Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudações Psiconautas!

Fadinha Azul

Hifa
Cadastrado
10/05/2021
3
17
44
Eu gostaria de saber se existe algum curso que seja completo sobre cultivar.
Eu conheço a forma mais simples, que é usando carimbo de esporos, mas gostaria de aprender como fazer cultura liquida.
Uso somente milho pra fazer Spawn, mas queria aprender com outros substratos, aprendi a fazer cases, mas gostaria de aprender monotube.
Se alguém puder me orientar como faço pra aprender, se existe algum curso ou mesmo canais eu agradeço.

Olá, bom dia, tudo bem? Creio que aqui no fórum você encontrará tutoriais sobre qualquer processo que envolve o cultivo.

Sobre fazer cultura liquida, dá uma olhada nesse daqui q eu fiz:
Tutorial - Tudo que você precisa saber sobre Cultura Liquida. (Tutorial completo)
(não sei se expliquei tudo da melhor maneira, mas creio que dê pra você ter uma noção inicial e conseguir fazer a sua)

Sobre outros métodos de cultivo, como o monotub, eu aconselho fazer o monotub desse vídeo:

E depois de fazer, vem aqui no fórum e utiliza o tutorial de algum cultivador (dá uma olhada boa no fórum, dá pra aprender de tudo aqui)
Caso tenha interesse, a um tempo atrás fiz esse passo a passo para um membro do fórum, segue o anexo:
Sobre questão do aniversário, esse termo só serve pra bolos, no monotub não dá pra aniversariar.
Vou tentar montar um guia certinho pra vc fazer o monotub

1. Pra começar vc precisa ter o monotub em si, ou seja, o terrário, procure no youtube tutoriais de como fazer um monotub para cultivo de fungos e siga as instruções.
  2. Após isso, tampe todos os furos que vc fez no monotub, tampe com fita isolante ou deixe o perlon muito apertado, na fase de colonização o micélio odeia locais com mt oxigênio, quanto mais abafado nesse fase, melhor.
  3. Certifique-se de que o Spawn (Spawn = substrato já colonizado pelo fungo, por exemplo, o PFTek ou grãos) esteja completamente colonizado, ele não deve ter nenhuma parte exposta, ou seja, o fungo deve ter dominado TODO o substrato.
  4. Prepare o substrato do monotub, pode ser feito com diversos ingredientes, no geral, normalmente se utiliza vermiculita, pó de côco e algum corretor de ph (no entanto, o corretor de ph não é obrigatório, mas sim recomendado); tente não utilizar esterco ou algum tipo de substrato que não seja inerte, levando em conta que é seu primeiro monotub, isso só trará riscos.
  5. A proporção de substrato deve ser ajustada a sua maneira, no entanto, se for usar vermiculita e pó de côco, aconselho fazer 50/50, ou seja, metade de vermiculita e metade pó de côco, se quiser, pode usar pó de casca de ovo (tem q estar muito moído) para ajustar levemente o ph, a proporção pode ser de 1% do peso seco total do substrato.
  6. Pasteurize o substrato, a pasteurização pode ser feita de várias formas, mas, se vc for usar apenas ingredientes inertes como a vermiculita e o pó de côco, tem uma maneira muito fácil de pasteurização que consiste em pegar o substrato já misturado, jogar ele em um balde limpo, ferver água, jogar no balde com substrato, mexer até ficar homogêneo e tampar o balde, deixe ele lá até esfriar e não abra.
  7. Enquanto o substrato esfria, coloque máscara e luvas, limpe o monotub com hipoclorito de sódio diluido em 10:1 de água, espere por 1 hora, passe um pano seco e limpo, depois passe álcool 70% com um pano e espere secar.
  8. Após o monotub secar e o substrato ficar em temperatura ambiente, vc deve pegar o balde com substrato e colocá-lo no monotub; para fazer isso, utilize máscara e luvas assépticas, pegue o substrato com as mãos, aperte ele até que saía apenas 2 ou 3 gotas ao apertar (isso é muito importante, o substrato não pode estar muito seco, mas também não pode estar com excesso de água), coloque o substrato no monotub.
  9. Após colocar todo o substrato no monotub, limpe o ambiente e passe álcool 70% nas suas luvas, deixe o álcool evaporar.
  10. Pegue o Spawn e jogue no substrato dentro do monotub, quebre ele o máximo que conseguir e espalhe em todo o substrato, deixe tudo homogêneo, mexa bastante.
  11. Feche o monotub e deixe ele em um local limpo com pouca luz e ventilação.
  12. Espere por algumas semanas até que o substrato esteja completamente colonizado (caso apresente contaminação, jogue o substrato fora e limpe tudo o ambiente e tudo oq vc usou no processo)
Enfim, faça isso e quando tiver com o monotub colonizado, te darei as instruções de como prosseguir.
Existem outras maneiras de fazer, algumas até mais fáceis, mas faço dessa maneira e não tenho mts problemas com contaminação.

Espero q tenha ajudado, e caso não encontre algum conteúdo que você precisa ou tenha alguma dúvida, estou a disposição.

Eu conheço a forma mais simples, que é usando carimbo de esporos, mas gostaria de aprender como fazer cultura liquida.
Uso somente milho pra fazer Spawn, mas queria aprender com outros substratos, aprendi a fazer cases, mas gostaria de aprender monotube.
Se alguém puder me orientar como faço pra aprender, se existe algum curso ou mesmo canais eu agradeço.
Eu prefiro fazer no copo pftek, e cultura líquida eu só faço nas próprias agulhas e deixo na geladeira

Boa noite!

Dá pra localizar no fórum mesmo, acessando aqui:

Nesse link você consegue acessar os tópicos de cultivo, que vai do básico para avançado, entre outros. E tem as subdivisioes do tópicos, sobre os temas que você quer:

Tem mais tópicos aqui:

Back