Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Raças cultivadas pela comunidade CM

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Olá galera, havia um topico bem pareecido com esse no antigo cm, nao lembro quem tinha criado ele (o autor se ainda estiver por aqui apresente-se :)) e achei interessante iniciar um aqui tbm.

É o seguinte: Que especies vcs cultivadores aqui do cm jah cultivaram ?? Pode nao ter dado certo, pode ter contaminado, pode ter dado lindos frutos, o que importa é ter tentado. Vamos lah galera vamos postar quais raças cada um já tentou cultivar.

Eu já cultivei:
- Braziliencis : Raça muito bonita, uma das minhas preferidas esteticamente, ela acontece nos pastos do Brasil a fora. Frutos grandes e prints médios. Muito potente se colhida in natura. Nao obtive sucesso com essa raça pois o carimbo q tinha eu tinha feito porcamente hehe
- Professores dourados / GT- Lindos frutos, chapeis dourados que realmente fazem valer seus nomes. Potencia media alta, eu particularmente acho mais fraca que os acima. Cultivo com sucesso, apresentou uma boa frutificaçao em casing, mesmo em meio contaminaçoes. A minha preferida para cultivar ateh agora (hehe nao cultivei muitas :))
- Thai Koh Samui - Nao vi nem o micelio dessa especie, contaminou antes mesmo de coimeçar a colonizar, acontece hehe. No momento estou testando uma cultura em meio liquido em um vidro com agar para ver se está contaminada ou viavel para cultivo. Quero provar a potencia dos tailandes.
- Puerto rican - Morreu seco quando eu estava em coma :), quando sofri o acidente ela estava começando a colonizar, nao tenho muito o que falar dessa especie, mas logo terei sucesso, ainda tenho umas placas de vidro com esporos deles :)

Bom galerta postem ai o que já tentaram e o que jah conseguiram cultivar!

Abraços

Paz, amor e poesia!
 
Gostei do tópico! hehehe

Então, gente... Estou cultivando GT com muito sucesso no momento, e tenho um print de B+ que ainda não experimentei.

Futuramente pretendo tentar adquirir uns prints de uma strain tailandesa e de uma mexicana também. Espécies novas também serão cultivadas, mas só depois (ou não!) que eu cultivar as outras strains que quero de P. Cubensis e obter mais experiência no assunto.

Vamos lá galera. Quais strains vocês cultivam ou já cultivaram aí? :D

Abraços pra todos! :pos:
 
Opa, ótimo tópico! Vou aproveitar para participar dele, já que estou meio parado nos meus cultivos! :D Vamos lá:

F+: Meu xodó e não o abandono nunca. Frutos grandes mas pouco depositor de esporos, alguns frutos nem chegam a esporular e frustram a tentativa de carimbo. Foi este pequeno que virou pra mim e disse "Oi, tio Waver, eu sou o cubensis, prazer!" :)

Keepers Creeper: Apesar de não ter conseguido sucesso ainda com ela, se mostrou um raça bem aguerrida, frutificou sob todas as condições adversas possíveis. Imagino o quanto não daria de frutos se estivesse tudo 100%.

Psilocybe mexicana A: Experiência totalmente frustrada com sclerotia. Também sob condições pouco favoráveis, nem vi sinal de micélio. Mas nem tudo está perdido ainda; há reserva de seus esporos.

Legal o tópico, dá pra ver a opinião de quem realmente cultivou as strains, pois sempre fico com um pé atrás naqueles catálogos e guias que se vê por aí, acho muito impessoal e com pouca credibilidade.
 
Waver disse:
Legal o tópico, dá pra ver a opinião de quem realmente cultivou as strains, pois sempre fico com um pé atrás naqueles catálogos e guias que se vê por aí, acho muito impessoal e com pouca credibilidade.
Concordo plenamente com o Waver. :pos:

E ainda acho que um catálogo formado pela opinião de usuários que cultivam aqui do fórum seria de muito mais valor para a minha escolha (acho que de outros usuários também) de outras strains/espécies a serem cultivadas do que as que encontro nesses sites que vendem prints, seringas e materiais.

É isso. Vamos continuar postando sobre as strains que cada um cultiva ou já cultivou, e consequentemente montarmos um tópico irado que pode servir de base para um "catálogo" ou guia que outros usuários ou nós mesmos possamos aproveitar numa futura escolha. ;)

Como o Waver também falou, e sendo até meio redundante, ótimo tópico! :D


Abraços pra todos.
 
Cultivei :

GT : Colonizaram rapidamente , apesar de aqui comigo por algum motivo , acho que o set do terrario na epoca , produziram poucos frutos , mas foram os maiores que já prduzi , achei a trip meio introspectiva .

South American : Esse foi meu preferido , colonizou rapidamente , frutificou muito , apesar dos frutos ficarem bem menores que os GT que cultivei , achei a trip bem mais visual .

Porto Riquenho : To tendo algumas dificuldades , tenho uma matriz em tubo de agar , sadia e tal , inoculo , ele cresce um pouco e parece que para , não sei se é muito lento , ou talvez por ele ser lento , o substrato seca , estou hidratando conforme acho que fique seco , mas ta muito demorado , vou acabar desistindo .

Tenho tbm alguns prints que inoculei e contaminaram com fungos verdes , vou logo fazer uns testes com placas de petri e inocular todos os que tenho aqui pra testar a viabilidade , e também , quando o micelio esta formado nas placas , é melhor pra inocular os meios , economizando esporos e também porque da pra visualizar o micelio branquinho e sadio , as outras strains que tenho aqui ainda em um unico print são : Thailand Pink Buffalo , Equador (acho que este será o proximo que tentarei assim que tiver as placas de agar) , to pra receber tbm um print de Thailand Koh Samui e um de Tranksei , GT e South American tenho alguns prints sobrando caso interessem em fazer algumas trocas manda uma mensagem !!!

Paz a Todos
 
Não faço a mínima idéia, Neuro. Preparei o azevém, esterilizei e inoculei os esporos; mas eles não germinaram. Veio um print muito ralo, que resultou em uma seringa mais rala ainda, mas mesmo assim era pra eu ter tido algum sinal de micélio, coisa que não ocorreu em nenhum dos copos. Vou tentar mais pra frente fazer uma germinação em ágar para ver se o problema foi o subatrato ou se os esporos que eu adquiri são pouco viáveis.

Ainda não desisti deles, é um tipo de cultivo que tem um investimento inicial alto mas que acaba compensando em sua praticidade e quantidade. Tenho muita curiosidade pelas trufas de psilocibina. :)
 
Waver disse:
Não faço a mínima idéia, Neuro. Preparei o azevém, esterilizei e inoculei os esporos; mas eles não germinaram. Veio um print muito ralo, que resultou em uma seringa mais rala ainda, mas mesmo assim era pra eu ter tido algum sinal de micélio, coisa que não ocorreu em nenhum dos copos. Vou tentar mais pra frente fazer uma germinação em ágar para ver se o problema foi o subatrato ou se os esporos que eu adquiri são pouco viáveis.

Ainda não desisti deles, é um tipo de cultivo que tem um investimento inicial alto mas que acaba compensando em sua praticidade e quantidade. Tenho muita curiosidade pelas trufas de psilocibina. :)
Hehe tbem tenho muito interesse em cultivar a mexicana A, da qual Sao Hoffman extraiu pela primeira vez os alcaloides sagrados :pos: Parece ser prático e produtivo, mas desafiador, falam q eh uma raça dificil de se domar.

:D
 
Waver disse:
Não faço a mínima idéia, Neuro. Preparei o azevém, esterilizei e inoculei os esporos; mas eles não germinaram. Veio um print muito ralo, que resultou em uma seringa mais rala ainda, mas mesmo assim era pra eu ter tido algum sinal de micélio, coisa que não ocorreu em nenhum dos copos. Vou tentar mais pra frente fazer uma germinação em ágar para ver se o problema foi o subatrato ou se os esporos que eu adquiri são pouco viáveis.

Ainda não desisti deles, é um tipo de cultivo que tem um investimento inicial alto mas que acaba compensando em sua praticidade e quantidade. Tenho muita curiosidade pelas trufas de psilocibina. :)

Germinar em agar parece ser uma boa solução. Pelo menos vc tenta com tecido vivo e reserva um estoque de micélio.

Tenta outras gramíneas tb... vai crescer, tavez não com tanto vigor quanto no azevém, mas vai crescer.

Eu tava interessado no seu projeto, que pena que ainda não saiu...

Sorte!
 
psilocibec disse:
Hehe tbem tenho muito interesse em cultivar a mexicana A, da qual Sao Hoffman extraiu pela primeira vez os alcaloides sagrados :pos: Parece ser prático e produtivo, mas desafiador, falam q eh uma raça dificil de se domar.

:D

Peraí, pelo q sei nós temos a strain mexicana do Psilocybe cubensis que é diferente da espécie Psilocybe mexicana

vcs podem dizer do q se trata o cogumelo citado?
é a strain mexicana de P. cubensis ou a espécie do gênero Psilocybe, a espécie Psilocybe mexicana?:?:
 
É isso aí, Psilo, tenho esse mesmo interesse também por ser um dos pequeninos que a Maria Sabina fazia uso, além das primeiras descobertas do Hoffman.

Pois é, Neuro, eu também estava muito motivado a colocar um tópico aqui na comunidade sobre o meu cultivo de sclerotia, mas estava esperando os primeiros resultados para não frustrar ninguém... ainda bem que nem cheguei a abri-lo. Mas vou levar adiante, tenha certeza.

E115, é "Psilocybe Mexicana A" mesmo, não é outra strain de cubensis, não. O psilo usou a palavra "raça" mas na verdade quis se referir à outra espécie.

Abraços
 
Até agora cultivei 7 strains

1ª - SOUTH AMERICAN (SA)

Fiz 2 cultivos:

O primeiro com bolos PF que colonizaram, mas não houve produção de fruto.

Eu não soube reproduzir os parâmetros no terrário e os bolos secaram.

No segundo cultivo construi um casing (desajeitado) e obtive uma boa quantidade de frutos.

Essa strain coloniza, rápidamente, o substrato de arroz, milho, linhaça e níger.

Boa produção de frutos e carimbos escuros.

Potêcia moderada.



2ª - PES AMAZONIA

Fiz 3 cultivos dessa strain, com frutificação em bolos PF e casing.

Num desses cultivo, o substrato de arroz, milho, linhaça e níger no pote de polipropileno (PP) de 800 ml, foi 100% colonizado em 7 dias.

Colonização rizofórmica.

Grande produção de frutos

Os cogumelos esporulam, intensamente, produzindo carimbos escuros.

Potência elevada.

A experiência com o chá dessa strain foi fantástica.



3ª - THAI KOH SAMUI

Fiz também mais de um cultivo com essa strain.

Boa colonização do substrato de arroz, milho, linhaça e níger.

Em 24 dias (em média) potes 100% colonizados.

Boa produção em bolos e casing.

Produção elevada de frutos em ambos.

Esporulação intensa, com carimbos densos e escuros.

Potência abaixo do PESA acima do SA.



4ª - TAZMANIAN:

Utilizei milho de pipoca e montei casing.

Colonização rápida e rizofórmica do substrato.

Os casing foram montados com turfa e fibra de coco basicamente.

Em terrário os cogumelos apresentaram-se com estipes compridos e finos, o píleo pequeno.

Carimbos pequenos e fracos.

Ao ar livre o estipe teve o tamanho reduzido, mas ficou grosso. O píleo de alguns ficou enorme.

Obtive carimbos fortes, aproveitando até 3 vezes o mesmo chapéu para carimbar.




5ª - MEXICAN DUTCH KING

Tive casing de milho de pipoca frutificando dentro de terrário e ao ar livre.

A strain produziu enorme quantidade de frutos, sempre grandes.

Carimbos escuros e densos.

A potência dessa strain é admirável.




6ª - B+

Apenas um casing de milho de pipoca ao ar livre produziu enormes cogumelos.

Não recolhi nenhum carimbo, mas houve liberação de muitos esporos sobre a camada de casing.





7ª - ECUADOR

Os 3 cultivos anteriores fracassaram na fase de frutificação.
Os bolos de FAI e casing pinaram, mas todos os frutos abortaram.
Essa strain até aqui foi a mais difícil de obter frutos.
A 4ª tentativa foi com milho de pipoca como semente para fazer casing.
A colonização do milho foi rápida exibindo um micélio rizofórmico intenso.
O milho colonizado foi implantado numa mistura de estrume bovino, terra preta, humus, fibra de coco.
Desta vez os casing pinaram em 8 dias.
Muitos rings espalhados pela superfície do casing.
Em 3 dias o desenvolvimento estagnou e todos cogumelos abortaram.
Então voltei a reduzir a temperatura e obtive boa quantidade de frutos.
Temperatura constante de 25ºC para pinar e crescimento dos frutos
Os cogumelos tinham tamanho médio, nenhum gigante.
Os carimbos são escuros, mas pequenos.



A avaliação da potência está sujeita a parâmetros:

- Quantidade ingerida de cogumelos.

- Alimentos consumidos antes da experiência com os cogumelos.

- O próprio local onde a experiência é feita influi muito na avaliação.

Pois você fica mais ou menos acessível ao toque da magia conforme o local da sua experiência.
 
Muito boa essa ideia desse topico!
Nao tive ainda sorte nos meus cultivos de cubensis! Apenas os comestiveis foram pra frente (Pleurotus sajor-caju).
Já tentei 2 strains de cubensis.

SA- nao deu certo pois a temperatura de incubação foi muito baixa e na ansiedade de ver o micelio cescer, arrumei uma incubadora que contaminou o cultivo (cobweb).

Ecuador- tive o mesmo problema. O micelio nao se desenvolveu em baixas temperaturas. Ainda o tenho sem contaminaçoes e acho que ainda esta vivo.

NO MOMENTO:
Estou cultivando PESA, Huatla e Gold teacher (GT).
 
Tasmanianos: Raça de colonização rápidal, micélio de predominancia algodoada.

Chapéu pontudo quando pequeno e uqase totalmente convexo quando maduro.

Restos do véu quase sempre ficam grudados nas bordas do chapéu e em algumas lamelas.

O chapéu tende a ficar escuro com a idade, e é salpicado de pintas brancas fazendo um circulo pela extensão da circunferencia.

Potencia moderada.
 
antigamente tentava cultivar com esporos selvagens porem nunca com exito então ate essa epoca so me envolvi com cogumelos do pasto...
toda uma historia aconteceu :) e consegui cultivar...]
Thai koh samui
notei um belo crescimento em 2 dias da inoculação deixei em media tb 20 dias para aniversaria-los...
um micelio lindo como eles :rolleyes: rizomorfico bueno
colonizaram muito bem em sementes e pf :pos:
fiz casing com verm+pó de casca de coco
2 dias deixei em repouso foi pro terrario
frutos variados alguns grossos e com chapeu pequeno a maioria, em uma casing de sementes o maior chapeu 6 cm lindos prints escuros, ao passar do tempo tenderam a crescer mais grossos e com chapeu minusculo, quando feridos ficavam azuis escuros...
pins a maioria redondos
fascinantes:D gostei esta strain mas notei diferenças entre o cultivado e o do pasto mais varios fatores influenciam
 
Em outdoor:

Huautla: Lindos cogumelos. Marrom bem escuro quando pequenos e claros quando grandes. Quando ferido ficam muito azul. Desenvolvimento micelial rápido. Em outdoor a colheita vem significativa. Acompanhou Maria Sabina em seu vilarejo.

Mex. Dutch king: Um típico cogumelo mexicano. Quando pronuncio esse nome fico com vontade de tomar tequila. Frutos médio e densa produção tanto em out quanto em in. Médio depositor de esporos.

Indoor:

Thai Koh Samui: O consagrado. " The most famous shroom of Thailand " designação em um Bhag Shop na Tailândia. Cogumelos Carnudos e saborosos. De paladar esse é o mais aceitável

PESA: Típico brasileiro. Viagem intensa. Um dos mais desejados pelos gringos.

Pink Buffalo: Só de ter sido colhido nas bostas dos consagrados buffalos rosas já é gratificante. Strain dificil de ser obtida.

BURMA: Uns dos mais potentes. Frutos denso e de cultivo bem fácil.


Quero poder algum dia cultivar Bluefoot. Além de ser lindo parece muito saboroso. Panaelous também é uma boa pedida.
 
Estou trazendo esse tópico a tona novamente para obter mais informações sobre as strains cultivadas pela comunidade.

Temos no momento circulando entre nós:

PESA, THAI, MEX, TAZ, B+, GT, PORTO RICO, CREEPER, MATIAS ROMERO, PES "HAWAIIAN, HILLBILLY, PE6.

É interessante preservamos essas strains, pois muitas vezes não as encontramos disponíveis nos bancos (Europa e Canadá).
 
Fala Mauricio

Concordo plenamente, agora percebo o quanto importante é manter um banco de carimbos, ainda mais dessa forma muito agradável e amigável, como funciona o CM.

No meu cultivo em andamento, vou tirar carimbos, pra troca com outros cultivadores e alguns pra uso pessoal.

Aproveito e convido aos carimbadores malucos a fazerem o mesmo.

paz e luz
 
Mauricio, tenho uma sugestão para facilitar a leitura...

Strain: X
Cultivador: X
Data de um cultivo: de xx/xx/xxxx - xx/xx/xxxx (link para o diário de cultivo)
Data de outro cultivo: de xx/xx/xxxx - xx/xx/xxxx (link para o diário de cultivo)

Exemplo:

Strain: Tasmanianos (TAZ)
Cultivador: @Kliphos
Data do cultivo: 16/10/2006 ~ 12/02/2007 (Diário de cultivo)


Strain: Thailandeses (THAI)
Cultivador: @MuiLok
Data do cultivo: 02/11/2006 ~ 29/01/2007 (Diário de cultivo)

E colocar mais campos conforme necessário... Como observações, dificuldades... Etc...

Assim saberemos quem, quando e o que cultivou! A intenção não é obter o 'controle' do fórum senão uma organização para sabermos o que se passa aqui dentro. É uma maneira simples, rápida e organizada!

Poderíamos padronizar criando um tópico fixo... Editado apenas pelos moderadores ou administradores. Fazendo assim post com um índice de fácil acesso e leitura por todos.

Melhor dizendo, quem se dispor a se expor, óbvio! Mas acredito que seria um favor mínimo que temos que fazer pelo fórum, sei lá... Foi apenas uma sugestão.

É apenas uma sugestão.

Outro tópico que está esquecido e precisa ser alimentado é o Guia de Rácas (Strains)!
 
Última edição por um moderador:
Back
Top