Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quantidade de substrato

Dxzin

Esporo
Cadastrado
08/08/2023
9
2
20
Estou com uma caixa organizadora de 38 litros, 37,5 cm de largura, 52 de comprimento, e 30,5 de altura para a montagem de um monotube. Tem 4 potes de 500 ml colonizando e queria saber quantos litros de substrato vou precisar para deixar com 5 cm de altura pois não quero comprar substrato a mais. Até fiz umas contas para tentar descobrir mas não estou confiante de que ficaram corretas.
 
Se a caixa tem 38L então essas medidas que você passou são da boca e ela deve estreitar até o fundo…quais são as medidas do fundo? E quais são as medidas de largura e comprimento a 5cm de altura?

As medidas do fundo até dá para ter uma ideia, que devem ser aproximadamente 22 x 30, mas daí pra frente começa a dar trabalho para calcular na altura de 5cm, melhor vc fornecer essas medidas. Aliás, que caixa estranha. Manda uma foto dela….ou vc confundiu e quis dizer 58L?
 
Se a caixa tem 38L então essas medidas que você passou são da boca e ela deve estreitar até o fundo…quais são as medidas do fundo? E quais são as medidas de largura e comprimento a 5cm de altura?

As medidas do fundo até dá para ter uma ideia, que devem ser aproximadamente 22 x 30, mas daí pra frente começa a dar trabalho para calcular na altura de 5cm, melhor vc fornecer essas medidas. Aliás, que caixa estranha. Manda uma foto dela….ou vc confundiu e quis dizer 58L?
Medi o fundo e ela tem 30 de largura e 42 de comprimento, ela é 38 litros mesmo segundo o adesivo embaixo.
Fiz umas contas:
Volume= C x L x A
42 x 30 x 5= 6.300 cm³
6300 cm³ ÷ 1000= 6,3 litros de substrato necessário para atingir 5 cm de altura.
Será que está certo essa conta? E também acabei vendo que uma altura mais ideal do substrato seria em torno de 10 cm, e como não posso gastar muito com mais substrato, pensei em fazer uma divisora dentro da caixa diminuindo o comprimento para diminuir a área e tentar deixar uns 7,5 cm de altura de substrato.
 

Anexos

  • IMG_20240202_091331460.jpg
    IMG_20240202_091331460.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 2
  • IMG_20240202_091349164.jpg
    IMG_20240202_091349164.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 2
Certo, então essas medidas do rótulo são externas.

A conta está certa sim, mas considere também o volume do spawn a ser utilizado.

Eu não faria essa divisória não, mesmo porque vc diminuiria a área da superfície. E se o substrato for de qualidade e estiver bem manuseado, pasteurização correta, etc…com spawn bem colonizado e de qualidade, não afetará de forma tão significativa o resultado final.
 
Certo, então essas medidas do rótulo são externas.

A conta está certa sim, mas considere também o volume do spawn a ser utilizado.

Eu não faria essa divisória não, mesmo porque vc diminuiria a área da superfície. E se o substrato for de qualidade e estiver bem manuseado, pasteurização correta, etc…com spawn bem colonizado e de qualidade, não afetará de forma tão significativa o resultado final.
Entendi, eu pesquisei e o único problema de substrato baixo seria a umidade dele,não sei se tem mais algum contra, mas colocando um plástico filme ou uma lona de forro e cuidando bem da umidade, acho que vai dar certo né. Sendo assim vou utilizar toda a base da caixa e uns 5 litros de substrato e mais os 2 de spawn que consigo uma altura de 5 cm. Obrigado pela ajuda!
 
Back
Top