- 10/06/2013
- 25
- 23
- 41
Este tópico é para discussão geral do diário "Produção caseira "low cost" de Pleurotus ostreatus". Por favor, participe da discussão aqui.
Última edição por um moderador:
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Olá, foi usado 75% de serragem(fina), 25% de lascas de madeira (grossas), 2,5% de arroz e 2,5% de farinha de trigoCara, valeu por compartilhar isso com todos Parabens !
Só uma duvida, O substrato utilizado foi serragem (proporção em volume)- 75%, lascas de madeira sem resina 25%, arroz cru-2,5% e farinha de trigo-2,5%.
Foi usado 75% de lasca de madeira, 25%de arruz cru ou foram 2,5 ? e o trigo 2,5mesmo ? obrigado
Boto muita fé. Mas os substratos são diferentes. Os comestíveis são mais lignolíticos que os psicoativos. Precisam de material rico em celulose bruta (lignina), tente lascas de madeira e serragem. Boa sorte no seu cultivo.Tenho projeto de fazer cultivo comercial de shiitake e outros em minha propriedade de Paraty. A idéia é ter um projeto de negócios completo, inclusive análise de mercado, fornecedores, concorrência e tal, e obter um financiamento rural através da EMATER de Paraty, e dick in the machine, pau na máquina. A idéia é construir um laboratório para produção de "semente" e um galpão de incubação, choque térmico e frutificação, com controle total de microclima e assepsia do cultivo.
Eu me apaixonei por Micologia, o Reino Fungi é verdadeiramente mágico, alimentício, medicinal, alguns psicoativos, outros venenos mortais. Estou louco pra produzir shiitake. Tentei fazer uma clonagem de um exemplar fresco, mas não tive sucesso. Vou estudar bem seus procedimentos e ver se consigo, Meus sucessos têm sido somente na produção de cogumelos psicoativos, Psilocibe Cubensis de várias strains.
É a temperatura ambiente daqui. Uns 27 graus.Cara que coisa mais linda ! obrigdao por compartilhar! qual a temperatura e umidade em fase d frutificação ? a serragem pode ser aquela comprada para Hamster, em petshop ?
É a temperatura ambiente daqui. Uns 27 graus.
Ah sim, pode utilizar as serragens de hamster sim, e as lascas de madeira podem ser aquelas para coberturas em jardins, compradas em lojas agropecuárias.Cara que coisa mais linda ! obrigdao por compartilhar! qual a temperatura e umidade em fase d frutificação ? a serragem pode ser aquela comprada para Hamster, em petshop ?
Rola sim, tem uma técnica chinesa chamada Jun Cao que utiliza gramíneas secas (capim), farelo de arroz e cálcio. Mas como na natureza esses cogús são encontrados em troncos de árvores é interessante que tenha bastante lignina. E se puder pegar a serragem mais bruta (pedaços maiores) e misturar com aquela serragem mais fina, meio a meio. O importante é esterilizar bem e ter paciência.Bom saber, mano... onde pretendo cultivar a temperatura média é próxima a 27 graus Celsius e tem várias serrarias na região, onde posso obter serragem da melhor qualidade à vontade. Ponto! Será que dá pra usar palha de folhas de bananeira no cultivo? Tenho um bananal que pode fornecer muita matéria prima... será que rola?
Precisa pasteurizar o substrato antes da inoculação, certo?
Eu fiz um ciclo normal na autoclave, mas se deixar 1 hora na pressão, em potes de vidro (aqueles de azeitona) tampados somente com papel alumínio, no fogo baixo funciona também. A farinha que usei era daquelas comuns mas funciona com qualquer fonte de carboidrato (pão ralado, arroz, farelos etc...). A fibra pode ser colocada também, mas não é fonte de amido, somente de celulose. É importante ter um pouco de amido para o crescimento inicial do micélio, depois de grande os micélios produzem enzimas lignolíticas que degradam a celulose bruta, daí o amido já não é tão importante.@MicoBiotech tranquilo? Duas perguntas:
1-por quanto tempo deixou na pressão o substrato?
2-a farinha de trigo é a integral? a famosa fibra de trigo?
Parabéns!!! os Shiitakes estão maravilhosos!
Na verdade o que ocorreu foi que eu cortei os buracos depois de já terem aparecidos os primórdios, cortei somente nesses lugares para manter a umidade do resto do substrato. Eu pensei em tirar todo o saquinho também, acho bem melhor, e essa idéia do terrário climatizado é perfeita. Só não tenho a possibilidade de fazer isso aqui, tenho que ficar borrifando em cima deles todo dia com água (fervida).