Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Review de Higrômetros

Professor.Pim

Primórdia
Membro Ativo
27/12/2016
101
22
36
Oi gente.

Tópico para reviews e comparações de Higrômetros (medidores de umidade).

Inicio o tópico apresentando minha experiência com o DHT22.

-----------

Modelo
DHT22
images (18).jpeg

Trata-se de um sensor para usar em um circuito de eletrônica digital, ou seja, você tem que fazer o circuito com Arduino.

Prós
Mede muito bem com ótima precisão.
Mede até 99% com intervalos de 0.1%

Contras
Comprando em site chinês muitos vem danificados. Comprei 6 e só 2 funcionaram.
Comprando "original" em lojas daqui do BR. Vem ok.
Entretanto ele não dura muito. Parece que ele não foi feito para ambientes com muita umidade.
Com 2 semanas +- ele começa a medir errado. Registrando 99% ou 0% o tempo todo ou ainda medindo valores bem errados mesmo.
 
Oi gente.

Tópico para reviews e comparações de Higrômetros (medidores de umidade).

Inicio o tópico apresentando minha experiência com o DHT22.

-----------

Modelo
DHT22
View attachment 108616

Trata-se de um sensor para usar em um circuito de eletrônica digital, ou seja, você tem que fazer o circuito com Arduino.

Prós
Mede muito bem com ótima precisão.
Mede até 99% com intervalos de 0.1%

Contras
Comprando em site chinês muitos vem danificados. Comprei 6 e só 2 funcionaram.
Comprando "original" em lojas daqui do BR. Vem ok.
Entretanto ele não dura muito. Parece que ele não foi feito para ambientes com muita umidade.
Com 2 semanas +- ele começa a medir errado. Registrando 99% ou 0% o tempo todo ou ainda medindo valores bem errados mesmo.

Já tive um controlador com esse sensor DHT22 também, o meu não durou nem 2 semanas. Achei bem ruim.

Aqui vai outro sensor:

Modelo:
O sensor é o do controlador Y39U da coel.

Esse sensor acima é muito bom, estou usando ele a 1 mês e meio e ele está medindo muito bem a temperatura e umidade, quando abro a porta da estufa a umidade logo abaixa no indicador, nunca condensa água nele e a construção é muito boa.

Achei um vendedor no mercadolivre que vende separado, o meu veio com o controlador que eu comprei, que por sinal é muito bom também, recomendo pra quem quiser automatizar o terrário, vale a pena por que funciona, já gastei mais dinheiro com porcarias baratas que estragaram, esse aí é garantido, vai comprar uma vez só e vai funcionar.

Prós:
Leitura da temperatura e umidade;
Resistente à água;
Não acumula condensação, portanto não faz leitura incorreta da umidade;
Muito preciso

Contras:
Investimento grande
Dificuldade de programar o controlador pra executar as 3 funções (esquentar esfriar e umidificar)

Obs:
O sensor deve ser instalado como está na foto, com o fio pra baixo e o bulbo pra cima, assim não entra água pelo cabo.
 
Colocaram aí as tags de arduino e de automação ¬¬
Mas este tópico serve para todo tipo de equipamento de medir umidade e também para simples monitoramento
 
Como tudo na vida é mais barato quando você procura no ali express, achei um sensor que parece ser muito bom, o SHT20, tem uns por 40 reais mais 20 de frete, ele é encapsulado por um metal que o torna à prova d'água. Eu tinha descartado essa hipótese quando achei um anúncio no brasil por 200 reais mas o chinês vale a pena kkk. Ali no link tem ainda um com case de plástico que custa 27 pilas.

Achei esse link: R$3.83 12% de desconto|Sensor de umidade de temperatura do solo sht10 sht20 sht30 sensor sonda de sensor de umidade do solo agrícola dustproof sensor caso escudo-in Sensores from Componentes eletrônicos e suprimentos on AliExpress - 11.11_Double 11_Singles' Day

O 3º item nas imagens parece ser bem da hora.

Modelo:
SHT20

Prós:
Parece ser bem robusto
É resistente a água
Mede de 0 a 100% de umidade
Resisntente à condensação

Contras:
Nunca vi pessoalmente, review baseado nas informações descritas em sites
 
Última edição:
Higrômetro de Chocadeira
Foi o pior higrometro que testei.
Pode funcionar bem para ambiente com pouca umidade mas ele não mediu correto nos meus testes.
Ele começa medindo 99% para qualquer umidade considerável.
Depois de uma semana ele começa marcando bem menos do que deveria.

O branco tem duas semanas de uso.
O preto chegou hoje.
IMG_20191119_133254037.jpgIMG_20191119_134501371.jpg

Prós
nenhum aspecto bom

Contras
mede errado em ambiente bastante úmido como o nosso

Vocês acham que um pote com agua e aberto teria 99% de umidade?
 
Galerinha eu comprei um analógico daqueles made in china tbm de 30 conto e ta me saindo muito bem, não pretendo comprar outro tão cedo. Mas se vale a dica, um macete pra aumentar a durabilidade é evitar que que as gotículas das paredes do terrário venham a pingar sobre ele ou mesmo a própria água de armazenamentos internos respinguem nele por ventura. Por garantia eu coloquei uma tampa ao contrario e acoplei o mesmo dentro formando uma espécie de pequena marquise, num precisa ser na horizontal não, eu deixei ela na mesma vertical que o termostato 🙄

Evitar a luz do sol ou exposição ao calor intenço tbm ajuda bastante na preservação galerinha 😶

Mas foi bom até vc ter abrido esse tópico professor pim, e me fez pensar aqui que realmente o que pode fazer com que os higrômetros estragem muito no cultivo ou em estufas de ambientalização seja a própria umidade inadequada, e que por vez não é natural, rs.

Já vou providenciar de colocar um filtro na boca do meu reservatório aqui, rs. Não tinha pensado nessa possibilidade ainda 🤔
 
Última edição:
Galerinha eu comprei um analógico daqueles made in china tbm de 30 conto e ta me saindo muito bem, não pretendo comprar outro tão cedo. Mas se vale a dica, um macete pra aumentar a durabilidade é evitar que que as gotículas das paredes do terrário venham a pingar sobre ele ou mesmo a própria água de armazenamentos internos respinguem nele por ventura. Por garantia eu coloquei uma tampa ao contrario e acoplei o mesmo dentro formando uma espécie de pequena marquise, num precisa ser na horizontal não, eu deixei ela na mesma vertical que o termostato 🙄

Evitar a luz do sol ou exposição ao calor intenço tbm ajuda bastante na preservação galerinha 😶

Mas foi bom até vc ter abrido esse tópico professor pim, e me fez pensar aqui que realmente o que pode fazer com que os higrômetros estragem muito no cultivo ou em estufas de ambientalização seja a própria umidade inadequada, e que por vez não é natural, rs.

Já vou providenciar de colocar um filtro na boca do meu reservatório aqui, rs. Não tinha pensado nessa possibilidade ainda 🤔

Massa, @juninho22 da pra diferenciar 99% de 95% de umidade com teu medidor analógico? Queria também ver uma foto dele.

Valeu :)
 
Back
Top