Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Qual a graça de ser Deus?

"Deus quer ... o que homem quer" isso dá muito pano pra manga :D
Acredito seguramente, que nós criamos a nossa própria desgraça, essa nuvem de acontecimentos desgraçados, essa vibração negativa que paira pesada sobre nossas cabeças, vem de uma massa de pensamentos negativos que nós mesmos criamos, e que retorna a sua origem, nós.
Perguntar: Qual a graça de ser Deus, na minha opinião, já é um sintoma disso.

não acho que criamos 100% da nossa desgraça. mas uns 62,57% sim.

hahaha

veja, nossa realidade é pessimista, nossa evolução foi pessimista, afinal, se não fosse, o que seria de nós hj? o mais forte sobreviveu pq ele tinha mais chance contra a desgraça e ponto final. esperar o pior sempre nos protege mais. Ponto final.

Então pra que Deus nisso tudo? E se há Deus, qual é a graça?

Sim, vc tá certo, é um sintoma.

falae jonzjonz

nossa evolução é pessimista? acho que é uma forma de vê-la. mas existem outras:

muito muito muito simploriamente, só a título de metáfora, dá pra comparar a caminhada dos macacos. a um dado momento, eles estavam completamente adaptados à floresta - podiam digerir quase todas as frutas, alguns carne, não eram muito predados, já se organizavam socialmente etc. entretanto, alguns sabiam da existência do deserto, e o sentiam como um ambiente adverso. adversidade, não desgraça. esse macaco que saiu da floresta e enfrentou a adversidade, não tinha o corpo mais apropriado para esse novo ambiente - aí acontece uma seleção. os que podiam resistir mais tempo sem água, por exemplo, sobreviviam em maior número do que os que resistiam menos. assim, vivos, continuavam se reproduzindo, e sua prole se desenvolvia, alguns com essas características, e outros não...

mas tudo isso é pra dizer que a adversidade é o momento que te permite enxergar um ambiente hostil, e que talvez exija soluções diferentes daquelas que já conhecemos -- mas pode te levar a caminhos nunca antes percorridos. o caso da saída da floresta e adaptação dos macacos ao deserto, pode ser comparado ao momento em que os pais do 'elo perdido' saíram do seu bando... e podendo viver no deserto, os ancestrais do homem, tinham experiência suficiente pra viver em outros lugares. hoje o homem mora quase onde quiser, no planeta terra.

se você tá na floresta e vê um desertão escaldante, pode ser um momento de sair dela, enfrentar os problemas, e se sobreviver, estará em outro lugar que não mais a floresta :pos:

nossa evolução não foi pessimista, mas oportunista - no sentido 'natural' da palavra.

nossa evolução não foi pessimista, mas oportunista - no sentido 'natural' da palavra.

entendí seu ponto

o uso da palavra pessimista foi só pra entrar no contexto da discussão, mas sem dúvida oportunista encaixa melhor.

mas o fato é que esse oportunismo, como vc falou, veio ao enfrentar adversidades ... e onde os macacos se fuderam mais, é onde tinham mais chances de evoluir.

logo, qdo digo q a evolução foi pessimista, é pq ela só poderia existir num ambiente de adversidades, senão seriamos peixes até hj.

no fim, tá todo mundo certo, e todo mundo errado.

mas o fato é que esse oportunismo, como vc falou, veio ao enfrentar adversidades ... e onde os macacos se fuderam mais, é onde tinham mais chances de evoluir.

iiisso jonz é isso aqui que quis dizer !!

mas vou mudar um pouquinho :

"onde os macacos humanos se fodem mais, é onde têm mais chances de evoluir"

sem caretice, auto-ajuda etc. é uma comparação metafórica... aqui a palavra 'evolução' não assume o mesmo significado para a espécie toda, não quero dizer que os mais homens miseráveis podem evoluir mais - é só uma outra forma de encarar um problema pessoal.

mas tudo isso é pra dizer que a adversidade é o momento que te permite enxergar um ambiente hostil, e que talvez exija soluções diferentes daquelas que já conhecemos -- mas pode te levar a caminhos nunca antes percorridos.

Falando dos macacos então...
Hoje não somos nada parecidos com eles, pelo que vejo.
"Oh surgiu uma oportunidade! hmm mas lá é quente e árido, não não, ficarei aqui, onde é gostosinho e tenho meu aconchego garantido, prefiro a minha segurança que essa tal de "oportunidade para evoluir".

Qual a graça de ser Deus?
R: Rir disso tudo. :) por tão efêmero que que possa ser.

Todo mundo tem praticamente a mesma concepção do meio que o rodeia, porém os caminhos que levaram a esse aprendizado divergem em cada um de nós.

No fim nesse tópico deu pra perceber bem a sintonia desse forum. :pos:

Back