Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

PROJETO -TERRARIO AUTOMATIZADO (PARA PESSOAS COM POUCO TEMPO DISPONIVEL)

SoldadoMorto

~There's mycelium growing in my brain~
Excluido
28/08/2019
68
4
Boa tarde colegas da micologia, espero que estejam bem!!

Quero agradeçer a todos primeiramente, sem vocês e as informações contidas neste magnifico forum este meu projeto não estaria concluido...
Minha maior dificuldade atualmente é o tempo para manutenção do terrario, estou cursando pisicologia e trabalho o dia inteiro, isso acaba tomando todo o meu tempo durante a semana..
Pensando nisso, utilizei um timer para fazer o acionamento de um ventilador indutrial, o mesmo faz o acionamento 4 vezes por dia, durante 1 minuto cada seção..
Com isso, consigo deixar o terrario fechado ate o momento da colheita e dunk, evitando assim contamintes indesejados duranto o processo de troca manual que ocorria antes..
O terrario conta tambem com medidor de temperatura com sonda externa, onde consigo ir ajustando a temperatura interna com o aquecedor...
Estou para adquirir um termohigrometro para medir a umidade tambem..

** PARAMETROS QUE CONSIGO MANTER INTERNAMENTE **

TEMPERATURA: 23°C a 27°C (AQUECEDOR-MANUALMENTE);
TROCA/OXIGENAÇÃO: 4 trocas por dia -1 minuto constante de entrada de ar (VENTILADOR-AUTOMATICA);
ILUMINAÇÃO: INDIRETA/SOLAR (12/12);

Estou quase finalizando meu diaria de cultivo, assim que realizar a colheita vou postar aqui no forum com todas as informações..

Grande abraço..
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-08-16 at 17.39.02.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-16 at 17.39.02.jpeg
    43.4 KB · Visualizações: 84
  • WhatsApp Image 2020-08-16 at 17.39.19.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-16 at 17.39.19.jpeg
    38.6 KB · Visualizações: 83
  • WhatsApp Image 2020-08-16 at 17.40.07.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-16 at 17.40.07.jpeg
    36.9 KB · Visualizações: 82
  • WhatsApp Image 2020-08-16 at 17.40.25.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-16 at 17.40.25.jpeg
    51.6 KB · Visualizações: 81
Muito show mano! Já deixou ele ligado sem bolos, pra testar a umidade e temperatura?
Já vi alguns amigos do fórum tendo problema com ar seco pelo cooler, acho que o seu por ter o timer de ligar e desligar foi uma ótima, mas não custa nada testar antes hehe, vê como se comporta a condensação e tals.
Parabéns e bom cultivo!
 
Muito show mano! Já deixou ele ligado sem bolos, pra testar a umidade e temperatura?
Já vi alguns amigos do fórum tendo problema com ar seco pelo cooler, acho que o seu por ter o timer de ligar e desligar foi uma ótima, mas não custa nada testar antes hehe, vê como se comporta a condensação e tals.
Parabéns e bom cultivo!

Boa tarde Cebolo, tudo bom?

Ja fiz os testes sim!!

Ficou pentende somente a aqusição do termohigrometro com sonda para tirar a prova real em numeros..

Mas a parede dele chega a suar internamente(sinal de alta condensação e umidade de agua)..

Atualmente estou utilizando com argila expandida, mais prefiro mil vezes vermiculita(considero ela mais limpa e facil de organizar os bolos)...
 
:D

E como está sendo a experiência com a umidificação do terrário usando vermiculita? A expectativa é que a vermiculita retenha a umidade e não evapore a água do fundo, não umidificando o terrário.
Boa, muito boa mesmo, deixo uma lâmina de água (0,2-0,5cm) abaixo dessa camada de vermiculita (2cm),e elas estão encharcadas, em duas semanas tive que repor a água 1x, hoje vou repor novamente, acima de 0,5 tenho condensação em excesso acumulando água na tampa, mesmo com furos na tampa, ( deixando uma tábua embaixo para inclinar não há problemas de gotejamento sendo muito útil para pinnagem ).
 
Otimo debate!!

A vermiculita é inerte para outros contaminantes sendo uma boa opção então..

Se os parametros de umidade estão bons não vejo um porque de não usar...

Creio que a limpeza dela seja meio demorada e complicada, pois vai ser dificil de lavar...
 
A vermiculita é inerte para outros contaminantes sendo uma boa opção então..

Se os parametros de umidade estão bons não vejo um porque de não usar...

Creio que a limpeza dela seja meio demorada e complica

A vermiculita é inerte para outros contaminantes sendo uma boa opção então..

Se os parametros de umidade estão bons não vejo um porque d
Não a lavei para o primeiro uso nem adicionei nada na água (água oxigenada, sanitária, ou qualquer outra coisa). Em um teste de retirar um casing e colocar de ponta cabeça acabei derrubando um pedacinho de micelio, que tem se desenvolvimento rizomorficamente na superfície do fundo kkk ( creio que pela carência de nutrientes)
 
Otimo debate!!

A vermiculita é inerte para outros contaminantes sendo uma boa opção então..

Se os parametros de umidade estão bons não vejo um porque de não usar...

Creio que a limpeza dela seja meio demorada e complicada, pois vai ser dificil de lavar...

É, essa experiência de sucesso dele com uso de vermiculita no fundo pra umidificação é realmente 100% inesperada e nos leva a novos caminhos nos cultivos em termos de opção e desenvolvimento de métodos com ela no fundo, como o que ele fez. Isso é ótimo em termos de opção de simplificação de cultivo, em condições que ela seja eficiente.

pedaço de micélio que caiu e tá querendo se alastrar

É, o micélio adora vermiculita. :)
 
É, essa experiência de sucesso dele com uso de vermiculita no fundo pra umidificação é realmente 100% inesperada e nos leva a novos caminhos nos cultivos em termos de opção e desenvolvimento de métodos com ela no fundo, como o que ele fez. Isso é ótimo em termos de opção de simplificação de cultivo, em condições que ela seja eficiente.



É, o micélio adora vermiculita. :)
Foto de agora.
 

Anexos

  • IMG_20200908_155511.jpg
    IMG_20200908_155511.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 24
  • IMG_20200908_155946.jpg
    IMG_20200908_155946.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 23
  • IMG_20200908_160003.jpg
    IMG_20200908_160003.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 24
Fiz um breve comparativo entre os preços e realmente a vermiculita foi a mais em conta..

Podemos afirmar então que ela é uma boa opção e substituta para os demais produtos..

VERMICULITA(20L) - R$26,90
ARGILA EXPANDIDA(20L-7,5KGS) - R$33,32
PERLITA EXPANDIDA(20L) - R$36,00


@Nitive, estou acompanhado o crecimento deles, assim que tiver mais fotos por favor poste aqui para nos..

Nas proximas vou testar com ela tambem, tenho um saco grande e não sei oque fazer com tanta...
 
Otimo debate!!

A vermiculita é inerte para outros contaminantes sendo uma boa opção então..

Se os parametros de umidade estão bons não vejo um porque de não usar...

Creio que a limpeza dela seja meio demorada e complicada, pois vai ser dificil de lavar...
Andei pensando a respeito da limpeza, enquanto não tiver contaminação em nenhum dos terrários será mantida, se houver será utilizado em bolos ou em correção de umidade de grãos antes de ir para panela de pressão, deixando escorrer por umas horas para bolos e secando em forno/sol para corrigir umidade se necessário.

Foto de atualização :)
 

Anexos

  • IMG_20200912_091713.jpg
    IMG_20200912_091713.jpg
    3.9 MB · Visualizações: 29
Back
Top