Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Psilocybe tampanensis - Palha de bananeira pasteurizada

Diário de cultivo completo.
Gostaria de agradecer imensamente ao @nandao1234 por ter compartilhado e possibilitado uma tremenda satisfação em observar essa peculiar especie.

Arroz integral inteiro foi previamente hidratado, colocado em água fervente por varias vezes até atingir o miolo, lavado, escorrido, espalhado em jornal e secado externamente na frete de um ventilador. Esterilizado em panela de pressão por uma hora contado após atingir pressão, esfriado por completo e inoculado com cultura liquida um pote PP de 1L no dia 05/03/2015. Em 14 dias a colonização teve termino, porem só no dia 30 foi inoculado a palha.
A colonização ocorreu sofrida devido ao calor > 28° fazendo com que o micélio ficasse de beje/marrom. Aos olhos de um leigo parece contaminado, fotos dia 30/03: WP_20150330_008.jpg WP_20150330_010.jpg


A Palha de bananeira não estava em boas condições mas como esse cultivo é uma serie de procedimentos experimentais veio a calhar...
A Palha foi colocado em uma fronha, lavado em água corrente e hidratada por algumas horas submersa em água de torneira, em seguida foi centrifugada com toda a força manual e espalhada em uma bancada para sair o excesso de umidade.

A Palha dentro da fronha foi pasteurizada a vapor por 1:30h por volta dos 70° na noite do dia 29/03. Com luvas de limpeza pesada para não queimar as mãos a palha foi revirada* (EDIT*) sem retirar da fronha 3 vezes durante a pasteurização, supondo que dessa forma selecionasse os micros aeróbicos. Finalmente no dia 30/03 6L de palha compactada foi inoculado com 1L de spawn. A inoculação foi realizada ao ar livre, uma camada extra de palha foi colocada na superfície para cobrir os grãos.

Fotos do dia 16: WP_20150416_011.jpg WP_20150416_012.jpg WP_20150416_013.jpg WP_20150416_014.jpg WP_20150416_015.jpg WP_20150416_018.jpg WP_20150416_019.jpg WP_20150416_020.jpg WP_20150416_021.jpg WP_20150416_022.jpg

A superfície está ressecando, vou colocar uma camada superficial de terra, pó de coco e humus e ver o que acontece.

Para que não restem duvidas sobre o suposto micélio que está na palha, ta ai:
cogu1.jpg cogu2.jpg

Ainda não estou promovendo as trocas gasosas, por isso o micélio está tomando forma "esponjosa". Em breve mais atualizações...
 
Última edição:
Seria interessante ver se com pequenos pedaços secos da haste dessa espécie dá para fazer o mesmo que isso: Penis Envy - A partir de cogumelo seco
Ok, posso fazer esse experimento com os próximos cogumelos, veremos o que acontece! A especie está resguardada, alguns prints já foram coletados.

Me esqueci de mencionar que o spawn foi bem fragmentado praticamente os grãos foram separados.

Edit: A palha foi picotada preguiçosamente grosseiro!
 
Última edição:
Grande presença! Faz tempo que nao via um desses. Muita boa sorte !
 
Do dia 20 para o 21 foi pasteurizado a vapor 1L de 40% pó de coco, 40% terra vegetal, 10% húmus de minhoca para colocar a camada de cobertura. Quando fui colocar a camada notei que haviam vários nós hifais na superfície, porem todos ressecados. O micélio já está alcançando a superfície, notei que já ha nós hifais na superfície. Vamos esperar pra ver o que acontece, caso o pin set não seja satisfatório vou virar o "Bulk" de cabeça para baixo e colocar outra camada de cobertura. Os cogumelos estão vindo com porte maior do que os dos bolos PF.

Fotos de ontem: WP_20150424_059.jpg WP_20150424_066.jpg
 
Última edição:
Lá vem eles!, boa parte está com pin set considerável e outra pequena parte que fica próximo ao filtro esta mais tímida devido ao ressecamento, mas já estou tomando de conta disso. Vou ver se coloco um compressor pra ajudar na oxigenação.

Agora: WP_20150429_007.jpg
 
Última edição:
Uma dica que eu descobri recentemente é que conforme os flushs vão saindo, esses cogumelos vão ficando maiores e vêm em menor quantidade. No primeiro flush vieram muitos pequenos com cap tão pequeno que não dá pra print. No quarto flush veio estes aqui da foto, os maiores que eu já consegui.
IMG_20150503_163025136[1].jpg
A máquina ficou louca com essa lâmpada de led full spectrum mas dá pra ver o tamanho relativo
 
Uma dica que eu descobri recentemente é que conforme os flushs vão saindo, esses cogumelos vão ficando maiores e vêm em menor quantidade.

Acontece também com cubensis.
 
No primeiro flush vieram muitos pequenos com cap tão pequeno que não dá pra print.
Concordo que a tendencia é essa citada por você acima, mas não acho que isso seja o problema, a troca gasosa é o fator limitante (píleo reduzido) para qualquer cultura de cogumelos. Em outros cultivos com longa colonização tive cogumelos relativamente grandes para a especie mesmo no primeiro flush.

Aumentei o tamanho do terrário e agora por diante vou intensificar a troca de ar. Me arrependo por não ter fotografado no sábado, pois os cogumelos estavam todos em pé, como podem ver alguns se esticaram tanto que não suportaram o próprio peso (devido a falta de ar), outros se curvaram, e pra piorar quando fui mover-los de lugar para a colheita alguns tombaram. Segue as fotos da colheita ontem a tarde:

Bulk Tampa1.jpg Bulk Tampa2.jpg Bulk Tampa3.jpg Bulk Tampa4.jpg Bulk Tampa5.jpg
 
Última edição:
:eek:h::eek:h::eek:h:
Belíssimo trabalho, é notória a dedicação e o carinho que você rende ao cultivo.
Muito mais que um cultivo feroz, aulinha!:)

Abs,
Thug
 
Os cogumelos trouxeram carga de esporos ?
Sim, porem baixa, mesmo assim ainda tentei tirar carimbos que logo foram descartados por serem muito ralos. Estava mantendo a bacia encaixada num balde com uma garrafa pet de 2L congelada e mesmo assim não foi o suficiente, tenho usado esse método com sucesso para cultivos pequenos, so que nesse aqui a colonia é grande, quando coloco a mão perto ainda sinto o calor. A unica saída que me resta é deixar no ar condicionado 24hs ligado a 18°, mas pra isso preciso resolver um problema com a instalação elétrica aqui. Essa especie esporula bem, pude presenciar isso em outros cultivos!

Vou me empenhar para que o próximo flush seja coletado esporos, pelo menos duas amostras serrão enviadas para PróFungos.

Quebrei um pouco a cabeça retirando alguns carimbos sem sucesso, pois os chapeis desidratavam, hoje borrifo um pouco de água destilada num copinho de café para cobrir os píleos, ainda não me pareceu a melhor solução, mas por hora é o que tem funcionado.
 
Boa, parabéns! Só comentei antes da relação do tamanho com flush pra te animar a persistir o máximo de flushes que puder. Tirei 6 belos carimbos no 4o flush com 2~2,5cm de diâmetro bem escuros =) considerando que essa strain tem caps de 1 a 3cm de diâmetro acho que foi acima da média. Usei bastante luz e um saco grande de 20L transparente como terrário. Não caprichei tanto na troca gasosa, deixei eles lá e abria o saco uma vez por dia. Vou tentar mais uma vez com muita luz e pouca troca gasosa pra ver como se comportam! Abraço, desculpa invadir o seu diário, me empolguei hehe.
 
Segundo flush foi mantido por ar condicionado a 18°, porem dentro do terrário provavelmente esteve mais quente. Devido a baixa temperatura e diferença da interna para externa ouve muita condensação de umidade consequentemente ressecamento da camada de cobertura, isso sem contar com as trocas gasosas, por isso foi necessário borrifar diariamente água mineral com uma nevoa fina, também foi feito algumas regas até "molhar" a superfície durante crescimento. Não foi borrifado um dia até a coleta dos píleos. Após total colheita tando no 1° quanto 2° flush foi regado com borrifador de nevoa fina até "molhar" moderadamente a superfície. Dessa vez impressões densas foram coletadas com sucesso.

Dia 09/05: 2°flush1.jpg
Madrugada 10/05: 2°flush2.jpg 2°flush10.jpg

Noite 10/05: 2°flush5.jpg 2°flush6.jpg 2°flush7.jpg

Coletando esporos: 2°flush4.jpg
 
Meu objetivo já foi concluído, não estou cuidando mais desse cultivo, não tenho feito trocas gasosas. Após segundo flush houve ressecamento superficial da camada prejudicando o 3° flush.

3° Flush, dia 19/05: WP_20150519_001.jpg WP_20150519_002.jpg WP_20150519_004.jpg WP_20150519_005.jpg WP_20150519_006.jpg WP_20150519_007.jpg WP_20150519_008.jpg

4° Flush, dia 27: WP_20150527_004.jpg WP_20150527_006.jpg WP_20150527_008.jpg

Meu objetivo foi coletar carimbos, não foi feito consumo de nenhum cogumelo desse cultivo, todos foram descartados. Vou manter pra ver até onde chegara!
 
Última edição:
Meu objetivo já foi concluído, não estou cuidando mais desse cultivo, não tenho feito trocas gasosas. Após segundo flush houve ressecamento superficial da camada prejudicando o 3° flush.

3° Flush, dia 19/05: View attachment 79973 View attachment 79974 View attachment 79975 View attachment 79976 View attachment 79977 View attachment 79978 View attachment 79979

4° Flush, dia 27: View attachment 79980 View attachment 79981 View attachment 79982

Meu objetivo foi coletar carimbos, não foi feito consumo de nenhum cogumelo desse cultivo, todos foram descartados. Vou manter pra ver até onde chegara!
Sucesso Arc!!! Muito bonito de ver todos esses cogus juntinhos como uma grande familia!
 
Lindo trabalho @Arcturus , caramba são lindos estes magrelos (igual eu :roflmao:).

Fiquei curioso quanto ao sabor, textura e também potencia (a literatura que encontrei diz que ele é equivalente ou pouco menos potente que P. cubensis), chegou a degusta-los frescos?
 
Última edição:
Olá arcturus, em termos de viagem, qual foi a maior diferença que você notou em relação ao cubensis?
 
Back
Top