Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudações! E algumas dúvidas.

ciclonado

Hifa
Cadastrado
06/11/2019
5
12
23
Saudações, fico muito feliz em termos uma comunidade de micologia tão ativa no Brasil. É minha primeira vez postando no fórum e tenho algumas dúvidas.

Eu já fiz três cultivos, todos sendo Pf Tek, por terem me dito que era o método mais simples. Queria dar o próximo passo e partir para um método que seja mais eficiente e mais proveitoso. O próximo passo é Casing ou Bulk? (não sei a diferença dos dois). Vejo vocês produzindo em quentinhas (marmitex), vale a pena? Qual é o nome desse método?

Casing é mais simples que bulk e mais fácil de fazer pois não precisa pasteurizar nada, o processo é por esterilização, como você já sabe fazer.
Bulk você vai adicionar material altamente nutritivo como esterco, o resultado vai ser ainda melhor, mas precisa trabalhar com pasteurização e isso é mais complicado que simplesmente jogar na panela de pressão e esperar uma hora.

Algumas mudanças no tipo de substrato podem ser mais eficientes, trigo, milho, cevada ou algo do tipo vai ser melhor que a receita de PFtek para o casing.
Resumidamente: após colonizar 100% o substrato você vai pegar uma marmita, jogar uma camada de vermiculita por baixo, colocar o substrato colonizado e outra camada de vermiculita por cima, fechar e aguardar pelo menos uma semana, abrir e colocar no terrário. O micélio tem que estar aparecendo em diversas áreas
Eu uso 1 vidro de palmito de substrato colonizado e 1 vidro de palmito de vermiculita para cada marmita grande.

A marmita é bem pratica exatamente pq tem aquela tampinha que já vem com ela, além de um formato mais horizontal.

E sim, casing vale MUITO a pena em relação ao PFtek, especialmente considerando que o trabalho a mais é muito pouco.

Aqui tem mais informações sobre casing: Casing

Última edição:
Apenas para dar outra opinião.

Eu acho bulk mais fácil porque pasteurizo no microondas.
60% Vermiculita ou Pó de coco e 40% húmus, também já usei musgo e palha, mas esterco nunca usei por causa do cheiro.

Umedece bem o substrato.
10 minutos, espera esfriar entre 30 minutos-1 hora, mais 10 minutos, espera esfriar... mais 10 minutos... fecha bem o saco/recipiente e espera esfriar completamente.
Até pegar a medida, vai precisar verificar a umidade a cada turno, não pode estar seco.

Dai é só seguir do mesmo modo que o Barra falou, só que demora bem mais do que casing para poder aniversariar.
Só que fica mais bonito :ROFLMAO:

De todos os bulks que eu fiz assim, nenhum contaminou.
Casings eu já contaminei 2, sem contar que achei bem mais difícil de enxergar a umidade e deixar no ponto ideal.
Ficavam meio soltos ou não me rendiam tanto.
Acredito ser uma dificuldade minha mas é o que tive de experiência.

Esterco não fede! se tiver curtido é claro, se for fresco..... mas o fresco não se usa. Esterco curtido tem cheiro de capim seco que me lembra ao cheiro dos cogumelos.

Garoto de apartamento...

Minhas únicas lembranças são pisando no esterco quando ia para fazenda.
Então terei que testar haha
Obrigado.

Minhas únicas lembranças são pisando no esterco quando ia para fazenda.
Então terei que testar haha
Obrigado.

Testa sim, na cidade da pra comprar o esterco.
Recomendo é claro esterco de vaca que mais come capim de pasto msm do que ração, pq a dieta da vaca influencia na qualidade do esterco para cultivo.
Se for possível saber a origem do esterco vale comprar pra cultivo sim, é um bom substrato, afinal é nele que os cogumelos crescem na natureza.
Como eu moro num lugar meio rural meio urbano tenho acesso a muitos pastos, então meu substrato principal é esterco e capim pq consigo quantos kg quiser sem pagar 1 centavo. Posso colher uns 50 a 60 kg de capim num raio de 20m da minha casa se quiser, haja capim hahaha.

Vejo vocês produzindo em quentinhas (marmitex), vale a pena? Qual é o nome desse método?
isso é bulk, que pode levar um casing por cima. Bulk se traduz por massa e casing por invólucro, ou seja, o bulk é a massa substrato + micélio e o casing é a camada não nutritiva (mas que pode tbm ser nutritiva) que se coloca por cima ou envolta do bulk ou do bolo para incentivar e facilitar a frutificação.

Última edição:
Algumas mudanças no tipo de substrato podem ser mais eficientes, trigo, milho, cevada ou algo do tipo vai ser melhor que a receita de PFtek para o casing.
Resumidamente: após colonizar 100% o substrato você vai pegar uma marmita, jogar uma camada de vermiculita por baixo, colocar o substrato colonizado e outra camada de vermiculita por cima, fechar e aguardar pelo menos uma semana, abrir e colocar no terrário. O micélio tem que estar aparecendo em diversas áreas
Eu uso 1 vidro de palmito de substrato colonizado e 1 vidro de palmito de vermiculita para cada marmita grande.

Nesse caso o casing seria a vermiculita? Tem link de algum tutorial mais detalhado?

isso é bulk, que pode levar um casing por cima. Bulk se traduz por massa e casing por invólucro, ou seja, o bulk é a massa substrato + micélio e o casing é a camada não nutritiva (mas que pode tbm ser nutritiva) que se coloca por cima ou envolta do bulk ou do bolo para incentivar e facilitar a frutificação.

Vou inocular uns potes de milho, o que me recomenda? Qual substrato?

Nesse caso o casing seria a vermiculita? Tem link de algum tutorial mais detalhado?

Vou inocular uns potes de milho, o que me recomenda? Qual substrato?

Sobre a primeira duvida, tem muitos relatos, diários e textos sobre isso aqui no fórum, dê uma procurada.
Depois de dar uma olhada você saberá o que utilizar como substrato: aquilo que você tem disponível!

Back