Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sera? se eu comprar um cogumelo fresco.

SanMarino

Cogumelo maduro
Cadastrado
20/07/2006
25
67
sera q se eu compra um cogumelo "fresco" dakeles q ficam na geladeira...
tem como eu fazer um clone?
 
De que cogumelo você fala?
 
de cogumelo fresco tem como fazer clone sim!

Em um ambiente estéril pegue o cogumelo, parta-o com material esterilizado longitudinalmente, retire um pedaço de tecido do meio, deixe um pouco numa solução fraca de água + água sanitária, depois transfira o pedaço para uma placa de petri com meio BDA (batata-dextrose-ágar).

Isso é um meio convencional para clonagem de fungos, mas você pode tentar clonagem em papelão (procure tópicos aqui no cm) ou em meio de cultura líquido.

Ah, e eu nunca vi cogumelo do sol vendido fresco, alguém já viu?
 
acabei de fazer um clone de um cogumelo de geladeira (champignon) e utilizei a técnica do cartão, vamos ver se sai sorte :pos:
 
tentarei uma amanhã ...


de alguém rolou?

ou desencanaram !? kkkk:D
 
Vou aproveitar esse tópico para saber se deu certo o clone de cogumelos frescos resfriados. Estou querendo começar um cultivo misto e está dificil encontrar esporos de cogus comestiveis, se tiverem alguma dica mande uma MP.
Paz a Todos
 
Em passei pra falar que clonagen de frsco funciona, obetive micelio vivo com clonagem em cultura liquida (agua e mel) o cogumelo que clonei foi shiitake qualquer duvida mande uma MP que ficarei feliz em responder
 
Acredito que em placas de Petri com BDA é mais fácil de isolar que em meio líquido. Se tiver algum contaminante no início da cultura, em placas, às vezes ainda dá pra salvar, deixando crescer um pouco e fazendo um repique, de um pedacinho de micélio de uma placa para outra. Pode ser necessário fazer alguns repiques até ter uma boa cepa, bem isolada. Como já li em posts aqui do grupo, tem que ser NINJA. Se no primeiro procedimento tiver muita contaminação, provavelmente não vai dar certo. Em meio líquido então, tem que ser mais NINJA ainda, porque depois de inoculado, não dá para repicar; só tem uma chance.
Dê uma olhada no seguinte tópico:
https://teonanacatl.org/threads/precisamos-investir-mais-em-isolamentos.1951/
Boa sorte!
 
Sim é possivél e vou mostrar kkkk ... no mesmo post eu perguntei se alguém teria tentado e to aqui pra mostrar ...
porém eu to com problema de um esverdeamento que num sei se é por falta de humidade ou contaminou de novo ...
isso foi feito com shitaque, do modo básico de clone (já descrito aqui pelo forum) , em cultura liquída caldo de batata-doce e dextrose ...

ai em algum lugar vi ai novidades se quizerem mover ... eu fiz uma modificação ... eu usei tetrapacs como potes ... a unica coisa é que tem que ser revertidas de plásticos para a imenda não alagar ... coloquei junto a uma garrafa com termostato incubadas e em 8 dias elas estavam completamente colonizadas fiz um casting e passei para o terrario ai 2 dias depois deu-se o esverdeamento...

ah ... fiz dois pequenos para controle... foto 1 ...


olhem as fotos ... e me digam ... me lasquei de novo ? ou to viajando é falta de água ...?

OBS: eu não tirei fotos no momento que passei da tetra para o local do casting pois tava com medo de parar para tirar foto e tals ... tava com as maos na grove e num tava acessivel a camera...




abraços amigos ... e desculpem a invasão do post ...
DSC02881.JPGDSC02898.JPGDSC02891-exp.jpgDSC02890.JPG
 
As fotos não ajudam, mas os focos verdes parecem muito contaminação.
 
Senhores me desculpem mais isso não parece muito, isso é o próprio DUENDE VERDE!
 
Back
Top