Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Qual o limite de volume de substrato colonizado por pote?

VitMello

Hifa
Membro Ativo
04/05/2015
68
11
32
Olá Mestres.

Procurei por algo que me ajudasse no forum, nas bibliotecas e nada de encontrar. É mais uma duvida do que um diário, mas mesmo assim, caso de certo irei postando aqui o progresso.

É o seguinte, já realizei dois cultivos completos, pouquíssimos problemas. Porem eu faço em pequenos copos americanos (clássicos), o que gera uma quantidade muito pequena de micélio, me obrigando a fazer vários copos para um casing. A vantagem disso é que eu controlo melhor as perdas, caso haja problemas, e acredito que a forma que dei a inventar agora ("inventar" pq não achei nada sobre), se der problema vou perder tudo de uma vez (se funcionar), ai que tá, quero saber se funciona, ou se não funciona, se é aconselhável ou se não é o pq dos pqs...

A minha grande duvida se resume em qual a quantidade máxima que posso fazer de substrato e inocular de uma vez em um único pote, vejam o que estou fazendo agora como exemplo: Estou usando um recipiente que cabe 1,4 litro de água dentro, usei 3 copos de vermiculita, 1 e 1/2 copos de farinha de arroz integral e 1 e 1/2 copos de água (copo com capacidade de 220ml), e coloquei tudo nessa vidro de 1,4 litros, muito grande perto dos copinhos americanos, porém cabe ainda na panela de pressão.

- Existe um limite para a desenvolvimento do micélio? ou o limite esta diretamente relacionado com o tamanho da minha panela de pressão.
- Devo usar mais esporos para inocular o pote devido ao seu tamanho?
- Devido ao tamanho ser muito grande comparado ao um copo, vou inocular com 4 furos nas extremidades e um no centro, esse do centro nesse caso é necessário?
- Se devido ao tamanho devo esperar muito mais tempo para colonização completa (lógica? Ou nem tanto?)

Isso é apenas um estudo, um teste, alias os esporos que vou usar esta hidratando a 5 meses kkk (não sei se vai funcionar)

Não tenho fotos para ilustrar, pois nesse momento o pote esta na PP.

Agradeço a todos que contribuir.
Paz à todos!
 
Bem... Na minha observação o micélio em bolos PF se expande entre 0,2 - 0,3 cm por dia, e começa a morrer (se não aniversariado) após aproximadamente 2 meses, com o tempo ideal de incubação entre 1 mês ~ 1 mês e meio.

Você quer que o micélio continue vivo até que colonize todo o substrato, e que a parte já colonizada não comece a perder a força até que isso aconteça. Então digamos que vai deixar colonizar por 45 dias.

Fazendo uma conta para o micélio crescendo 0,2 cm/dia, durante esses 45 dias, um único ponto de inoculação cobrirá aproximadamente 1,5 litro de substrato.

Você irá inocular na borda do pote, mas em 4 pontos equidistantes, então somando as 4 semi-esferas, no mesmo tempo de incubação terá o dobro disso - 3 litros. Talvez um pouco mais, porque o inóculo (esporo ou CL) irá se espalhar um pouco, da superfície para o fundo do pote, em cada ponto de inoculação.

Nessas condições, você usaria um pote com menos de 3 litros (eu diria uns 2,5 l),
porque o pote cilíndrico tem um volume maior do que uma esfera de mesmo diâmetro. Imagine uma bola dentro de uma lata - sobra espaço nos cantos, e se a bola tem 3 litros, o pote tem mais de 3. Logo o pote que não sobraria espaço, tem menor diâmetro, e portanto, volume.
É possível calcular o volume do pote que poderia ser completamente preenchido pelas 4 inoculações, mas isso não é trivial, e de integral, eu só conheço o arroz :D

Mas, acho que isso é um pote muito grande... E você não irá aniversariar um bolo de 3 litros (irá? :cautious:) - esse tipo de coisa só seria usado para fazer spawn para casings/bulks.

Se a panela de pressão é grande, acho melhor usar o espaço extra para fazer mais potes, não potes maiores. Copo americano realmente é pequeno. Para bolos PF eu tenho os melhores resultados usando copos de 300 ml (como os de uísque). Também tenho potes de 500 ml ou mais, mas esses eu uso para preparar milho, não bolos.

Obs: eu movi seu tópico para esta seção sobre substrato, pois achei a dúvida relevante. Abra o diário quando iniciar o cultivo de facto.
 
Última edição:
@Salaam`aleik, olá Mestre, obrigado por colocar meu tópico no lugar dele, e obrigado pela grande resposta, preciso um pouco mais de conhecimentos matematicos para entende-la melhor, e talvez chegar no seu 1,4 litros de colonicazao com apenas um furo (central, pelo que entendi, para que se crie uma formação de micélio em uma esfera perfeita), pois eu não consegui fazer os cálculos com o micélio crescendo 0,2 cm para cada lado em forma de esfera, mas entendi perfeitamente, só não consegui aplicar as minhas medidas, o meu pote tem 7cm de raio e 17cm de altura, tendo aproximadamente 1050 cm² de área (o que foge da capacidade dela de 1400 litros), então seguindo a sua logica, até onde eu entendi conseguirei inocular até que de boa... Para ter um maior probabilidade de sucesso, faria uma pequena inoculação central como mencionei. Aparentemente não tem erro, e isso seguindo o que vc falou, pois no meu ultimo cultivo, mantendo uma temperatura de 28° a 30° C, observei o micélio crescendo (a partir de 40-50% colonizado, até quase 95%) numa velocidade de 0,8 a 1cm por dia...

Segue algumas fotos para melhor observar o tamanho do pote, e consequentemente do bolo que estou fazendo. Porem irei usar micélio para fazer casings...

Obrigado!
 

Anexos

  • IMG_20151006_052729.jpg
    IMG_20151006_052729.jpg
    46.6 KB · Visualizações: 26
  • IMG_20151006_052832.jpg
    IMG_20151006_052832.jpg
    61.4 KB · Visualizações: 25
  • IMG_20151006_052757.jpg
    IMG_20151006_052757.jpg
    55.6 KB · Visualizações: 23
meu pote tem 7cm de raio e 17cm de altura, tendo aproximadamente 1050 cm² de área (o que foge da capacidade dela de 1400 litros),
Aqui acho que você confundiu as bolas todas, mas na foto com a régua o pote parece ter uns 10x16 cm, o que descontando a espessura do vidro e o formato do pote, dá pouco mais de 1 litro. Se no rótulo estava escrito 1,4 litros ou 1400 ml (e não 1400 gramas), o mais provável é que o rótulo estivesse certo.

Para ter um maior probabilidade de sucesso, faria uma pequena inoculação central como mencionei.
Pelo contrário, jovem padawan... A inoculação se faz sempre rente ao vidro, pois senão você não verá o micélio crescendo (e não saberá se germinou ou está contaminado, até muito tarde). E também se faz mais de 1 inoculação, para cobrir o pote logo, e impedir que qualquer contaminação entre. Principalmente em potes grandes ;)
 
Última edição:
Aqui acho que você confundiu as bolas todas, mas na foto com a régua o pote parece ter uns 10x16 cm, o que descontando a espessura do vidro e o formato do pote, dá pouco mais de 1 litro. Se no rótulo estava escrito 1,4 litros ou 1400 ml (e não 1400 gramas), o mais provável é que o rótulo estivesse certo.

Mestre @Salaam`aleik o pote tem 14cm de largura e 17cm de profundidade, o 7cm que informei é a metade la largura, portanto o raio, que usei para descobrir a area do pote, aproximadamente. E 1400ml eu não li em rotulo, pois o pote não possui essa informação, foi a quantidade de agua que coube dentro rs.


Pelo contrário, jovem padawan... A inoculação se faz sempre rente ao vidro, pois senão você não verá o micélio crescendo (e não saberá se germinou ou está contaminado, até muito tarde). E também se faz mais de 1 inoculação, para cobrir o pote logo, e impedir que qualquer contaminação entre. Principalmente em potes grandes ;)

Foi exatamente o que fiz, infelizmente não li isso antes e fiz a inoculação de modo sensitivo, fiz 6 furos equidistantes (rente ao vidro) e um no centro, fiz como a natureza me fez sentir, espero não ter me traido nos sentimento. Porem 7 furos são bastante coisa, então tomei o cuidado de não injetar muito para não comprometer a umidade de dentro do bote.

Agora manterei o pote na incubadora em temperatura de 26 à 29 graus (como não tenho termostato o controle é feito manualmente).

O fato de a seringa estar hidratando a muito tempo (mais de 5 meses) acha que pode influenciar? os esporos podem morrer? (acredito que essa pergunta eu ache em outro lugar no forum, então se ela for muito comum e ficar muito redundante, pode ignora-la, alias verei na pratica e postarei aqui os resultados), alias ja vi varias pessoas achando varias coisas sobre o tempo de hidratação, mas nunca vi afirmações concretas tipo, alguem batendo o martela falando da validade, se esse meu funcionar são 5 meses de resistência até o momento, como ainda sobrou, logo usarei de nv.

Obrigado, Mestre!
 
Hmmm o pote da foto não parece ter 14x17, a altura parece ter uma diferença de mais de 3 cm.
O volume é a área do círculo x altura do pote, ou seja pi * raio ao quadrado * altura, o que considerando 7x17 dá 2,6 litros e não 1,4.
[ V = 1400 = 17 pi r² => r = raiz de (1400/17pi) =~ 5 cm). Confere aí porque eu não sei o que tinha no que eu bebi hoje :roflmao:

Porem 7 furos são bastante coisa,
Demais talvez, mas exceto aumentar o risco de uma das inoculações contaminar, vai acelerar a colonização do bolo.

O fato de a seringa estar hidratando a muito tempo (mais de 5 meses) acha que pode influenciar?
Desde que conservadas em geladeira, creio que não haja problema. Eu mesmo já tive seringas e CLs de quase 1 ano.
 
Back
Top