Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Selvagens, sempre quando chove ou tem época?

Mr. Lango

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/05/2006
747
73
44
Estou abrindo esse tópico para discutirmos se os cogumelos magicos selvagens são de época ou sempre quando chove muito eles aparecem? Na minha opinião eles são de época porque sempre no final do ano aqui na minha região dá muitos cogumelos e não chove tanto assim não. Essa semana mesmo choveu bem pouquinho e eu achei um bocado bom que deu pra duas trips pra duas pessoas. Ajude-me a chegar em uma conclusão.
 
Acho que esse pode ser o tópíco para a pesquisa do mês que vem. Cogus, da chuva ou da época?
 
éh em relação a umidade e temperatura, por isso que aparece mais pelo verão, pois, chove pra caralho e éh quente! geralmente logo após a chuva que dá aquela esfriadinha(choque) e sobe a umidade que eles frutificam! :cool:

abraço
 
no verao sempre havera mais devido a chuva, mas nada impede de encontra-los ao longo do ano inteiro, eh uma questao de umidade e temperatura
 
como idetificalos
eu achei alguns cogus novos parecidos com um que eu nao lembro o nome agora...existe algum cogumelo venenoso parecido com ele?
ele tinha aparencia fragil deu num gramado e o seu chapel é muito fino e muito caido, mas, sem parecer desleixado
 
se tiver fotos ajuda bastante, pode colocar um chapeu sobre papel ou papel aluminio e colocar um copo em cima, deixe por umas 6 horas e veja a cor dos esporos
 
Liberty cap e um cogumelo parecido com o que eu achei na grama igual da foto mas os meus apesar de jovens não tem o chapel nada úmido e eu acho o cabo mais fibroso

a foto ta no FSRE na lista de cogus disponíveis só procurar preciso da informação rápido ou ele estraga

https://en.wikipedia.org/wiki/Psilocybe_semilanceata este é o seu link
e o seu nome na lista é semilanceata
 
Última edição por um moderador:
se nao tiver certeza nem colha.
peraí que eu to tentando ADIVINAHR quel aeh o que fvc achou.
dá dois pulinhos pra direita... isso agora rpa esquerda...
nao nao consigo adivinhar....
sem fotos nao dá nem pra arriscar.
 
O negocio é conhecer todos os pastos que existem em sua região,tem pastos que tem e ha pasto que raramente possuem cogus e outros que sempre tem cogumelos,eu sou do SUL e praticamente o ano inteiro eles aparecem em determinados lugares...

Os fungos são microorganismos que não têm a capacidade de absorver energia e nutrientes da luz solar, já que carecem de clorofila. Ao igual que os humanos, precisam comida para sobreviver. Alimentam-se de desfeitos de plantas e outras matérias descompostas. Neste sentido, os fungos são um elo indispensável para a vida na terra, ainda que estão na base da corrente alimentícia. Os mohos se apresentam principalmente como longas fibras ou fios. Estas fibras se denominam micelio e se originam a partir de uma célula do fungo. Podem formar uma rede interconectada de hectares de extensão. Por meio das esporas, os fungos podem reproduzir-se vegetativa e regenerativamente.
 
Última edição por um moderador:
O negocio é conhecer todos os pastos que existem em sua região,tem pastos que tem e ha pasto que raramente possuem cogus e outros que sempre tem cogumelos,eu sou do SUL e praticamente o ano inteiro eles aparecem em determinados lugares...



exatamente.
 
Cogumelos Cubensis não são de época. Podem ser econtrados durante o ano todo, desde que as condições climáticas apresentadas em determinada região, seja favorável ao crescimento do micélio no substrato, e com aumento de umidade e variação de temperatura, surgem os frutos, que nada mais são do que o "meio" de reprodução do fungo.

Em todas etapas de um cultivo, tentamos simular justamente melhores condições possíveis para o micélio, desde a inoculação (manter temp), até a fase de frutificação (umidade, temp, etc...), sendo que na natureza, essas condições ocorrem naturalmente. Justamente o Dunk e o Cold Shock, são essa fase da chuva, e a baixa de temperatura, pra iniciar a frutificação. Na natureza, onde existem fungos de cogumelos, se chover um dia, esfriar a noite, e o dia amanhecer "abafado", pode sair a caça que é o dia.

Por esses fatores, julgo que os cogumelos não são de época. Claro que mais facilmente, aparecem no verão. No meu caso, no sul, no inverno, acredito ser quase impossível encontrar cogus frutificando, pois as temperaturas, próximas de 0ºc , impedem o crescimento, e todo o ciclo do P.C.

Sem falar de que, não sei por que fatores, não existe mais Cubensis por aqui. Selvagens, nunca mais encontrei, ao longo de umas 8-10 caçadas nos últimos 3 meses. Nem no lugar mais isolado que sonhei que seria possível...nada. Mais um fator a ser estudado: Porque, antes, sempre tinha cogus e agora não mais? Será que a destruição da camada de ozônio, o aquecimento e poluição global, já estão interferindo no surgimento do micélio em minha região?

Relatos de amigos que, tomavam chá a uns 5 anos atrás, coisa de gurizada, pra ficar locão.... chegavam a tomar 2 vezes por semana, tamanha abundância. Colhiam sacoladas de cogumelos nos pastos por aqui. Bom...foi uma época em que eu pesquisava outras coisas, não participei desse "movimento locão" tempos atrás.

Outro fator a ser estudado: dificilmente vejo nos pastos, aquele "saleiro", onde os bovinos eram alimentados com sal... será que o fato de hoje, os animais sejam tratados com rações, pasto, com talvez componentes quimicos fazerem parte de sua dieta...isso colaborou para as fezes não mais possuirem o micélio do cubensis? No meu pasto, existem sub-raças de zebu, porém nada de cogus. Os animais são alimentados nesta condição, milho, pasto, casca de aveia...etc...

Bem... acho q era isso. Alguém já reparou, conforme a dieta dos bovinos, o surgimento ou não dos cubensis? Até agora, é minha mais forte conclusão aqui na região sul.

paz, muita luz!
 
Por esses fatores, julgo que os cogumelos não são de época. Claro que mais facilmente, aparecem no verão. No meu caso, no sul, no inverno, acredito ser quase impossível encontrar cogus frutificando, pois as temperaturas, próximas de 0ºc , impedem o crescimento, e todo o ciclo do P.C.

Cara a uns dois anos atrás no início de agosto, muito frio, aqui no centro do RS, estava uma ou duas semanas sem chover, eu encontrei dois cogus que foi ridículo o tanto que eles ficaram azuis, até hoje não vi nada igual em velocidade e intensidade de oxidação. Meus amigos ainda encontraram mais alguns cubensis pelos arredores.

Nunca fui por lá no verão, mas tenho conhecidos que visitavam frequentemente o local e sempre encontravam cogus.

A título de informação, o gado que fertilizava o campo era leitero, maioria holandesas, e alimentados basicamente de pasto e cana.
 
Cara a uns dois anos atrás no início de agosto, muito frio, aqui no centro do RS, estava uma ou duas semanas sem chover, eu encontrei dois cogus que foi ridículo o tanto que eles ficaram azuis, até hoje não vi nada igual em velocidade e intensidade de oxidação. Meus amigos ainda encontraram mais alguns cubensis pelos arredores.

Nunca fui por lá no verão, mas tenho conhecidos que visitavam frequentemente o local e sempre encontravam cogus.

A título de informação, o gado que fertilizava o campo era leitero, maioria holandesas, e alimentados basicamente de pasto e cana.

Fala ABRAXAS, tudo bueno tchê?
Concorda comigo, que vc foi iluminado, naquela história, os cogus escolhem quando querem aparecer para vc.... bom, ainda mais, sem chuva, como vc comentou.

Eu ficaria muito contente, se essa minha conclusão sobre alimentação dos bovinos fosse por água abaixo, mas realmente, aqui na regiao serrana, tá difícil encontrar cubensis. Não sei o real motivo, mas não rola não. Esta semana enfrentamos chuva por 3 dias, amanhã saio pra mais uma caçada, logo após ao meio dia. Não sei mais pra que lado ir, já andei muito por aqui. Gostaria muito de encontrar os selvagens.

Bom... não perco a fé! Forte abraço amigo!

paz e luz!
 
Fala tchê!

Pode ser que os campos ai da serra não tenham sido semeados ainda.
O clima agora está mais que propício ao surgimento de cogumelos.


Mas vai na paz que qualquer hora tu bate de frente com um super mágico:)


Até mais
 
Pô, ninguém nem comentou que a pergunta carrega em si a resposta, aparecem quando dá uma boa chovida(1), mas á época é a das chuvas :D

1: tem outros fatores, mas são fatores que também determinam uma boa chuva, então nem vale a pena ficar explicando
 
As técnicas de cultivo imitam a natureza, então, para entender a natureza observe seus cultivos.

Ou seja, os esporos que se encontram no ambiente germinan quando há umidade e temperatura favoráveis, isto é, no início das chuvas, que, por sinal, ocorre nesta época do ano em boa parte do Brasil.

Bem como nos cultivos, o micélio demora de 30 a 40 dias para colonizar o substrato (fezes bovinas), a partir daí, quando ocorre uma chuva forte há um choque térmico e um "afogamento" do micélio, que induz a frutificação.

Portanto, depois das primeiras chuvas deve-se esperar uns 40 dias até chover forte novamente, daí, mais uns 3 dias começam a surgir os cogumelos.

Alguém concorda, ou descorda?
 
cogumelos nao depndem só da agua.
temperatura/pressao do ar umidade relativa no periodo.
sao de ÈPOCA.
cada estado tem sua faixa, que coincide sempre com a epoca das chuvas.
Todo ano essa pesquisa volta, parece que estou num flashback continuo!
 
Tempos De Chuva E Uma Epoca,epoca De Chuva,...e Um Presagio...
 
Back
Top