Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Psilocibe B+ com mix de técnicas

Diário de cultivo completo.
Consegui o Psilocibe Cubensis B+ através de um carimbo de esporos.
Esterelizei as seringas e a água para fazer as seringas em panela de pressão durante 30’’.

Com ¼ da impressão de esporos fiz 8 seringas de 12ml cada uma.

Esterelizei 5 frascos com PF technique (farinha de arroz e vermiculite), 2 com grãos de centeio e 1 recepiente onde coloquei grãos de centeio e vermiculite por cima e outro com mistura de PF technique e vermiculite por cima durante 1h20.

Para inocular, usei uma caixa de cartão modificada onde dentro tenho uma lamparina que tenho acesa pra trabalhar com uma chama acesa. Não uso luvas, apenas lavo bem as mãos e uso uma máscara para não respirar perto.

Depois de inoculados, coloquei-os todos numa caixa de arrumos preparada por mim com um aquecedor de aquário, e um termometro para controlar a temperatura onde a mantenho em 28,2 C.

Desejem-me sorte =)
mini-IMG_6074.jpgmini-IMG_6075.jpgmini-IMG_6076.jpgmini-IMG_6077.jpgmini-IMG_6078.jpgmini-IMG_6231.jpg
 
Boa sorte!
ta bacana agora o teu setup!
agora tem tudo pra dar certo hein!
best colonization vibes.
qualquer duvida estamos ae!:D
 
sankhara BOA SORTE :pos:
Mantenha o diário atualizado.
 
olá sankhara como vai?

também gostei da forma como usou a glovebox improvisada, com rechaud e tudo mais, quase um bico de bunsen :pos:

ali na foto dos copos, eles já tinham sido inoculados? tô olhando bem pra eles, tem uma fita transparente selando o papel alumínio? se tiver, perfeito...

também estou acompanhando, muita sorte no cultivo :pos::pos:
 
Olá Vinicius,
Os frascos aí já estão inoculados. Não existem furos no papel de alúminio. As tampas dos frascos são de metal e têm 3 furos para serem inoculadas. Vou tirar umas fotos para descrever melhor todo o processo. Com a box para inoculação nunca tive nem uma contaminação. Mas também só fiz culturas de cogumelos umas 5 vezes.
Abraço a todos e obrigado pela força, neste momento tenho um frasco com 95% de colonização. Também esse vou fotografar para vocês.
Abraço

Uma dúvida:
Tenho um dos frascos que só está colonizado em metade do frasco, na lateral. O que acham de abrir um pouco o frasco para entrar ar e a colonização ser mais rápida? È certo que a vermiculite por cima impede as contaminações do exterior, certo? Vou tentar amanhã fotografar.
 
Uma dúvida:
Tenho um dos frascos que só está colonizado em metade do frasco, na lateral. O que acham de abrir um pouco o frasco para entrar ar e a colonização ser mais rápida? È certo que a vermiculite por cima impede as contaminações do exterior, certo? Vou tentar amanhã fotografar.


É muito arriscado abrir um pouco o frasco.

No máximo faça um furo pequeno, do tamanho aproximado da seção de uma caneta Bic, com um objeto esterilizado, e tampe logo em seguida com papel de filtro. Esse papel de filtro de café também serve. Isso basta para renovar o ar de dentro do frasco.

Mas não sei se no seu caso já vale a pena partir para uma medida dessas.
 
É muito arriscado abrir um pouco o frasco.

No máximo faça um furo pequeno, do tamanho aproximado da seção de uma caneta Bic, com um objeto esterilizado, e tampe logo em seguida com papel de filtro. Esse papel de filtro de café também serve. Isso basta para renovar o ar de dentro do frasco.

Mas não sei se no seu caso já vale a pena partir para uma medida dessas.
Prefiro aconselhar ele a colocar o copo de cabeca pra baixo e dar uns tapinhas pro substrato soltar do fundo, sem abrir de jeito nenhum o bolo.
o substrato fica apoiado na tampa de aluminio e acaba de colonizar naturalmente.
essa lentidao eh porque a olhos vistos o substrato ficou muito compactado.
 
Olá Mortandello,
Tens razão. Se há coisa que aprendi é que o substrato não deve ficr muito compactado e que o tempo ode esterelização não deve ser menor de 1h. Não que não esterelize, mas que não fica seco o suficiente.

Deixo umas fotos de como estão os frascos que tinha já á um m~es e já virei de cabeça para baixo.

Novidades, com apenas 3 dias, os esporos que inoculei a 28/03 já estão a germinar :D . Mas ainda não deixo foto porqeu não se nota nada. Daqui a dois dias coloco um dos frascos na camara de fruitificação, e tiro umas fotos.

AAbraço
mini-IMG_6229.jpgmini-IMG_6230.jpg
 
Companheiros,
Resolvi retirar o substrato qeu tinha centeio e vermiculite por cima e colocar na camara de fruitificação.
A razão que me fez tomar essa decisão foi porque se tinha passado um mês e pq já tinha micélio na parte superior da vermiculite.
A minha camara de fruitificação tem uma placa para as gotas de água, a superficie com agua e uma bomba de ar de aquário para circulação.
Abraço a todos, desejem-me sorte
mini-IMG_6240.jpgIMG_6239.jpgmini-IMG_6237.jpgmini-IMG_6241.jpg
 
oi sankhara, belos copos aqueles da foto...

nesse do centeio, a parte superior é micélio de cubensis mesmo? tá meio apagado, diferente daqueles que você tem nos copos...

desejo sorte, lá vem eles :pos:
 
Boas,
O fasco em que faltava 5% de colonização, ao fim de 3 dias sem muito crescimento, resolvi retirar da incubadora e coloca-lo no terrário para fruitificar.

Sei que corro o risco de contaminação, contudo, não lhe toquei na trasferência, e o terrário não o vou abrir até que se dê a colonização total.
Abraço
 
Cara odeio falar isso
mas NAO PODE SE PRECIPITAR ASSIM AMIGO.
tudo errado.
NUNCA DEVE-SE ABRIR COPOS NAO TOTALMENTE COLONIZADOS.
nunca.
vai contaminar, mesmo que voce reze pra que isto nao aconteca.
nos casings tudo parece normal ainda.
 
Olá Mortandello,

Neste momento só falta mesmo um pouco da cobertura superior para ser colonizado dentro do terrário. NUnca mais voltei a abri-lo para não correr ainda mais riscos, mas tou confiante que o micélio vá cobrir a parte que falta e proteger-se de agresões externas.

Quando eles chegam a esta altura em que o crescimento pára, sinceramente fico a pensar que não irão crescer nunca. Sei que é errado, mas resolvi arriscar.

Os bolos inoculados em 28/03 estão com uma colonização fantástica. E em relação ao centeio para Spawning deixo uma foto depois de agitar.

O Casing que tinha posto, não tem nem cobertura superior de micélio. Suspeito que não esteja bom, e estou com curiosidade para daqui a 2 dias quando não houver risco para o bolo com pf , de ir destapar um pouco a vermiculite e ver o que se passa.

Abraço
mini-IMG_6254.jpg
 
Sim Vinicius. Também me pareceu micélio. Mas penso que a humidade diminuiu um pouco no terrário e, embora 4 ou 5 dias depois, aquele pequeno algodão no casing desapareceu.

Vou esperar mais uns 3 dias e ver o qeu acontece. Se não cheirar a contaminante ou assim, penso destapar nessa altura um pouco da vermiculite para ver como está o estado da colonização.

Só não destapo agora,pq não quero arriscar contaminar o PF bolo pois falta só um cm quadrado de colonização.
 
Do frasco com grãos de Centeio colonizados, fiz spawm para colonizar uns frascos com arroz integral que esterelizei previamente.

Após dois dias, o micélio parece não querer pegar no arroz integral, e acrescido a isso sinto que a goma do arroz integral faz colar muito o arroz.

Vou comprar mais centeio para fazer novamente Spawm com o segundo e último frasco que tenho com centeio colonizado.

O frasco que estava a 95% de colonização, parece estar a dar-se bem. Pelo menos está quase quase totalmente colonizado. Eu vou rezar mesmo para que não contamine. Mas não volto a fazer isso. Acho que me precipitei ao não esperar que colonizasse no meio estéril.
 
Últimas novidades

O frasco que coloquei para colonizar a meio, está agora 100% colonizao e sem sinal de contaminação. Foi um milagre mesmo.

A caixa de alúminio com casing , destapei um pouco dos bordos e está com um micélio lindo, branquinho. COntudo, nem sinais de Pins :(, o que me deixa um pouco triste.


Estou a pensar aumentar um pouco a temperatura, já que a tenho a 20ºC, e aumentar para 24ºC. Para ver se consigo despertar o inicio da frutificação. Só ñão tinha aumentado mais aunda porque tinha medo que houvesse contaminação até o bolo tar a 100%.

O que acham?
 
Estou a pensar aumentar um pouco a temperatura, já que a tenho a 20ºC, e aumentar para 24ºC. Para ver se consigo despertar o inicio da frutificação. Só ñão tinha aumentado mais aunda porque tinha medo que houvesse contaminação até o bolo tar a 100%.

Podes aumentar até 26ºC. Consegues uma temperatura fixa ou ela fica oscilando?
Nem primórdias ainda?
 
Já tenho Pin's. Pequenas cabecinhas a surgir tanto no centeio com casing como no PF cake. :D

Estou deveras muito contente. COntudo, vou amanhã para o Algarve passar o fim de semana e só volot no Domingo de manhã :( Acho que vou perder o primeiro flush... caraças... Por isso, não vou aumentar a temperatura para atrasar oao máximo a frutificação, quando chegar então aumento.

Pelo menos posso garantir que a esterelização das seringas na panela de pressão, e todos os meus procedimentos foram um sucesso. Sem qualquer contmainação.

Agora queria ver se conseguir tirar bastantes impressões de esporos para não voltar a ter problemas com o stock de esporos aqui por casa.

Já agora quanto tempo acham que demora, a 21ºC a formarem-se os cogumelos? Será que dá tempo para no Domingo ainda apannhar em formação para tirar uma impressão, ou quando voltar já perdi op primeiro flush?
mini-IMG_6255.jpgmini-IMG_6256.jpgmini-IMG_6257.jpgmini-IMG_6258.jpgmini-IMG_6259.jpgmini-IMG_6260.jpgmini-IMG_6261.jpgmini-IMG_6262.jpgmini-IMG_6263.jpg
 
Back
Top