Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Projeto de Terrario

Caruero

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/10/2007
480
73
Boa noite amigos do CM, meu primeiro cultivo consiste em bolos PF, porem logo apos o primeiro ja comecei outros em substratos de milho de pipoca para fazer casing.. Meu terrario para bolos PF esta cheio, e ele atende as necessidades para bolos.. Agora estou com um espaco bom para montar um terrario para casings, exclusivamente casings. Gostaria de dicas sujestoes criticas ou comentarios sobre o projeto, nao li nada parecido sobre o projeto que pretendo fazer aqui no CM ainda entao gostaria de saber a viabilidade, pelos mais experientes.

Estou pretendendo montar o terrario com placas de isopor de 5 cm de expessura.. Fiz um projeto bem porco no paint.. da para se ter uma nocao do que estou falando, a tampa do terrario que vai ser uma abertira natural, tera um fechamento similar ao dos isopores para bebidas que muitos usam como terrario.. pretendo impermeabilizar todo isopor do terrario antes de iniciar o cultivo, dentro do terrario pretendo posicionar umas 2 bacias com argila expandida e agua para garantir uma certa humidade dentro do terrario.. a bombinha de ar teria pedras porosas nessas bacias para realizar a troca gasosa..

Estou querendo montar do zero mesmo, transformar as placas de isopor em um grande paralelepido oco por dentro para o meu cultivo..
segue em anexo o projeto em paint! haha

Abracos
terrario.JPG

Fala Caruero

Porque não utilizar uma caixa de isopor pronta? alto custo, ou vc já possui as placas de isopor?

Veja bem, a caixa de isopor já vem de fábrica, passando por um controle de qualidade que garante que elas não vão apresentar vazamento. Meu primeiro terrário apresentou vazamento, entrei em contato com o fornecedor, mandei fotos, inclusive mostrando que era pra uso laboratorial, nessa transação recebi mais uma caixa, a qual paguei diferença na loja e adquiri uma de 100L.

Então, impermeabilizei as 2 caixas com termolina leitosa, utilizo sem problema algum.

A vedação entre as paredes deve ser muito bem feita, pra corte do isopor com qualidade, é utilizado temperatura. O encaixe e vedação da tampa também deve ser perfeito. De maneira alguma, devem existir fissuras para entrada de ar externo sem passar por filtros de lã acrílica. Por isso, pense bem antes de trabalhar pra fazer essa caixa, e ela não ficar como deve ser.

Uma coisa: as bacias com a argila expandida vão roubar espaço no terrário, talvez vc possa encontrar uma bacia retangular que se encaixe no fundo do terrário, para acondicionar a argila e as pedras porosas, ou simplesmente depositar a argila no fundo do terrário, e coloque os casings em cima da argila.

Vai evoluindo seu projeto, tamos aí pra se ajudar.

sucesso!

Como disse o Muilok a caixa é melhor mesmo, mas cada um imporvisa como der. Só acho que fica complicado se vc resolver carregá-la de um lado para outro, pode desmontar.
Só uma coisa quanto ao furo para troca gasosa. Ele deve ficar próximo do fundo pois o CO2 é mais pesado que o O2.

Paz e Luz!

Realmente trabalhoso e pode não dar certo!!!
As caixas de isopor até que não são caras comparadas as de plastico!!!
Não sei se vale a pena mas se for tentar boa sorte!
Abraço

Fala Caruero

Porque não utilizar uma caixa de isopor pronta? alto custo, ou vc já possui as placas de isopor?

Veja bem, a caixa de isopor já vem de fábrica, passando por um controle de qualidade que garante que elas não vão apresentar vazamento. Meu primeiro terrário apresentou vazamento, entrei em contato com o fornecedor, mandei fotos, inclusive mostrando que era pra uso laboratorial, nessa transação recebi mais uma caixa, a qual paguei diferença na loja e adquiri uma de 100L.

Então, impermeabilizei as 2 caixas com termolina leitosa, utilizo sem problema algum.

A vedação entre as paredes deve ser muito bem feita, pra corte do isopor com qualidade, é utilizado temperatura. O encaixe e vedação da tampa também deve ser perfeito. De maneira alguma, devem existir fissuras para entrada de ar externo sem passar por filtros de lã acrílica. Por isso, pense bem antes de trabalhar pra fazer essa caixa, e ela não ficar como deve ser.

Uma coisa: as bacias com a argila expandida vão roubar espaço no terrário, talvez vc possa encontrar uma bacia retangular que se encaixe no fundo do terrário, para acondicionar a argila e as pedras porosas, ou simplesmente depositar a argila no fundo do terrário, e coloque os casings em cima da argila.

Vai evoluindo seu projeto, tamos aí pra se ajudar.

sucesso!

exatamente aí q eh meu ponto camarada, ver todos os prós e contras com os olhos dos irmãozinhos do CM e seus pontos de vista..
estava pensando em montar um com placas de isopor justamente porque tenho um espaço que caberia perfeitamente esse terrario apenas, mas a segunda opção seria como voce falou comprar um baita isopor pronto de fabrica.. tive uma ótima experiencia com um terrario que montei dessa maneira.. a questao mesmo é q com as placas eu iria fazer um terrario de 250L poderia botar ateh mais q uma camada de casings dentro do terrario..
mas realmente até agora parece mais agradável comprar um pronto..

Como disse o Muilok a caixa é melhor mesmo, mas cada um imporvisa como der. Só acho que fica complicado se vc resolver carregá-la de um lado para outro, pode desmontar.
Só uma coisa quanto ao furo para troca gasosa. Ele deve ficar próximo do fundo pois o CO2 é mais pesado que o O2.

Paz e Luz!

é essa do furo realmente.. teria q ser mais em baixo

Realmente trabalhoso e pode não dar certo!!!
As caixas de isopor até que não são caras comparadas as de plastico!!!
Não sei se vale a pena mas se for tentar boa sorte!
Abraço

valeu! mas to axando q vo fica com os isopores prontos mesmo de fabrica.. mais prático ágil e eficaz :)

Abraços aos irmaozinhos e obrigado pela força e dicas!!

Paz a todos voces

Para fazer um terrário de grandes dimensões, como esse que vc citou (250Litros), tem que ser muito bem feito, com troca de ar efetiva, e umidade disponível.

Se fizer, deixe ele uma semana antes de colocar qualquer cultivo operando, assim vc pode corrigir os parâmetros sem afetar o cultivo. É um terrário imenso, será que vc vai precisar de tudo isso?

Opte por comprar a caixa de isopor já pronta, por aqui existe de 170 Litros no comércio, e já é bem grandinha:eek:

Para fazer um terrário de grandes dimensões, como esse que vc citou (250Litros), tem que ser muito bem feito, com troca de ar efetiva, e umidade disponível.

Se fizer, deixe ele uma semana antes de colocar qualquer cultivo operando, assim vc pode corrigir os parâmetros sem afetar o cultivo. É um terrário imenso, será que vc vai precisar de tudo isso?

Opte por comprar a caixa de isopor já pronta, por aqui existe de 170 Litros no comércio, e já é bem grandinha:eek:

sim sim! to ligado cara, mas em relação ao tamanho estou optando por um tamanho bem grande porque essas ferias planejei um estudo com 8 strains, consegui juntar o carimbo de 8 strains diferentes e vou analisar as vantagens e desvantagens de cada uma, bem como gastos, substratos, etc.. para isso eu precisaria de algo grande.. mas aqui no BIG eu vi um isopor de 180L que ja vai fazer o papel bem certinho! o unico problema eh q a porta de manuseio teria q ser na lateral e nao em cima do isopor.. estou estudando com contornar esse problema :)

abração

Aqui eu entro pra dar o meu pitaco

Melhor poucos casing numa caixa menor do que numa grande caixa.

Se um contaminar os demais estão correndo risco, se a contaminação não for visualizada logo no início (principalmente fungo verde) os esporos se alastram infectando todos.

A limpeza de um grande terrário é muito difícil, sendo isopor corre o risco de rachar se tiver mal apoiado.

Manter ar renovado, temperatura e umidade é tarefa árdua numa caixa grande só o higttec do MuiLok.

Meu terrário é uma caixa plástica com perlita e bombinha, o frio vem do ar condicionado, agora que pinou preciso usar menos.

Aqui eu entro pra dar o meu pitaco

Melhor poucos casing numa caixa menor do que numa grande caixa.

Se um contaminar os demais estão correndo risco, se a contaminação não for visualizada logo no início (principalmente fungo verde) os esporos se alastram infectando todos.

A limpeza de um grande terrário é muito difícil, sendo isopor corre o risco de rachar se tiver mal apoiado.

Manter ar renovado, temperatura e umidade é tarefa árdua numa caixa grande só o higttec do MuiLok.

Meu terrário é uma caixa plástica com perlita e bombinha, o frio vem do ar condicionado, agora que pinou preciso usar menos.

eh.. realmente estou convencido a usar isopores prontos! mas agora voce falou algo interessante.. melhor eu usar uns 2 de 80 litros do q um de 160.. etc.. vou bolar bem o lugar onde vao ficar os terrarios e posto aqui depois :) abracao!

Se vc tem tempo disponível para estudar o caso, vai fundo, projete tudo antes de partir para a parte prática.

Realmente, não é fácil controlar os parâmetros ideais em um ambiente muito grande. Eu diria, no máximo 100 Litros, o que ja é um bom espaço.

Começe com um terrário, faça testes, experiências, cultive.
Aí, se vc se apaixonar pelos cogumelos, então vale investir em melhorias.

Tem uns lokos aí totalmente apaixonados, vc pode ver.
Conheço um que tem um quarto para os cogumelos, e dorme no chão da sala:eek:

Leia bastante, tem uma vasta informação e troca de idéias sobre terrários no fórum.

:pos:

Acho que foi amor a primeira vista, sempre fui fascinado por eles desde crianca.. Depois qnd comecei a ingerir eles em busca de seu conhecimento gostei mais ainda..
Agora com o cultivo, estou totalmente apaixonado, amor ao primeiro print q recebi.. hehe
O fato do cultivo nao eh nem tanto visando a ingestao dos frutos (claro q essa parte eh mto boa!) mas o estudo sobre esse reino que nao eh animal nem vegetal..
To pretendendo investir em mais terrario sim.. to com um espaco legal pra eles :)

Abracao ae MuiLok

Caruero, pense bem para não desperdiçar material amigo.

Querendo ou não, o cultivo acaba não saindo barato.

Volta e meia vc estará investindo em algo (não tem como correr disso).

Cultive de forma simples a princípio, com experiência tudo acontecerá de forma natural com o tempo.

E creio que esta acontecendo.. no super mercado hoje (carrefour) encontrei isopores de 60 litros por 25 reais e 80 litros por 30 reais.. em breve posto atualizacoes do meu armario magico :)

abracos

Back