Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Estou com esse bolo aqui em casa e daqui a dois dias vai fazer duas semanas da inoculação.
Eu injetei solução de esporos nele bem no meio, perto de onde está com a fita.
Do lado do pote apareceu essas coisas brancas.
Pra vocês que são mais experientes, há chance de isso não ser contaminação?
Eu só acho estranho ter inoculado no meio e a coisa aparecendo nas bordas antes de ter aparecido em outras partes. Vou continuar acompanhando e posto evoluções.
Imagine que ele está se expandindo de dentro pra fora, e agora apareceu nas laterais. Quando não conseguir mais visualizar o substrato, e apenas micélio, espero mais 7 dias e pode aniversariar o bolo. Eu ansioso que sou espero 3 dias, mas não é o recomendado.
De fato era micélio. Achei estranho ele aparecer só um pontinho do lado do nada depois de tanto tempo. Estava até desistindo desse bolo, mas parece que agora foi.
Agora ele está com bolhas d'água na parede do pote. Isso deveria estar assim? Coloquei água demais na mistura? Isso pode vir a prejudicar o desenvolvimento do micélio ou ajudar contaminantes se desenvolverem?
Eu usei copos americanos para medir a vermiculita (2 copos), a farinha de arroz integral (1 copo) e a água (1 copo).
É tão bom ver micélio crescendo, dá vontade de dormir abraçado com ele.
Suas duvidas são bem iniciantes, recomendo que leia diários de cultivo para entender mais o processo: Diários de cultivo
Pois são dúvidas bem obvias e que uma breve leitura trará muitos esclarecimentos.
É muito melhor para você aprender lendo, do que alguém responder diretamente suas perguntas.
Garanto que o aprendizado será muito mais completo e a chance de esquecer bem menor.
Follow along with the video below to see how to install our site as a web app on your home screen.
Nota: This feature may not be available in some browsers.
This site uses cookies to help personalise content, tailor your experience and to keep you logged in if you register.
By continuing to use this site, you are consenting to our use of cookies.