Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quando devemos considerar que o cogu está 100% seco?

Violeiro

Esporo
Cadastrado
14/09/2024
4
2
Quando devemos considerar que o cogu está 100% seco?

Por exemplo, colhi um com 36,4g fresco, ficou 24h no ventilador na potência máxima (muito seco e quente por aqui) e agora está pesando 3,7g. Ou seja, uma redução de 9,83x do tamanho inicial.

Já posso considerar que está seco? Ou é sempre no olhômetro: se estiver quebradiço está bom, esse é o critério?
 
Geralmente sei no olho mesmo rs ou boto p finalizar em cima do decodificador da TV até fazer croc rs mas perde cerca de 90% do peso mesmo. Tá certinho. 👍 mas tem q ficar croc, oh aí em cima a explicação do amigo salaam'aleik

Bota depois no vácuo ou num pote com sílica, pra n pegar umidade de novo caso n for consumir tão breve.
 
Quando, continuando a secagem, o peso não diminuir mais.

Estarão tão secos quanto possível, para este ou aquele método de secagem.

Via de regra os secos ficam com 10% da massa original, a menos que já estivessem secos demais no cultivo (fibrosos, parecendo casca de amendoim).

Completamente secos, ficam crocantes igual bolacha água e sal ("cracker dry"), nada de borrachudos ou murchos.

Por exemplo, colhi um com 36,4g fresco, ficou 24h no ventilador na potência máxima (muito seco e quente por aqui) e agora está pesando 3,7g. Ou seja, uma redução de 9,83x do tamanho inicial.
Pelo critério acima, eu diria que já estão bastante secos (10% do peso)
Já posso considerar que está seco? Ou é sempre no olhômetro: se estiver quebradiço está bom, esse é o critério?
Esse é o segundo critério, mas tem cogumelos que ficam duros mesmo (os mais fibrosos). Mas pelo menos os chapéus vão esfarelar.
 
O meu está assim, o chapéu está crocante,mas o caule não, sequei ele no desidratador, acham que é preciso secar mais?
 

Anexos

  • IMG-20240924-WA0003.jpg
    IMG-20240924-WA0003.jpg
    365.7 KB · Visualizações: 6
Se o a estipe/caule está mole, precisa desidratar mais. Ou vc deixa mais tempo na desidratadora ou compra sílica gel laranja e coloca os cogus nela.
Supondo que vc não ela em mãos, volte pra desidratadora e deixa até ele ficar crocante por inteiro, depois coloque nesse pote com alguns sachês de sílica (aqueles branquinhos"
 
Cara, eu costumo deixar um tempo no ventilador, depende muito da humidade do ar, tem dia que 24 já é mais que o suficiente, tem dia que nem tanto. Enfim, mas acho bom sempre colocar em silica ou colocar dentro de um saquinho com anti mofo, é nitida a diferença depois, o cogumelo fica crocante.
 
Essa parte da secagem está correta, agora falta colocar sílica laranja dentro do pote onde ficam os cogumelos e mantê-las sempre laranja (quando escurecer basta secar - Procura como no fórum).

Considero um erro guardar os cogumelos sem sílica e considero obrigatório até o seu uso.
 
Se eles estiverem absolutamente secos, da pra ficar num pote hermético sem sílica, sei pq tenho um lote nessas condições, porém se vc chegou até essa fase do cultivo, é sábio tomar essa precaução com a sílica, ainda mais qnd se tem dúvidas se estão completamente desidratados ou não. Além de que o ato de abrir e fechar esse pote pode facilitar a entrada de uma pequena quantidade de umidade.

Edit:
Quis dizer com a mensagem acima que dá pra guardar sem sílica em situações específicas, mas como foi falado pelo MindFullnes, estabelecer o uso dela como regra é o melhor a se fazer!
 
Última edição:
Se eles estiverem absolutamente secos, da pra ficar num pote hermético sem sílica, sei pq tenho um lote nessas condições, porém se vc chegou até essa fase do cultivo, é sábio tomar essa precaução com a sílica, ainda mais qnd se tem dúvidas se estão completamente desidratados ou não. Além de que o ato de abrir e fechar esse pote pode facilitar a entrada de uma pequena quantidade de umidade.

Edit:
Quis dizer com a mensagem acima que dá pra guardar sem sílica em situações específicas, mas como foi falado pelo MindFullnes, estabelecer o uso dela como regra é o melhor a se fazer!
Sim isso vai impedir muito, mas julgo que não o suficiente para um longo prazo. Sílica é relativamente barata, mesmo 100 ou 200 gramas já dá para o gasto inicial.
Eu acho que tenho um cuidado extra porque eu uso 1kg:
700g uso na caixa de secagem onde deixo os cogumelos 48h depois de saírem do túnel de vento e os restantes 300g uso na caixa de armazenamento para longo prazo onde os cogumelos já chegam no máximo da sua desidratação e por isso esta sílica da segunda caixa mantém-se praticamente inalterada.

Mesmo com eles secos no desidratador?
Eu não uso desidratador e tenho preferência por secar sem calor (túnel de vento + sílica laranja), mas mesmo no desidratador penso que é sempre válido usar a sílica pois vai prevenir que a humidade se vá acumulando se for para guardar por um longo prazo.

PS:
Esqueci de dizer mas com este método já mantive cogumelos secos ao ponto cracker dry por mais de 4 anos. Não os comi por isso não sei dizer a nível de potência, mas estavam totalmente secos e conservados.
 
Última edição:
No desidratador, com uma temperatura entre 35 e 49, o cogumelo sai bem desidratado, após tirar eu coloco na silica por 24hrs por garantia, não chega nem a saturar. Depois de feito eu deixo em pote hermético com aqueles sachês de sílica e qnd vou armazenar por mais tempo, uso uns sacos que vendem pra embalar café, não sei se vcs já viram? Da pra selar na seladora a vácuo, além de ser hermético, não deixa ter contato com a luz. É muito bom. O único cuidado que tenho é não dar muito vácuo, pq senão quebra tudo os cogus, tiro só um pouco de ar, pq assim só de olhar eu sei que não entrou ar. Nesse saco tbm coloco sachês de silicas, é um produto muito barato pra economizar com ele
 
Última edição:
Back
Top