Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Prospecção de sítios para caça

El_Chancho

Hifa
Cadastrado
28/09/2015
1
7
35
Prezados amigos,


Primeiramente gostaria de agradecer imensamente aos administradores e membros ativos do fórum. Devo admitir que desde meu primeiro contato com o site, sempre me surpreendo com o nível de conhecimento apresentado nos tópicos e a sempre presente boa vontade por parte dos membros que respondem e aconselham de forma bastante didática e clara. Eu diria que a riqueza de informação no site não deixa nada a desejar para o shroomery.org. Mais uma vez, muito obrigado.


Bom, sou um iniciante na micologia amadora e com poucas horas de vôo em aeronaves Psilocibinisticas, logo o objetivo deste tópico é bastante simples: apresentar meus critérios de seleção e prospecção de uma área de busca para utilização de longo prazo e obter feedback dos membros mais antigos. São esses critérios realmente válidos? Devemos nos atentar e buscar certas características com relação à localização na esperança de encontrar-los?


Voltei recentemente ao Brasil depois de uma longa temporada fora, durante esse tempo, passei muito tempo estudando este enteógeno. Acredito que qualquer pessoa que, como eu, possui profundas e infatigáveis questões sobre quase tudo, deve buscar respostas da melhor maneira possível e utilizando as ferramentas deixadas nessa terra há milhões de anos, dito isto:


Nos últimos 2-3 finais de semana, tenho buscado propriedades de fácil acesso, boas dimensões e número de animais, (sei que o site é contra divulgar locais específicos) na macro-região de Jundiaí – SP. A área rural aqui nessa região é basicamente dedicada à produção de uvas e outras frutas. Cria-se pouco gado nessa região.


Percorri diversos pastos e propriedades, basicamente buscando as seguintes características: (nesse ponto que gostaria de receber vossos comentários)


· Pastos antigos preferencialmente localizados em vales

· Presença de fontes d’água


Por enquanto o local de maior potencial que encontrei foi este das imagens, local parece ser usado por um bom número de cabeças de gado Zebu, com uma bela mancha de floresta nativa (em nossa região seria floresta atlântica do interior paulista) que parece manter a umidade e trata-se de uma encosta.


O clima não estava propicio, porém uma olhada rápida na previsão dessa semana me deixa muito animado para o próximo final de semana, muita chuva e temperaturas altas (média de 24) com uma queda de temperatura no final de semana e muito sol semana que vem, ou seja muita água e muito sol nos próximos dias.


Me arrependi muito depois que li os 10 mandamentos do catador, pois na ocasião em que descobri esse site, acabei virando e cortando alguns bolos, mais do que eu deveria, na busca por micélios, porém encontrei pelo menos 1 bolo com clara formação de colônias e até mesmo um pequeno (bem pequeno) cogumelo ameaçando aflorar.


Meu plano é fazer um acompanhamento de perto desse pasto, acredito que voltarei quantas vezes for necessário para comprovar a existência de cubensis por lá, mas tenho muita esperança de que com as informações encontradas aqui, logo postarei fotos dos espécimes encontrados.




image_zpstoed4gwc.jpe


image_1_zps8psg9eva.jpe
image_2_zpsh7z7nat5.jpe
 
Parece com todos os outros pastos que existem por aí.

Pelo fato de ser um pasto já se supõe que o clima em algum momento do ano seja favorável, afinal a grama também não cresce tão verdinha onde não chove ou tem água perto.

Escolha de local acho que não tem muito segredo, só precisa ser um pasto e ter vacas... O resto é empírico.

É mais fácil ter algo crescendo na bosta do que não ter, se podem ser cubensis só a observação dirá.
 
Simpatizo com sua causa, já vasculhei o Google Earth tentando localizar os pastos mais convenientes e próximos da Babilônia.

Na época que eu dirigia, - Sem menção a sítios específicos abaixo do nível de município, por favor - . Os cogus estão disseminados pelo interior paulista, imagino que em virtualmente todas as cidades devem existir pastos ativos, mas na prática a aparição deles é mais misteriosa do que os guias de caçada fazem parecer.

Dou o exemplo desse pasto próximo de Itu: ele foi originalmente descoberto completamente por acaso por um colega que era escoteiro (e entusiasta dos enteógenos, vai entender, kkk) e tava acampando com a "tropa" na região. Fomos nesse pasto em um certo 31 de dezembro e era cubensis que não acabava mais! Enormes, formando clusters de 3-6 indivíduos em praticamente todos os bolos de merda. Só paramos de encher as sacolas porque não era mais necessário, tínhamos o bastante para umas 10 pessoas e ainda sobraram muitos cogus no pasto pra perpetuar o ciclo. No verão seguinte, voltamos lá e nada! Apesar das chuvas constantes que estavam ocorrendo (tinha até poças de água pelo pasto), só achamos não psicoativos. Voltei uns tempos depois, e aí veio a maior surpresa: só encontrei Panaeolus Cyanescens! Vários deles, e nenhum Cubensis sequer. E o mais estranho: embora esse pasto fosse cheio de bostas em matinhos, morros e grama alta, os cogumelos pareciam ter colonizado preferencialmente os descampados. Vai entender...

Acabei decidindo que era mais garantido cultivar, mesmo... e quando decidi parar de usar o carro as caçadas ficaram ainda mais inacessíveis. Mas achei interessante vc mencionar a macro-região de Jundiaí, essa área pode ser facilmente explorada usando a combinação CPTM+bike (teria que ser num Domingo pra entrar com a magrela no trem...) Nada se compara à visão majestosa de um campo repleto de chapeludos, livres e gigantes:D

Dando uma olhada rápida no google maps parece que tem propriedades com vacas facilmente acessíveis - Sem menção a sítios específicos abaixo do nível de município, por favor - Se quiser dar uma conferida nessas áreas e depois reportar... (sem locais específicos de coleta claro, apenas regiões)

Mas eu recomendaria esperar um pouco, apesar das chuvas o ar ainda tá bastante seco por causa da estiagem, os cogus preferem aquele bafo úmido do verão, manja?

Boa sorte nas caçadas e responsa no consumo!
 
Última edição por um moderador:
(sem locais específicos de coleta claro, apenas regiões)

Sem locais específicos quer dizer que a mínima unidade geográfica a ser mencionada são municípios.

Também não queremos a indicação de regiões dentro dos municípios.
 
ok então. eles são difíceis msm de achar? por que procurei em um campo enorme e tinha bastante bosta de gado, mas só achei esses, sera que o rio perto interfere?
O que você está dizendo não faz sentido. Acontece que as condições pra eles desenvolverem são as mesmas de milhares de outros cogumelos, afinal... são todos cogumelos. :coffee:
 
ok então. eles são difíceis msm de achar? por que procurei em um campo enorme e tinha bastante bosta de gado, mas só achei esses, sera que o rio perto interfere?
Não adianta ter muita bosta, se não tiver a temperatura ideal... a umidade ideal... ou se o pasto estiver inativo há muito tempo... ou se o terreno for muito arenoso... ou se as bostas forem de cavalo...
Há muitas características que um pasto precisa ter para que o cogumelos mágicos nasçam. Mas, quando você começar a encontra-los, com o tempo, você vai ser capaz de identificar quais pastos são mais promissores, apenas olhando pelo lado de fora da cerca.
Até o tipo de gado pode indicar a presença do mágicos. Na minha opinião, o gado de leite é um "tiro certo". Contudo, não sou muito bem sucedido quando caço em pastos de gado nelori. Além do mais, nelori é muito "nervosinho" pro meu gosto.

Leia esses tópicos aqui no Coletando Cogumelos. Eles me ajudaram nas minhas primeiras caçadas.
Aproveita que o verão chegou! Sai na caça!!! :pirata:
 
ou se as bostas forem de cavalo

Cogumelos psicoativos, incluindo cubensis, ocorrem sim em estrume de cavalos, e de outros animais não bovinos. Uma pesquisa pelo fórum vai mostrar casos.

E mesclei as mensagens com esse outro tópico recente pois o assunto não tem muito a ver com 'Identificando Cogumelos'.

É um tema recorrente no Fórum porquê às vezes se acham cogumelos em um lugar, outras vezes não. Creio que tem uma boa dose de acaso e também de condições ambientais apropriadas.
 
cubensis, ocorrem sim em estrume de cavalos
Verdade, @Ecuador. Eu mesmo já encontrei penaeolus em estrume equino, também.
Oque eu quis dizer, mesmo, é que um pasto apenas com cavalos não é o lugar ideal para a caça aos mágicos. A incidência é muito menor. ;)
 
Em face à grande facilidade com que Pans e Cubs são achados em todo mundo, e também por curiosidade...

Existe pasto no Brasil totalmente sem cogumelos, ou basta eu ir num pasto qualquer depois de dois dias de chuva e um de calor que vai ter chance de ter cogumelo por lá?

Eu não tenho um meio social que conheça locais de caça, então se eu tentar vai ser no peito e na sorte. Me falaram que em qualquer pasto acha-se cogumelos... Pois bem, é verdade?

Uma coisa é ir num pasto e não achar, mas por lá ter ou poder ter; outra coisa é perder viagem indo a um pasto sem qualquer chance porque ali não chegaram esporos...

Enfim, a pergunta também é uma curiosidade.
 
Eu acho que você já é bem crescidinho para saber que existe pasto ativo e pasto não ativo...

Basta ler os tópicos desta seção.
 
Eu acho que você já é bem crescidinho para saber que existe pasto ativo e pasto não ativo...

Basta ler os tópicos desta seção.

É, não dava pra eu ter certeza se um membro antigo que me disse que tinha em todo pasto, e como eu não caço ainda não li muito este subfórum para saber.

Mas beleza, era essa a informação que eu queria esclarecer. :)
 
Existe pasto no Brasil totalmente sem cogumelos, ou basta eu ir num pasto qualquer depois de dois dias de chuva e um de calor que vai ter chance de ter cogumelo por lá?

A não ser que você acredite em abiogenese de cubensis. :D
 
pasto ativo e pasto não ativo

Eu sempre vejo o uso da expressão "pasto ativo", "pasto não ativo"... Isso quer dizer que, potencialmente, todo pasto pode ter, mas de fato muitos não terão, certo? Não dá pra dizer "este aqui não tem nem vai ter", ou "este aqui tem e vai ter sempre", certo? O pasto ativo de ontem pode ser o inativo de hoje... E vice-versa.

Não precisa responder se estiver certa a conclusão.

...

Eu quero caçar! Quero tomar cogumelo numa roda de amigos numa fogueira de noite na beira do rio... :eba:
 
Nada é para sempre... Pastos ativos podem se tornar inativos por qualquer fator, natural ou depredação. Já pastos inativos se tornarem ativos é uma coisa que parece que até hoje só acontece conforme a dança da Natureza.

Realmente não há como saber se um pasto é ativo, a não ser indo até lá e vendo se tem cogumelos. Periodicamente. Desde que, é claro, preencha alguns requisitos (vacas, principalmente).

Eu quero caçar! Quero tomar cogumelo numa roda de amigos numa fogueira de noite na beira do rio... :eba:
Cultive e leve os cogumelos, os amigos e a lenha para a beira do rio, faça lá uma fogueira e boa viagem :D
 
Não dá pra dizer "este aqui não tem nem vai ter", ou "este aqui tem e vai ter sempre", certo?

Isso serve pra qualquer coisa no mundo. Nada dura pra sempre e há possibilidades pra muitas coisas. Se você sabe bem que cogumelos podem brotar até no interior de garrafa PET você sabe a resposta. A questão é, como o cogumelo chegou na garrafa PET?? Surgiu do nada espontaneamente???

A questão é a mesma.Um pasto ativo é aquele que contem esporos de cubensis e matéria para o desenvolvimento desses esporos. Pasto não ativo não possui esporos de cubensis, é simples.
Não quer dizer que se tem vaca e tem pasto vai ter cogumelos. Precisa ter esporos pra que tenha cogumelos. Muito simples.
 
Obrigadão, gente, tiraram as dúvidas que eu ainda tinha sobre o assunto :).

Cultive e leve os cogumelos, os amigos e a lenha para a beira do rio, faça lá uma fogueira e boa viagem :D

Excelente sugestão! :D
 
Back
Top