Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Psilocybe mexicana e P. tampanensis (esclerótia)

A.H

Cogumelo maduro
Cadastrado
12/08/2011
25
49
Como estava bastante interessado no cultivo de trufas, dei uma estudada no tópico supracitado e decidi fazer a tradução para compartilhar o conhecimento com todos daqui. Também traduzi uma pequena passagem de outro tópico por achar que esse texto carecia dessa informação. Espero que possa ajudá-los e desculpem qualquer erro.

Autor: stonesun (shroomery)
Fonte: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/13431948

Título: Um Guia Abrangente de Cultivo de Esclerotia - de carimbo a carimbo

“Decidi colocar este guia sobre o cultivo de Psilocybes sclerotia porque há inúmeros tópicos velhos e ultrapassados flutuando por aqui. No entanto, existem também ótimos tópicos como, “Easier than Cubes! ” ou “Sclerotia FAQ”. Ambos são ótimas leituras, altamente recomendadas. Tentarei cobrir as espécies mais populares e prontamente disponíveis:

- Psilocybe galindoi / ATL # 7
- Psilocybe mexicana / A
- Psilocybe tampanensis / Pollock
- Psilocybe mexicana / Jalisco

Eu tenho trabalhado principalmente com esses quatro produtores de esclerotia; o grupo Mexicanae é o meu favorito absoluto do gênero Psilocybe. Como você provavelmente já sabe, essas espécies têm a capacidade tanto de produzir esclerotia in vitro como corpos frutíferos. A maioria das pessoas os cultiva apenas pelas esclerotia, porém espero que depois de ler este, mudem de idéia e dêem-lhe chances também, de frutificar. Eles não são muito mais difíceis de frutificar que P. Cubensis requerem apenas uma fina camada de casing e um pouco mais de carinho, amor e cuidado. Vamos começar!

Grãos / Preparação do Substrato FAI (do mais ao menos funcional)

- Grãos de centeio
- Semente de grama de centeio (SGC)
- Mistura de sementes para pássaros (MSP)
- Farinha de arroz integral (FAI)

Não irei entrar em detalhes sobre a preparação de FAI, MSP e SGC porque esses três métodos são definitivamente inferiores a um substrato de grão de centeio perfeitamente preparado.
Aqui vai uma pequena versão desses três:

- FAI:

A preparação dos bolos é a formula regular (1:1:2 – BRF:água:vermiculita), porém ao invés de 100% de água, use uma solução de 50% água + 50% café. Esterilizar a vapor por 90min ou PP por 60min com 15psi.
Esclerótia de P. tampanensis formando no substrato FAI.
1.jpg2.jpg3.jpg

- SGC (jarra de 1qt. aprox. 946ml):

300ml de CGC
Mistura de café / água (50/50)
Uma pitada de gipsita
Coloque o CGC e o gipsita na sua jarra, e então despeje o café / água sobre ele. Agite para distribuir o liquido uniformemente e deixe-o descansar por duas horas. Em seguida então esterilize em PP por 60min com 15psi.
Esclerótia de P. galindoi em SGC.
4.jpg5.jpg6.jpg

- MSP:

Pessoalmente eu odeio MSP porque é confuso e muito difícil limpar o milho, no entanto use-o se por algum razão centeio ou SGC não estiverem disponíveis. Você também pode prepará-la da mesma forma como os grãos de centeio abaixo.
Colonização de P. Tampanensis na MSP.
7.jpg8.jpg

- Grãos de centeio
Quanto aos grãos de centeio, aqui está um método de preparação detalhado e ilustrado.

Eu começo fazendo 2qt. (aprox. 1842ml) de café forte.
Em uma panela grande aqueça entre 2 - 2,5 galões de água (aprox. 7,6 – 9,5 litros) e adicione o café.
Adicione duas colheres de chá de gipsita e mexa.
Prepararando o molho de café / água
9.jpg10.jpg11.jpg
Enquanto o café / água é aquecido, meça o centeio. Use uma xícara de centeio para cada jarra de 1qt.
Enxágüe os grãos algumas vezes para limpá-los de toda a sujeira / detritos. Quando a água que sai do enxágüe estiver clara, escorra os grãos.
Assim que a temperatura do café / água alcançar 160°F (aprox. 70°C) apague o fogo e despeje os grãos. Mexa e deixe-os descansar por um período de 4-24 horas.
Pessoalmente, faço isso durante a noite, com um tempo de imersão de 8 a 10 horas.
Lavando o centeio e adicionando-o ao café / água
12.jpg13.jpg14.jpg
Seu centeio estará saturado de café / água, agora é hora de fervê-los.
Leve a mistura a fervura e deixe-os assim entre 10 e 15min.
Desligue o fogo, coe os grãos e deixei-os esfriar (eu gosto de colocar um ventilador sobre eles e movê-los algumas vezes durante a secagem).
Certifique-se que a superfície dos grãos esteja completamente seca.
Fervendo, coando e secando dos grãos de centeio
15.jpg16.jpg17.jpg
Agora eles estão prontos para carregar os frascos.
Use seu tipo favorito de tampas e filtros.
Ex: 1 camada de filtro de café + 2 camadas de papel alumínio.
Enchendo os frascos e fechando-os com tampa e papel alumínio
18.jpg19.jpg20.jpg
Esterilize em PP por pelo menos 90min (eu gosto de deixar 120min) com 15psi.
Como sempre, deixe a PP esfriar completamente antes de retirar os frascos.
Os grãos ficam um pouco compactados após a esterilização por isso gosto de agitá-los suavemente após retirá-los da PP.
Pronto para inoculação.
Frascos antes e depois da esterilização
21.jpg22.jpg23.jpg

Métodos de inoculação:

Você deve ter um carimbo ou uma seringa de esporos. Se você não quer complicar as coisas, vá em frente e inocule o substrato com a seringa de esporos. Se você tiver um carimba, você já sabe, basta fazer uma seringa de esporos.
Carimbos e seringa de esporos de P. mexicana
24.jpg25.jpg26.jpg
Se você já possui um conhecimento um pouco avançado e faz CL’s para seus cubensis, estas espécies se dão muito bem com CL’s Extrato de Malte e Dextrose. Use sua receita favorita. A minha é 1 colher de chá de extrato de malte e 1/8 de dextrose por litro.
O melhor e mais avançado método, no entanto, é iniciar seus esporos em ágar.
Micélio de P. galindoi CL EM/ DEX
27.jpg28.jpg29.jpg

Quando você tiver um crescimento bom e saudável em seus petri dishes (não vou entrar em detalhes sobre isolamentos), você poderá inocular o substrato de grãos.
P. galindoi e P. mexicana em ágar
30.jpg31.jpg
Centeio inoculado com ágar
32.jpg33.jpg34.jpg
Agora é só organizá-los e esquecê-los.
Vocês esta pronto para algumas trufas?
Muitas vezes (especialmente com esporos e inoculação com ágar) a esclerotia vai formar-se antes da colonização total do substrato. Isto é perfeitamente normal.
Se você inocular com CL, o micélio apenas colonizara o substrato e as pedras se formarão após 100% de colonização.
De qualquer modo você verá esclerótias em breve.
Agora é só incubá-los e esquecê-los!
Você está pronto para algumas trufas?

Alguns jarras ‘jovens’ (menos de 30 dias)
35.jpg36.jpg37.jpg
Existem controvérsias sobre agitar ou não os potes quando estiverem de 20% a 30% colonizados. Alguns dizem que tudo bem, outros dizem para não fazê-lo. Já obtive sucesso com essa técnica, mas também já falhei algumas vezes, portanto eu não agito mais.
Quando quero expandir o cultivo e planejo fazer uma transferência grain to grain (grão para grão), na minha experiência, o melhor método e iniciar com CL.
Eu uso 3 a 4cc por frasco e o desenvolvimento sempre se inicia dentro de uma semana. As esclerotias ainda não estarão se formando ou se estiverem, estarão muito pequenas.
Como sempre, quebre seus grãos colonizados através da agitação dos frascos e faça a transferência para novos frascos de substrato esterilizado.
No entanto, se você possui uma boa quantidade de CL, eu prefiro ir por esse caminhos ao invés de grain to grain.
P. mexicana/A - jarras de centeio com cerca de 60 dias
38.jpg39.jpg40.jpg
P. galindoi - frascos de centeio com cerca de 60 dias
41.jpg42.jpg43.jpg

Colheita das Esclerotias:

Bem, é hora de apreciar os primeiros ‘frutos’ de seu trabalho.
Quando você chega a este estágio, o pote deve ter 2 meses ou mais. Não existe ponto de colheita antes dos 2 meses (minha última safra foi de 6 meses), alguns deixam mais tempo mas sempre precisamos de frascos / espaço.
Continuando, obtenha uma colher e higienize-a com álcool; raspe e separe o substrato das esclerotias em uma folha de alumínio. Já fiz isso tanto em capela de fluxo laminar quanto em ar totalmente aberto e nunca tive problemas de contaminação.
Trufas colhidas de bolos de SGC e grãos de centeio
44.jpg45.jpg46.jpg

Limpe suas esclerotias com uma escova de cerdas macias e armazene-as frescas em sacos de papel dentro da geladeira, para conservá-las por algumas semanas ou desidrate-as (mesmo método usado com PC) para conservá-las por meses.
Esclerotia de P. mexicana/A colhidas em grãos de centeio
47.jpg48.jpg49.jpg

Continua
83.jpg
 
Esclerotia de P. galindoi em substrato de centeio
50.jpg51.jpg52.jpg
Esclerotia de P. tampanensis em bulk de esterco
53.jpg54.jpg55.jpg
Então agora você tem sobras de substrato misturado com algumas pequenas esclerotias prontas para frutificar.

Procedimentos de frutificação:

- Casing de grãos

Esse é o método mais fácil para fazer o casing dos grãos e frutificá-los.
Tive resultados pouco interessantes com substrato de SGC, contudo tive excelentes resultados com grãos de centeio.
Frutificação de P. mexicana/Jalisco em casing, substrato SGC
56.jpg57.jpg58.jpg
Frutificação de P. galindoi/ATL # 7 em casing, substrato SGC
59.jpg60.jpg61.jpg
Frutificação de P. galindoi/ATL # 7 em casing, substrato grãos de centeio
62.jpg63.jpg64.jpg65.jpg66.jpg67.jpg
Eles não carecem de uma camada de casing especial, eu pasteurizei 50/50, do método 50/50 + Jiffy Mix e Plantation Seed Starter com ótimos resultados.
Certifique-se de usar uma camada fina de casing (aprox. ¼”), espalhe uniformemente sobre o substrato e coloque-o em seu terrário,
Mantenha a umidade elevada e troca gasosa em abundancia durante toda frutificação, mantendo a temperatura entre 65°F e 80°F (aprox. 18°C a 26°C), eu já obtive frutificação aos 18°C e aos 26°C constantes e em qualquer temperatura entre esssas.
Temperatura de luz de 6500K é ideal (já experimentei com luz 8200K e também obtive um bom desempenho) com um ciclo de 12/12.
Os pins deverão aparece dentro de 10 a 14 dias em condições ideais de frutificação.

- Spawn de grãos para substrato Bulk:

Você pode fazer spawn de grãos para qualquer substrato bulk pasteurizado (ex: esterco ou fibra de coco). Meu favorito é misturar esterco de cavalo / palha / fibra de coco / vermiculita / gipsita (40/20/20/15/5).
Deixe o seu substrato bulk colonizar, aplique a camada de casing e deixe frutificar como citado acima.

P. mexicana/jalisco em grãos de centeio - spawn de grãos em fibra de coco / café / vermiculita / gipsita, pasteurizados
68.jpg69.jpg70.jpg71.jpg72.jpg73.jpg
P. tampanensis - spawn de grãos em esterco de cavalo / palha / vermiculita / fibra de coco / gipsita, pasteurizados
74.jpg75.jpg76.jpg77.jpg78.jpg79.jpg80.jpg81.jpg82.jpg

- Frutificação de bolos FAI:

Com este método eu não colho as esclerotias do substrato.
Após o bolo alcançar 100% de colonização, aniversarie o mesmo e tire (lave) todo o selo de vermiculita. Após essa etapa eu gosto de secar os bolos em frente a capela de fluxo laminar ou em frente a um ventilador. Seque-os por algumas horas, pelo menos por uma noite.
P. tampanensis – secagem dos bolos
83.jpg84.jpg85.jpg
Por favor note que o passo acima não é necessário, mas na minha experiência, ele vai te dar um melhor flush / pinset.
Agora que os bolos estão secos você pode ir em frente e dunk-los por 24 horas.
Coloque-os de volta nos frascos, faça o casing, assim como citado acima no caso dos grãos, e deixe-os frutificar.
P. tampanensis - bolos dunking e casing
86.jpg87.jpg88.jpg89.jpg90.jpg91.jpg
P. galindoi - corpos frutíferos em bolos de FAI
92.jpg93.jpg94.jpg

- Método de frutificação alternativa:

Se você estiver no intuito de conseguir corpos frutíferos e não se preocupa com a obtenção de esclerotias essa é a TEK para você!
Prepare uma mistura de substrato bulk em sacos para tindalizar e esterilize-o, em seguida, inocule com CL.
Aqui está como eu preparo a minha massa.

Fragmente o estrume de cavalo com um processador de alimentos. Eu não posso acreditar que algumas pessoas ainda quebrem o estrume com as mãos.
Retalhando o estrume
95.jpg96.jpg97.jpg
Pique um pouco de palha de trigo e mergulhe-a em água por umas duas horas.

Continua
 
Preparando a palha de trigo
98.jpg99.jpg100.jpg
Hidrate um pouco de fibra de coco e deixe a vermiculita e o gipsita prontos. Eu não messo nada com exatidão, uso apenas o bom senso, não é necessário tanta precisão, apenas se mantenha próximo da proporção mencionada acima.
Ingredientes para o substrato
101.jpg102.jpg
Agora misture os ingredientes secos (esterco / vermiculita / gipsita) e em seguida misture o coco e palha.
Hidrate o substrato e ponha-o dentro dos sacos. Eu encho os sacos com 2 a 4qt.(aprox. 1842ml a 3684ml) de substrato.
Substrato misturado e hidratado
103.jpg
Eu amo a idéia do @RRs com as mangas tyvek inserido nas bolsas, você não precisa se preocupar com a contaminação enquanto a sua PP esfria.
Preparando os sacos
104.jpg105.jpg106.jpg

Coloque os seus sacos na PP e esterilize-os por 120 minutos com 15psi.
Sacos antes e depois da esterilização
107.jpg108.jpg109.jpg
Quando os sacos estão frios eu os abro dentro da capela de fluxo laminar estéril e inoculo-os com 20 a 60cc de CL. Infle os sacos com ar estéril e amarre-os.
Quando eles estiverem 100% colonizados corte a parte superior do saco um pouco acima do nível do substrato, aplique uma fina camada do seu favorito tipo de casing e deixe frutificar.
Saco de P. galindoi totalmente colonizado, parte de cima do saco cortado e casing
110.jpg111.jpg112.jpg
Corpos frutíferos de P. galindoi no saco supra citado
113.jpg114.jpg115.jpg116.jpg117.jpg118.jpg

- Colheita e coleta de carimbos:

Agora que os pins se desenvolveram em frutos maduros (algo entre 5 e 10 dias), você está pronto para colhê-los. O processo é o mesmo que você faria com qualquer outra espécie de cogumelo, mas mantenha em mente que esses caras são muito frágeis. Puxe-os gentilmente para fora do substrato e reserve-os.
P. galindoi coletados em bolo de FAI
119.jpg120.jpg121.jpg
Corte a estipe fora o mais próximo do píleo possível e coloque os píleos em uma folha de papel alumínio higienizado com álcool. Fazer isso no seu GB ou na frente de sua capela de fluxo laminar.
Carimbos de P. galindoi
122.jpg123.jpg124.jpg
Outro método bom é usar uma caixa de sapatos de plástico.
Tire os píleos e coloque-os em uma folha de papel alumínio higienizado com álcool.
Coloque os píleos sobre o papel alumínio e coloque a parte inferior da caixa na parte superior dos píleos. Você vai ter uma grande folha de carimbos de boa qualidade.”
Carimbos de P. tampanensis em folha de papel alumínio em uma caixa de sapatos
126.jpg127.jpg128.jpg
Carimbos finalizadas de P. tampanensis
128.jpg129.jpg130.jpg

* Acho que não o autor não explicou muito claramente como fazer a incubação, então traduzi também, esse pequeno trecho de outro tópico:

Fonte: http://www.shroomery.org/8420/Psilocybe-mexicana-amp-P-tampanensis-sclerotia

Incubação

Os frascos são deixados em um lugar escuro entre 70°F e 80°F(aprox.20°C a 26°C). Eles devem ser agitados de1 a 2 vezes durante as primeiras semanas para espalhar e induzir um crescimento mais uniforme do micélio. Depois que eles são totalmente colonizado, a esclerotia começará a se formar no jarros. Eles não devem ser agitadas depois deste ponto. Esclerotias continuarão a se formar de 2 a 3 meses após a colonização completa. Tempo total desde a inoculação até a colheita é de aproximadamente 3 ou 4 meses.”

Traduzido por: A.H

125.jpg
 
Eu nunca consegui formar cogumelos de P. mexicana A, para quem não sabe P. mex tem duas linhagens, A e B. Uma é boa para produzir trufas, outra é boa para fazer cogus (B).

As trufas aparecem SEMPRE, em qualquer tipo de cultivo de mex A, assim prefiro o milho pq o grão é bem grande (ainda mais depois de panela de pressão) o q facilita separar as trufas do substrato, e foi por isso q recomendei o milho antes (com água de café diluída (foi o q fiz pelo menos)). Mas NUNCA consegui cogumelos. Tentei casings e vários substratos. Nada. Isto quer dizer q eu só tenho 1 print, q está velho e já no 1/6 da pizza. ugh.

Discordo PLENAMENTE quanto o uso de vermi no substrato para trufalização, a não ser q vc goste de comer vermiculita, PQ AS TRUFAS VÃO SE FUNDIR A VERMICULITA!!

Mas eu não tinha lido ainda este post do shroomery q é de 2010. Muito bom. P. galindo??? Nova espécie... to me sentindo obsoleto nesse negócio de micofilia. Obrigado A.H., ótima contribuição de um tema ainda não abordado no fórum.
 
bem fiquei pensando a respeito do milho tambem, em todo caso, fiz inoculaçoes em milho centeio e pf...
posto as diferenças aqui , daqui uns tres meses...
 
Back
Top