Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reutilizar substrato

Solução
Olá, sou cultivador novato, gostaria de saber depois de todos os flush do meu casing, eu poderia estérilizar o substrato e reutiliza-lo para montar um novo bolo ou casing
Não aconselho, pelo simples fato de que o fungo consumiu a maior parte dos nutrientes do substrato.

Faça compostagem, enterre na horta, coloque no vaso de plantas.
Olá, sou cultivador novato, gostaria de saber depois de todos os flush do meu casing, eu poderia estérilizar o substrato e reutiliza-lo para montar um novo bolo ou casing
Não aconselho, pelo simples fato de que o fungo consumiu a maior parte dos nutrientes do substrato.

Faça compostagem, enterre na horta, coloque no vaso de plantas.
 
Solução
Concordo com o @Reishi.

Mas nunca testei, porque acaba não valendo a pena e acabaria "assassinando" o micelio com a esterilização do substrato colonizado.

A vermiculita em si não é consumida.

Sua pergunta até me deu vontade de testar.
Acho que vou fazer isso no próximo cultivo de PFTek, adicionando mais FAI.

Apenas por curiosidade mesmo, não é uma prática útil.
 
Olá, sou cultivador novato, gostaria de saber depois de todos os flush do meu casing, eu poderia estérilizar o substrato e reutiliza-lo para montar um novo bolo ou casing

Eu não ri de você não, é que hoje eu tô serelepe.

Sua pergunta foi mais ou menos o mesmo que perguntar "depois que eu usar uma farinha pra fazer bolo e todo o bolo for comido, posso usar o que as fezes da galera, que é o que resta da digestão do bolo, pra fazer mais bolo ao invés de ingredientes novos?". Só que no caso de um micélio, o que sobra da absorção de todos os nutrientes não são fezes, mas aquele "bolo morto ou pra morrer" que resta.

Aí eu ri, mas só porque tô serelepe. E porque não ando rindo muito esses dias. :)
 
Eu não ri de você não, é que hoje eu tô serelepe.

Sua pergunta foi mais ou menos o mesmo que perguntar "depois que eu usar uma farinha pra fazer bolo e todo o bolo for comido, posso usar o que as fezes da galera, que é o que resta da digestão do bolo, pra fazer mais bolo ao invés de ingredientes novos?". Só que no caso de um micélio, o que sobra da absorção de todos os nutrientes não são fezes, mas aquele "bolo morto ou pra morrer" que resta.

Aí eu ri, mas só porque tô serelepe. E porque não ando rindo muito esses dias. :)
Faz sentido, vou ultilizar como substrato inerte para outras plantas que tenho aqui, elas vão ficar felizes. Mas vc precisa rir mais das coisas da vida.🤣
 
A minha curiosidade é similar:
Não daria para injetar nutrientes, em pequenas quantidades e em vários pontos diferentes, por meio de uma seringa para o bolo voltar a dar frutos ?
 
Não daria para injetar nutrientes, em pequenas quantidades e em vários pontos diferentes, por meio de uma seringa para o bolo voltar a dar frutos ?


A experiência prática diz que não funciona. Só os contaminantes crescem com esse novos nutrientes.
 
E no caso do monotube? Após os cogumelos terem produzido todos seus ciclos.
Teria como pegar o substrato que sobrou, adicionar novamente a parte nutritiva do substrato e esterilizar tudo para aproveitar a vermiculita?
 
E no caso do monotube? Após os cogumelos terem produzido todos seus ciclos.
Teria como pegar o substrato que sobrou, adicionar novamente a parte nutritiva do substrato e esterilizar tudo para aproveitar a vermiculita?
Infelizmente não dá,

A função da vermiculita além de ser proporcionar sustentação ao micélio e reter a água, também serve pra manter o bolo airado, o que facilita a circulação dos gases.
No caso da reutilização do bolo colonizado, todas essas funções ficariam comprometidas.
O novo cogumelo também teria que desperdiçar recursos colonizando o substrato depletado de nutrientes.
Sem contar que a adição de uma nova parte nutritiva bagunçaria a proporção dos ingredientes.
 
Back
Top