Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Religião

viridis

Cogumelo maduro
Membro Ativo
22/05/2006
494
76
39
end of world
Desde quando passei a adimirar os fungos enteógenos e participar ativamente das conversas e discussões em tantos e tantos fórums, a concepção de uma religião fica de certo modo vago aos olhos e obscuros a mente.
Temos que acreditar em Deus desde que nascemos e observar o mundo como se vivessemos em eterna represália? Se eu fizer algo de errado, Deus manda os arcanjos me punir?!

Confesso...

Depois desse conhecimento e outros adquiridos com o passar do tempo, essa concepção DEUS-SALVAÇÃO ficou um pouco rude em minha mente. Sempre que passava em frente a igrejas tinha que levantar a mão e fazer o sinal da cruz, era como se fosse uma obrigatoriedade. Esse tipo de ato ficou tão automático que as pessoas (algumas) o fazem sem ao menos saber o pq.

Recebi o batismo, que eu chamo de boas vinda à nova aventura. Para muitos é a salvação e o afastamento do diabo/inferno.

As falhas e podres das religiões, de certa forma, causou esse afastamento.

Acreditar em que?

No ex-detento que prega no calcadão como se fosse pastor a décadas?!

No pastor que chuta a imagem?

Ou no Papa que preconceituoso?

Não me considero um anti-cristo mas que as leis divinas enfraqueceram diante dos meu olhos, isso sim!!!

Perante uma doença, uma chaga ou dificuldade, implorar ao divino?

O grandioso significado da palavra enteógeno cresceu e expandiu-se em mim.

Muitos inocentes foram torturados e queimados pela igreja. E quem mandou queimar morreu feliz e salvo pois pagou todas suas indulgências em dia e tem/teve em mãos um documento comprovatório que prova à Deus que ele foi salvo na terra e contribui para expansão da igreja, ou sagrada casa de Deus.

Não tenho uma visão de quando morrer, ver meu corpo estendido ao chão e um guia me levando ao céus ou pra cima. Pq será que fazemos (fazia) distinções de céu em cima e inferno em baixo?

Qual é sua religião? Pq?( É uma pergunta aberta à quem quiser responder. )
 
Religião - Ter uma?

Viridis do céu, kra, vc tocou num ponto delicadíssimo(a ferida mais dolorida) da historia da humanidade(na minha opinião)... RELIGIÃO...

Minha visao..

A religião ao meu ver éh a melhor maneira de manipular/controlar a humanidade, ela éh absolutamente necessária e indispensável...

vou falar um pouco das religiões cristãs (as que seguem a biblia,no caso, catolica, congregação crista, assembléia de deus, universal, tetemunha de jeová e por aí vai) por que são as que agente conhece por esses cantos do mundo, os islamicos eu nao vou falar por que tenho mto pouco a dizer e ainda por cima vc's estão ligados que bixo pega pra esses caras, o bagulho éh loko mesmo, tiro é pouco pra eles.
As religiões cristãs tem uma das formas de manipular seus fiéis se apoiando em 3 pontos poderosos, o mais forte deles é o pecado.

Galera não rouba, não mata, não só por causa da lei, se vc der um jeito de ngm ver, ngm descobrir e sair impune o seu ultimo medo éh q deus esteja vendo concordam?

Perdão.
indivíduo roubou, matou, estuprou mas ao falarem pra ele que se ele se arrependesse disso e como prova do arrependimento cumprisse uma penitência e nunca mais voltasse a fazer aquilo o kra começa a se comportar e vira gente sem precisar que coloquemos uma bala na cabeça dele! Deus éh bom deus perdoa tudo, a partir do momento que vc merecer! caminhe 80 kilometros ajoelhado em esferas de aço e cacos de vidro q vc estará perdoado.(ui)

O kra que era ex presidiário/ex viciado/ex ladrão e estava pregando a palavra na praça como se fosse pastor foi "consertado" por uma religião pois o temor da penalidade prevista por lei nao foi suficiente pra conter seus atos.

Um otro coitado tenta se matar pq ngm ama ele, daí vem o pastor e fala pra ele que jesus ama ele e pronto, esse nao se mata mais!

Uma senhora que ta com o marido doente faz o ritualzinho de rezar trinta terços, acende umas velas pro santo e lê a bíblia 3 vezes no mesmo dia, pra que jesus cure o marido. Ela se apoiando nisso talvez acabe gerando alguma energia positiva que ajude ou pelo menos conforta a pessoa que realmente acredita!

se vc enfiar na cabeça dum maluco que quanto mais "pecadores" ele matar de uma vez só mais ele será abençoado e no paraíso ele terá direito a 7 virgens e etc.. num éh o filho da mae bota 10 kilos de C4 no corpo entra num cinema e bota td pro ar! Até pra isso a religião serve. manipular 1 nego pra matar outros por interesses políticos.

Mas ainda sim apesar de eu nao ser regilioso creio que podemos extrair mtas coisas boas das religiões, todas elas, deis dos budistas até os islâmicos radicais(chiitas). nos ensinam bastante coisa pra vivermos melhor


Não, nao tenho religião, mais axo legal quem tem pq acaba funcionando sabe, tem gente que precisa dessas historinhas pra aprender a viver melhor, só nao apoio nego que fica dando dinheiro a rodo pra igreja!

abração a todos!
 
Religião - Ter uma?

O que você precisa fazer é separar Deus e a Interpretação que os homens fizeram de Deus.
 
Religião - Ter uma?

viridis disse:
Desde quando passei a adimirar os fungos enteógenos e participar ativamente das conversas e discussões em tantos e tantos fórums, a concepção de uma religião fica de certo modo vago aos olhos e obscuros a mente.
Temos que acreditar em Deus desde que nascemos e observar o mundo como se vivessemos em eterna represália? Se eu fizer algo de errado, Deus manda os arcanjos me punir?!

Confesso...

Depois desse conhecimento e outros adquiridos com o passar do tempo, essa concepção DEUS-SALVAÇÃO ficou um pouco rude em minha mente. Sempre que passava em frente a igrejas tinha que levantar a mão e fazer o sinal da cruz, era como se fosse uma obrigatoriedade. Esse tipo de ato ficou tão automático que as pessoas (algumas) o fazem sem ao menos saber o pq.

Recebi o batismo, que eu chamo de boas vinda à nova aventura. Para muitos é a salvação e o afastamento do diabo/inferno.

As falhas e podres das religiões, de certa forma, causou esse afastamento.

Acreditar em que?

No ex-detento que prega no calcadão como se fosse pastor a décadas?!

No pastor que chuta a imagem?

Ou no Papa que preconceituoso?

Não me considero um anti-cristo mas que as leis divinas enfraqueceram diante dos meu olhos, isso sim!!!

Perante uma doença, uma chaga ou dificuldade, implorar ao divino?

O grandioso significado da palavra enteógeno cresceu e expandiu-se em mim.

Muitos inocentes foram torturados e queimados pela igreja. E quem mandou queimar morreu feliz e salvo pois pagou todas suas indulgências em dia e tem/teve em mãos um documento comprovatório que prova à Deus que ele foi salvo na terra e contribui para expansão da igreja, ou sagrada casa de Deus.

Não tenho uma visão de quando morrer, ver meu corpo estendido ao chão e um guia me levando ao céus ou pra cima. Pq será que fazemos (fazia) distinções de céu em cima e inferno em baixo?

Qual é sua religião? Pq?( É uma pergunta aberta à quem quiser responder. )
sou catolico apostolico romano de batismo, frequento missas esporaddicamente MAS nao acredito em nada no que vejo ali.
procuro tirar a mensagem REAL por tras das MENTIRAS e de todo o MARKETING (minha teoria - o inverntor do marketing foi apostolo pedro)
criado por trás da historia de um homem de luz que REALMENTE foi jesus cristo.nada maiss que isso, apenas um homem que tinha UM OLHO numa terra de CEGOS. essa terra de cegos continua NO MESMO ESTADO de quando ele veio para cá e NADA mudou quanto o que ele tentou ensinar. TODA ESSENCIA dos reais ensinamentos - isso se estende a todas religioes - se perdeu com o passar de dois milenios, afinal como diz auldous huxley em admiravel mundo novo : DE QUE ADIANTA UM ESPORTE QUE SE PRATIQUE SEM ACESSORIOS? acessorios vendem e movimentam a industria.
:) acho que eu passei tambem a minah mensagem aqui.
 
Religião - Ter uma?

Deus está dentro de cada um!

Deus é ter a consciência tranqüila, fazer o que acreditar e acreditar que podemos tornar omundo melhor!

É sentir compaixão e indignar-se com injustiças.

É fazer o bem sem pensar em levar vantagem.

É saber oi signifacado da palavra AMIZADE!

Paz, Luz e boas vibrações
 
Religião - Ter uma?

Deus é Amor.

Semêem o Amor que o resto de encaixa :)
 
Religião - Ter uma?

É um assunto simplesmente complexo... Ou complexamente simples...

Que acima de tudo, de tudo mesmo, deve ser tratado com muito respeito e compreensão.

Existe uma frase muito interessante que diz "Aquele que ri do que desconhece, está a um passo de ser um ignorante, pois não só ignora, mas ignora que ignora".

E também algumas frases jargões, que gosto sempre de lembrá-las:

"... a verdade não é questão de opiniões, de teorias nem de preconceitos de extrema direita ou de extrema esquerda. O conceito que a mente possa forjar sobre a verdade jamais será a verdade. A idéia que o entendimento tenha sobre a verdade nunca será a verdade. A opinião que tenhamos sobre a verdade, por muito respeitável que seja de modo algum será a verdade. Nem as correntes espiritualistas nem seus oponentes materialistas poderão nos conduzir à verdade. Ela é algo que deve ser experimentado de forma direta como quando alguém mete o dedo no fogo e se queima ou como alguém engole água e se afoga.

A Verdade não é questão de aceitar algo ou rechaçá-lo. A verdade é questão de experimentar, vivenciar, compreender.

A verdade é algo paradoxal: quem a sabe não a diz e quem a diz não a sabe.

Na palavra esta o poder, na mente esta a razão, na consciência esta a verdade... "

São frases de uma grande pessoa, V.M. Samael Aun Weor.

E para completar: "Se queres conhecer o grau de idiotice de duas pessoas conversando, faça com que uma terceira as contradiga.", acho que sou um desses idiotas.

Pois então: etimologicamente a palavra religião vem do latim "religione", palavra que se prende ao verbo "religare", ação de ligar, religar.

Voltar a ligar algo que foi perdido, que foi desconectado.

Logo podemos refletir que religião é como um verbo, que define aquela pessoa que busca viver de forma sabia e intensa.

Que dia após dia, esforça-se para corrigir seus defeitos, vícios, manias, medos, etc.

Que se esforça para nascer para uma nova vida, a cada dia, buscando ter uma forma reta e integra de pensar, de sentir e de agir...

Sendo assim um exemplo para todos se espelharem.

Encontra sua individualidade através de seus atos, refletindo e indagando os porquês da vida e dos sistemas, sempre mantendo sua responsabilidade como amigo, como filho, como pai, como trabalhador...

Esforça-se para viver sempre o presente, o momento, não se identifica com o passado nem com o futuro, pois compreende que não existem, apenas compreende o que o deve fazer, "pensar com o coração, sentir com a mente, buscar o equilíbrio em tudo".

Faz-se um rebelde, busca sempre uma mudança radical, não estanca, não amolece nem cai na rotina nem na vida monótona, porem com uma causa: Despertar sua consciência! Descobrir e revelar os mistérios! Organizar sua vida para torná-la apenas inspiração.

Faz-se um artista porque a cada momento transforma sua vida que é a matéria prima, em uma obra de arte.
Faz-se um cientista porque experimenta, testa, coloca em pratica tudo que lhe chega, para que não se crie mais rótulos, dogmas e conceitos.
Faz-se um filosofo não porque busca respostas senão porque faz perguntas, indaga e questiona a si mesmo constantemente.
Faz-se religioso porque concentra todas suas forças para conhecer a si mesmo em todos os aspectos.

Uns chamam de Deus, outros de Sol, outros de Absoluto, outros de IAO, outros de RÁ, outros chamam de Pai, outros de Ser Interno, outros de Coração....

Seja o que for, a mente, razão ou intelecto estão muitos distantes de entender, muito menos compreender o que é essa força.

Auto-conhecimento!
 
Religião - Ter uma?

e eu no atual momento sou COGUMELISTICO. nao estudo nada, nao procuro nada, mas esses danadinhos INSISTEM em me ensinar as coisas :)
como eu disse uns meses atrás o que eu curto mesmo eh o tuim, como diz o ventania a avenida paralela toma forma de aspiral e eu sinto o GRAU.
os ensinamentos e o conhecimento NAO È divertido, quanto mais você expande sua mente, quanto mais experiencia você adquire com as viagens, ,MAIOR fica o fardo que temos que carregar até o final da vida.
existe o pecado = APRENDER TUDO e nao comunicar a ninguem. OMITIR as informaçoes. se tudo que os grandes homens de bem disseram durante TODA a historia da humanidade tivesse sido seguido, desdo princippio, acho que tudo seria muito diferente hoje em dia.
TENTA expor conhecimento puro, o caminho da luz pra uma pessoa ATRASADA do interior...
mas porque atrasada caramba? porque existe TANTA diferença se a maquina é a mesma pra todos? o sistema funciona igual pra todos... e tem gente que vive ainda na época da mulher nao poder tomar banho menstruada porque tem perigo de MORTE...
 
Religião - Ter uma?

Não há o que discutir referente se há um Deus ou não. Pois há.

Do que vale uma mísera mulher idosa juntar seus trocados para colaborar, de certa forma, e passar dificuldades em casa.


O verbo VER é cógnitivo, isso é, suspeito de análise. Os olhos não enxergam mais do que esse mundo.


Os entéogenos abriram essa porta. Enxergar de outra maneira essa força bondosa. Pois Deus é amor.

Digo e critico apenas os pontos que deixam a desejar. Pois o conhecimento não ultrapassa 2000, ainda. E já pensou 2000 sem uma formação espiritual ou de conduta.

É dai que passaram a vir as crenças.

Não sou anti-cristo.

Deus é bondade, amor, e conhecimento.
 
O termo religião se refere a religação com Deus, muita gente quando pensa em religião logo tem a mente a palavra "igreja"(graças a séculos de lavagem cerebral e exterminios de culturas), religião não é igreja. E os templos budistas, as mesquitas, os centros espiritas, os monastérios e tantos outros simbolos usados nas mais diversas culturas ? também não representam a religião ?

Deus existe, acreditem ou não ! e em algum momento no tempo do infinito ele criou voce(o espirito, a essencia o sopro da vida ou como vc o chame), qualquer simbolo que evoque esta essencia divina é religião, seja orar em uma missa ou ingerir um enteogenio, cabe a nós usar o bom senso e perceber qual religião prega a melhor forma de vida para voce com Deus e voce com os seus semelhantes.

Uma questão que talvez deva ser resaltada é ... o que vc filtra de bom em cada religião ??? talvez criar a SUA religião (que só serve para vc, não é criar mais um culto louco ai não rsss:D ) seja a forma de se libertar e se encontrar na vida. Nem todas as respostas estão em um só lugar, nem em um só caminho, na minha opnião este é o sentido da vida... aprender até a onisciencia:D
 
Deus não exite, Ele é. Se nós falamos que existe alguma coisa é porque ela foi criada, Deus não foi criado por ninguém, portando ela era, é e sempre será o mesmo Deus. Os seres humanos que gostam de levar uma certa vantagem em tudo é que nos fizeram ter um outro conssentimento a respeito de Deus, o Deus castigador, vingador, que odeia o pecado e tal. Mas em síntese, o que é pecado? Para mim, pecado é você prejudicar o seu próximo de alguma forma. Então, vamos seguir o último mandamento de Jesus, " amem a seu próximo como a ti mesmo". É nisso que resume a chamada lei. No amor. Eu amo vocês e os cogumelos também. Um abraço verde do Calangão.
 
Bom... quem sou e minha religião???

Então, passei muito tempo rumando de uma idéia a outra, estudando, absorvendo, explorando. Hoje, depois de muito tempo na incerteza, já tenho uma, julgo ao meu ver, a mais importande das certezas. Deus existe, está em cada um de nós, cada um de nós é uma parte, ou um Deus. Somos como uma rede de micélio, conectada a uma força superior evoluída.

Sou Católico Apostólico Romano, batizado, com 1º comunhão e crisma. Aí, quando deixei de ser piá e aprendi a pensar mais longe, tudo isso desabou. Como eu precisava de um sinal, ele veio. Veio, e me fez aprender o quanto é podre o catolicismo em minha cidade, o que acontece por trás de tudo. Esse sinal veio a mim, me encorajando a buscar mais. Hoje, sinto-me muito bem e feliz, e encontrei meu rumo. Sou espírita, participo de sessões, estudos e atendimentos. Porém, como o espiritismo é muito diferente de quem têm uma opinião formada em catolicismo e não é flexível, sinto-me muito intenso e forte, além de renovado, quando me volto a mim. Sigo meu caminho sozinho, estudo e sigo. Me encontrei nisso, e é muito intenso para mim.

Se alguém não assistiu ao file "Estigmata", ele traz uma idéia legal. Vale a pena conferir.

NAMASTÊ: "O DEUS QUE ESTÁ DENTRO DE MIM, SAÚDA O SEU DEUS"

Paz e luz irmãos!!!
 
religiao....hmmm

como disse gandhi: eu gosto do seu cristo, mas nao gosto dos seus cristaos, eles sao tao diferentes do seu cristo.


eu nao digo que sou de tal religiao, aproveito as melhores partes de cada religiao e tomo como forca pra me guiar. seja umbanda, budismo, hinduismo ou ate judaismo. eu acho que religiao eh apenas a cultura de cada povo. nao tem uma que eh melhor que a outra, nao existe um deus cristao, um deus pra cada religiao, eh tudo uma coisa so mas cada um ve como quer...
 
Deus, Absoluto, Ser, Intimo, Pai, Superior, 'Isso', 'Esse sentir', 'Etc', nda... É algo que se encontra dentro de cada um. É algo muito intimo e particular de cada ser humano, logo, dialogar sobre isso se torna um assunto restrito a apenas àquelas pessoas que desenvolveram em si a verdadeira compreensão, o pleno conhecimento de si mesmo e que somente assim se consegue entender um pouquinho o próximo. Esse tipo de pessoa é raro. Não fica discutindo, apenas observa para aprender mais.

As formas religiosas são boas quando ainda possuem seus princípios, quando ainda não degeneraram (e se tornam o que vemos hoje, genericamente falando). Ruins são os religiosos, ou seja, as pessoas que fizeram com que as essas formas religiosas se tornassem tão involutivas. Somos nós, afinal não podemos nos excluir disso.

Auto-Conhecimento!
 
esse e um assuto muito amplo, tomado como a minha opiniao digo que :igreja isiste varias asim como padres e pastores uns pregando com sua arrogancia e presuncao ,outros com sua incoveniencia ,mas DEus e um ser unico que deve ser lembrado sempre com muito respeito...

:rolleyes: mas oque vem a ser Deus :vc viu, eu nao vi ,vc o sentil, mas sentiu oque?
o fato e inumeras coisa podem ser ditas, mas nada e absolutamente palpavel o suficiente ,para eu poder dizer: eu vejo deus e posso tambem lhe mostrar,... eu nao posso fazer isso,....mas se tivermos fe poderemos acrediar?? :confused:

:( o triste e um dia tudo acaba, absolutamente ninguem pode me dizer :cara eu posso te provar que o ceu e inferno existem....mentira.... , mas definitivamente um dia iremos morrer , pra algum lugar a jente vai ....:eek: :eek:
 
Assunto delicado mesmo Viridis, que existe um Deus que criou tudo e todos é o que acredito, sou evangelico depois de ter viajado por catolicismo, budismo, ateismo e kardecismo.
Não sou perfeito como as pessoas pensam que devemos ser, é claro. Mas tento ser uma pessoa boa e ter uma certa comunhao com Deus , independente de Edir Macedo, Bispos Hernandez e padres pedofilos................ e tantos outros hipocritas.

Tenho visto muita coisa boa e ate sobrenatural acontecer em minha vida quando busco a Deus com sinceridade.

Acho que se cada ser humano pensasse e fizesse por onde amar ao proximo como a ti mesmo, nao teriamos tanta violencia e guerras, e nem tanto desmatamento. Pois como amar ao proximo se a gente nem mesmo se gosta?
 
Se existe ou não Deus é algo que jamais saberemos, assim como jamais saberemos se toda e quaquer divindade, seres místicos, ou seja lá como se queira chamar, de qualquer grupo humano existe. As crenças variam enormemente, todas elas podem existir ou não. A crença no Deus juidaico-cristão-muçulmano deu a sorte (para ela) de ser acompanhada pela crença no uso da violência como forma de lidar com outros grupos e crenças, seja na idéia de olho-por-olho, na de guerra contra os infiéis, ou de vamos ali pegar uns seres humanos na África e levar pras Américas, fazendo todo mundo ouvir oque os amados missionários tem a dizer, e matar ou prender aqueles que não aceitam a pacote.
Uma coisa interessante seria que todos aqui aderíssemos ao Cogumelismo do irmão Boca, quem sabe assim poderíamos alcançar o amparo legal fornecido ao Santo Daime e a União do Vegetal, promovendo encontros do pessoal do forum. Só precisamos que alguem ai seja descendente de russos ou mexicanos, ou faça uma viagem pressas regiões, pra poder falar que adquiriu o conhecimento "milenar" e "tradicional" que dá um certo respaldo social pra coisa. :) Afinal, não teve aquele cara (agora me fugiu o nome) que com cancêr abandonou os cuidados médicos afirmando que só os xamãs indígenas é que sabiam curar? É só entrar nesse imaginário social, do misticismo dos povos não ocidentais, que é capaz de uma religião cogumelistica vir a colar mesmo. Afinal, muitos de nós vimos o Grande Pai Cogu durante nossas viagens.

PS: Na índia há um culto onde durante uma semana (ou mais) os adeptos passam a base de cigarros de "canhamo", embora eu ache que tal culto jamais seria aceito poraki onde tal planta é muito mal vista pelos não praticantes.
 
Deus?????????
Deuses?????????
Huh??????????????
Religião????????????
:confused: :confused: :confused: :confused:
 
Saber se Deus ou deuses existem é absolutamente desnecessário, não percebem? Religiões são artefatos humanos que já foram úteis, mas agora devem ser superados.
 
Saber se Deus ou deuses existem é absolutamente desnecessário, não percebem? Religiões são artefatos humanos que já foram úteis, mas agora devem ser superados.

Infected falou tudo!
eu acredito na força da vida!
quando vejo pedaços de grama tentando fugir nos cantinhos das ruas ei sinto "deus", a natureza buscando suas ultimas forças
algo mais incrivel que plantar uma semente e dali sair uma arvore? germinar uns esporos e dali brotar cogumelos?
os mesmos cogumelos que nos fazem intender tudo(é, tipica frase de frito)
minha religião é a natureza, deus é natureza, a vida, TUDO, nós.

é tudo tao perfeito e complexo, ao mesmo tempo simples..
mas nao diria que isso tudo foi um simples deus..
 
Back
Top