Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Que contaminação é essa? Pontinhos amarelos

LouroJose

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/09/2012
179
50
32
Estou com um copo de pc B+ 98% colonizado e tinha aparecido 1 mancha de 1cm que n tinha sido colonizada e estava azul. Essa mancha sumiu e foi encoberta pelo micélio.
Mas em outro ponto que tbm n tinha sido colonizado(cerca de 3cm) o substrato esta com minúsculos pontinhos amarelos e gostaria de saber que contaminação é esta.
Estou somente com fotos do iPod e não vale a pena posta pq n vai aparecer se eu arrumar uma câmera digital eu posto, mas por enquanto, alguem tem alguma ideia?
 
Sem fotos fica dificil opinar alguma coisa, mais eu arrisco dizer que não é contaminação e sim excreção natural do micélio, acontece muito por aqui :)
 
Upvote 0
Sem fotos fica dificil opinar alguma coisa, mais eu arrisco dizer que não é contaminação e sim excreção natural do micélio, acontece muito por aqui :)

Mas tipo, como falei, é uma parte(cerca de 3cm) que a uns 4 dias não coloniza, os "raios rizomorficos" parece que tentam e não encobrem. Aí apareceram um monte de pontinhos amarelos,bolinhas microscópicas mesmo. Não descarto ser excreção já que está a um bom tempo 98% colonizado. Foi inoculado 19/12/2012 então 26 dias desde a inoculação. Lacrados e sem abertura dos furos.

Você sugeriria abertura dos furos? Ou posso abrir por completo pra dar uma cheirada ver se ta com cheiro normal ou deixa como está até o aniversário?

Esse, por via das dúvidas, será aniversariado em uma garrafa pet.
 
Upvote 0
Eu abriria uns furos com algo esterelizado, e tamparia com microporo, aguardaria mais alguns dias e observaria se o micélio avança por tau setor possivelmente contaminado.
 
Upvote 0
Eu li em algum lugar que é "seguro" abrir o copo nessa fase tipo pra sentir o cheiro do micélio sei lá...
Essa informação procede?
 
Última edição:
Upvote 0
Abrir o copo e não remover o bolo pode ser uma opção, mais agora se remover o bolo do copo e expor ele em situação onde a risco de contaminação pela parte não colonizada, acredito ser furada! Vai de microporo ou de filtro de café, o filtro de café é melhor ainda, facilita mais a troca de ar.
 
Upvote 0
Valeu amaral! Abri o copo e tinha umas bolinhas no selo de vermiculita também, só que justamente em cima da área afetada. Fechei e vedei.
 
Última edição:
Upvote 0
Não vi nada contaminado aí.

Micélio saudável e vigoroso.
 
Upvote 0
Ecuador, o micélio não coloniza essa parte a 1 semana, e como falei tinha essas bolinhas até no selo de vermiculita (quando abri pra da uma verificada). Esses pontinhos amarelos que estão aparecendo cada vez mais não é contaminação então?
Tirei mais uma foto agora:
DSCN4815.JPGRSCN4816.JPG
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Nada de mais.

Controle a ansiedade.

Vamos acompanhando.
 
Upvote 0
Já tive bolos que não colonizaram um pedaço parecido pois era apenas o selo de vermiculita que não estava reto. Não consegui ver exatamente pela foto e por não ter visto a mistura mas vale ficar atento.
 
Upvote 0
Back
Top