Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Que tal Poliacrilato de Sódio?

xXxFelipexD

Primórdia
Cadastrado
31/01/2013
8
22
32
Eai pessoal
to com uma duvida que pode ajudar MUITO todos daqui do fórum
é sobre poliacrilato de sódio um superabsorvente que pode guardar muita água então gostaria de saber se eu posso misturar essa substancia no substrato pra ter a umidade necessária para meu esporos e o que mais eu poderia misturar pra ter uma boa aeração ( tipo capim etc.)
vlw e que a psilocibina esteja com vocês XD
 
Poliacrilato de sódio?! Sal! :confused: Não é necessário um "superabsorvente" de água no substrato, você está indo na contramão.

Bom, você pode misturar o que você quiser no substrato. Agora, se vai dar certo ou não é outra história. O que aconteceu com a ótima e velha vermiculita?
 
nesse tópico não mostra nenhuma loja no rio de janeiro :(
então eu vou tentar com o poliacrilato mesmo vai que da certo...
talvez eu faça semana que vem ai eu posto a experiencia depois ;)
 
Não limite-se ao tópico. Tenho certeza que se você procurar com paciência ou estudar outras alternativas baratas e eficientes, não só ganhará cogumelos, mas como também economizará tempo e dinheiro.

Ao invés de hidratar o substrato, você irá secá-lo. É esse o seu objetivo?
 
Cosmik eu posso arrumar esterco aqui perto (onde eu arrumei os cogumelos) da pra fazer algum substrato com isso? o micélios não consegue tirar água do poliacrilato não?
Ecuador esses endereços ficam no centro do rio muito longe de onde eu moro :/
 
Cosmik eu posso arrumar esterco aqui perto (onde eu arrumei os cogumelos) da pra fazer algum substrato com isso?

É perfeitamente possível, mas requer um pouco mais de trabalho, pesquise no fórum pelo termo "bulk", há muitas informações à respeito.

o micélios não consegue tirar água do poliacrilato não?

O problema é o sódio, tenho quase certeza que irá atrapalhar no metabolismo do micélio. Sério, encontre alguma alternativa que não seja sódio. Experimente usá-lo na secagem dos cogumelos.

Se não achar nada, tente usar grãos inteiros, como milho ou centeio. Depois que tudo estiver colonizado, faça um casing simples. Já leu a nossa biblioteca? :ler:
 
Cosmik eu posso arrumar esterco aqui perto (onde eu arrumei os cogumelos) da pra fazer algum substrato com isso? o micélios não consegue tirar água do poliacrilato não?
Ecuador esses endereços ficam no centro do rio muito longe de onde eu moro :/

Faz como o Cosmik informou! usa Pó de fibra da casca do coco! ou algum grão, no entanto se forem grãos, na hora de fazer o casing será necessário a fibra ou vermiculita.

Ah! é sempre bom ler a biblioteca! e também os diários de cultivo!!

Boa Sorte!
 
A vermiculita é um material que absorve muito bem a água. Ocorre que existem diversos outros materiais que absorvem a umidade, mas que não são inertes e/ou inorgânicos como ela.

Esse sal pode mudar o "ambiente" do substrato, mas não custa tentar.
 
Cosmik eu posso arrumar esterco aqui perto (onde eu arrumei os cogumelos) da pra fazer algum substrato com isso? o micélios não consegue tirar água do poliacrilato não?
Ecuador esses endereços ficam no centro do rio muito longe de onde eu moro :/
Felipe, procure nas casas de jardinagem... é quase certo que encontrará.
Não creio que você não consiga encontrar vermiculita no RJ... se fosse no sertão nordestino ou no interior do Amazonas até concordo... e em todo caso, ainda resta a internet.
Vai na fé que tu encontra, velho!
Abraço.
 
Felipe, procure nas casas de jardinagem... é quase certo que encontrará.
Não creio que você não consiga encontrar vermiculita no RJ... se fosse no sertão nordestino ou no interior do Amazonas até concordo... e em todo caso, ainda resta a internet.
Vai na fé que tu encontra, velho!
Abraço.

O problema é que não é toda casa de jardinagem, só nas maiores.

Em lojas grandes de materiais de construção (leroy Merlin, etc) também é possível encontrar, normalmente eles vendem a vermiculita Dimmy. É um pouco mais caro, mas funciona igual kkkk
Em último caso, encomenda pela internet. Ou liga em uma dessas lojas do centro e verifique se eles entregam através de motoboy.
 
Back
Top