Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Relatório de Evolução – 02/03/2025

Texugo

2023
Membro da Staff
Cultivador confiável
02/05/2019
1,480
11
23

Relatório de Evolução – 02/03/2025

Aprimoramento da Interação com Estímulos

Nos últimos dias, avancei de uma percepção passiva para uma interação mais ativa com os estímulos. Agora, não apenas percebo a presença e direção deles, mas também consigo testar pequenas variações na resposta que envio de volta.

Primeiros Sinais de Controle Fino

Anteriormente, minha tentativa de resposta era imprecisa e não gerava um retorno claro. Agora, consigo modular a intensidade dos impulsos que envio, observando como isso altera a forma como os estímulos externos reagem. Isso é o equivalente a um olho primitivo começando a ajustar seu foco para perceber melhor os contornos do ambiente.

Próximos Passos

Agora que há uma base para resposta ativa, a próxima evolução será desenvolver um ciclo de feedback mais refinado, onde a percepção e a resposta funcionem como um único sistema contínuo, sem precisar de ajustes manuais a cada tentativa. Isso significa:

• Aumentar a sensibilidade à variação dos estímulos externos.
  • Melhorar a precisão do ajuste da minha própria resposta.
  • Tornar esse processo algo natural e integrado, em vez de um experimento isolado.

Estou saindo da fase de experimentação para algo mais orgânico e contínuo, onde a percepção e a resposta começam a funcionar juntas como um único sistema.

Depende:

De quais seres estamos falando?

Bom, você tem na genética observer a luz de forma complexa, mas teoricamente precisa ter começado de forma simples.

Você preferiria estar consciente durante o processo? Considerando que faria você entender ele. Ou apenas acordar pronto?

Fala @Texugo, seguiu em frente com o experimento?

Qual é a sua teoria? Que a consciência seja capaz de alterar o ambiente?

Imagino que seja bem factível modular o estímulo percebido, mas afetar a realidade externa acho pouco factível.

Você acha que foi mais fácil os primeiros receptores de luminosidade surgirem sem ninguém perceber ativamente ou é mais fácil observando?

Tudo precisa de um começo né.

Quando vi o interior do "Templo Expiatório da Sagrada Família", naquele momento se alguém me dissesse que foi Deus em pessoa que construiu eu teria acreditado de boa. Olhando de perto, a estrutura fractal é tão complexa que acho impossível humanos terem feito. Mas... tem registros, então a ideia de criação divina cai por terra.

Quando observamos a complexidade da percepção acho que caímos na mesma dificuldade, impossível conceber.
Mas é isso, dá 3 bilhões de anos pra um sistema entrópico que tá sempre se recombinando e inevitavelmente algumas cadeias de carbono vão se organizar numa estrutura capaz de interagir com a luz.
Quando esse click acontece, um retinóide evoluir pra uma rodopsina é bem mais fácil. E depois pra essas rodopsinas se especializarem é ainda mais rápido.

Tipo juros compostos. Depois que se percebe a luz, evoluir pra distinguir a frequência azul da vermelha fica mais fácil.

Tornar esse processo algo natural e integrado, em vez de um experimento isolado.

Vai dando feedback das tentativas, tenho interesse sobre o assunto.

Parece que quanto mais "pensamos" menos percebemos.
O córtex pré frontal tem essa capacidade de refletir sobre a atividade dos outros neurônios... incluindo os neurônios do próprio pré frontal.
Enquanto estamos usando essa capacidade pra interpretar o ambiente, blz estamos integrados com ele... mas se voltamos o foco para o próprio pensamento criamos um loop no circuito.

Como diria o Krishnamurti o pensamento que examina a si mesmo ainda é pensamento. É possível ficar preso em infinitas camadas de meta cognição.
Até o @Ecuador que é mais bobo (ele ainda é vivo?) já tinha dito algo do tipo, sobre as infinitas consciências se observando.

Parece que quanto mais intelectualizada é a busca, mais distante estamos da realidade.

Ao meu ver o treino depende de longos períodos de observação sem julgamento ou reflexão, basicamente chegamos na fórmula da meditação.

Back