Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

E-Book [PT] Carlos Castaneda - Bibliografia

Pois eu acho que isso é muito difícil no caso Castaneda. Ele misturou verdades, meias-verdades e mentiras a seu bel prazer. Esse é o pior cenário para quem deseja aprender algo.

Melhor encarar como ficção, simplesmente, e tentar buscar as fontes originais. Ou se dedicar a estudar algum autor ou tradição séria.
É, você tem toda razão. Devaneei. Ganhei quatro livros dele há algum tempo atrás, versão em inglês, primeira tiragem. Por um momento fiquei orgulhoso da aquisição. Decepcionante saber dessas coisas.
 
Eu acho que independente do autor, das tradições, sempre devemos ter um pouco de dúvida/ceticismo. Sair acreditando ou negando tudo sem o devido pensamento crítico, é fácil se perder. Esse post expande o que acabei de dizer: https://teonanacatl.org/threads/budismo.5003/page-16#post-148227

E outra, do meu ponto de vista, "verdade" ou "meia-verdade" é algo muito subjetivo. Da mesma forma eu acho que todas as experiências na vida são válidas... A roda não para, e assim seguimos em frente!

A propósito, duvidem de tudo que eu disse, por favor! :D
 
E outra, do meu ponto de vista, "verdade" ou "meia-verdade" é algo muito subjetivo. Da mesma forma eu acho que todas as experiências na vida são válidas...



Tudo é subjetivo, inclusive a frase de que todas as experiências na vida são válidas.

Entretanto, mesmo sendo subjetiva, discordo da frase. Será que você pegar uma arma automática e praticar um massacre, como é recorrente nos EUA, é uma experiência válida?


Mas continuando na seara do subjetivo, acho que é verdade, entanto, que com o tempo tudo se dissolve. Inclusive todo esse carma dos livros de Castaneda :D
 
Será que você pegar uma arma automática e praticar um massacre, como é recorrente nos EUA, é uma experiência válida?

Ué, faça a experiência. Pegue uma arma automática e pratique um massacre atirando em todo mundo aqui dentro do fórum. Só não esqueça que vai ter que fazer as balas passarem pelas conexões de internet. Depois é só abrir um tópico e nos contar como foi.
 
Tive a oportunidade de ler até o momento A Erva do Diabo. Um excelente livro. Pretendo com certeza ler outros titulos do Castañeda.
Parabéns pelo tópico, show de bola
 
Tive a oportunidade de ler até o momento A Erva do Diabo. Um excelente livro. Pretendo com certeza ler outros titulos do Castañeda.
Parabéns pelo tópico, show de bola

O Presente da Águia é recomendado, muito bom também
 
Alguém consegue o PDF do livro da Taisha Abelar - A Travessia das Feiticeiras?
Ou
Shabono: A Visit to a Remote and Magical World in the South American Rain Forest
- De Florinda Donner?

Para quem pensa que é mera ficção, os mesmos fatos abordados nas obras de Castaneda são relatados em outros livros, de outros autores, e referem-se a um antigo ensinamento tolteca que esta muito distante do uso de plantas de poder, mas sim que busca o dominio da consciência.

Procurando sobre essas duas autoras que citei também da para se ter uma noção maior sobre a abrangência desses ensinamentos.

Agora, não adianta ler 3 ou 4 livros de Castaneda e julga-lo como uma farsa. A integridade de sua obra é complexa.
 
Para quem pensa que é mera ficção, os mesmos fatos abordados nas obras de Castaneda são relatados em outros livros, de outros autores, e referem-se a um antigo ensinamento tolteca que esta muito distante do uso de plantas de poder, mas sim que busca o domini

Acha mesmo que isso é um argumento válido, @Agricola?

Na falta do falecido Castaneda é claro que outro autor pode resolver escrever um livro na mesma "linha". Afinal, já tem um mercado consumidor formado.


Agora, não adianta ler 3 ou 4 livros de Castaneda e julga-lo como uma farsa. A integridade de sua obra é complexa.

Castaneda parece charlatão, e eu aposto que é mesmo. Fora a salada que ele fez nos seus livros todas as pesquisas a respeito apontam que ele não viveu o que relatou nos livros. No máximo ele viajou pela região e sugou histórias nativas, e as combinou com outras histórias de origem desconhecidas ou inventadas por ele.

E depois foi viver como um guru new age cercado de mulheres que o idolatravam.
 
Para quem consegue captar a magia da obra dele, não faz a menor diferença se ele era um charlatão ou não. Nem mesmo se Don Juan existiu ou foi inventado por ele.
Paz e luz...
 
Para quem consegue captar a magia da obra dele

Cada qual escolhe seu caminho.

Os fãs conseguem captar a "magia" na obra de qualquer autor não confiável.
 
Cada qual escolhe seu caminho.

Os fãs conseguem captar a "magia" na obra de qualquer autor não confiável.

É verdade, isso serve até para Paulo Coelho... :)
Apenas quero dizer que aqueles que têm interesse em Castaneda, devem ler sua obra sem julgá-lo como escritor e sem tentar validar as experiências relatadas. Somente tentando absorver os conceitos apresentados... Asseguro que não é perda de tempo, mesmo que fique provado que o cara foi uma farsa... ;)
 
Apenas quero dizer que aqueles que têm interesse em Castaneda, devem ler sua obra sem julgá-lo como escritor e sem tentar validar as experiências relatadas. Somente tentando absorver os conceitos apresentados...


É que essa fila, no meu caso, já está com um backlog muito grande.

Vou ver se encaixo entre os livros de Lobsang Rampa, entre outros autores, que me foram 'vendidos' na mesma toada: esqueça o homem e olhe para os conceitos ...

Mas quando olho para qualquer lado vejo tanta literatura boa de autores sobre cuja cabeça não recai acusação de charlatanismo, e que eu tenho tanta vontade de ler, que eu acho que só vou atacar esse backlog dos 'autores que provavelmente foram charlatães mas que merecem serem lidos' na próxima encarnação :D
 
Muitos dos acontecimentos que Castaneda relata em seus primeiros livros não tem significado nem pra si mesmo. Coisas que ele não dava nem sequer importância e que só se tornam esclarecidas em seus últimos livros.
Muitas dessas "coisas" são reveladas no decorrer da obra por Don Juan... Coisas que Don Juan ordenava para Castaneda realizar e que só foi lhe dar uma explicação depois de muitos anos (de acordo com a data de publicação das obras)...

Talvez a primeira obra de Castaneda A Erva do Diabo não tenha causado uma boa impressão dele mesmo. Nenhum outro livro resgata o uso de plantas de poder e seguem para uma linha teórica ministrada por Don Juan e prática ministrada por Don Genaro.. Esses nomes são falsos segundo o próprio autor.

Acontece que, volto a dizer, a unica coisa que Castaneda relata é um pouco do metodo tolteca de estudo da consciência. Não tem nada de magia. É a mesma coisa que as iúmeras crenças ao redor do mundo relatam com o uso de outras linguagens.

Você ve tudo isso se repetindo ao longo de diversas obras. Apenas o livro A Vida Secreta das Plantas já relata muito das mesmas atribuiçoes que Castaneda quando cita os feitos admiráveis de Luter Burbank e Carver, por exemplo.
 
Contribuição magnífica !!!! Obrigado por ter compartilhado . Muita luz na sua caminhada !!!

Gratidão !
 
Obrigado por compartilhar, presente magnífico. Quanto à Carlos Castaneda, hoje eu me convenci de que tratava-se de um mau mensageiro de uma mensagem fantástica. Acredito em muitos dos conceitos relatados nos livros, não porque acredito em Carlos, ou porque faz sentido, tem lógica ou parece crível ou verossímil, mas porque EXPERIMENTEI em mim mesmo tais conceitos. Discordo de outros tantos relatados por ele pelo mesmo motivo, não encontrei correspondentes em minha experiência até agora. Abraços!
 
Vixi.. o link ja era e nao encontro mais o arquivo na net..

Alguém tem ai "O Dominio da Consciencia - Flórion" salvo?

Mas ja aproveitando pra resgatar o tópico (Rss).. Realmente Castaneda não teve capacidade e/ou poder pessoal (como diria Don Juan) suficiente para seguir no suposto "caminho o conhecimento"... Em seus últimos livros ele mesmo relata isso e também menciona que outro "feiticeiro" do grupo de Don Juan (Silvio Manuel) reconheceu essa sua incapacidade e teria mencionado a Don Juan que ele (castaneda) não era o aprendiz ideal, que jamais conseguiria alcançar esses conhecimentos e era um caso perdido que nao valia perder tempo. Em seguida nota-se que Don Juan também sempre soube disso e usou o autor como um instrumento para registrar essa tradição..

Castaneda apenas fez isso, registrou algo que nunca foi capaz de seguir integralmente. Don Juan menciona várias vezes que ele deveria deixar toda sua vida cotidiana para trás, que deveria apagar seu passado. Apagar toda sua história-pessoal. Filhos, amigos e parentes. Reconhecia que castaneda tinha um espirito propenso ao abstrato mas que sua razão era tão contaminada pela vida que levava que praticamente o impossibilitava ir além no desconhecido. A suposta prática de Don Juan deriva das antiguidades e traz técnicas da antiga feitiçaria indígena (não precisa ir muito além para reconhecer o radicalismo que era o estudo as artes ocultas nas épocas remotas).. Segundo Don Juan a feitiçaria não existe mais, existiu apenas num passado distante. O que sobrou dela foram técnicas utilizadas por videntes e depois pelo que ele chama de novos-videntes. É apenas uma forma de Don Juan explicar que o conhecimento e conceitos acerca do abstrato (desconhecido) evoluem conforme evolui as sociedades humanas. Em sua época Don Juan classifica a si e a seu grupo como "percebedores do abstrato", "exploradores do desconhecido", pois reconhece que "feitiçaria", "videncia", ou qualquer outro termo não adequa-se aquilo que fazem, mas que o que fazem herda técnicas e conhecimentos de tempos remotos que já foram utilizadas para muitas finalidades.

Mas pra finalizar.. Castaneda nunca foi capaz de armazenar energia, sempre teve recaídas por banalidades. Talvez por ser arrogante ou orgulhoso demais. De modo que viveu em conflito consigo mesmo até o fim de seus dias. Nunca teve a suposta "rigidez necessária" para firmar-se no "caminho do guerreiro".. e quem é que tem afinal nesse mundo pós-moderno? Don Juan teve como benfeitores(as) pessoas impecáveis em uma época de tecnologia "primitiva" e através de métodos realmente radicais, que o colocavam entre a vida e a morte.
 
Verdade... Tudo leva a crer que Castaneda não conseguiu ir além na busca pelo desconhecido (ou inconcebível). Não teve a impecabilidade necessária... Mas sempre fico impressionado como permaneceu um mistério sobre a sua pessoa. Acho que ele tentou apagar seu passado, criou versões falsas a seu respeito, manteve tudo nebuloso e impossível de se confirmar. Praticamente inexistem fotos dele. As pessoas que conviveram com ele, descrevem sua personalidade de maneiras contraditórias. Mesmo em uma época em que as informações não se disseminavam como hoje, isso não deve ter sido fácil. Ele foi muito famoso, principalmente por seus primeiros livros, era requisitado para comerciais, entrevistas, etc. e mesmo assim se manteve praticamente inacessível.
 
Back
Top