novamente.
Pode ser que o micélio ainda esteja se desenvolvendo.

Se inoculou apenas com água estéril, poderá tentar reinocular depois.
Não é tão confiável quanto a 1 vez, mas normalmente funciona
 
Upvote 1
Grande texugo.
Obrigado pelo seu tempo e atenção.

Usei somente 40 ml de água do copinho... mas fui pegando através de um furo que fiz com uma agulha já esterilizada. Usei a mesma agulha e puxei 4 vezes e fui jogando dentro do potinho esterilizado.

Vou aguardar mais uns dias, senão, tento refazer o processo.

Qualquer novidade eu posto aqui, pra mostrar o desenvolvimento.

Novamente, obrigado!
 
Upvote 0
@Texugo ! Deu certo aqui.

Eu inoculei novamente, utilizando a mesma leva de seringas.
Creio, pelo tempo, que eu deveria ter raspado um pouco mais do carimbo de esporos no pote de água. Mas está rolando.
Um deles está mais avançado, e foi o pote que eu esterilizei sem ser na panela de pressão. Os outros dois estão desenvolvendo, amanhã tiro fotos e coloco aqui.
 
Upvote 0
Salve, rapaziada.
Fiz minha primeira inoculação tem cerca de 07 dias.
Dentro de uma glovebox que eu fiz, esterilizada com álcool 70 e de luvas, raspei 1/4 de um carimbo de esporos em um pote esterilizado e com água recém tirada de um copinho de água mineral lacrado. Depois abri as seringas uma à uma e fui puxando a água para dentro delas, sempre passando a agulha no fogo do fogão (quando era preciso).
Acontece que os pontinhos pretos que eu via em suspensão no pote com água, eu não vejo nas seringas. Não sei se a agulha é muito fina e eles acabaram ficando presos antes de entrar totalmente na seringa (são seringas de 10ml, lacradas, e com agulhas de encaixe). Eu deveria conseguir vê-los nas seringas, ou isso não é relevante, já que são aglomerados de esporos microscópicos?
Até o momento, os 3 bolos (também devidamente esterilizados), não apresentam nenhuma mudança (também não apresentam nenhuma contaminação).
São bolos de arroz integral batido misturado com vermiculita e água, com uma camada de vermiculita por cima de cada um.
Cheguei a ter impressão de estarem mais claros, porém creio ser a pouca umidade do bolo em si que está dando essa aparência, já que não há mudanças desde que notei isso (3 dias atrás).
Alguém saberia palpitar o que pode ter dado errado? Será que devo esperar um tempo mais, ou tentar inocular novamente? (usei umas seringa inteira de 10 ml para os 3 bolos).

Seguem as imagens dos 3 bolos.
Nossa que legal eu estou querendo fazer uma seringa, estou com um carimbo que ganhei de uma amiga. E vou fazer as seringas amanhã. Vou ter que comprar essa água de copinho então, e onde acho esses potes estéril?
 
Upvote 0
Posso raspar o carimbo dentro do copinho e depois sugar com as seringas?

ë isso que tem que fazer mesmo, mas primeiro precisa tirar a agua e deixar só a que vai usar, se não vai ficar muito diluido e pode não colonizar.
Um copinho tem 350m, você só precisa de 10ml ou 20 talvez.

Não precisa nem puxar com a seringa antes se não quiser, pode até abrir e só tirar a maior parte da agua, deixar só o necessário, mas ai vai no olhometro.
 
Upvote 0
ë isso que tem que fazer mesmo, mas primeiro precisa tirar a agua e deixar só a que vai usar, se não vai ficar muito diluido e pode não colonizar.
Um copinho tem 350m, você só precisa de 10ml ou 20 talvez.

Não precisa nem puxar com a seringa antes se não quiser, pode até abrir e só tirar a maior parte da agua, deixar só o necessário, mas ai vai no olhometro.
Que legal. Eu vou fazer 2 seringas então vou ter jogar quase toda a água fora kkkkk ou comprar mais seringas e fazer outras. Amanhã postarei aqui os resultados.
 
Upvote 0
Eu vou fazer 2 seringas então vou ter jogar quase toda a água fora kkkkk

Faz parte rsrsrs mas as 2 seringas vão render tanto que vai compensar demais.
 
Upvote 0
Back
Top