Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Produção de carimbos de esporos

Dúvida aleatória: Autoclave usada em consultório odontológicos também serve para fazer a esterilização das ferramentas?
Continue pesquisando o fórum, pequeno gafanhoto! :ler:

Posso guardar os carimbos juntos com alguns cogumelos crack&dry no mesmo saco ziplock? (to só com 1 anti-mofo)
Não recomendo.
 
sim e esse autoclave mesmo... quanto aos carimbos se estiverem bem dobrados , nao vejo problema em guarda los juntos com os cogus...
 
Boa noite pessoal,
tentei fazer alguns carimbos e deram errados seguindo todos estes passos, acho que meu problema é a hora certa de colher o cogu. pelo que vi no forum, ele começa esporular em cerca de 7 horas após a abertura do chapeu. mas qual a melhor hora de colher pra fazer carimbo?

-início do rompimento do véu?
-fim do rompimento do véu?
-fim do rompimento do véu e abertura total do chapeu?

porque estou com alguns PC Corumbá e ele começa a romper o véu e demora 1 dia quase pra terminar de romper e depois por mais um dia o chapéu continua abrindo mais e mais até finalmente parar de abrir, só gostaria de saber melhor em quais destes estágios é melhor colher para fazer carimbos =)

agradeço se puderem me dar este help...

Paz à todos(aos micélios primeiramente :) )
 
Anatman
Então deve ser por isso q só meu primeiro carimbo deu certo, pq o primeiro era de um cogu que cresceu na parte de traz do bolo q eu nem vi, quando eu percebi o cogu ele já estava lá com chapeu aberto, os demais eu devo ter pego antes da hora, tem uns chapéis que abriram hoje, vou deixar um pouco mais observando estas manchas e tentar fazer carimbo com eles, aí posto se consegui =)

Muito obrigado, este detalhe eu não tinha encontrado no forum antes...
 
Mas fique atento, a esporulação começa rapidamente. Se não colheres os frutos quando ela iniciar, em poucas horas teus bolos ficarão cobertos de esporos! Boa sorte! :)
 
Boa noite.
A produção de carimbos de esporos à partir de cogumelos coletados em pasto segue o mesmo procedimento?
 
Sim, mas leve em conta que carimbos tirados de cogumelos selvagens tem muito mais chances de estarem com algum contaminante que carimbos tirados de um cultivo limpo.
 
Quando fiz o carimbo ficou com um pouco de umidade? estou esperando "secar" para guardar, deixei aberto, assim que secar vou guardar
 
Quando fiz o carimbo ficou com um pouco de umidade? estou esperando "secar" para guardar, deixei aberto, assim que secar vou guardar

Pra reduzir a umidade do carimbo é que se recomenda deixar 24 horas aberto o carimbo sob a cobertura usada para carimbar após retirar o chapéu de cima da superfície carimbada. :coffee:

Veja este artigo da Biblioteca para mais detalhes :teo_seta_direita: Carimbos e Seringas.
 
eu colho o cogu e dps corto o chapeu, ou corto ele ainda no bolo? deixo o caule la? ou ja tiro pra desidratar?
 
eu colho o cogu e dps corto o chapeu, ou corto ele ainda no bolo? deixo o caule la? ou ja tiro pra desidratar?

Tanto faz tirar o chapéu antes ou depois de colher. Importa que já tenha começado a esporular.

Eu tiro todo o cogumelo primeiro. Aí secciono o chapéu e boto no alumínio pra carimbar. O caule vai logo pro túnel de vento. O chapéu, depois das 24h carimbando, vai pro túnel de vento também (ele não estraga nesse período). E depois só aguardar mais 24h pra fechar o alumínio do carimbo.
 
Back
Top