Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Segundo cultivo ECUADOR PF-TEK ( 22/09/2011 )

Diário de cultivo problemático.
Boa sorte no segundo cultivo, Marco! :)

Na próxima, coloque menos água/café. Muito aguado desse jeito, atrasa o desenvolvimento do micélio e acaba virando um vetor para contaminantes.
Outra dica, coloque uma leve camada de vermiculita por cima do substrato para "bloquear" invasões alienígenas!

Positividades! :)
 
Obrigado amigo ... vou fazer isso na proxima!
 
Não sei onde nós e os textos do CM erramos, @marco2006oliveira

Mas a questão vai bem além disso. Em resumo, nem pense em cremogema, café etc. até ter acertado pelo menos uns dez cultivos com uma técnica básica.

E repita comigo cem vezes:

Nos primeiros cultivos somente tentarei técnicas básicas
Nos primeiros cultivos somente tentarei técnicas básicas
Nos primeiros cultivos somente tentarei técnicas básicas
...
 
Como o Cosmik falou, parece aguado, e se estiver muito aguado o micélio vai estagnar e contaminar. Outra, parece que você abriu o pote para tirar foto, nessa fase, não pode, vai contaminar.
Esses potes devem ser lacrados, somente "fechar a tampa" não adianta.

Mesmo assim, boa sorte ai, tomara que dê certo.
 
DSC04921.JPG
Bom desses 4 bolos , 3 infectaram ... salvei um que cortei em 4 partes e fiz um spawn ...
Não é que deu certo ? segue abaixo a situação do cultivo...
O Micelio usado para spawn ja colonizou quase 100%

Terrario só falta aquecedor de aquario que vo comprar amanha!
DSC04918.JPG
Nao sabe o que fazer com a caixa do notebook? faça uma estufa! hahaha
DSC04920.JPGDSC04921.JPG

DSC04923.JPGDSC04924.JPGDSC04925.JPG

Obs: Algumas semanas atras joguei um bolo contaminado no quintal de casa...
quando fui ver hoje tinha um cogumelao!! pena que eu vi tarde e ele tava meio seco ... axei melhor nao arriscar!
mas to confiante nesses copos! agora vai! =)
 
Marco, você colocou muita água no terrário... Não é para "afogar" a argila!
O nível da água deve ficar bem abaixo do nível da argila. Apenas o suficiente para umedecê-la! :)
 
Vou esvaziar um pouco! Obrigado.
 
Bom dia guerreiros, o bolo ficou 100% colonizado, então mandei pro terrario com uma camada de casing,
1 problema: só agora vi que a caixa organizadora ficou baixa, tem um pouco menos que 1 palmo de altura para os cogumelos crescerem, será que vou ter problemas? ou eles vao desviar para o lado quando bater em cima?
 
Como mostra ali na foto, o terrário parece ser grande :unsure:
Seus casings ficaram muito altos? Tira uma foto do terrário! :)
 
To no trampo, mas assim que possivel vou colocar a foto, o armario é grande, só a caixa organizadora que ficou baixa eu acho... usei um pote de sorvete no casing, mas vai da tudo certo! =)
 
2011-10-19_09-22-10_473.jpg2011-10-19_09-26-09_564.jpg 2011-10-19_09-22-00_889.jpg
As imagens que eu fiquei devendo:
A Altura está normal?
o casing esta certo ? misturei um poco de terra vegetal com vermiculita e agua... ta bem umido , mas nao escorrendo ... Obs: nao quebrei os bolos, soh coloquei no pote...

DSC04926.JPGDSC04927.JPGDSC04928.JPG
 
Obs: nao quebrei os bolos, soh coloquei no pote...

Isso não vai dar certo. Ou se vier cogumelos ai vao vir bem poucos, porque ai na realidade se está sufocando o "bolo".

Isso ai não é casing.

Se tem que tirar o bolo e passar no ralador de cenoura, triturar pra valer, fazer as camadas certinho.

Tem que fazer direitinho colega, eu nunca vi alguem fazer como se está fazendo.

Dá uma olhadinha aqui:
https://teonanacatl.org/threads/pc-corumbá.6398/page-3
Repare como usei o ralador pra triturar bem o micélio. No caso não produziu bem porque ja eram bolos cansados.

Mas repare aqui como já produziram bem: Aqui triturei bem com um garfo!
https://teonanacatl.org/threads/pc-xapuri-café-arroz-vermiculita.6474/
 
E diminui essa água aí do terrário! o_O É MUITA água... cara.. é só uns 2 cm de água!!
Tem que ficar abaixo do nível/altura da argila expandida. :)

Darwin disse: "Olá!" :coffee:
 
É muita agua e é muita argila, 1/3 do que tem ai ta ótimo! Sem falar que seu casing ta muito proximo da tampa, vai facilitar contaminação quando vc abrir pra ventilar e é pouco espaço pros cogus crescerem.

Se der compra uma bomba de aquario, melhor que esse monte de argila ai. Faz uns dois furos nas laterais e tampa com filtro de café que ajuda na troca de ar.
Boa sorte!!! :descalco:
 
Buenas galera! revisei meus conceitos e achei melhor mudar o que eu estava fazendo...
Peguei todo o micelio disponivel, ralei ele em uma quentinha e cobri com terra vegetal um pouco umida em cima e embaixo...
Ta certo o casing assim agora? a unica parte que nao entendi direito foi casing =/

segue as fotos :



O Pote que esta colonizando melhor , tem uma parte com colonizacao diferente, MUITO branca..
parece umas bolinhas de neve, isso que sao os nós? isso é bom sinal?


2011-10-23_23-08-12_874.jpg2011-10-23_23-08-23_503.jpg
 
Você só jogou a terra vegetal? Não pasteurizou ou esterilizou? Poderia ter misturado com 50% de vermiculita. Qual é o pH da camada?
 
Back
Top