Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Proporção de spanw e substrato para monotube.

VIvi Westwood

Esporo
Cadastrado
06/05/2024
32
3
Salve Salve!

Estou estudando para minha primeira produção em monotube, com muitas duvidas ainda.
Essa semana vou inocular os grãos para produção de spawn de trigo.
Pensando na etapa seguinte, me surgiu uma duvida sobre a quantidade de spawn que devo usar em relação ao substrato.
No meu caso, usarei uma caixa de aproximadamente 45L, calculei que devo precisar de uns 8L de substrato, pensei em usar uma relação de 1 de spawn para 5 de substrato.
Lembrando que vou usar vermiculita e casca de coco.

Como vocês costumam fazer?
Acham que uma relação de 1/5 é o suficiente?

Obrigado
VW
 
Nos meus monotubes eu gostava de ficar entre 1:5 e 1:4. Menos spawn que isso a colonização pode ficar muito lenta, ainda mais agora que o inverno ta chegando.

Uma boa proporção pra iniciante em monotube seria 1:2. A colonização vai bem rápido e produz muitos frutos. Pouco spawn pode produzir colheitas mais esparsas. Vai do gosto/material disponível do cultivador.

Já cultivou através de outra técnica além do monotube? Já aviso que não é a TEK mais amigável para iniciantes.
 
Opa Myco,
Obrigado pela resposta!
Acho que 1:4 é viável, quem sabe até 1:3 eu consigo fazer aqui, com um pouco de preparo, mais que isso vai ser difícil.
Sobre a técnica, eu tenho pouquíssima experiência com os cubensis, apenas uma produção a partir de casing, mas tenho alguma familiaridade com microbiologia e produção de outros organismos, além de uma estrutura mínima. Claro que sempre pode dar errado!