Cogumelos Cubensis não são de época. Podem ser econtrados durante o ano todo, desde que as condições climáticas apresentadas em determinada região, seja favorável ao crescimento do
micélio no substrato, e com aumento de
umidade e variação de temperatura, surgem os frutos, que nada mais são do que o "meio" de reprodução do fungo.
Em todas etapas de um cultivo, tentamos simular justamente melhores condições possíveis para o micélio, desde a inoculação (manter temp), até a fase de
frutificação (umidade, temp, etc...), sendo que na natureza, essas condições ocorrem naturalmente. Justamente o
Dunk e o Cold Shock, são essa fase da chuva, e a baixa de temperatura, pra iniciar a frutificação. Na natureza, onde existem fungos de cogumelos, se chover um dia, esfriar a noite, e o dia amanhecer "abafado", pode sair a caça que é o dia.
Por esses fatores, julgo que os cogumelos não são de época. Claro que mais facilmente, aparecem no verão. No meu caso, no sul, no inverno, acredito ser quase impossível encontrar cogus frutificando, pois as temperaturas, próximas de 0ºc , impedem o crescimento, e todo o ciclo do P.C.
Sem falar de que, não sei por que fatores, não existe mais Cubensis por aqui. Selvagens, nunca mais encontrei, ao longo de umas 8-10 caçadas nos últimos 3 meses. Nem no lugar mais isolado que sonhei que seria possível...nada. Mais um fator a ser estudado: Porque, antes, sempre tinha cogus e agora não mais? Será que a destruição da camada de ozônio, o aquecimento e poluição global, já estão interferindo no surgimento do micélio em minha região?
Relatos de amigos que, tomavam chá a uns 5 anos atrás, coisa de gurizada, pra ficar locão.... chegavam a tomar 2 vezes por semana, tamanha abundância. Colhiam sacoladas de cogumelos nos pastos por aqui. Bom...foi uma época em que eu pesquisava outras coisas, não participei desse "movimento locão" tempos atrás.
Outro fator a ser estudado: dificilmente vejo nos pastos, aquele "saleiro", onde os bovinos eram alimentados com sal... será que o fato de hoje, os animais sejam tratados com rações, pasto, com talvez componentes quimicos fazerem parte de sua dieta...isso colaborou para as fezes não mais possuirem o micélio do cubensis? No meu pasto, existem sub-raças de zebu, porém nada de cogus. Os animais são alimentados nesta condição, milho, pasto, casca de aveia...etc...
Bem... acho q era isso. Alguém já reparou, conforme a dieta dos bovinos, o surgimento ou não dos cubensis? Até agora, é minha mais forte conclusão aqui na região sul.
paz, muita luz!