Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Qual o melhor substrato para Pf Tek ?

Toncio

Hifa
Cadastrado
20/03/2014
4
11
33
Na minha Cidade tem quase tudo para os substratos, Vermiculita, arroz e trigo integrais e esterco, mas não sei que combinação usar, acabei de pedir um carimbo de B+ na Pró-Fungos.
 
PF-Tek só tem um substrato.
Você estudou a técnica?
 
me surgiu uma duvida nesse comentário farinha moída grossa, tudo que vi nos tutoriais gringos é de colocar farinha em pó, isso é por experiencia nos cultivos, tem tido mais sucesso com isso ??


A farinha fina serve também. E digo isso não só por causa das informações nos tutoriais gringos mas também por experiência própria.

Para mim o fato de ter surgido esse conselho de farinha moída grossa é por causa da aeração do substrato. A farinha moída grossa dificultaria você deixar o substrato compactado. Mas basta ter cuidado ao colocar o substrato nos potes se fizer com a farinha fina.

Mesmo farinha de arroz integral comprada pronta funciona. Só não aconselho, por precaução, algumas farinhas compradas que são torradas.
 
Mesmo com cuidado ao colocar no pote, a farinha fina acaba compactando na panela, pois absorve água e cozinha com o vapor.

O melhor substrato que fiz até agora foi seguindo a dica que já li em vários lugares - triturar o arroz até que a maior parte dos grãos estejam quebrados. Fazendo isso, sobra um pouco de farinha fina, bastante farinha "mais ou menos" e não muitos grãos inteiros. Nesse caso, o micélio germinou e está colonizando mais rápido que com a maior parte dos grãos inteiros. Não fiz um copo só de farinha fina para comparar.

Eu trituro no liquidificador, então precisei usar o modo pulsar e um pouco paciência, pois os grãos secos são bem duros.
 
eu vi um tutorial no youtube de um cara cultivando champignon em borra de café !
sera que da certo com os mágicos ?
outra pergunta e se eu usa sementes MORNING GLORY pode melhorar o cogumelo ?
lembrando que MORNING GLORY e utilizado na fabricação do lsd !
 
Última edição:
eu vi um tutorial no youtube de um cara cultivando champignon em borra de café !
sera que da certo com os mágicos ?
outra pergunta e se eu usa sementes MORNING GLORY pode melhorar o cogumelo ?
lembrando que MORNING GLORY e utilizado na fabricação do lsd !

Com p. cubensis não funciona, champignon pede um substrato, p. cubensis pedem outros.
Não. Usar sementes de LSA não irá melhorar os cogumelos.
PS: lembrando que Morning Glory não é utilizado na fabricação de LSD.
 
sera que da certo com os mágicos ?

Sugiro que você deixe a ideia em adicionar aditivos de lado por enquanto. Primeiro, aprenda ter paciência e comece com a PF Tek clássica. Depois de tempo de experiência você pode pensar em adicionar possíveis aditivos que possam melhorar um pouco a qualidade do cultivo. Lembrando que técnicas simples como a PF Tek, se seguida à risca, não significa que os cogumelos serão fracos ou será um cultivo de baixa produção. Percebo que muitos novatos ignoram a PF Tek por acharem que cultivo simples é igual a cultivo medíocre. Assim, ficam inventando aditivos duvidosos com a esperança que produzirem cogumelos "potentes". Se fosse simples assim, hoje teríamos no mercado vários tipos de aditivos para produzir cogumelos super potentes.

Cogumelos não são plantas!
 
o que acham de pftek de po de coco com arroz integral voces achan que pode funcionar ? na minha cidade dificil encontrar vermiculita.... funcionaria pra os bolos de pftek "po de coco" com Arroz integral ? alguem ja teve algum bom resultado com esa mistura ? sustituindo a vermiculita por o po de coco
 
Só um complemento. Minha opinião é que no meu cultivo, tentei composições diferentes dos nutrientes. Arroz integral, aveia, maisena e cremogema com % diferentes em cada bolo. A conclusão que eu cheguei é que não faz muita diferença a composição nutricional do bolo (desde que seja nutritivo) , o mais importante são as condições de temperatura e umidade do terrário e o dunk e roll faz uma baita diferença, um enorme aumento de produtividade.
 
Última edição:
Cara montei meu substrato com vermiculita e alpiste, como só vejo a galera falando do arroz e tudo que vi com o alpiste foi ele sendo colocado junto com o arroz integral, queria saber se só dessa forma que fiz funciona, pois já estão com 8 dias e nada de micélio, mas também não tem contaminantes.
 
Back
Top