Então, como comumente alertamos aqui na comunidade, esse tipo de confusão é bem comum. Suas informações estão completamente equivocadas, em vários níveis. Por exemplo:
Sim, a lei é clara a esse respeito "Ficam proibidas, em todo o território nacional, as drogas..." (lei11.343/06), mesmo se o uso for "ritualístico" de substâncias proscritas (drogas), vide listas da portaria da ANVISA.
A Ayahuasca é outro assunto, completamente diferente de outras substâncias. Há regulamentação específica para uso religioso, e mesmo assim, várias regras devem ser seguidas, por exemplo, é proibido o comércio ao público em geral, apenas entre entidades devidamente estabelecidas, para fins de abastecimento para uso no próprio estabelecimento.
Outra, você está falando em produção e comércio. O que isso tem a ver com uso religioso?
DMT é uma molécula e psilocibina/psilocina são outras moléculas. Elas são análogas à serotonina e por isso se ligam aos seus receptores. DMT isolado é proibido, somente é permitido, dentro da regulamentação, sob a forma de cocção da Ayahuasca.
No Brasil valem as leis brasileiras.
Enfim, para uma discussão proveitosa e ampla, você deve trazer fundamentos válidos.
Como eu te informei no outro tópico, você pode ler o que já foi discutido por aqui até esse momento.
Qualquer intenção ou ação equivocada tende a piorar ainda mais a imagem da prática séria e consciente.
Bom, vamos lá, meu desejo não é causar confusão mas atualizar o fórum sobre a possibilidade :
"a lei é clara a esse respeito "Ficam proibidas, em todo o território nacional, as drogas..." (lei11.343/06), mesmo se o uso for "ritualístico" de substâncias proscritas (drogas), vide listas da portaria da ANVISA." --- a lista em questão obedece as drogas gerais de classificação prescritas pela ONU e a União (global, não nacional).
Atualmente, também está nesta lista a Ayahuasca, juntamente com psilocibina e outros enteógenos. --- E ela só se torna "outro assunto" porquê grupos religiosos lutaram para sua regulamentação. Então como que a lei Brasileira não trata uso religioso de maneira diferente ? (
ainda que tal substância esteja dentro das leis internacionais de tóxicos proibidos, o uso religioso desqualifica tal substância e portanto, "a lei vigente" que você citou.
"Outra, você está falando em produção e comércio. O que isso tem a ver com uso religioso?" --
As igrejas do santo daime necessitam fazer comércio entre si para arcar com os custos de produção da bebida, tudo tem preço, valor e custo. O mesmo não seria diferente com qualquer outra forma de organização religiosa.
"DMT é uma molécula e psilocibina/psilocina são outras moléculas. Elas são análogas à serotonina e por isso se ligam aos seus receptores. DMT isolado é proibido, somente é permitido, dentro da regulamentação, sob a forma de cocção da Ayahuasca." -- Isto sim está equivocado, pois, como eu disse, hoje já temos um brasileiro que tem uma igreja ritualistica que pode utilizar DMT de maneira legal -- dentro do uso religioso. e , mais uma vez afirmo : DMT é uma molécula base para outras. As ligações necessárias para dizer que "não é DMT" não são suficientemente supridas, mas isto depende da interpretação bioquimica de cada um, claro que a nomeclatura pode mudar, mas nada muda o fato de que existem "tipos" de DMT.
"
Enfim, para uma discussão proveitosa e ampla, você deve trazer fundamentos válidos."
Meu fundamento é simples, vivemos em um país laico, já temos um ser humano brasileiro que conseguiu um feedback da ANVISA sobre o uso ritualistico da molécula (dimetiltriptamina infusionada ou isolada ) e se não existe nenhuma religião que tem a aprovação pro uso ritualistico de cogumelos é porquê os cultivadores e pessoas do ramo estão iguais a nós aqui, vivendo no anonimato sem coragem \ energia pra ir pra frente com esta idéia, o que já estou cansado na realidade.
Salve galera! Vou contribuir com os meus dois centavos a essa discussão.
Cara, seria maravilhoso poder ter uma religião estabelecida no Brasil que envolvesse o uso ritualístico dos cogumelos. Isso seria útil pra diminuir o estigma de quem faz uso, além de tirar o cultivo e o uso das sombras. Uma das coisas que eu acho realmente uma pena é precisar guardar segredo das coisas que eu curto. Fiz dois cultivos com sucesso até hoje e tive 16 experiências com cogumelos que foram riquíssimas. Com quem posso dividir isso? Apenas com pessoas MUITO seletas. Não que eu precise espalhar para todos que eu curto psicodélicos, mas é um saco ter que guardar segredo.
Desvantagens de misturar cogumelos com uma estrutura religiosa: correr o risco de ser manipulado dentro de uma organização que inevitavelmente vai promover uma mentalidade de rebanho.
Eu sinto muito, mas diante de toda a minha experiência com religiões, seitas e ordens esotéricas, sempre que existe um grupo sendo liderado por um cara que diz ter respostas para questões da vida, a coisa se complica. Me causa ainda mais medo quando envolve cogumelos, porque vejo que seria muito fácil sugestionar coisas absurdas para pessoas vulneráveis. Nesse ponto eu me afastaria de qualquer tipo de organização com uma estrutura hierárquica sendo essa hierarquia formalmente estabelecida ou não.
Eu penso bastante sobre a questão da legalidade dos cubensis também, sabia? Eu adoro os cogumelos mas acho que o caminho mais seguro é manter a nossa cultura no "underground" e cada cultivador conseguir fazer uma
biblioteca particular de genética em casa. Aí a galera vai trocando carimbos e culturas entre si e vida que segue.
ria.Particularmente eu considero o meu uso de cogumelos razoavelmente cerimonial. Tenho um ritual próprio de uso e sinto que o que eu faço é muito íntimo e espiritual. Não tenho certeza se eu gostaria de impor o meu jeito de usar para outras pessoas, assim como eu também detestaria ter um jeito certo de usar prescrito para mim, saca? E eu acho que é nisso que uma religião estabelecida atrapalha
"Eu sinto muito, mas diante de toda a minha experiência com religiões, seitas e ordens esotéricas, sempre que existe um grupo sendo liderado por um cara que diz ter respostas para questões da vida, a coisa se complica. Me causa ainda mais medo quando envolve cogumelos, porque vejo que seria muito fácil sugestionar coisas absurdas para pessoas vulneráveis. Nesse ponto eu me afastaria de qualquer tipo de organização com uma estrutura hierárquica sendo essa hierarquia formalmente estabelecida ou não."
-- Concordo sobre sua visão que sempre existe alguem pra c#gar tudo. Porém é bem simples, se não te agrada não faça parte, e eu não me vejo dando respostas pra ninguém, na verdade o uso ritualistico de cogumelos invoca justamente o que Mckenna deixava explícito : "Não siga gurus, siga plantas."
"Eu penso bastante sobre a questão da legalidade dos cubensis também, sabia? Eu adoro os cogumelos mas acho que o caminho mais seguro é manter a nossa cultura no "underground" e cada cultivador conseguir fazer uma biblioteca particular de genética em casa. Aí a galera vai trocando carimbos e culturas entre si e vida que segue."
-- é eu vivo assim faz anos, já tô meio saturado, psychedelic churches lá fora tão muito mais evoluidas que nós brasileiros nesse sentido, e o mais ridiculo é que algumas buscam materia prima aqui no país, justamente aqui, aonde os próprios brasileiros acham impossivel poder fundamentar seu uso religioso destas substâncias, e os americanos, com MUITO mais restrições do que nós dependendo do estado, vão lá e fazem acontecer.
"Particularmente eu considero o meu uso de cogumelos razoavelmente cerimonial. Tenho um ritual próprio de uso e sinto que o que eu faço é muito íntimo e espiritual. Não tenho certeza se eu gostaria de impor o meu jeito de usar para outras pessoas, assim como eu também detestaria ter um jeito certo de usar prescrito para mim, saca? E eu acho que é nisso que uma religião estabelecida atrapalha..."
--- é bem fácil de resolver isso, na verdade, é só deixar o cogumelo falar que ele próprio indica o caminho "ritualistico". além, é claro, de contarmos com literatura científica pra auxiliar. O problema de muitos é separar ciência de religiosidade, onde ao menos aqui no nosso país, é possível extrair o melhor de ambas pra viver em paz com estas coisas e com o estado.
Temos que se atentar na dose, o problema as vezes não é consumir muito, mas consumir pouco. Temos uma dificuldade enorme em reconhecer o quão inteligente este ser é.
ps: claro que a quantidade depende do objetivo da pessoa, mas nesse caso, acredito que tá se aproximando a hora desta cultura deixar de ser underground.