Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sacolas Plásticas

VICTOR

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/10/2006
772
76
Quando vou fazer compras nesses supermercados grandes e passando pelo caixa e ensacolando tudo aquilo que comprei, olho pro carrinho e lá estão elas centenas de sacolas plásticas, levanto a cabeça e olho para aquela infinidade de caixas e clientes e seus carrinhos e vejo milhares delas.
Isso anda me causando um sensação ruim, em todo lugar que vou em todo comercio, camelôs são elas usadas pra se levar embora suas aquisições!
Eu me pergunto pra onde vão todas essas sacolas, mas o pior de tudo é que eu sei a resposta!!
Realmente não sei o que fazer pra tentar pelo menos diminuir isso!!
Criei o tópico por ter essa sensação ruim de que isso vai dar merda ou está dando ou já deu!!
Espero que o cloro não esteja ocupado e possa contribuir pois acredito que ele seja um contribuidor nesse assuntos de meio ambiente e possa nos postar algo mais técnico e esclarecedor!
Aguardo a ajuda de todos!
Abraço
00181.jpg1410_lixo.jpglixo_sms.jpg

Anexos

• sem título.bmp
    254.8 KB · Visualizações: 10
Victor, sempre que eu vou ao supermercado nunca pego sacolas plásticas, isso já faz alguns anos...
Sempre estou de mochilão nas costas, então seja na lojinha de 1.99 ou na loja de roupas, não faço uso de sacolas. E estou pensando em como mudar o hábito de pegar aqueles saquinhos em feiras...

fala victor!

então, também vejo nas sacolas plásticas um grande problema! além de poluirem muito a terra, elas causam até outros problemas como mortes de tartarugas! que as confundem com algas vivas e acabam as comendo e sufocando-se.

não sei se você também já pensou nisso, mas a MAIOR parte do que compramos é puro LIXO.
por exemplo, quero uma geléia. vou ao mercado e essa geléia está dentro de um pote de vidro com uma tampa de metal e um rótulo de papel e eles ainda me dão uma sacola de plástico para levá-la para casa.

creio que uma solução bem prática é simplesmente não usá-las. existem várias alternativas, como por exemplo.. se você vai ao mercado de carro, leve uma caixa de papelão e coloque todas as compras dentro. ou use sacolas alternativas como as de tecido. eu trabalho em uma ong e fazemos sacolas de tecido lá, eu tenho a minha e toda vez que preciso comprar algo levo ela comigo.

outra alternativa é a opção de não-consumo. além de não estar contribuindo para a produção de mais lixo, você torna-se um pouco mais independente do mercado. tomando o mesmo exemplo da geléia.. ao invés de comprá-la, porque não fazer a sua própria geléia? é muito mais divertido, saudável e barato. mas é claro que nós somos escravos do mercado e é difícil livrar-se dele... principalmente por causa do tempo. não é todo mundo que tem ele sobrando para fazer uma geléia.

espero ter ajudado, falou! paz!
IMAG0001.jpgIMAG0003.jpg

Realmente nós brasileiros já deveríamos ter pensado numa solução há muito tempo atrás. Problema que para muitos ta tudo "muito bem e mil maravilhas", né?! É a realidade..... minha mãe é ambientalista, tive que aprender com ela... graças a Deus, pq mãe é mãe. Sempre ando com um lixinho comigo para não ter que sair jogando as coisas na rua.... isso é questão de educação e simplicidade... não tem mistério. Problema é quando temos que lhe dar com sociedade, cultura e etc....

Nos casos dos supermercados, locadoras, e etc.... realmente é complicado, pois todos nós usamos sacolas plásticas. No Brasil são produzidas 210 mil toneladas de sacolas plásticas e representam 10% de todo o lixo do país. O que fazer?! as coisas simples podem ser começadas por atitudes simplificadas, como por exemplo mudança de hábitos. Mas eu ainda acho que não só a população deveria se concientizar e tentar mudar por si só... acredito que as empresas privadas em conjunto com o governo federal teriam que tomar uma atitude mais drástica e lançar campanhas na mídia tentando concientizar a população, dando exemplos de como agir.

Bom eu tava lendo a respeito.... e existem várias maneiras de tentar combater este crime ambiental. Como por exemplo, minha vó quando ia nas feiras comprar frutas, peixe e etc.... ela sempre levava a sacola de casa, e pq não fazer isso num supermercado?! E também vi que já existem empresas privadas pensando no negocio que são as sacolas retornáveis feitas em TNT (tecido não-tecido).

Achei interessante o tópico e gostei da preocupação.... estamos na luta por um mundo melhor, sempre! Não me preocupo nem comigo, mas sim com meus filhos, netos e bisnetos e etc....

bom... fiz algumas pesquisas e vai alguns site relacionados ao assunto:
http://br.groups.yahoo.com/group/sbenbio/message/5191
http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=549
http://www.bolsademulher.com/familia/materia/ecologia_domestica/8266/1
http://comerciariosempauta.wordpress.com/2007/09/27/no-parana-supermercado-adota-as-oxibio-270907/

A sacola de plástico é uma ameaça ao meio ambiente.

Produzida a partir do plástico, demora mais de 500 anos para se decompor.

Durante esse tempo, degrada vales, lagos, rios e oceanos e causa a morte de muitos animais, que confundem a sacola com comida e a ingerem, intoxicando-se.

Além disso, atrapalha a decomposição de matérias orgânicas depositadas em aterros sanitários, o que diminui a vida útil dos depósitos de lixo.

Para amenizar esse quadro, criou-se a sacola oxibiodegradável.

Por ter em sua composição química aditivos que aceleram o processo de decomposição por meio do contato com o oxigênio, leva 18 meses para se decompor.

além de todos os problemas citados pelos colegas, lembremos que além de lixo, sacola plastica é uma ferramenta de propaganda

tá na hora de questionar a grande manipuladora de mentes. é inacreditável como essa voz do demonio está presente em todas as midias, incentivando o cunsumo desenfreado

ninguém nunca vai conseguir despertar a população para a importancia de preservar o meio ambinete enquanto a propaganda de produtos for a grande mola motora de todas as midias.

A sacola feita de plástico oxibiodegradável, material que se decompõe em até 18 meses em contato com o calor, o ar e a umidade, pode ser uma das alternativas para diminuir a vida útil e o impacto do plástico no meio ambiente. Entretanto, o professor de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Haroldo Mattos de Lemos considera excessiva a valorização dos benefícios do novo produto.

Em entrevista à Rádio Nacional, Lemos disse que a sacola feita com esse material se degrada mais rapidamente, porém os resíduos não desaparecem. “Adiciona-se uma certa substância ao plástico que faz com que, dentro de alguns meses, ele se esfarele. Significa que não se degrada totalmente. Você substitui um problema por um outro maior, substitui uma poluição visível por uma outra, que é invisível, mas que é também bastante danosa ao ecossistema”, explicou.

Para o professor, existe "uma certa histeria" com a questão das sacolas plásticas. "Essa histeria, eu relaciono com um lobby para venda de um novo produto que foi colocado no mercado. Na minha opinião, pelo que pude perceber, não é uma solução adequada”, disse.

Apesar das críticas sobre o uso das sacolas plásticas para acondicionar o lixo das casas, já que a embalagem demora muitos anos para se decompor, Haroldo Mattos entende que esse hábito ajuda a reduzir a emissão de gases causadores das mudanças climáticas. Segundo ele, ao se decompor, o plástico emite gás carbônico e, quanto mais esse processo demorar, menos emissões ocorrerão.

“A sacola que vai embalando o lixo é bom que fique lá [no aterro sanitário] por 400 anos, porque o plástico, quando degrada, vai liberar para a atmosfera os gases do efeito estufa, como o gás carbônico. Se ele não se degrada, ele está nos ajudando a combater o grande desafio que temos no início deste século, que é a mudança climática”, afirmou.

O professor defendeu ainda que o consumidor pague pela sacola plástica usada para carregar as compras de supermercado.

:seta: http://www.londrix.com/noticias.php?id=43953

Isso também me encomoda muito ... deveria ser proibido assim como garrafas plasticas, quando era pequeno meu pai tinha um comercio e era raro dar uma sacola plastica a um cliente, sempre eram embalados em sacos de papel ou o cliente levava em uma bolça e os refrigerantes eram tudo em garrafas de vidro, assim sempre tinha que apresentar o casco para levar outro com a bebida ...

Mas o problema é o abito, acaba se tornando um costume pegar esses sacolas e com o tempo o sujeito nem liga mais pra onde elas vão ...

no minimo triste :(

ok, e o resto todo do lixo? embalagens de comida, etc?

ok, e o resto todo do lixo? embalagens de comida, etc?

Foi justamente o que o isolador de micélio disse lá em cima, compramos um kilo de coisa e só aproveitamos uns 300gr o resto e lixo e não biodegradavel.

Não dá nem pra colocar o lixo pro lixeiro pois já vai mais plastico no saco de lixo o jeito e separar tudo e levar para postos de reciclagem.

Mas ainda assim não se resolve o problema!!!
valeu pela ajuda de todos e vamos ver o que conseguimos vou dar uma lidas nos links!
Abraço a todos!

Acho que as sacolas sao, nao menos importantes, apenas uma parte desse grande problema.. na super interessante de dezembro de 2007 se nao me engano saiu uma reportagem na parte ZOOM da revista, mostrando a dimensao de lixo produzido, oq me chamou mto a atencao foi a quantidade de garrafa pets que eram consumidas.. enfim, quem tiver a revista, valhe dar a olhada.

Acho que as sacolas sao, nao menos importantes, apenas uma parte desse grande problema.. na super interessante de dezembro de 2007 se nao me engano saiu uma reportagem na parte ZOOM da revista, mostrando a dimensao de lixo produzido, oq me chamou mto a atencao foi a quantidade de garrafa pets que eram consumidas.. enfim, quem tiver a revista, valhe dar a olhada.
o que é mais engarrafado nessas PETS??

água é que não é.

só porcaria entupida de açúcar.
luxúria.

Não se esqueçam da coleta seletiva, com ela, a maior parte do lixo é reciclada e o que é orgnânico vira adubo. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas para os fabricantes/responsáveis. Existem vários locais que coletam.

Vale a pena pesquisar para aprender como implementar isso no seu prédio/condomínio/casa.

Em São Paulo, quem faz coleta seletiva não precisa pagar a taxa do lixo.

o que é mais engarrafado nessas PETS??

água é que não é.

só porcaria entupida de açúcar.
luxúria.

pois eh..
e agora fui revisar a revista que mencionei, e a reportagem eh de um artista norte americano que fotografa o lixo produzido por estadosunidenses por segundo, etc.. bem interessante, ja q axo q uma das nacoes que mais utiliza embalagens eh essa mesma..

aqui em casa, todo o lixo orgânico vai pro mato aqui do lado.. desde sempre.

na cidade nao tem coleta seletiva..

não, eu jogo no mato memso, não dá rato nem nada.. rapidinho já nem dá mais de ver.

há laugm tempo atrás li uma reportagem sobre uma pesquisa que constatou que um notebook de 1,8 kg consumia mais de 3 toneladas de natureza bruta para ser fabricado. um celular de 200g consome 800 kg de natureza...

pensem nisso na hora de consumir brinquedinhos tecnologicos... a tecnologia de ponta à venda no comercio não ajuda em nada a massa da humanidade, só está ajudando a terminar de vez com o ecossistema

Back