Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Raspagem, overlay e correlatos - de: albino a+/garrafão 5lt

PsychoEvie

Aprendiz de Cogumelo
Membro da Staff
Cultivador confiável
16/01/2013
944
91
Possivelmente isso é excesso de umidade. Já tive muito isso quando não controlei adequadamente a umidade e deixei ficar muito umido durante meus testes com umidificador.

Deixar dessa forma não é bom, porque dificulta a pinagem. O que você deve fazer é raspar todo o bolo e remover essa camada espessa.
 
Deixar dessa forma não é bom, porque dificulta a pinagem. O que você deve fazer é raspar todo o bolo e remover essa camada espessa.

Discordo dessa parte. Raspagem causa muito mais danos ao micélio, além de abrir portas para contaminantes. Se essa camada for apenas micélio de cubensis, não atrapalha o desenvolvimento dos frutos. Overlay é comum em algumas espécies de comestíveis, porém é muito raro nos cultivos de cubensis. O RR deixa isso bem claro em vários posts.
 
Discordo dessa parte. Raspagem causa muito mais danos ao micélio, além de abrir portas para contaminantes.

Raspagem é muito saudavel em minhas experiencias... A tecnica de Scratching é usada por varios cultivadores, inclusive eu sempre procuro fazer entre os flushes. Não vejo nenhum maleficio nisso, nunca vi, pelo contrario, a pinagem parece ser bem maior.

Overlay é comum em algumas espécies de comestíveis, porém é muito raro nos cultivos de cubensis. O RR deixa isso bem claro em vários posts.

RR fala coisas que podem ser um tanto duvidosas. Não o vejo como uma fonte tão confiavel, mas claro, respeito a experiencia que ele tem, mas algumas coisas que ele fala parece não ter nenhuma comprovação cientifica alem da palavra dele.

Mas comigo já ocorreu inúmeras vezes do micélio ficar extremamente espesso depois de aumentar demais a umidade.

Esse é um exemplo, veja essa camada espessa de micélio. Você pode dizer que até que frutificou bem, mas quando eu raspei essa camada havia muuuuitos pins por baixo dessa camada que abortaram por causa dela.
IMG_2611.JPG

com certeza não e a mesma contaminaçao amiga.
repito, antes que sua casa vire um NINHO de cobwebb descarte isso pra outdoor.

Você pode dizer que isso é qualquer tipo de contaminação. Não botarei minha mão no fogo. Menos cobweb. O micélio de cobweb não é tão concentrado assim, e a tonalidade tambem não confere com a tonalidade de cobweb.
 
@PsychoEvie Concordo com tudo, no entanto acredito no risco de contaminação como citado pelo @Cosmik principalmente se ao raspar expor o miolo de algum grão, principalmente se tratando de um bolo, mas não vejo problema feito moderadamente ainda mais em casing ou bulk que possuem camada de cobertura.
 
Última edição:
Concordo com tudo, no entanto acredito no risco de contaminação como citado pelo @Cosmik principalmente se ao raspar expor o miolo de algum grão, principalmente se tratando de um bolo, mas não vejo problema feito moderadamente ainda mais em casing ou bulk que possuem camada de cobertura.

Pelo contrario... Essa camada é de micélio morto, não se defende de microorganismos que ali se fixarem. Você removendo essa camada deixará exposto um micélio novo que saberá se proteger de forma mais eficiente. A recuperação do micélio é rapida.
A raspagem tambem remove esporos de contaminantes que tenham pousado ali, pois essa camada é aveludada e bem aderente.

Digo que é micélio morto porquê quando é molhado (dunk) no lugar da camada espessa fica uma substancia plastica. Pois esse seria o "esqueleto" do micélio formado por quitina. A quitina, essa estrutura celular exclusivo dos fungos e algumas especies de frutos do mar, é usada para produzir sacola plastica biodegradável por exemplo.

Resumindo... Nunca tive problemas mesmo com a raspagem. Ao contrario, se eu deixar esse micélio na superficie sim contamina como já ocorreu algumas vezes comigo, mas não tiro foto de contaminações, já que não perco tempo para jogar logo fora, mas gosto de matar a cobra e mostrar o pau então é uma pena :roflmao:
 
@PsychoEvie pelas fotos do diario o problema não é micelio morto, o que mais parece é excesso de umidade do ar, até onde sei a camada de micelio morto é causada por falta de umidade.
Esse é um exemplo, veja essa camada espessa de micélio. Você pode dizer que até que frutificou bem, mas quando eu raspei essa camada havia muuuuitos pins por baixo dessa camada que abortaram por causa dela.
86275-5a3f55b2e1f8f5cbfa30bdfc81767053.jpg
Inclusive essa foto citada é sinal de excesso de umidade e não micelio morto, apesar disso também atrapalhar a frutificação.
 
Última edição:
Inclisive essa foto citada é sinal de excesso de umidade e não micelio morto, apesar disso atrapalhar a frutificação.

Pois o que estou dizendo é que isso é sim micélio morto. Tanto que não sai cogumelo desse micélio, o cogumelo sai de baixo dessa camada (e isso que faz essa camada atrapalhar a frutificação) , e não há nenhum outro sinal de atividade metabólica.
 
tem que ficar claro pro pessoal que voce nao está falando do cultivo foco deste topico

Eu estou falando da camada espessa de micélio... O micélio que fica abaixo dessa camada geralmente está vivo, mas a camada em si não.

pra este cultivo nao há salvaçao, talvez em outdoor mas sei lá...

Acho que tem sim. Se fizer uma boa raspagem e esperar pela recuperação do micélio.


ei @PsychoEvie com que raspou isso?

Qualquer material que se possa raspar e possa ser bem limpo antes do processo.
 
o cogumelo sai de baixo dessa camada
Isso que estamos discultindo estou vendo acontecer com os proprios olhos aqui e agora, apesar de ja ter visto outras vezes, tenho 3 bulks frutificando e em um deles borrifei agua no terrario mais vezes do que nos outros para testar se maior umidade daria melhores resultados, como consequencia esta se formando uma densa camada de micelio algodoado que muitos confundem com "overlay".
WP_20151204_004.jpg
O que acontece é que essa densa camada de micelio algodoado passa por cima cobrindo tudo, isso é abortos, pins, nós hifais e primordias. Sinceramente discordo dessa façanha do micelio capaz de produzir cogumelos em baixo dessa camada.

Em relação a camada nunca vi micelio morto :morto: crescer, a não ser no walking dead ou a volta dos micelios mortos vivos :roflmao:
 
Em relação a camada nunca vi micelio morto :morto: crescer, a não ser no walking dead ou a volta dos micelios mortos vivos :roflmao:

É uma impressão que o micélio está crescendo. Na verdade o que está ocorrendo é que mais micélio está morrendo e se somando aos que já estão mortos. Faça o teste e pegue um pedaço desse micélio e veja-o se desenvolver separadamente. Se o mesmo resultado que eu tive, que acredito que teve, você entenderá o que estou falando. Depois faça um dunk ai e você verá o "plastico" que eu falei anteriormente.

Sinceramente discordo dessa façanha do micelio capaz de produzir cogumelos em baixo dessa camada.

Repare na minha foto... Só nasceu no meio onde a camada está menos espessa. Veja nas laterais onde está mais denso. Praticamente estéril de cogumelos. E quando raspei tinha varios pins por baixo.
 
Eu estou falando da camada espessa de micélio... O micélio que fica abaixo dessa camada geralmente está vivo, mas a camada em si não.



Acho que tem sim. Se fizer uma boa raspagem e esperar pela recuperação do micélio.




Qualquer material que se possa raspar e possa ser bem limpo antes do processo.
das duas primeiras afirmaçoes, continuo discordando, e eu nao vejo semelhança alguma entre o problema relacionado no topico com a discussao que se segue sobre overlay.
 
RR fala coisas que podem ser um tanto duvidosas. Não o vejo como uma fonte tão confiavel, mas claro, respeito a experiencia que ele tem, mas algumas coisas que ele fala parece não ter nenhuma comprovação cientifica alem da palavra dele.

O RR não é o único que afirma isso, cultivadores experientes como o Roadkill, PussyFart, Anno e outros confirmam o mesmo:

Me parece que andam confundindo colonização completa com overlay, o que obviamente não são sinônimos. Se algum cultivador aqui realmente já teve overlay em seus cultivos de cubensis, sugiro postarem suas fotos neste tópico :teo_seta_direita: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/22501871 e/ou aproveitem o tópico para refutar a ideia que overlay não é incomum.

Raspagem é muito saudavel em minhas experiencias... A tecnica de Scratching é usada por varios cultivadores, inclusive eu sempre procuro fazer entre os flushes. Não vejo nenhum maleficio nisso, nunca vi, pelo contrario, a pinagem parece ser bem maior.

A "técnica" de scratching, é método fail segundo outros cultivadores experientes. A raspagem só deve ser feita na camada (não colonizada) de casing ou nos raros casos de overlay. Raspar é desfazer todo o trabalho do micélio, ainda mais se for um micélio saudável. :facepalm:
Eu gostaria de ver os links que comprovam que essa "técnica" é realmente saudável e que aumentam a pinagem. E também gostaria de saber quem são esses "vários cultivadores" que usam essa técnica regularmente. :confused:

Se vocês desqualificam o FAQ do shroomery, então teremos que desqualificar boa parte da nossa biblioteca.
 
Me parece que andam confundindo colonização completa com overlay

Eu não falei em Overlay em momento algum... Leia o que eu escrevi de novo. Quem disse sobre overlay foi você. Eu simplesmente falo sobre camada espessa de micélio. Se você quiser chamar de overlay, de pirulito que bate bate, de pirulito que já bateu....não importa, o que importa é que essa camada existe.

Eu gostaria de ver os links que comprovam que essa "técnica" é realmente saudável e que aumentam a pinagem.

Um exemplo pra você então. Veja o relato do TVCasualty que teve exatamente a mesma experiencia que eu afirmei aqui.
https://mycotopia.net/topic/33718-deep-scratch-vs-flipping/#entry444996

Eu também sei que há mais cultivadores fazendo isso porque eu mesmo indiquei :D

Mas você sabe que muitas afirmações dentro do cultivo de cogumelos são revistas o tempo todo, correto?
E muitas coisas que são revistas acabam sendo rerevistas... Se funciona pra mim, sinto muito em contrariar sua doutrina teorica.

No próximo cultivo vou tentar documentar o processo. Eu também comparar resultados. Até agora vi muita critica teórica e pouco exemplo pratico.

Se vocês desqualificam o FAQ do shroomery, então teremos que desqualificar mais da metade da nossa biblioteca.

Mais uma coisa... Talvez você não veja relatos como esse no Shroomery por que logo que rola o assunto vem o RR jogando agua fria como você está fazendo agora desestimulando a experiencia empirica.

Por que fugir de novos conceitos como o diabo foge da cruz? :rolleyes:
 
Eu não falei em Overlay em momento algum... Leia o que eu escrevi de novo.

E por acaso eu disse que você falou em overlay?! A frase que você citou não foi direcionada a você, mas sim um comentário generalizado, qual muitos acham que colonização completa do casing é sinônimo para overlay.

Um exemplo pra você então. Veja o relato do TVCasualty que teve exatamente a mesma experiencia que eu afirmei aqui.

Se você ler com a devida atenção, vai notar que não é mesma experiência. No post ele diz apenas fazer antes do primeiro flush:

As an experiment, I started scratching one tray from each grow to intentionally kill off some primorida, and after several trials my yields were not adversely affected but harvesting was much easier since I had fewer but bigger specimens. I also get perfect canopies of caps every time if I scratch just before the primorida form. The myc has usually broken through the top of the casing unevenly at that point, and I very gently scratch and mix up the top 1/8 to 1/4 inch (~5-6 mm) when about half the surface has rhizos forming (3-4 days after applying the casing). A few days to a week after the scratch, the entire surface pins evenly. I do not scratch them a second time.

So now I routinely scratch every casing before the first flush.

No próximo cultivo vou tentar documentar o processo. Eu também comparar resultados. Até agora vi muita critica teórica e pouco exemplo pratico.

Certo. Depois que no mínimo 5 cultivadores documentarem bem a técnica, e claro, em comparação a outros cultivos sem raspagem, conseguirem comprovar a efetividade da mesma, então será um caso para reavaliarmos o perguntas e respostas. Enquanto isso não acontece, o consenso é o que está lá.
 
Se você ler com a devida atenção, vai notar que não é mesma experiência. No post ele diz apenas fazer antes do primeiro flush

Mas também se você ler com atenção também, verá que ele diz que só faz antes do primeiro flush mas em momento algum diz ser não recomendável que faça em qualquer outro ponto...

Depois que no mínimo 5 cultivadores documentarem bem essa técnica, e claro, em comparação a outros cultivos sem raspagem, comprovarem a efetividade da técnica, então será um caso para reavaliarmos o perguntas e respostas. Enquanto isso não acontece, o consenso é o que está lá.

Não estou querendo que se mude o establishment sobre essa questão.
Mas não se pode nem ao menos relatar algo diferente disso? Só o RR e membros do Shroomery podem reportar experiencias sem a comprovação pratica?? Mas não tem problema, isso é algo que eu observo a cada cultivo, não terá problema para mim em documentar. ;)
 
Boa essa discussão. Aqui eu raspei alguns bolos depois dos 3 flushes. Uns vieram um micélio novo e bonito é deu bons frutos. Outros ficaram com aspecto de de nuvem o micelio. Esse crescimento seria contaminação? Ou falta de ar? BE654C79-71BE-499E-BCA1-1CE4FB3190D8.jpeg
 
Esse crescimento seria contaminação? Ou falta de ar?

Contaminação não é.

Aqueles micélios pontiagudos estão em busca de ar, em regra, ou pode ser só mesmo uma colonização bem agressiva.
 
Contaminação não é.

Aqueles micélios pontiagudos estão em busca de ar, em regra, ou pode ser só mesmo uma colonização bem agressiva.
Pois é achei estranho que estavam dando bonitos cogumelos. Mas com esse aspecto de micélio super agressivo. As primeiras pinagem deram milhares de pins e muitos abortos.
 
Última edição:
Back
Top