Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Renascer fungico!

Diário de cultivo problemático.
É com grande honra e satisfação que abro este diario.

Depois de algumas tentativas mal sucedidas com trigo e milho, é a vez de voltar ao basico e torcer pra dar tudo certo!!

Strain: TKSSS origem: profungos
Metodo: pftek classic (somente fai e vermi)

Tudo foi feito nos conformes com muito amor e assepsia.
A esterilização na panela de pressão ficou por volta de 50 min.

Data da inoculação: 17/07

Devido ao imenso frio que nos (me) delicia com seu ar gélido e que até a neve trouxe para meu municipio nesses ultimos dias, tornou-se um imenso desafio manter a incubadora aquecida. Com muito esforço, elevava a temp da incubadora aos 25, 26 graus mas horas depois tudo esfriava pra míseros 14, 15. Contando que a temp. externa era no maximo de 8-10 graus..

Os bolos permanecem na incubadora, porem nao aqui em casa, mas sim no sitio, em uma cidade vizinha muito próxima. Vou pra la todos finais de semana. Há uns poucos dias a temperatura se elevou (nao da incubadora, a temp ambiente mesmo) e agora acho q vou ter menos dificuldade em manter uns 25, 26.

Minha pequena duvida é a seguinte:
Será q os bolos estressaram muito com a oscilação de temperatura que rolou??
E será q tudo ok tambem em eles terem ficado na faixa de 10 a 16 graus na incubadora?

No final de semana que vem vou pro sitio verificar tudo como está e dar um jeito na temp.
Controlo-a com um termostato q vai até os 35°.

Foram feitos 4 bolos no total.
Depois do final de semana, volto com as fotos!

Paz, luz, amor e sabedoria meus queridos! :)
 
Um excesso de esporos leva a um maior risco de contaminações.
Muitos esporos é igual a muitas substrains germinando o que no final pode te resultar em uma produção fraca, escassa em colheitas.
... não consigo pensar em nenhuma base biológica para esse argumento acima.
Eu ia argumentar justamente nesse sentido... não vejo "base biológica" para tal afirmação. :)
Sinceramente, Tupy, posso estar viajando "grandão, mas, acredito que a possibilidade por mim levantada (excesso de esporos = menor volume de água disponível para cada um dos esporos) faz mais sentido.
Talvez a água seja mais rapidamente consumida pelos esporos germinando e depois pelas hifas em desenvolvimento quando estes estão em grande quantidade no meio.
Desse modo, a água seria quase toda consumida na fase de germinação e desenvolvimento de hifas, tornando o substrato, digamos assim, "mais seco", o que, por fim, comprometeria tanto o desenvolvimento da rede de micélios, quanto a produção dos frutos.
Grande abraço a todos.
Ps: por obséquio, "peguem leve" caso eu esteja falando só asneiras. :D
 
Eu também acho que seringas transparentes funcionam muito bem, e que não há motivo para desperdiçar esporos fazendo seringas escuras.
Mas não consigo pensar em nenhuma base biológica para esse argumento acima.

também sou adepto da seringa transparente.
Mas biologicamente talvez não faça sentido, ou seja um paradoxo.

Menos esporos = menos substrain -> A concorrência entre as substrains será menor,mas, não sei se isso é um fator negativo . Por outro lado, irá diminuir a quantidade de esporos "+" e "-" e consequentemente será mais difícil para se formar micélio dicariótico.
Menos micélio dicariótico = menor frutificação.

Eu ia argumentar justamente nesse sentido... não vejo "base biológica" para tal afirmação. :)
Sinceramente, Tupy, posso estar viajando "grandão, mas, acredito que a possibilidade por mim levantada (excesso de esporos = menor volume de água disponível para cada um dos esporos) faz mais sentido.
Talvez a água seja mais rapidamente consumida pelos esporos germinando e depois pelas hifas em desenvolvimento quando estes estão em grande quantidade no meio.
Desse modo, a água seria quase toda consumida na fase de germinação e desenvolvimento de hifas, tornando o substrato, digamos assim, "mais seco", o que, por fim, comprometeria tanto o desenvolvimento da rede de micélios, quanto a produção dos frutos.
Grande abraço a todos.
Ps: por obséquio, "peguem leve" caso eu esteja falando só asneiras. :D

acho que tu viajou. Um bolo 100% colonizado por 2 substrains irá consumir a mesma agua que um bolo colonizado por 3 substrains. No final é tudo micélio. Mas, seilá, falo isso sem base biológica alguma.

Bolos secos é uma consequência natural do ciclo dos cogumelos...
 
acho que tu viajou. Um bolo 100% colonizado por 2 substrains irá consumir a mesma agua que um bolo colonizado por 3 substrains. No final é tudo micélio. Mas, seilá, falo isso sem base biológica alguma.
Bolos secos é uma consequência natural do ciclo dos cogumelos...
Tá bão, filhão!
Desisto... ninguém tem base biológica para aquilo que afirma; mas, ao mesmo tempo, membros que produzem há um bom tempo, são adeptos de seringas transparentes, por entenderem que há um certo ganho produtivo; ou, no mínimo, não compromete a qualidade e quantidade da produção obtida.
Logo, em que pese a ausência de fundamentos biológicos que sustentem tal entendimento, sinto-me compelido a aceitá-lo. Afinal, o conhecimento empírico é determinante e deve ser levado em consideração.
O melhor negócio é aproveitar a experiência daqueles que já "erraram" por nós...
Valeu!
 
Bada esse parto está demorado, você deve ter um plano B.

O cultivo está no hiato.
Os 3 potes q nao colonizaram, nao contaminaram também. O que é um bom sinal. Indica que fiz tudo certo..

"Cancelei" esse cultivo. Os 3 potes q sobraram vou esmigalhar e enfiar em baixo de esterco de cavalo que tem no sitio e deixar o universo agir.

Dentro de alguns dias vou mandar uma CL com esse mesmo carimbo e continuo atualizando por aqui mesmo!

Paz luz e amor!
 
Dentro de alguns dias vou mandar uma CL com esse mesmo carimbo e continuo atualizando por aqui mesmo!


Bada, mudei o status desse diário para problemático.

Sugiro que na nova tentativa você abra um novo diário, descrevendo desde o início como fez CL e depois os demais passos.


um abraço,
 
Back
Top