Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem pra que?

Guto

Cogumelo maduro
Cadastrado
20/12/2007
20
67
Como todos dizem, secagem é a melhor forma de manter por um longo tempo, porém existe uma tecnica que também funciona: manter em compotas de conservação como o pepino, o picles e o champignon(delicia), assim se perde um pouco no caldo da conserva, mas esse pode ser usado de tempero para salada, melhor dizendo: uma completa refeição.
Claro que é suposição, pois ainda não fiz e tenho apenas curiosidade. Quem conseguir alguma informação extra exponha aqui, pois o método é simples e bem alternativo para quem quer investir na culinaria os cogumelos magicos.
 
Parece simples, mas...

Não é uma fórmula mágica! Ao fazer compotas e conservas em geral, há milhões de detalhes a serem observados. Eu costumo fazer com pimentas, e tenho cuidados como esterilização dos vidros, fazer uma mistura para que a bactéria botulínica não se desenvolva, não as utilizar por muito tempo, conservar sempre em geladeira... Esses aí são fraquinhos, porque pimentas são frutos, resistentes etc... Fungo é fungo, planta é planta, muito cuidado (por causa da saúde mesmo). Um abração, Guto !
 
Parece simples, mas...

Não é uma fórmula mágica! Ao fazer compotas e conservas em geral, há milhões de detalhes a serem observados. Eu costumo fazer com pimentas, e tenho cuidados como esterilização dos vidros, fazer uma mistura para que a bactéria botulínica não se desenvolva, não as utilizar por muito tempo, conservar sempre em geladeira... Esses aí são fraquinhos, porque pimentas são frutos, resistentes etc... Fungo é fungo, planta é planta, muito cuidado (por causa da saúde mesmo). Um abração, Guto !

Também curto muito pimenta.
As misturas de pimentas que faço geralmente me dão gazes depois de um tempo, rs, deve faltar alguma coisa que vc faz com as suas conservas. Eu coloco pimentas num pote e cubro com óleo - não guardo na geladeira.

E para os cubensis, quem tiver receita para conservas tipo picles pode funcionar bem. Conheço uma japa que faz com pepino, chuchu, etc, e faz com shimeji também. Fica muito bom, qdo começo a comer os picles dela não paro mais. Além de conservar, talvez até melhore o gosto ruim do cubensis.
Não sei quanto tempo mais o cogu ganha na conserva, eu sei que fungo no estado natural logo após colhido estraga muito rápido, na conserva talvez fique com prazo de validade indeterminado. Cuidado se alguém mexer na geladeira. Vai ter nego rolando no chão da casa depois, haeuhauehaeuhea.
 
Hahaha imagina meu papai comendo uns mex sem querer, que delícia ia ser ver o velho alucinando com a televisão... Ô Wizard, cuidado com as pimentas sem vinagre, porque podem causar botulismo... Claro que as chances são pequenas, mas se acertar uma delas é cova (botulismo nao tem cura). Na geladeira também melhora a conservação, mas a bactéria botulínica é safada e vive sem ar... Já pros cubensis, precisariamos de um estudo mais profundo pra saber se há bactérias que podem se proliferar quando ele está 'em conserva'... Valeu galera boa sorte a todos !
 
Parece interessante, mais ainda prefiro secar no dissecante e comer o bixo crocrante!
Psilo-Ruffles é impossivel comer 1 só.
:p
 
Pra mim num faz diferença, bato tudo com suco e bebo tampando o nariz. rsrs
 
Parece interessante, mais ainda prefiro secar no dissecante e comer o bixo crocrante!
Psilo-Ruffles é impossivel comer 1 só.
:p

HAHAHAHA essa foi boa :D

... e o vinicius me assustou com esse negócio de pepino com botulismo ai agora não vou mais comer pepinos em restaurante!!!

Aproveitando para perguntar: Um indicativo de que o cogumelo seco não estaria mais comestível seriam outros fungos se manifestando nele? turfinhas brancas ou qualquer outra manifestação de cor diferente ?
 
Aproveitando para perguntar: Um indicativo de que o cogumelo seco não estaria mais comestível seriam outros fungos se manifestando nele? turfinhas brancas ou qualquer outra manifestação de cor diferente ?

Pode ser, se não secar direito (ficar totalmente crocante) os frutos podem contaminar sim, ou perder muito princípio ativo.
cuidado!
 
Aproveitando para perguntar: Um indicativo de que o cogumelo seco não estaria mais comestível seriam outros fungos se manifestando nele? turfinhas brancas ou qualquer outra manifestação de cor diferente ?


Isso mesmo.
Se estiver ocorrendo a presença de algum fungo/contaminação/bactéria indesejada, é porque a secagem não foi correta, e se foi, o método de armazenagem apresentou problemas.

Após os frutos desidratados, devem passar pela secagem final, acondicionando-os no dissecante. Mesmo depois de chegarem no estágio crocante (craken dry), eles devem ser guardados ao abrigo da luz, altas temperaturas, sem contato com o ar, e sempre, com dissecante, que vai garantir a permanência dos frutos sem líquido algum.

Se os frutos, após secos totalmente, forem guardados sem dissecante, pode ocorrer de absorverem novamente umidade, então eles ficam moles, e se decompõe.

É um trabalho que tem que ser bem executado, eliminando qualquer margem de erro que possa trazer contaminações.
 
Wikipedia disse:
O Cl. botulinum e seus esporos estão amplamente disseminados no solo, pelo qual contamina os alimentos. São anaeróbios estritos, por isso só se desenvolvem em alimentos hermeticamentes fechados, onde não há oxigênio. Se desenvolve nas conservas, produz a toxina, a qual é destruída pelo calor. Por isso ocorre sempre em conservas não aquecidas.

Não se desenvolve em pH < 4,6 (ácido), uma das causas dos surtos é a falta de acidez nas conservas. Os esporos são muito resistentes ao calor, conservas não ácidas devem ser esterilizadas (121 C). Nas conservas de carne, o nitrito (200 mg/Kg) é utilizado como inibidor: salsichas, mortadelas, etc.

Assim sendo, conserva de cubensis só se for com uma mistura composta de 50% água, 50% vinagre + sal, pois não é possível esterilizar com calor. Não faço a menor idéia do que essa mistura irá causar aos cogus e aos alcalóides. Se não virar nenhum ser alienígena talvez o gosto fique bom até.

Talvez deixar os cogus por cerca de 2 dias num congelador frost free antes de fazer a conserva ajude a manter as propriedades físicas dos cogus por mais tempo, ou não. De qualquer forma tem que manter essa conserva na geladeira depois de pronta.
 
ISSO É real mesmo é :confused: comprovado?

real
li em algum post, acho que foi do Cygnus(o cara entende), que ele fala que a umidade degrada a psilocibina, a partir do momento que se retira o fruto do substrato, a substancia começa a se degradar, quanto mais cedo secar, melhor.
 
Back
Top