Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Não aconselho, pelo simples fato de que o fungo consumiu a maior parte dos nutrientes do substrato.Olá, sou cultivador novato, gostaria de saber depois de todos os flush do meu casing, eu poderia estérilizar o substrato e reutiliza-lo para montar um novo bolo ou casing
Não aconselho, pelo simples fato de que o fungo consumiu a maior parte dos nutrientes do substrato.
Ok, obrigado por me esclarecer essa dúvida.Não aconselho, pelo simples fato de que o fungo consumiu a maior parte dos nutrientes do substrato.
Faça compostagem, enterre na horta, coloque no vaso de plantas.
Faz sentido, vou ultilizar como substrato inerte para outras plantas que tenho aqui, elas vão ficar felizes. Mas vc precisa rir mais das coisas da vida.Eu não ri de você não, é que hoje eu tô serelepe.
Sua pergunta foi mais ou menos o mesmo que perguntar "depois que eu usar uma farinha pra fazer bolo e todo o bolo for comido, posso usar o que as fezes da galera, que é o que resta da digestão do bolo, pra fazer mais bolo ao invés de ingredientes novos?". Só que no caso de um micélio, o que sobra da absorção de todos os nutrientes não são fezes, mas aquele "bolo morto ou pra morrer" que resta.
Aí eu ri, mas só porque tô serelepe. E porque não ando rindo muito esses dias.![]()
Interessante. Irei testar nas próximas semanas.Não daria para injetar nutrientes, em pequenas quantidades e em vários pontos diferentes, por meio de uma seringa para o bolo voltar a dar frutos ?
Não daria para injetar nutrientes, em pequenas quantidades e em vários pontos diferentes, por meio de uma seringa para o bolo voltar a dar frutos ?
Publique aqui os resultados por favorInteressante. Irei testar nas próximas semanas.
Infelizmente não dá,E no caso do monotube? Após os cogumelos terem produzido todos seus ciclos.
Teria como pegar o substrato que sobrou, adicionar novamente a parte nutritiva do substrato e esterilizar tudo para aproveitar a vermiculita?