Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Recomendação geral para os novatos (e veteranos): LEIA - por favor

Mensagem importante da equipe TEO.
Sempre houveram novatos reclamando das regras e do tratamento no fórum, fenômeno que continua a se repetir.

Lembrando que certo tempo atrás o @Mortandello era bem chato com os novatos, portanto, quando se sentir com raiva de alguma regra ou tratamento saiba que podia ser pior se ele estivesse acessando frequentemente ;)

Agora, voltando à questão dos novatos que tem reclamações sobre a forma como são tratados, eis alguns pontos de vista sobre a questão que talvez ajude:

- A primeira sugestão que faço é que, se você tem tendências a se revoltar com qualquer contestação às suas ideias ou a reagir com raiva às situações cotidianas da vida repense essas atitudes quando logar no fórum, pois isso só vai limitar a sua experiência aqui. Não dá para convencer ninguém a não sentir raiva, por exemplo, a não ser que a pessoa esteja disposta a isso, mas dá para deixar claro que não estamos aqui para sermos coniventes com comportamentos agressivos e anti-sociais. Quando se sentir ofendido por algo evite responder de bate pronto com algo mais agressivo. Dê um tempo, pense e responda depois, com calma. Cada um tem o seu temperamento, mas há um padrão mínimo de civilidade aceitável para participar do CM.

- Você está chegando a um fórum bem estabelecido, com uma história própria e regras que foram definidas e evoluíram ao longo de anos e anos. Não adianta chegar com seus conceitos de como o fórum deve funcionar e pensar que as pessoas que estão aqui moderando e administrando, e que já trabalharam um bom tempo no fórum, tanto na parte técnica, como no webdesign, ou reunindo conteúdo e respondendo dúvidas e lidando com o dia a dia vão simplesmente mudar tudo porque você quer que seja diferente. Seria a mesma coisa se eu, que nem tenho conta no Facebook, para citar uma grande rede social, abrisse uma conta lá, me registrasse nas comunidades que falam de cogumelos e quisesse mudar as regras conforme os meus pontos de vista. É claro que os responsáveis pelas comunidades não iriam aceitar um novato querendo regular o funcionamento do que eles construíram. Se você quer influenciar nos rumos da comunidade apresente-se, escreva as suas idéias de modo educado e articulado, mostre seus argumentos e pensamento, aceite que outras pessoas vão ter opiniões diferentes, se for o caso mostre seus trabalhos com cultivos etc. Em resumo, integre-se e convença.

- Leia as Regras do fórum. Isso é essencial. Muita gente nem se preocupa em ler as regras e depois vem com perguntas ou propostas que já estão especificamente vetadas lá, como perguntar sobre locais específicos de coleta, ou discutir comércio e/ou fornecedores comerciais de esporos ou psicoativos, ou querer discutir outros psicoativos além de cogumelos, ou resolvem postar a mesma dúvida em mais de um tópico na esperança de aumentar a chance de que alguém responda. E as mensagens são excluídas ou enviadas para a Lixeira, e os postadores se aborrecem. Por quê? Por falta de ler as regras ou muitas vezes não levá-las a sério.

- Pesquise antes de postar. Boa parte da informação básica já está disponível no fórum, na Biblioteca ou no Glossário, ou nos tópicos fixos de cada sub-forum. Temos também tópicos específicos para alguns tipos de postagem, como o Identificando seus cogumelos! para pedidos de ajuda na identificação de cogumelos coletados, por exemplo. Explore o fórum. Leve em conta o fato de que não temos tempo para responder as perguntas básicas de cada novato que chega, e que a leitura vai te levar a aprender mais sobre os assuntos pelos quais você se interessa, muitas vezes abrindo novas perspectivas.

- Se resolver postar veja se está postando no sub-fórum e/ou tópico certo. O fórum não é todo sub-dividido sem causa. Pensamos muito na organização das informações, então se você quer perguntar algo sobre dose, não adianta perguntar em um sub-fórum de cultivo, por exemplo, ou escolher um tópico qualquer de relato de experiência e postar lá uma pergunta totalmente desconectada do assunto. Leia alguns tópicos que foram parar na Lixeira para ter uma idéia do que geralmente é descartado para lá.

- Tente se fazer entender corretamente. Textos longos sem parágrafo ou pontuação, por exemplo, cheios de internetês ou palavras erradas, não vão ajudar na comunicação entre você e os outros usuários. E também lembre-se que não somos puritanos, mas não queremos os usuários se xingando, sendo grosseiros ou usando termos chulos nas mensagens. Além disso temos usuários cuja língua nativa não é o português, e textos mal escritos só dificultam a vida desses usuários.

- Não somos tão duros como certo moderador de um grande fórum em língua inglesa ("Bans for Pleasure"), mas certamente não hesitaremos em afastar os que costumeiramente transgridem as regras.

- Encaminhem os novatos ou quem quer que tenha dúvidas sobre como se relacionar no fórum para lerem este tópico.


Por último, esse tópico está em construção, e novos pontos podem ser postados a qualquer momento, assim como a redação dos anteriores modificada.
 
Última edição:
Acho interessante que todos os usuários sejam notificados por alertas (caso seja possível) para que leiam esse post.
 
Excelente explanação. Sou apenas uma fagulha fúngica neste fórum(esporo), mas posso dizer que ele nos impele a crescer, evoluir. Há inúmeras pessoas que por aqui transitam: saudáveis, não-saudáveis, nervosas, fleumáticas, traumatizadas, otimistas, ateus, cristãos, enfim, uma miríade de personalidades e crenças que possuem nos cogumelos mágicos um ponto de intersecção. Isso é o que nos une, nos dá liga para, enfim, evoluirmos.

Se existem esses atritos é para nosso crescimento e evolução...de esporo para esporos que irão dar continuidade ao ciclo infinito. Porém, limites são fundamentais para uma sociabilidade mínima.
 
Ótimo a explicação geral aqui sobre funcionamento deste fórum porém, não estar disposto a ouvir opiniões de pessoas que acabaram de entrar e que estão tendo raiva como você mesmo disse lá em cima que é grande parte é porque não tem algo de errado com os novatos e sim com vocês, isso é agir como uma criança que não quer ouvir o que é certo a se fazer, outro ponto importante como um fórum deveria ser em geral qualquer fórum, é sanar perguntas mesmo sendo repetidas, já que o mesmo (o fórum) se dispõe a responder, e também desde que entrei tenho sido respondido de forma intimidante o que é errado até mesmo socialmente pois a ideia é confraternizar mais e mais o espaço feito para nós que curtimos algo (falo de fóruns em geral), fica aqui uma dica para serem mais educados e atenciosos pois se tevem trabalho de responderem repudiando a pessoa por uma regra que talvez ela tenha quebrado no fórum, poderiam ter esse mesmo trabalho para responder a pergunta de forma educada e abaixo deixar uma nota dizendo o porquê que aquela pessoa não deveria fazer tal coisa, sejamos civilizados, Abraços a todos!
 
porém, não estar disposto a ouvir opiniões de pessoas que acabaram de entrar e que estão tendo raiva como você mesmo disse lá em cima que é grande parte é porque não tem algo de errado com os novatos e sim com vocês, isso é agir como uma criança que não quer ouvir o que é certo a se fazer,

Como a maior parte das opiniões tem a ver com regras e modos de agir que já foram discutidas ao longo da história do fórum, e que são questão mais de opinião do que "certo e errado" não creio que estejamos agindo como crianças. Estamos somente colocando para funcionar o que discutimos e combinamos entre a equipe. Se algum dia vier algum novato e apontar algo "errado" (coloco entre aspas porquê esses conceitos muitas vezes dependem do contexto e das premissas, e é claro que o mundo não é preto e branco) ele será ouvido.



outro ponto importante como um fórum deveria ser em geral qualquer fórum, é sanar perguntas mesmo sendo repetidas, já que o mesmo (o fórum) se dispõe a responder

Então, aí é questão de opinião, a que me referi acima.

A sua premissa é que "(o fórum) se dispõe a responder". Bem, então tenho que esclarecer que não é tão simples e direto como "(o fórum) se dispõe a responder". O fórum se dispõe a responder e discutir questões desde que não sejam perguntas básicas e repetidas. Alguns assuntos até voltam e respondemos, mas os básicos e repetidos não temos como fazer, pela simples falta de tempo.



e também desde que entrei tenho sido respondido de forma intimidante o que é errado até mesmo socialmente

Não achei que você foi respondido de forma intimidante. Nos seus dois tópicos que foram para a Lixeira quem foi mal educado ou intimidador com você? Somente te disseram que o forno vai degradar o princípio ativo dos cogumelos e que quatro dias é pouco para começar a fazer perguntas sobre o surgimento de micélio, e até indicaram um prazo certo, além de falar que para que o problema seja melhor analisado seria bom que você indicasse como fez os bolos. Quanto mais detalhado melhor.

Será que foram intimidadores ou você que está suscetível a respeito dos seus tópicos irem para a Lixeira? Ou moverem tópicos para a Lixeira é intimidador na sua opinião?

Os tópicos irem para a Lixeira faz parte da forma como moderamos. Perguntas repetidas são mesmo movidas para lá, ou o fórum ficaria lotado de tópicos com as mesmas perguntas básicas, dificultando e desestimulando a leitura e a pesquisa, e como efeito colateral gerando ainda mais tópicos com perguntas básicas repetidas, em um ciclo sem fim. Quem vai se sentir estimulado a pesquisar se as informações úteis estão soterradas sobre páginas e páginas de tópicos com perguntas repetidas?



poderiam ter esse mesmo trabalho para responder a pergunta de forma educada e abaixo deixar uma nota dizendo o porquê que aquela pessoa não deveria fazer tal coisa, sejamos civilizados,

Os moderadores responderam aos seus tópicos, mesmo movendo-os para a Lixeira. Cultivadores experientes estão aqui dispostos a responder e a ajudar. Ajude-os primeiro lendo e pesquisando o básico e permitindo que eles aproveitem melhor o tempo de que dispõem.

Quanto ao trabalho que dá mover para a Lixeira, e se não seria o mesmo que responder às perguntas básicas, é um assunto importante, e coloco aqui o que já respondi várias vezes a outros membros:

"Somos poucos e há muito material interessante para organizar/traduzir/postar. Alguns membros que não são da equipe de moderação ajudam, mas também são poucos.

Ao mesmo tempo que nos deparamos com essa dificuldades aparecem novatos querendo respostas para questões básicas que já fora respondidas ou que dependem de um pouco mais de leitura ou esforço para interpretar o texto. Não dá para responder a todos sem gastar um bom tempo. E além de logar por aqui também temos vida profissional/familiar/pessoal etc.

Já propus que as pessoas que apareceram aqui com essas questões as perguntas básicas repetidas se tornassem experts nessas perguntas básicas e assumissem a responsabilidade de respondê-las quando outros novatos repetissem as mesmas, talvez até em um espaço próprio para isso, mas até agora ninguém pareceu disposto a assumir a tarefa, exceto o @danielfcooo, por um breve tempo.

A idéia é organizar o conteúdo e não ficar repetindo resposta.

E a regra de evitar repetir respostas de perguntas básicas também leva a pouparmos tempo depois que a pessoa entende que deve pesquisar as informações existentes ao invés de perguntar tudo que lhe passa à cabeça. Tem novato que vem perguntar o que é esporo, o que é bolo etc. Uma vez que a pessoa ache que vão lhe responder qualquer coisa a lista de perguntas é bem extensa."



um abraço,
 
Então, falarei com você no mesmo tom de "fod@se" (desculpem o termo) pois já que você não acha que tenha sido intimidador então acho que faz parte do seu convívio pessoas rudes desse padrão, é a mesma coisa eu perguntar a você onde fica lugar tal na rua pra eu poder me localizar e você responder: fica ali, mas hoo babaca, vê se compra um mapa na próxima, é bem isso, e não adianta negar cara. A verdade é que vocês não estão dispostos a ouvir nada, vocês só querem ver o que vocês querem, infelizmente, eu participo de outros fóruns e nunca fui tão mal recebido como aqui. Não ligo que joguem meus posts repetidos no lixo como você diz, não ligo que me respondam por causa de uma regra que eu tenha burlado, só não admito a falta de educação de pessoas desse tipo, é uma pena a sociedade ser assim mas enfim. Como você deseja, não postarei mais perguntas pois sei que serei mal respondido. Abraço
 
não estar disposto a ouvir opiniões de pessoas que acabaram de entrar e que estão tendo raiva como você mesmo disse lá em cima que é grande parte é porque não tem algo de errado com os novatos e sim com vocês, isso é agir como uma criança que não quer ouvir o que é certo a se fazer

Acho que você generalizou demais, ou melhor, mal interpretou o texto do @Ecuador. Por favor leia atentamente, ninguém disse que os novatos que acabaram de entrar estão com raiva porque não estamos dispostos a ouvi-los. O problema é que vez ou outra aparece membros que não gostam de ser contestados ou verem seus tópicos/posts na lixeira, automaticamente o ego de tais membros ficam excitados (demais) e acham que isso é uma forma de ataque pessoal. Com a integridade do ego abalada, ofendem a equipe via mensagem particular ou abrem tópicos (com palavras de baixo calão) contestando alguma moderação da equipe.

Se você quer influenciar nos rumos da comunidade apresente-se, escreva as suas idéias de modo educado e articulado, mostre seus argumentos e pensamento, aceite que outras pessoas vão ter opiniões diferentes, se for o caso mostre seus trabalhos com cultivos etc. Em resumo, integre-se e convença.



também desde que entrei tenho sido respondido de forma intimidante

Se o que lhe foi respondido foi intimidante/ofensivo, sugiro que reveja os seus conceitos, pois os tapas dos cogumelos podem ser muito forte à integridade da sua pessoa.

é a mesma coisa eu perguntar a você onde fica lugar tal na rua pra eu poder me localizar e você responder: fica ali, mas hoo babaca, vê se compra um mapa na próxima, é bem isso, e não adianta negar cara.

Essa sua analogia está totalmente equivocada, para não dizer que essa comparação é surreal. :facepalm: Por acaso alguém aqui lhe chamou de babaca ou qualquer palavra similar?

Será que custa muito ler a biblioteca ou pesquisar o fórum?! Ou ser menos egoísta (já que aparentemente todos devem estar ao seu dispor para lhe responder qualquer dúvida) e se esforçar um pouco mais para ir atrás de uma informação que é do seu próprio interesse e não de quem está do outro lado da tela?!

Depois de pouco mais de uma década de existência, informações sobre cultivo é o que não faltam nesta comunidade.
 
Última edição:
só não admito a falta de educação de pessoas desse tipo

Pelo que entendi você não consegue apontar a tal falta de educação, mas parece que não te darmos toda a atenção que você acha que merece e ainda movermos suas perguntas para a Lixeira é parte importante dela.

É sobre isso que esse tópico trata em parte.



Como você deseja, não postarei mais perguntas

Como?

Mas se você pensava em postar mais perguntas básicas repetidas, é isso que desejo, sim. Leia, pesquise, pense e poste perguntas que acrescentem à comunidade. Se for para postar perguntas sobre porque o seu micélio ainda não apareceu em quatro dias, e ainda ficar ofendido porque o tópico foi para a Lixeira, não poste.

O que buscamos nos novos membros, e antigos membros também, é que acrescentem ao forum, quer seja pela aplicação e dedicação, ou pela originalidade, ou pela vontade de superarem as próprias dificuldades com conceitos de uma área nova que não conhecem.

Nesses últimos anos apareceram vários users novatos assim, e apareceram outros, como você, muito suscetíveis. Desses suscetíveis boa parte não ficou nem aprendeu no CM nada que se tenha notícia.

Boa sorte.


Observação: no final, nas mensagens que foram excluídas por serem ofensivas e de linguagem inapropriada, vimos quem no fundo era mal educado, apesar da psicologia rasteira tipo "não tem algo de errado com os novatos e sim com vocês, isso é agir como uma criança que não quer ouvir o que é certo a se fazer".
 
Última edição:
Verdade, os adms são maus, me maltratam, me mandaram pesquisar, saibam que minha vó nunca me tratou assim, ela sempre estava com um copo de ovomaltine e uma pera descascada a qualquer hora do dia pra mim, saibam que por causa de vocês eu to tendo de fazer terapia, escuto dentro da minha cabeça o dia todo o @Ecuador me mandando pesquisar, não consigo mais falar nada com meus amiguinhos com medo do @Cosmik jogar na lixeira tudo que digo, e aquele avatar do @Mortandello , aquela imagem hedionda me espreita durante todo o dia, já estou paranoico com mania de perseguição, não consigo mais conviver em grupo, é culpa dos senhores adms dessa comunidade onde todos deveriam me tratar igual ou melhor do que minha vovó me trata, pôs vovó me ouve, vovó me ama, vovó me trata bem.

Mas falando sério galera, essa turminha ae que sisma que deveriam ser tratados de forma especial, pelo obvio não passam de criaturinhas extremamente caprichosas imaturas e mimadas, não tem as capacidades básicas para que cheguem a conclusões obvias de que, 1 o fórum não é uma democracia, 2 o fórum se chama cogumelos mágicos, e não a turminha feliz, ou carrossel dos amiguinhos, esses leks não conseguem atentar para outro fato obvio que os adms trampampacareio para manter a base de dados coerente, organizada e limpa, coisa que todos deveriam saber que não é fácil, e isso sem ganhar 1 real sequer, e quem lida com informação, ou mesmo quem tem conhecimentos básicos sobre como a internet funciona deveria fazer a minima noção do desgaste que é administrar um fórum/base de dados, e entender que entrar no meio dum post de cultivo avançado, no meio dum papo com alguém que passa dias organizando o espaço pra tornar tudo acessível, e fazer uma pergunta sem noção do tipo: Devo comprar vermiculita grossa ou fina? Não vai dar muito certo e vai rolar cascudo COM CERTEZA heheheheh.

E sinceramente, tenho fuçado o fórum e segui a priori a coisa que Ecuador mais repete, PESQUISE, e seguindo o conselho achei TODAS as informações necessárias para montar meu terrário(já comecei a comprar os itens) e todos os passos e detalhes, da criação dos bolos à secagem estão memorizados(e olha que sou uma negação com a ferramenta de busca), já que no fórum tem dezenas de guias de cultivo, e um numero gigantesco de diários de cultivo onde mais de 95% de todas as minhas duvidas foram sanadas sem ter de encher o saco de 1 veterano. E lembrando que cultivar cogumelos é PANK, exige muita seriedade, concentração, e um amor quase que instintivo a pesquisa e ao conhecimento sem contar com o fato de ter de aprender a lidar com frustrações e se acostumar com o infinito processo de tentativa e erro.

Más dentro dessa problemática toda com os novatos chorões olhando pelo ponto de vista antropológico, quando hà entrada em qualquer circulo, ou comunidade, os novatos são sim testados até ganharem fibra o bastante pra interagir com a estrutura do grupo, e no fórum não é nem um segredo em relação as regras básicas pra não tomar patadas e cascudos, e outra coisa que me impressiona é que essa turminha ae do ovomaltine, não faz NADA pela comunidade, não ajudam ninguém em nada, não fazem nem um tipo de contribuição, nem com conhecimentos pessoais e muito menos ajudam a barrinha ali do lado aumentar nem 1% que seja em sua meta, e terminam por se sentir no direito de viver esperneando histérica e descontroladamente por que nem o mundo e nem o fórum funcionam como suas imaginações acham que deveriam funcionar.

Então senhores adms, tenho aprendido muito aqui dentro através de vosso trabalho, sou extremamente grato pelo esforço realizado pelos senhores, não mudem nunca suas dinâmicas e muito menos seus modos de lidar com a garotada que acha que não só cogumelos, como também informações deveriam cair do céu em suas mãos, e contem sempre comigo com o pouco que sei pra tentar enriquecer o espaço com mais um pouco de conhecimento.


Abraços ae!
 
Última edição:
Caramba!!!!
O negocio é sério!..Rsssss
Adorei a introdução...Me vi ali: Novato e achando um absurdo a forma seca me dizendo :' Aqui não é lugar para escrever isso", e logo em seguida direcionando!

Estou muito disposto a aprender aqui, e só me candidato a isso, por estar super disposto a dividir também, os ensinamentos de minha caminhada.
 
No primeiro contato com o CM, através de pesquisa do Google sobre cultivo de cogumelos, de cada 10 tópicos, 9 abordavam de alguma forma esses problemas com "novatos". Fiquei num grau de preocupação enorme e aprendi a pesquisar mais a fundo, pra poder ter uma boa relação com a comunidade. Bem, importa que as fontes de pesquisa aqui são mais amplas até mesmo do que as explicadas normalmente. Tem Biblioteca, Repositório e os Fóruns, e particularmente pra quem começa a cultivar agora, tem o Guia de Cultivo, dentro do repositório, com setores específicos sobre o PF Tek.

Ocorre que mesmo assim, como qualquer assunto, várias dúvidas surgem, detalhes mesmo, coisas que muitas vezes nem são comentadas. Tenho certeza que TUDO que podia ser dito ou cogitado se encontra nos fóruns. Mas alguns detalhezinhos podem não ser acessados via a pesquisa... Nesse aspecto, um lado mais informal do fórum seria interessante, como um bate-papo com amigos, em que seria possível conversar de leve, sem ocupar tópicos, fóruns, sobre cultivo.

Bem, ocorre que esse espaço informal já existe e é justamente o que se tem no bate-papo, recurso que só pode ser acessada por contribuidores. Ora, lá se conversa como se conversa no dia-a-dia, é descontraído, é um "bom dia" pra geral, é enfim um local em que se conversa sem deixar registros longos, sem se preocupar de classificar o que diz aqui ou ali, enfim, um lugar de socialização em tempo real, e não de organização da informação. Talvez seja um "brinde" ao novato que se dispõe a ajudar - e claro que ninguém lá vai servir de "guia de cultivo em tempo real" porque acho que vão dar foras até mesmo por lá em quem tentar - seja justamente acessar a um ambiente onde ele pode fazer uma pergunta rápida entre um "bom dia, como você vai?" e um "então até amanhã, gente". Se supõe que quem contribui tenha mais disposição pra pesquisar, acho eu. Então por lá se faz uma pergunta não com formalidade (como num fórum), mas informal (como numa conversa entre amigos), e pequenas dúvidas rápidas podem ser tiradas, ou referências para encontrar tópicos sobre determinados assuntos.

Acho que essa situação de mais disposição em responder às perguntas (que não são idiotas nem básicas) no chat vem do fato de que (1) contribuidores contribuem de alguma forma pro fórum; (2) o bate-papo não gera tópicos nem registros, não havendo "entulhamento de informação" por acúmulo de perguntas iguais; e (3) quem contribui normalmente pesquisa então não vai sair usando o bate-papo de SAC. Mesmo assim por lá também se escuta "vai pesquisar" :LOL:. Não sonhem que estou afirmando que "virando contribuidor é só ir no chat e pronto", porque todos notam quem pesquisa e quem não pesquisa, e quem fizer isso levianamente vai levar fora no chat também. Só estou dizendo que é um espaço mais informal que favorece a integração, o que de certa forma pode estimular contribuições.

E outra, o CM é super tranquilo, povo novato! Provavelmente vocês não possuem cultura de fórum de informações, como eu não tinha muita. Mas no mundo todo se pede muito que pesquise antes de perguntar, e todos os moderadores de todos os fóruns dão puxões de orelha por esse motivo. Eu fico feliz de que aprendi com o CM a como me comportar dentro de uma "sociedade forúmica" e isso reflete nos demais fóruns em que participo.
 
Sempre houveram novatos reclamando das regras e do tratamento no fórum, fenômeno que continua a se repetir.

Lembrando que certo tempo atrás o @Mortandello era bem chato com os novatos, portanto, quando se sentir com raiva de alguma regra ou tratamento saiba que podia ser pior se ele estivesse acessando frequentemente ;)

Agora, voltando à questão dos novatos que tem reclamações sobre a forma como são tratados, eis alguns pontos de vista sobre a questão que talvez ajude:

- A primeira sugestão que faço é que, se você tem tendências a se revoltar com qualquer contestação às suas ideias ou a reagir com raiva às situações cotidianas da vida repense essas atitudes quando logar no fórum, pois isso só vai limitar a sua experiência aqui. Não dá para convencer ninguém a não sentir raiva, por exemplo, a não ser que a pessoa esteja disposta a isso, mas dá para deixar claro que não estamos aqui para sermos coniventes com comportamentos agressivos e anti-sociais. Quando se sentir ofendido por algo evite responder de bate pronto com algo mais agressivo. Dê um tempo, pense e responda depois, com calma. Cada um tem o seu temperamento, mas há um padrão mínimo de civilidade aceitável para participar do CM.

- Você está chegando a um fórum bem estabelecido, com uma história própria e regras que foram definidas e evoluíram ao longo de anos e anos. Não adianta chegar com seus conceitos de como o fórum deve funcionar e pensar que as pessoas que estão aqui moderando e administrando, e que já trabalharam um bom tempo no fórum, tanto na parte técnica, como no webdesign, ou reunindo conteúdo e respondendo dúvidas e lidando com o dia a dia vão simplesmente mudar tudo porque você quer que seja diferente. Seria a mesma coisa se eu, que nem tenho conta no Facebook, para citar uma grande rede social, abrisse uma conta lá, me registrasse nas comunidades que falam de cogumelos e quisesse mudar as regras conforme os meus pontos de vista. É claro que os responsáveis pelas comunidades não iriam aceitar um novato querendo regular o funcionamento do que eles construíram. Se você quer influenciar nos rumos da comunidade apresente-se, escreva as suas idéias de modo educado e articulado, mostre seus argumentos e pensamento, aceite que outras pessoas vão ter opiniões diferentes, se for o caso mostre seus trabalhos com cultivos etc. Em resumo, integre-se e convença.

- Leia as Regras do fórum. Isso é essencial. Muita gente nem se preocupa em ler as regras e depois vem com perguntas ou propostas que já estão especificamente vetadas lá, como perguntar sobre locais específicos de coleta, ou discutir comércio e/ou fornecedores comerciais de esporos ou psicoativos, ou querer discutir outros psicoativos além de cogumelos, ou resolvem postar a mesma dúvida em mais de um tópico na esperança de aumentar a chance de que alguém responda. E as mensagens são excluídas ou enviadas para a Lixeira, e os postadores se aborrecem. Por quê? Por falta de ler as regras ou muitas vezes não levá-las a sério.

- Pesquise antes de postar. Boa parte da informação básica já está disponível no fórum, na Biblioteca ou no Glossário, ou nos tópicos fixos de cada sub-forum. Temos também tópicos específicos para alguns tipos de postagem, como o Identificando seus cogumelos! para pedidos de ajuda na identificação de cogumelos coletados, por exemplo. Explore o fórum. Leve em conta o fato de que não temos tempo para responder as perguntas básicas de cada novato que chega, e que a leitura vai te levar a aprender mais sobre os assuntos pelos quais você se interessa, muitas vezes abrindo novas perspectivas.

- Se resolver postar veja se está postando no sub-fórum e/ou tópico certo. O fórum não é todo sub-dividido sem causa. Pensamos muito na organização das informações, então se você quer perguntar algo sobre dose, não adianta perguntar em um sub-fórum de cultivo, por exemplo, ou escolher um tópico qualquer de relato de experiência e postar lá uma pergunta totalmente desconectada do assunto. Leia alguns tópicos que foram parar na Lixeira para ter uma idéia do que geralmente é descartado para lá.

- Tente se fazer entender corretamente. Textos longos sem parágrafo ou pontuação, por exemplo, cheios de internetês ou palavras erradas, não vão ajudar na comunicação entre você e os outros usuários. E também lembre-se que não somos puritanos, mas não queremos os usuários se xingando, sendo grosseiros ou usando termos
chulos nas mensagens. Além disso temos usuários cuja língua nativa não é o português, e textos mal escritos só dificultam a vida desses usuários.

- Não somos tão duros como certo moderador de um grande fórum em língua inglesa ("Bans for Pleasure"), mas certamente não hesitaremos em afastar os que costumeiramente transgridem as regras.

- Encaminhem os novatos ou quem quer que tenha dúvidas sobre como se relacionar no fórum para lerem este tópico.


Por último, esse tópico está em construção, e novos pontos podem ser postados a qualquer momento, assim como a redação dos anteriores modificada.

me desculpem !!!! rsssss eu sinceramente não tinha lido as regras do fórum!!!!
eu fiquei muito empolgado com a possibilidade de pode começar a estudar a micologia não só na literatura como na pratica .
e achando o site na internet onde eu poderia tirar duvidas, trocar informações e conhecer pessoas que têm o mesmo interesse de estudo do que eu.
vou elaborar melhor as minhas perguntas e textos.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top