Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Rompimento do véu prematuro

Jiraya

Hifa
Cadastrado
15/06/2015
6
8
29
Estou fazendo um cultivo indoor de p cubennis australia, no casing, entre uns 30 cogumelos nascendo entre 2 a 3 cm de altura metade deles ja romperam o véu, o que eu faço???
 
Você pode diminuir o tempo que os cogumelos recebem iluminação, mas isso não é garantia porque pode ser um fator genético.
 
Upvote 0
Administração de conteúdo de água é o seu problema. Um substrato que esteja saturado de água ou muito seco irá causar o mesmo fenômeno que está descrevendo. Levante seu casing para que possa verificar pelo peso se ele está muito molhado ou muito seco. Com experiência, irá aprender a "ler" o conteúdo de umidade sem precisar comparar com o peso original.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Como faço para 'secar' o substrato? Deixa-lo com uma umidade menor por um grande periodo de tempo? coloca-lo na frente de um ventilador? Ou o que?

Se o substrato estiver úmido simplesmente deixe-o com uma umidade menor até acertar o ponto.

Entretanto não sei se o motivo do seu problema é realmente substrato úmido demais ou seco demais.

Aconselho a ir com cuidado e evitar procedimentos bruscos que coloquem a colheita a perder.
 
Upvote 0
Se for algum tipo de infecção ou doença, não contaminaria os outros casing's?

Sim, a maioria dos contaminantes passam de casing para o outro.

Retira-los seria uma boa escolha?

Ainda não sabemos se realmente é um caso de contaminação. Fotos ajudariam.

Como está a circulação de ar? É manual? Quantas vezes você está abanando por dia? Detalhe melhor o seu cultivo.
 
Upvote 0
Eu vou perde-los? Eles vão crescer mais? Tenho que retira-los?

Acho que não vale a pena esperar que eles cresçam mais, depois de abrir o chapéu. Cogumelos perdem potência à medida que ficam mais maturos.

Colha o que puder no ponto mais indicado, que é perto de abrir o chapéu ou logo após a abertura, seque-os e pronto. Apesar de pequenos parecem bem maciços e a colheita deve compensar. Não se impressione com cogumelos enormes vistos em outros cultivos, e nem desdenhe dos seus por isso.
 
Upvote 0
Acho que não vale a pena esperar que eles cresçam mais, depois de abrir o chapéu. Cogumelos perdem potência à medida que ficam mais maturo.

Colha o que puder no ponto mais indicado, que é perto de abrir o chapéu ou logo após a abertura, seque-os e pronto. Apesar de pequenos parecem bem maciços e a colheita deve compensar. Não se impressione com cogumelos enormes vistos em outros cultivos, e nem desdenhe dos seus por isso.

Já os colhi e coloquei para secar, não tinha conhecimento que os cogumelos poderiam romper o véu prematuramente, não tinha ideia de como proceder.
Não achei nada na lista dos outros problemas.
Obrigado pela atenção.
E que eu tenha mais resultado nos próximos cultivos graças a vocês! ;)
 
Upvote 0
Detalhando melhor e com fotos: Terrário uso umidificador para regular a umidade quando abro a tampa, uso compressor pra aquário para troca de ar, umas 10x por dia, iluminação 12h claro 12h escuro.

Se você está usando compressor de ar, não há necessidade alguma de umidificador. Isso é redundante e como você está fazendo um casing, não há necessidade de umidade alta o tempo todo.

Outra razão pelo qual o seus frutos estão pequenos é por causa da altura do substrato. É sabido que volume baixo produzem frutos pequenos. No próximo cultivo faça um substrato com pelo menos 5 centímetros de altura.
 
Upvote 0
Não se impressione com cogumelos enormes vistos em outros cultivos, e nem desdenhe dos seus por isso.
Parece engraçado a ler ao frase :eek:

Estou fazendo um cultivo indoor de p cubennis australia, no casing, entre uns 30 cogumelos nascendo entre 2 a 3 cm de altura metade deles ja romperam o véu, o que eu faço???

Voce nao falou nada do substrato utilizado, isso ajudaria a explicar a questao.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
O tamanho dos cogumelos é relativo a vários fatores, um deles é quanto mais longa for a colonização maiores serão as chaces de crescerem cogumelos grandes, eu vejo isso acontecer frequentemente em bolos PF de 1L inoculados em 4 pontos: WP_20150628_007.jpgflush. Em bulks é possível presenciar o mesmo fator em grandes quantidades de bulk + spawn (principalmente levando em consideração o que citou o @Cosmik a altura) no qual a colonização é longa e demorada (14-21 dias mais ou menos).

Em relação a casings feitos com bolos PF:
- Quanto maiores os pedações fragmentados, maiores as chances de crescerem cogumelos de médios a grandes.
- Quanto menores os pedações fragmentados, maiores as chances de crescerem cogumelos de médios a pequenos.

Outro fator que influenciara no tamanho dos cogumelos é o teor de água no bolo PF, casing, bulk...

Cogumelos rompendo véu prematuro pode ser temperatura alta, mas não acho que seja o problema relatado aqui, alias não vi nada demais, apenas cogumelos pequenos.
 
Última edição:
Upvote 0
Back
Top