Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Proporção de spanw e substrato para monotube.

VIvi Westwood

Esporo
Cadastrado
06/05/2024
32
3
Salve Salve!

Estou estudando para minha primeira produção em monotube, com muitas duvidas ainda.
Essa semana vou inocular os grãos para produção de spawn de trigo.
Pensando na etapa seguinte, me surgiu uma duvida sobre a quantidade de spawn que devo usar em relação ao substrato.
No meu caso, usarei uma caixa de aproximadamente 45L, calculei que devo precisar de uns 8L de substrato, pensei em usar uma relação de 1 de spawn para 5 de substrato.
Lembrando que vou usar vermiculita e casca de coco.

Como vocês costumam fazer?
Acham que uma relação de 1/5 é o suficiente?

Obrigado
VW
 
Nos meus monotubes eu gostava de ficar entre 1:5 e 1:4. Menos spawn que isso a colonização pode ficar muito lenta, ainda mais agora que o inverno ta chegando.

Uma boa proporção pra iniciante em monotube seria 1:2. A colonização vai bem rápido e produz muitos frutos. Pouco spawn pode produzir colheitas mais esparsas. Vai do gosto/material disponível do cultivador.

Já cultivou através de outra técnica além do monotube? Já aviso que não é a TEK mais amigável para iniciantes.
 
Opa Myco,
Obrigado pela resposta!
Acho que 1:4 é viável, quem sabe até 1:3 eu consigo fazer aqui, com um pouco de preparo, mais que isso vai ser difícil.
Sobre a técnica, eu tenho pouquíssima experiência com os cubensis, apenas uma produção a partir de casing, mas tenho alguma familiaridade com microbiologia e produção de outros organismos, além de uma estrutura mínima. Claro que sempre pode dar errado!

Qual técnica vc recomendaria?
 
Qual técnica vc recomendaria?

Eu recomendaria o clássico PFTEK, é o que tem menos chance de contaminar. Mas se você já tem alguma exp com microorganismos, acho que vale a pena tentar fazer spawn e casing. Só se atente pra qualidade do spawn (se não há contaminantes) e faça uma pasteurização adequada. Também é importante seguir algum guia, não tentar reinventar a roda.

O cogumelo mais fácil de se cultivar é o shimeji branco (na minha opinião), foi com ele que aprendi o básico da fungicultura caseira e a TEK de spawnar em bulk. Ele tolera uma amplitude térmica bem ampla e coloniza/frutifica rápido. Também parece ser bem resistente a contaminações. Ás vezes vale a pena dar uma chance pro shimeji, acho bem didático. Não é exatamente igual a cultivar cubensis, mas tem lá suas similaridades.
 
Opa!
Valeu pela dica.
Também é importante seguir algum guia, não tentar reinventar a roda.

Certamente! já tem um tempo que estou estudando e agora espero sanar algumas duvidas que restaram, e também pegar opiniões e experiências aqui.

O cogumelo mais fácil de se cultivar é o shimeji branco (na minha opinião), foi com ele que aprendi o básico da fungicultura caseira e a TEK de spawnar em bulk. Ele tolera uma amplitude térmica bem ampla e coloniza/frutifica rápido. Também parece ser bem resistente a contaminações. Ás vezes vale a pena dar uma chance pro shimeji, acho bem didático. Não é exatamente igual a cultivar cubensis, mas tem lá suas similaridades.

Então, minha experiência com cultivo de cogumelos em casa é justamente com shimeji branco e salmão, ainda quero tentar com o eryngui, mas agora vou ficar nos P. cubensis. Espero não quebrar a cara com esses! rs
VW
 
Nos meus monotubes eu gostava de ficar entre 1:5 e 1:4. Menos spawn que isso a colonização pode ficar muito lenta, ainda mais agora que o inverno ta chegando.

Uma boa proporção pra iniciante em monotube seria 1:2. A colonização vai bem rápido e produz muitos frutos. Pouco spawn pode produzir colheitas mais esparsas. Vai do gosto/material disponível do cultivador.

Já cultivou através de outra técnica além do monotube? Já aviso que não é a TEK mais amigável para iniciantes.
Meu primeiro monotub vou tentar 1:2. Qual a vantagem de usar mais substrato? Ele rende mais? Apesar de demorar mais pra colonizar tudo
 
Salve Glubglub

Qual a vantagem de usar mais substrato? Ele rende mais? Apesar de demorar mais pra colonizar tudo

Cara, eu não tenho experiência com cubensis, mas para os outros micro organismos que trabalhei, na média, mais substrato aumenta o rendimento. Pode ser em número de indivíduos ou no tamanho deles. Imagino que siga a mesma lógica.
Tem um cuidado que eu acredito que é universal, temos que ficar a tentos com a relação da quantidade de inoculo e de substrato, para que não acontece o caso de ter muita material e pouco micélio ou esporo inicial. Isso aumenta o tempo de colonização e com isso as chances de contaminação.

VW
 
Meu primeiro monotub vou tentar 1:2. Qual a vantagem de usar mais substrato? Ele rende mais? Apesar de demorar mais pra colonizar tudo
Com mais substrato tem maior "disponibilidade" de água e como os cogumelos são 90% água já dá pra entender.

A diferença não é gigantesca, mas o mais difícil de produzir é o spawn, então qualquer melhoria já é útil.

Pra cubensis de 1:1 até 1:3 acho que são as melhores opções. Mas aí vai de experiência individual.
 
Texugo falou tudo!

Não adianta fazer pouco spawn e usar muito substrato também. Os cogus são 90% água, o substrato providencia a água, mas é pobre em nutrientes na maioria das vezes (vermiculita e pó de coco são pouco nutritivos). Grande parte dos nutrientes tão nos grãos.

Por isso não é viável spawnar monotubes com substrato colonizado ao invés de grão colonizado. Na minha experiência o grão é necessário pra ter boas colheitas.
 
Massa, pessoal. Aproveitando esse assunto de proporção, vcs usam quando do sub pra misturar com grão e quanto pra cobrir o grão? Pensei por ex, na proporção 1:2. 1 de sub pra misturar e 1 pra tampar?
 
Quero tirar umas dúvidas também! Tô pra fazer um bulk grande com spawn de trigo e outro com spawn de milho, peguei um substrato que é composto apenas por vermiculita, turfa e calcário. posso usar como substrato? e se sim, como faço para pasteurizar? Quanto de água pra quanto de substrato… vou fazer na medida ali 1/2 na mistura e um pouco de nada pra cobrir depois.
Estudei muito desde meu último cultivo, fiz algumas colheitas bem legais, perdi bastante material também com alguns erros kkkkk quero ficar zerado de dúvidas (algo impossível pq quanto mais estuda mais vc vê que não sabe) kkkkk

E165C912-46E4-4B44-9B8F-AE7E2745B394.jpegvermiculita, turfa e calcário.
 
A
Massa, pessoal. Aproveitando esse assunto de proporção, vcs usam quando do sub pra misturar com grão e quanto pra cobrir o grão? Pensei por ex, na proporção 1:2. 1 de sub pra misturar e 1 pra tampar?
N sou o mais indicado pra dar conselhos pois estou aprendendo também, mas vc faz a mistura da escolha e a quantidade de substrato que vai por cima não entra na conta, é uma camada fina só pra proteção da mistura.
Sempre importante deixar a superfície plana, sem depressões ou “relevos” kkkkkk tanto da camada de proteção quanto da mistura, pra melhor colonização e pinagem uniforme.
 
Quero tirar umas dúvidas também! Tô pra fazer um bulk grande com spawn de trigo e outro com spawn de milho, peguei um substrato que é composto apenas por vermiculita, turfa e calcário. posso usar como substrato? e se sim, como faço para pasteurizar? Quanto de água pra quanto de substrato… vou fazer na medida ali 1/2 na mistura e um pouco de nada pra cobrir depois.
Estudei muito desde meu último cultivo, fiz algumas colheitas bem legais, perdi bastante material também com alguns erros kkkkk quero ficar zerado de dúvidas (algo impossível pq quanto mais estuda mais vc vê que não sabe) kkkkk

View attachment 214059vermiculita, turfa e calcário.
Tenho um amigo que fez esse substrato aí, tu vai precisar de pasteurizar, veja a tecnica bucket tek no youtube
boa sorte ;)
 
Back
Top