Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reutilizar substrato

Solução
Olá, sou cultivador novato, gostaria de saber depois de todos os flush do meu casing, eu poderia estérilizar o substrato e reutiliza-lo para montar um novo bolo ou casing
Não aconselho, pelo simples fato de que o fungo consumiu a maior parte dos nutrientes do substrato.

Faça compostagem, enterre na horta, coloque no vaso de plantas.
Olá, sou cultivador novato, gostaria de saber depois de todos os flush do meu casing, eu poderia estérilizar o substrato e reutiliza-lo para montar um novo bolo ou casing
Não aconselho, pelo simples fato de que o fungo consumiu a maior parte dos nutrientes do substrato.

Faça compostagem, enterre na horta, coloque no vaso de plantas.
 
Solução
Concordo com o @Reishi.

Mas nunca testei, porque acaba não valendo a pena e acabaria "assassinando" o micelio com a esterilização do substrato colonizado.

A vermiculita em si não é consumida.

Sua pergunta até me deu vontade de testar.
Acho que vou fazer isso no próximo cultivo de PFTek, adicionando mais FAI.

Apenas por curiosidade mesmo, não é uma prática útil.
 
Olá, sou cultivador novato, gostaria de saber depois de todos os flush do meu casing, eu poderia estérilizar o substrato e reutiliza-lo para montar um novo bolo ou casing

Eu não ri de você não, é que hoje eu tô serelepe.