Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Questões sobre Richman's Terrário.

sephirothg

Primórdia
Cadastrado
24/07/2010
42
39
Saudações a tds.
Sou nova no forum e tenho algumas questoes.

Gostaria de montar um terrario Richman's, ja li em alguns topicos sobre terrarios, mas ainda tenho algumas duvidas que nao achei respostas.

* Primeiro fui procurar umidificadores: e tds diziam ter Função ionizadora prevenindo o ambiente contra fungos e bactérias. Provavelmente eu perdi alguma coisa, (pois nao faria sentido tantas pessoas usarem o umidificador em seus cultivos), mas isso nao prejudicaria o crescimento dos cogumelos sendo eles fungos?
E se alguem tiver alguma marca para recomendarm, e qnts litros seria o ideal?

* A "receita" que li para fz o richman's consistia no umidificador fora do isopor com uma mangueira para dentro do mesmo (Gostaria de confirmar se o ar que vai passar pela magueira ja é o suficiente como entrada de oxigenio necessaria?) com um timer para controla-lo, sem perlita ou argila expandida, um termohigrometro para o controle da temperatura e umidade, e um aquecedor de aquario com termostato (tb com outro timer) dentro da garrafa pet 2l no fundo do isopor (estava pensando em 50w, sera que é suficiente, ou talvez demais?). Porem a "receita" nao fala nada sobre uma saida de co2, estava lendo alguns topicos e pelo que entendi a saida é necessaria (nao sei se eu entendi errado, pois na "receita" aparentemente nao precisa-se dessa saida) e o recomendado é um furo (com camadas de acrilon e tela para mosquito cobrindo o mesmo) do tamanho de uma caneta, bem embaixo do isopor. Alguem sabe pq deve ficar embaixo?

Estava pensando em um isopor de 40 ou 50l, com um vidro em cima da tampa, vou fz a forma de cultivo PF.
E quanto ao aquecedor de aquario com termostato na realidade nao constava na "receita", eu li em alguns topicos que a galera costuma usa-lo para controlar a temperatura, e achei interessante, primeiro pq agora no inverno vai ser foda conseguir manter a temperatura certa aqui no Sul, e tb pq as etapas do crescimento precisam de temperaturas diferentes.
Meu terrario vai ficar dentro de um guarda roupas, e para as etapas que precisam de luz vou por uma fluorescendo com outro timer.

Por favor se faltar alguma coisa me digam, minha intensao é te-lo o mais automatico possivel, para nao precisar abri-lo prevenindo contaminações, e tb pq sou meio preguiçosa, e pelo que entendi o richman's é melhor para limpar e td mais.

Desculpem-me se postei no local errado, ou se fiz alguma pergunta obvia, mas realmente queria tirar essas duvidas completamente antes de começar, e saber o que pessoas mais experientes tem a me recomendar.


Mt Obrigada.
 
Pode usar esse umidificador com ionização sem receio. Esterilizar o ar é o ideal mesmo pois será jogado para dentro do terrário.

Mesmo que sobrem alguns ions no ar que for jogado no terrário o micélio é bem resistente a certos agentes desinfetantes quando o bolo está totalmente colonizado. O efeito esperado é sobre microorganismos e esporos.
 
olá sephirothg!

eu acho que você está preocupada demais com esse terrário. é o primeiro e as chances de alguma coisa dar errado são altas mesmo... não é necessário se apegar a detalhes. improvise mesmo!
 
Sobre manter a temperatura, vc vai ter que adquirir a caixa e fazer testes até conseguir acertar, teste bastante enquanto começa as primeiras etapas do cultivo, quando os bolos estiverem prontos para o terrario, vc já terá essas questões resolvidas.

Dá pra vc usar aquecedores de aquario dentro de garrafas pet com agua, a garafa aquece o ambiente.

grande abraço e boa sorte

victor
 
Ola.

Obrigada pelas respostas e pelo apoio.

Eu sei que a probabilidade de dar td errado é grande para o primeiro cultivo, mas eu acho que mesmo improvisando eu ia gastar uma grana, sei que bem menos, mas o caso é que ja que eu vou gastar prefiro gastar no projeto final e menos trabalhoso de manter, ainda mais que to com uma graninha sobrando e nao ia usar pra nada mesmo....hehheheh

Grata.
 
Sobre iluminação, cogumelos não precisam de luz para se desenvolver, a luz é apenas para dar uma direção para o crescimento, senão eles ficam todos tortos e feios. Então não precisa de uma luz forte, o que vai acabar apenas gastando mais energia, tinha um maluco aqui que iluminava o terrario dele com um led apenas e foi a frutificação mais bonita que já vi.

Pena que não me lembro quem é!!!

grande abraço a todos!

Victor
 
Sobre iluminação, cogumelos não precisam de luz para se desenvolver, a luz é apenas para dar uma direção para o crescimento, senão eles ficam todos tortos e feios. Então não precisa de uma luz forte, o que vai acabar apenas gastando mais energia, tinha um maluco aqui que iluminava o terrario dele com um led apenas e foi a frutificação mais bonita que já vi.

Pena que não me lembro quem é!!!

grande abraço a todos!

Victor


Ola,

ah sim qnd falei da etapa que precisa de luz, estava mesmo me referindo no final em que a luz direciona para onde ele deve crescer, quero tentar deixa-los bem bonitinhos e tb facilitar na hora de tirar os carimbos e tals. E tb estava pensando numa lampapda pequena fluorescente de no max 25w.

Ah se alguem souber me responder a duvida sobre a saida de co2, qnd li sobre o richman's nao constava uma abertura para a saida no projeto, mas pelo que li parece ser necessaria, estava pensando em fz uma abertura 5x5 na lateral coberta com acrilon e tela de mosquito, seria correto, ou desnecessario?

Grata.
 
correto e necessario, esa abertura tem que ser feita a 2 cms da linha dagua.
(o co2 escoa para fora por gravidade, nesses casos a bombinha nao ajuda em nada se nao houver abertura para escoamento)
outra coisa que eu queria perguntar :
Voce nao encontrou nenhum dos outros meios mais faceis para cultivar?
 
correto e necessario, esa abertura tem que ser feita a 2 cms da linha dagua.
(o co2 escoa para fora por gravidade, nesses casos a bombinha nao ajuda em nada se nao houver abertura para escoamento)
outra coisa que eu queria perguntar :
Voce nao encontrou nenhum dos outros meios mais faceis para cultivar?

Oi =p, finalmente respondesse meu topico, so tava esperando. Te "li" respondendo varios topicos (parece ter bastante conhecimento, e é bem polemico em discussoes hehehehhe, brincadeira) ate acabei gravando teu "nome". Na realidade eu nao vou fz com argila expandida, vou fz direto com o umidificador, eu pensei que com ele nao fosse acumular agua embaixo.

Em outros meios tu diz do Bulk acho que é, o casing ou outros? ou vc esta falando do terrario? (desculpa se fui mt noob nao entendendo mt bem a pergunta). Mas se vc se refere ao modo PF, eu preferi ele pois tava lendo e a galera disse q é o mais facil de cultivo, ainda mais para iniciantes. E como ele parecia ser o mais facil eu na realidade só li sobre ele, nao li nada sobre os outros modos de cultivo, mas futuramente acho que pretendo fz casing, por frutificar mais e tals.
Se vc se referia ao terrario, eu ja quis fz ele assim pq parece ser mais pratico a longo prazo e quase que automatico.

Grata.
 
Era isso mesmo :)
Se conseguiu pelo metodo pf consegue de qualquer outro jeito :)
e se vc me achou polemico, ainda nao viu nada.
deixa eu descobrir que a senhora(ita) esta maltratando os fungos ae sim, eu me tornarei seu pior pesadelo.
AUEHUAHEUHAUEH
(eu nao estou brincando.):cool:
 
Era isso mesmo :)
Se conseguiu pelo metodo pf consegue de qualquer outro jeito :)
e se vc me achou polemico, ainda nao viu nada.
deixa eu descobrir que a senhora(ita) esta maltratando os fungos ae sim, eu me tornarei seu pior pesadelo.
AUEHUAHEUHAUEH
(eu nao estou brincando.):cool:



Huahuahuah (you are EVIL).....Acho que entao nunca vais me falar nada de ruim, pq mesmo nunca tendo tomado ou comido, ja respeito bastante eles. Espero que eles entendam isso e ja me retribuam na primeira tentativa de cultiva-los.
Só sou agressiva as vezes com meu namorido (entao acredito que eu seja senhora, mas senhorita é menos velha. ehhhehhe) e as vezes grito com meus gatos hauhauhauhuah, mas normalmente tanto os gatos como meu marido merecem. Ou as vezes é so TPM mesmo (damn) =p

Ate mais.
 
Back
Top