Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Psilocibina: Possibilidades terapêuticas do cogumelo psicodélico‏ (Artigo Cientifico Brasileiro)

Muito bom, parabéns pela pesquisa!

E obrigado pela contribuição! :)
 
Já começou bem, citando Terence Mckenna... excelente trabalho. Obrigado por compartilhar. ;)
 
não li ainda mas parabéns pelo trabalho de pesquisa
 
Vocês escrevem muito bem sobre um assunto muito bom.

Lendo, me lembrei do início da minha saga micológica. :)

A pesquisa com psicotrópicos não deve parar. Pensamos isso, mas com certeza em alguma universidade eles estão analisando e estudando escondido, o que podemos considerar vergonhoso.

Continuem desenvolvendo!
 
Legal sua iniciativa e parabéns pela pesquisa.
 
Eu gostei do trabalho, mas acho que cabem alguns pequenos ajustes:

- "A psilocibina – alcalóide pertencente à família das triptaminas – é uma poderosa substância psicodélica encontrada naturalmente em uma diversidade de espécies de cogumelo dos gêneros Psilocybe, Stropharia, Conocybe e Panaeolus": atualmente não se considera mais que existam cogumelos psicoativos no gênero Stropharia. Todos os Stropharia psicoativos foram reclassificados para o gênero Psilocybe. Os gêneros que teriam espécies com psilocibina e/ou psilocina, embora nem todas as espécies pareçam capazes de provocar efeitos seriam, segundo vários dados recentes compilados na Wikipedia, Psilocybe (116 espécies), Gymnopilus (14), Panaeolus (13), Copelandia (12), Hypholoma (6), Pluteus (6) Inocybe (6), Conocybe (4), Panaeolina (4), Gerronema (2) e Agrocybe, Galerina and Mycena (1 espécie de cada).

- "Descoberta em 1953, pelo autor e pesquisador russo Gordon Wasson, a psilocibina": a psilocibina não foi descoberta por Wasson, mas sim por Hoffman, conforme é até explicado em parte posterior do texto.

Parabéns pela pesquisa, e vá pela sombra no mundo acadêmico.
 
Parabéns pela pesquisa, e vá pela sombra no mundo acadêmico.
:roflmao:

é verdade.
tempo atrás tentei trazer um trabalho de pesquisa (acadêmico) aqui pro FORUM levei maior pito do autor.
ou seja, hoje seu trabalho continua no anonimato sem acrescentar pra ninguém. Bem possível que tenha morrido na gaveta.

Divulgem suas descobertas ou pesquisas pessoal, já não cabe mais o "é meu eu descobri", compartilhem@!
 
Legal manolo, vou baixar e dar uma olhada nas poossibilidades terapêuticas...
 
Ooops. E, como lembrado por um conhecido, Gordon Wasson não foi russo, mas sim norte americano. A esposa dele é que foi russa.
 
Vc estar no caminho certo
meu caro amiguinho.
isso so faz contribuir ao nosso forum tão querido,
e aumentar nosso acervo, pra nos amantes da enteogenia amadora.

Paz e luz.
 
Agradeço a todos! Muita luz a todos nós, peregrinos do desconhecido!
Namastê!
 
Muito interessante a matéria. Estudos revisionais são sempre interessantes, revivem artigos há muito esquecidos, histórias científicas, elocubrações psicodélicas, tentativas diversas e recortes de como podemos entender melhor o fenômeno da expansão mental, revivência de nossa própria evolução ao entramos em contato com tais substâncias...
Porém, deixa-me muito infeliz ao deparar-me com tal investida, que ao mesmo tempo consiste de um trabalho legítimo, uma busca pessoal de entendimento, mas que pelo descuido, tão comum nestes tempos modernos do CTRL+C/CTRL+V, verifico não ter sido "contemplado" pelo esforço obtido na produção de parte da literatura acima "disponível".
Observo diversos trechos elaborados por mim em minha dissertação, com minhas palavras, meus pontos e vírgulas, meu suor, minhas noites mal e bem dormidas, do meu carnaval perdido e de meu orgulho conquistado. Como nestes tempos pós-modernos podemos manter qualquer autoria? Ainda mais quando se trata de ciência? Como fazer jus e reconhecimento a todos aqueles que contribuem em nossa experiência sincrética do tornar-se?
Infelizmente, o autor, utiliza-se de meus desenvolvimentos, numa construção "de novo" (?), agregando mais conhecimentos, entretanto, sem o devido reconhecimento, e é por este último ao qual reivindico.
Parabenizo igualmente o autor, clamando pela atenção, não somente desta pessoa, mas de todos aqueles cujas aspirações permeiam o universo acadêmico.
Atenciosamente
Arturo Escobar
jac_escobar@yahoo.com.br

Links para estudos publicados sobre Psilocibina desenvolvidos no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco:

http://www.neip.info/downloads/disser_arturo.pdf

http://www.neip.info/upd_blob/0000/958.pdf

http://www.neurobiologia.org/ex_2010.3/16_Escobar_Roazzi_Panorama Contempor(OK).pdf
 
Belo trabalho @Arturo_Escobar, muito bem escrito e informativo. Parabéns.:)
"A imitação é a forma mais sincera de elogio." (William Bernbach)
---
O que é 'meu'? Minhas letras? Minhas palavras e vírgulas?
 
Caro senhor Arturo,

Agradeço imensamente aos seus elogios e criticas a pesquisa "Psilocibina: possibilidades terapêuticas do cogumelo psicodélico".
Este artigo é uma produção legítima baseada em um estudo bibliográfico de diversas obras, informações e autores que abordam esta temática, de grande importância e, infelizmente, pouco reconhecimento. Artigo que me custou, como muito bem colocado por você, meu suor, minhas noites mal e bem dormidas e até mesmo meu carnaval, que de fato não foi perdido e sim bem aproveitado.
Porém, creio que esta havendo um terrível mal entendido. Você afirma que utilizo de sua dissertação sem o devido reconhecimento, porém nunca tive o prazer de ler a sua obra, a qual já esta em minhas mãos para ser lida assim que meus compromissos permitirem. Logo, prezado Arturo Escobar, não poderia ter utilizado de seus "desenvolvimentos", numa construção "de novo", agregando mais conhecimentos sem o devido reconhecimento.

Muito menos utilizo de tal suposta injusta apropriação para "marketing pessoal", pois este não é meu objetivo e muito menos a metodologia de uma pesquisa bibliográfica. A proposta que procurei neste artigo não foi expor meus pensamentos e meus méritos e sim os pensamentos e méritos de pioneiros perspicazes na utilização cientifica e terapêutica da Psilocibina. Utilizei de diversas fontes, tendo o devido cuidado de verificar a verdade contida nas informações que utilizei. Todos os autores estão devidamente citados em minha obra, como você mesmo pode perceber. Esta não é uma pesquisa de exaltação pessoal, e sim uma humilde tentativa de dispor de forma organizada tais pensamentos para que novos pesquisadores do tema possam ter um ponto de partida. Afinal, como bem diz Issac Newton, "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."

Portanto partindo da premissa que você, como acadêmico, não teria motivos de fazer tal ataque sem fundamentos, convido o senhor a legitimar suas afirmações, me informando quais trechos de meu artigo pertencem a sua dissertação, para que eu possa analisar a legitimidade de sua contribuição. Garanto que qualquer equivoco de minha parte será devidamente corrigido e justificado.

Eu o saúdo cordialmente, e peço-lhe que me desculpe por quaisquer transtornos e infelicidades, não é de minha intenção tomar como minha palavras de outros, e muito menos me exaltar através de "marketing pessoal".
Aguardo ansioso seu contato.

Vinícius Ferraz
 
Olá turma, o link está errado,

Quando baixei o arquivo veio este:

JOSÉ ARTURO COSTA ESCOBAR
Observação e exploração da percepção visual e do tempo em indivíduos sob o
estado ampliado de consciência após o consumo de cogumelos “mágicos”
(Psilocybe cubensis)
 
Última edição:
Back
Top