Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Renascer fungico!

Diário de cultivo problemático.
É com grande honra e satisfação que abro este diario.

Depois de algumas tentativas mal sucedidas com trigo e milho, é a vez de voltar ao basico e torcer pra dar tudo certo!!

Strain: TKSSS origem: profungos
Metodo: pftek classic (somente fai e vermi)

Tudo foi feito nos conformes com muito amor e assepsia.
A esterilização na panela de pressão ficou por volta de 50 min.

Data da inoculação: 17/07

Devido ao imenso frio que nos (me) delicia com seu ar gélido e que até a neve trouxe para meu municipio nesses ultimos dias, tornou-se um imenso desafio manter a incubadora aquecida. Com muito esforço, elevava a temp da incubadora aos 25, 26 graus mas horas depois tudo esfriava pra míseros 14, 15. Contando que a temp. externa era no maximo de 8-10 graus..

Os bolos permanecem na incubadora, porem nao aqui em casa, mas sim no sitio, em uma cidade vizinha muito próxima. Vou pra la todos finais de semana. Há uns poucos dias a temperatura se elevou (nao da incubadora, a temp ambiente mesmo) e agora acho q vou ter menos dificuldade em manter uns 25, 26.

Minha pequena duvida é a seguinte:
Será q os bolos estressaram muito com a oscilação de temperatura que rolou??
E será q tudo ok tambem em eles terem ficado na faixa de 10 a 16 graus na incubadora?

No final de semana que vem vou pro sitio verificar tudo como está e dar um jeito na temp.
Controlo-a com um termostato q vai até os 35°.

Foram feitos 4 bolos no total.
Depois do final de semana, volto com as fotos!

Paz, luz, amor e sabedoria meus queridos! :)
 
O frio só vai retardar o metabolismo do micélio.
O que pode te atrapalhar é a perda de umidade que os bolos sofreram durante esse período.
 
Boa sorte cara! O frio atrapalha um pouco, mas não impossibilita.

Nada que um pouco a mais de atenção na incubadora não resolva.
 
Sorte na empreitada, esta strain é muito boa de trabalhar. Um abraço!
 
Salve!

Nao conseguindo ir pro sitio final de semana passado, fui ontem. E eis o resultado por enquanto:

1 copo contaminou dos 4. Nas fotos é o da extrema direita onde aparecem os 4.
Tem uma foto q tem um copo sem nada e o contaminado.
Aqui as fotos pequenas aparecem invertido. Sei la.
Acredito que em virtude da friaca master o micélio nao vingou ainda. Vamos dar mais um tempo pra eles né? ;)

O copo que contaminou tirei da incubadora.
Fazem 26° na incubadora!

Gratidão pelas boas vibraciones galera!

Abraços!

image.jpg image.jpg image.jpg
 
Bada, beleza?!
Tu não consegue mesmo deixar mais próximo dos 29°C, não é?!
Essa seria a temperatura ideal; isso você, certamente, sabe, né?!
Sei bem como é isso... tenho um aquecedor que já vem com o termostato "embutido"... ele também aquece a água até, no máximo, 35ºC.
Eu sofria exatamente com o mesmo problema que você enfrenta. Solucionei o problema quando comprei um outro aquecedor, que não possui termostato e liguei ele em um termostato independente e o instalei na incubadora; passando aquele que aquecia o ambiente somente até os 26º para o terrário, deixando o termostato programado para aquecer a água até os 31ºC... a temperatura ambiente no terrário oscilava entre 22 e 23°C!
Fica a dica!
Grande abraço! o_O
 
Última edição:
Beleza @Paraná !!

Gratidão pelas palavras cara.
Acho q vou providenciar um outro aquecedor mesmo, daqueles mais simples e instala-lo na incubadora, ainda mais agora q temos previsão de mais frio aqui pro sul.

Abrações! ;)
 
Beleza @Paraná !!
Gratidão pelas palavras cara.
Acho q vou providenciar um outro aquecedor mesmo, daqueles mais simples e instala-lo na incubadora, ainda mais agora q temos previsão de mais frio aqui pro sul.
Abrações! ;)
Tamo junto, filhão!
"Uma mão lava a outra!"
E Deus que ajude para que esse frio chegue no nosso querido Sul... acompanhado de chuvas, se não for pedir demais! ... Quero encontrar Amanitas ainda esse ano. :unhas:
Abraço, Bada!
 
Devia ter algum ponto de micelio, pelo tempo desde a inoculacao.
Faz uma CL ou BDA com esse carimbo para verificar se esta viavel, senao voce perde tempo
 
ta fazendo 1 mês da data de inoculação.
Acho que o problema não é temperatura. Como esta a umidade nos frascos?

os esporos foram hidratados? Não usou água quente na seringa ne?

teste esse print, e a seringa também se restou algo.
 
Devia ter algum ponto de micelio, pelo tempo desde a inoculacao.
Faz uma CL ou BDA com esse carimbo para verificar se esta viavel, senao voce perde tempo

Pois é @Mauricio

Vou dar mais um tempo pra eles.. Vamos ver
Nao manjo de CL, nao queria arriscar já!

ta fazendo 1 mês da data de inoculação.
Acho que o problema não é temperatura. Como esta a umidade nos frascos?

os esporos foram hidratados? Não usou água quente na seringa ne?

teste esse print, e a seringa também se restou algo.

A umidade nos potes parece estar baixa.
Tudo certo com os esporos e hidrataçao.
A agua da seringa ficou negra! Por falta de esporos nao foi!

Nao restou nada da seringa.
Friozão de novo aqui. Amanhã vou pra la com mais um termostato e mandar bala.

Se dentro de alguns dias nao aparecer micélio, ai acho q desisto dos copos e faço uma nova tentativa.
Vamos vendo.

Gratidão pelas palavras e pela força moçada!!
 
Hey, dread! Qual o problema se, por acaso, foram colocados muitos esporos numa mesma seringa?!
Acirra a "competição por água" entre eles, e , todos acabam prejudicados?!
Viajei?!:huh:

Um excesso de esporos leva a um maior risco de contaminações.
Muitos esporos é igual a muitas substrains germinando o que no final pode te resultar em uma produção fraca, escassa em colheitas.
Eu sou adepto de seringas transparentes, em que nem consigo "ver os esporos" na água. Pego uma seringa pronta e transformo em no mínimo outras 5.
 
Eu sou adepto de seringas transparentes, em que nem consigo "ver os esporos" na água. Pego uma seringa pronta e transformo em no mínimo outras 5.


Eu também acho que seringas transparentes funcionam muito bem, e que não há motivo para desperdiçar esporos fazendo seringas escuras.



Um excesso de esporos leva a um maior risco de contaminações.
Muitos esporos é igual a muitas substrains germinando o que no final pode te resultar em uma produção fraca, escassa em colheitas.


Mas não consigo pensar em nenhuma base biológica para esse argumento acima.
 
Back
Top