Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Profungos

O que acham dessa questao ? Voces conhecem alguem/ja foram lesados por essa situação ?


  • Total de votos
    25
Status
Não está aberto para novas respostas.
Pessoal, tudo bem?

Já faz algum tempo que tenho interesse no cultivo, porém minhas cartas parecem nunca chegar no destino.

Enviei uma carta registrada a profungos no dia 15 de julho e até agora nada. Eu sei que o problema está, desta vez, nos correios, porque no rastreio aparece apenas a data de postagem.

Não vou desistir tão cedo, porém gostaria de saber se os amigos compartilham de problemas como esse, ou eu estou fazendo algo errado.
 
Não vou desistir tão cedo, porém gostaria de saber se os amigos compartilham de problemas como esse, ou eu estou fazendo algo errado.


Basta pesquisar e ler o fórum que você verá alguns tópicos e reclamações desse tipo, como esse tópico para o qual movi a sua mensagem.

Só que não somos responsáveis nem pelos Correios nem pela Profungos. Esses problemas devem ser resolvidos com os Correios ou adotando meios mais precavidos de enviar o dinheiro, como envelopes bolha.
 
Todas as cartas foram enviadas da mesma agência?
Aqui onde moro, usei duas agências até hoje, carta registrada em envelopes normais. Nenhuma extraviou, a última inclusive, foi aqui do extremo sul do país ao extremo norte em menos de uma semana.
O dinheiro é seu, você faz o que quiser. Não tenho nada contra a comercialização de seringas e esporos, mas acho muito arriscado. Tem cultivador amador fazendo isso em casa, ninguém é profissional. Qualquer um pode tirar milhares de carimbos e fazer milhares de seringas sem nenhuma garantia de qualidade, visto que é só vender sem precisar dar suporte ou satisfação (quando muito, direcionando clientes pra ca). Mas ninguém está aqui pra te julgar. Pelo que percebo, a vontade ta grande, desejo sorte para que as colheitas também sejam.

NOTA DA MODERAÇÃO: A mensagem abaixo faz referência a outro tópico do qual este post foi movido por se tratar de offtopic.

As temperaturas estão boas, os processos parecem corretos. A camada inferior de vermiculita é desnecessária.
 
Última edição por um moderador:
Todas as cartas foram enviadas da mesma agência?
Aqui onde moro, usei duas agências até hoje, carta registrada em envelopes normais. Nenhuma extraviou, a última inclusive, foi aqui do extremo sul do país ao extremo norte em menos de uma semana.
O dinheiro é seu, você faz o que quiser. Não tenho nada contra a comercialização de seringas e esporos, mas acho muito arriscado. Tem cultivador amador fazendo isso em casa, ninguém é profissional. Qualquer um pode tirar milhares de carimbos e fazer milhares de seringas sem nenhuma garantia de qualidade, visto que é só vender sem precisar dar suporte ou satisfação (quando muito, direcionando clientes pra ca). Mas ninguém está aqui pra te julgar. Pelo que percebo, a vontade ta grande, desejo sorte para que as colheitas também sejam.

Cara, querendo ou não a @ProFungos tmb comercializa carimbos, então vamos com calma. Particularmente nunca aconteceu comigo tambem, mas já cansei de ouvir historias de gente dando o mesmo relato, que não chegou seus pedidos (mesmo mandando selos para registro), mas acredito que não seja um caso de má fé como muitos suspeitam. E por outro lado a concorrencia na venda de carimbos está crescendo assustadoramente. E alguns sites até são de membros experientes daqui do CM que conheço e que não vou citar nomes claro.

Infelizmente baseado nesses relatos eu diria que hoje é mais certo pagar 15 reais numa seringa em um desses sites do que mandar 10 reais para profungos e não saber de vai receber.
Acho que precisamos rever o que pode está dando errado para que nosso querido Banco de esporo não perca sua reputação.

PS.: Nunca precisei comprar esporos em sites na internet se ser pela profungos mas tmb recomendo cautela.
 
Cara, querendo ou não a @ProFungos tmb comercializa carimbos,

Por quê pede uma contribuição para a manutenção do banco e caixa postal, e selos para a volta? É bem diferente dos esquemas comerciais em você simplesmente envia o dinheiro e pronto.

A Profungos além disso é um banco para onde você pode enviar carimbos para serem distribuídos para outros cultivadores. E se hoje há outros lugares vendendo seringas tão barato isso se deve muito ao fato de quererem concorrer com a Profungos.

A questão dos correios é que está atrapalhando o modo de operação da Profungos.
 
Cara, querendo ou não a @ProFungos tmb comercializa carimbos, então vamos com calma. Particularmente nunca aconteceu comigo tambem, mas já cansei de ouvir historias de gente dando o mesmo relato, que não chegou seus pedidos (mesmo mandando selos para registro), mas acredito que não seja um caso de má fé como muitos suspeitam. E por outro lado a concorrencia na venda de carimbos está crescendo assustadoramente. E alguns sites até são de membros experientes daqui do CM que conheço e que não vou citar nomes claro.

Infelizmente baseado nesses relatos eu diria que hoje é mais certo pagar 15 reais numa seringa em um desses sites do que mandar 10 reais para profungos e não saber de vai receber.
Acho que precisamos rever o que pode está dando errado para que nosso querido Banco de esporo não perca sua reputação.

PS.: Nunca precisei comprar esporos em sites na internet se ser pela profungos mas tmb recomendo cautela.

Não quero entrar numa discussão ferrenha aqui no diário do nosso amigo, mas comparar a profungos a essa onda nova de eshops que surgiu, é má fé ou desinformação. Se não tivesse profungos, não tinha essas lojas. Não tinha kit, não tinha as lojas bem conhecidas que não vou nem citar. Provavelmente nem teríamos uma comunidade brasileira (e latino americana) tão forte se não fosse a profungos. Fico até triste com a comparação. Tenho certeza que muitos cultivadores em vários países do mundo, fariam de tudo pra ter um banco igual a esse. O problema é largar a carta, sem registro e rezar pra são Longuinho. Não é assim que funciona. Se você rastreou a carta e ela não chegou, você deve reclamar e exigir seus direitos. Eu também acho uma merda que tenhamos que depender de um monopólio, mas não costumo ser sortudo e mesmo assim até hoje nunca extraviaram nada.
Aí você quer culpar uma galera que tá fazendo isso por amor, pelo conhecimento e comparar com um cara cultivando em casa pela grana? Me desculpe, mas não consigo, por mais que seja mais fácil ou prático.
 
Última edição:
Por quê pede uma contribuição para a manutenção do banco e caixa postal, e selos para a volta? É bem diferente dos esquemas comerciais em você simplesmente envia o dinheiro e pronto.

Se é colocado um preço nessa "manutenção" então é sim uma relação comercial. Se não, empresas que alegam vender "a preço de custo" seriam consideradas entidades. O preço de um produto é calculado baseado no quando custa para a produção de tal produto. Se a produção é chamada como "manutenção" dá no mesmo ao meu ver. Porém ressalto que os carimbos são subprodutos. O $ do desenvolvimento da cultura de cogumelos não entra na conta.

Mas mesmo dizendo que a profungos comercializa carimbos não estou depreciando a atitude justa de cobrar por tal. Espero que isso seja bem entendido.

Não quero entrar numa discussão ferrenha aqui no diário do nosso amigo, mas comparar a profungos a essa onda nova de eshops que surgiu, é má fé ou desinformação. Se não tivesse profungos, não tinha essas lojas. Não tinha kit, não tinha as lojas bem conhecidas que não vou nem citar.

Não acho que cometi nenhuma heresia ao ver uma coisa diferente aspecto que você vê.
Tambem sou grato à profungos. Não vejo nenhum pecado em ver uma relação comercial nisso.
 
Se é colocado um preço nessa "manutenção" então é sim uma relação comercial. Se não, empresas que alegam vender "a preço de custo" seriam consideradas entidades. O preço de um produto é calculado baseado no quando custa para a produção de tal produto. Se a produção é chamada como "manutenção" dá no mesmo ao meu ver. Porém ressalto que os carimbos são subprodutos. O $ do desenvolvimento da cultura de cogumelos não conta na conta.

Mas mesmo dizendo que a profungos comercializa carimbos não estou depreciando a atitude justa de cobrar por tal. Espero que isso seja bem entendido.

Não necessariamente. Você não está pagando por um produto. Eles não produzem esporos para a venda. É um banco de esporos. Você pode pedir esporos enviando esporos também, se não me engano. Neste caso, onde está a comercialização?
Um banco de esporos é muito, muito diferente de uma loja virtual. Principalmente quando a loja explora de tudo pelo lucro, cogumelos, micélio, esporos, seringas, cultura líquida, sei lá mais o que vendem hoje em dia. Isto é literalmente escravizar o micélio. Se você consegue ignorar a finalidade de uma e de outra e resumir a "se tem dinheiro envolvido é venda", tudo bem, mas eu discordo.
E o pior nem é isso. Tem muita gente séria, nos EUA por exemplo, profissional mesmo, fazendo tudo nos trinques, devolvendo dinheiro ou enviando novas seringas se for preciso, além de dar todo o suporte pro cultivo. E aqui, fazem o quê? Produzem em massa, na medida do possível, de forma amadora na própria casa e o suporte é feito de graça aqui. Hue.
 
Se é colocado um preço nessa "manutenção" então é sim uma relação comercial.

Colocando de outro modo, a Profungos é um anel de esporo, uma entidade de fim não lucrativo, embora não creio que conseguisse um registro formal como tal em cartório.

Já as web-shops são, até prova ou declaração em contrário, entidades com fins lucrativos, embora eu ache que boa parte delas também não está registrada como empresa.
 
Não necessariamente. Você não está pagando por um produto. Eles não produzem esporos para a venda. É um banco de esporos. Você pode pedir esporos enviando esporos também, se não me engano. Neste caso, onde está a comercialização?
Um banco de esporos é muito, muito diferente de uma loja virtual. Principalmente quando a loja explora de tudo pelo lucro, cogumelos, micélio, esporos, seringas, cultura líquida, sei lá mais o que vendem hoje em dia. Isto é literalmente escravizar o micélio. Se você consegue ignorar a finalidade de uma e de outra e resumir a "se tem dinheiro envolvido é venda", tudo bem, mas eu discordo.

Não digo que "se tem dinheiro envolvido é venda". Expliquei bem acima o meu ponto de vista.
Vamos por a FSRE como exemplo. Eles cobram 2 euros (editado) apenas pelo envio da carta. NADA MAIS. Acho que ai sim. Mas se o carimbo ou o custo de "manutenção" do que quer que seja é repassado, querendo ou não torna-se uma relação comercial.
MAS que fique claro, não estou dizendo que a profungos esteja errada em cobrar pela "manutenção". Apenas não vejo de forma depreciativa qualificar como uma relação comercial. Acho que está havendo uma "demonização" do mesmo não?
 
Última edição:
Vamos por a FSRE como exemplo. Eles cobram 2 euros (editado) apenas pelo envio da carta. NADA MAIS.

Sim, mas optaram por ter outras fontes de renda, como venda de camisas e propagandas. Agora mesmo estou no site deles e tem propagandas de uma smart-shop e de uma outra loja que vende trufas.

A Profungos fez a escolha de se manter sem essas fontes alternativas de renda.
 
NOTA DA MODERAÇÃO: A mensagem abaixo faz referência a outro tópico do qual este post foi movido por se tratar de offtopic.

Nossa que poluição, separá essa conversa do Cultivo do Colega ai.

Se é comercio ou banco de esporos pra mim isso não faz a minima diferença, so acho injusto alguém perder tempo e dinheiro com algo sem retorno algum...
Se certos bancos de esporos funcionassem como realmente pretendiam, acho que não seria nem comercio nem entidade sem fins lucrativos, mas sim um bando de sábios... :cautious:
 
Última edição por um moderador:
faço das palavras de Arcturus as minhas.
é o seguinte, enviei 3 cartas com 10 reais dentro, gastei na média de 9 reais com selos em cada uma, já se foram 60 reais + tempo e dinheiro. se quiserem olhar este é o rastreio da ultima que mandei: jh178776041br
não gostei nem um pouco de gastar 15 reais em seringas e o frete, mas o que posso fazer? ficar a vida inteira tentando e esperando em vão?
não culpo nem um pouco a prófungos, acho um banco de digníssimo respeito de todos, todos fazemos parte dele e precisamos dele.
não vou falar mal nem reclamar das diversas e-shops que existem no mundo inteiro aos montes, não adianta pegar uma ou outra pra judas.
não iniciei o meu cultivo porque tenho dinheiro e compro, iniciei por uma causa espiritual e psicológica, uma hora ou outra eu iria conseguir carimbos ou que fosse de um jeito ou de outro.
o problema esta nos correios uma empresa incompetente sem concorrentes.
 
O conteúdo enviado por carta registrada é proibido, por isso é confiscado, nem adianta você querer ir atras dos correios reclamar, caso contrario talvez você até se complique...

O que você declararia aos correios por ter enviado dinheiro dentro de uma carta?
 
Acho que o debate foi proveitoso para compartilharmos certos pontos de vista. Mas seria bom talvez a profungos trocasse de caixa postal, de preferencia em outra agencia. Acho que alguem já percebeu que as cartas endereçadas para tal endereço vem com dinheiro e está se dando bem.
Complicado...
 
Acho que o debate foi proveitoso para compartilharmos certos pontos de vista. Mas seria bom talvez a profungos trocasse de caixa postal, de preferencia em outra agencia.

Tem que trocar o modo de envio do dinheiro.
 
mas como assim artcturus, estou sendo o cara mais burro da terra?
uma carta normal, com envelopes e dinheiro muito bem maquiado dentro em cartolina, para dentro do Brasil passa por detecção, amostragem? se tiver qualquer nota na hora é descartada? fiquei confuso, pois na minha santa ignorância quando envio qualquer coisa a forma mais segura é com rastreio, não pelo fato da segurança, mas sim por acompanhar como por onde anda no momento. se errei ao mandar a carta peço desculpas a todos pelo meu erro, mas tanto no site quanto nos tópicos por aqui ninguém ou pelo menos eu não li que não era para enviar carta com rastreio. e sim já esta bastante claro para todos, a pró fungos deveria melhorar o metodo de envio e recebimento de carimbos.
 
Quem enviou carta com registro, pode acompanhar no site dos correios se a carta chegou a nossa caixa postal ou não
Se a carta não chegou é impossível enviarmos o carimbo. Por exemplo: (JH178776041BR).
http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/resultado.cfm
Se a carta chegou com selos para enviarmos com registro enviamos com registro.
Se os correios extraviar a carta com registro que enviamos, nós reenviamos (temos os registros de envio guardados, podemos conferir se extraviou).
Envie MP para o membro profungos e informe seu registro de envio, conferimos se a carta chegou, conferimos se enviamos, conferimos no site dos correios se foi entregue.
Se a carta chegou sem selos para enviarmos com registro, enviamos como carta simples.
Se os correios extraviar a carta simples é impossível rastear, assim não enviamos outra.
 
Última edição por um moderador:
galera não sei se aqui é o lugar certo pra perguntar isso, mas eu mandei um pedido para pro fungos já faz um tempo cerca de 3 semanas alguém sabe se costuma demorar tanto assim?
 
[....]



Já o segundo, é a falta de doações para a profungos.

A Profungos tem carimbos suficientes para atender aos pedidos, @Wolfgang, embora é claro que não seria mal se mais fontes se dedicassem a enviar carimbos variados e de alta qualidade para eles. O problema é o Correios mesmo.
 
Última edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top