Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

problematico G2G não coloniza meu substrato! Ajudem por favor

DaniCury

Esporo
Cadastrado
28/03/2020
12
2
26
Boa a todos! Há 5 dias inoculei meus 14 potes com spawn que chegou pra mim. Eu fiz tudo na glose box tomando todas as medidas de esterilização e higienização. Mas o substrato que chegou, não coloniza o meu substrato!! Fazem 5 dias que coloquei os potes na incubadora, com temperatura controlada pelo termostato e nada. Nenhum dos meu grãos foi nem 50% colonizado pelo micelio ( que esta super aparente e vivo) nos grãos do spawn. Ultilizei potes de vidro com 3 furos por tampa e filtro tyvek entre pote e tampa.
O que pode estar acontecendo??
OBS, o substrato é milho de canjica cozinhado por 5 minutos na agua + 10 minutos a partir da fervura. O substrato foi muito bem lavado antes e depois do cozimento.
 
Boa a todos! Há 5 dias inoculei meus 14 potes com spawn que chegou pra mim. Eu fiz tudo na glose box tomando todas as medidas de esterilização e higienização. Mas o substrato que chegou, não coloniza o meu substrato!! Fazem 5 dias que coloquei os potes na incubadora, com temperatura controlada pelo termostato e nada. Nenhum dos meu grãos foi nem 50% colonizado pelo micelio ( que esta super aparente e vivo) nos grãos do spawn. Ultilizei potes de vidro com 3 furos por tampa e filtro tyvek entre pote e tampa.
O que pode estar acontecendo??
OBS, o substrato é milho de canjica cozinhado por 5 minutos na agua + 10 minutos a partir da fervura. O substrato foi muito bem lavado antes e depois do cozimento.

Boa tarde.

Processo de esterilização ineficiente, provavelmente contaminado.
 
1h e 10 min na panela de pressão, fogo baixo porem chaminé da panela funcionando.. e são 14 potes feitos em lotes diferentes... será que rolou essa conhecidencia irmão texugo
?
Boa tarde.

Processo de esterilização ineficiente, provavelmente contaminado.


1h e 10 min na panela de pressão, fogo baixo porem chaminé da panela funcionando.. e são 14 potes feitos em lotes diferentes... será que rolou essa conhecidencia irmão texugo
?
nenhum sinal de contaminação por coloração foi percebida.
 
1h e 10 min na panela de pressão, fogo baixo porem chaminé da panela funcionando.. e são 14 potes feitos em lotes diferentes... será que rolou essa conhecidencia irmão texugo
?
Boa tarde.

Processo de esterilização ineficiente, provavelmente contaminado.


1h e 10 min na panela de pressão, fogo baixo porem chaminé da panela funcionando.. e são 14 potes feitos em lotes diferentes... será que rolou essa conhecidencia irmão texugo
?

Ali você tinha colocado só a fervura, não havia informado o processo completo.

Canjica nunca usei, mas pode ser que não tenha absorvido umidade o suficiente, pode ter absorvido em excesso.

5 dias é pouco tempo, dependendo a quantidade de spawn, Vai levar bem mais tempo que isso.

Fotos são úteis pra ajudar.
 
Umidade é justamente meu maior receio. Mas fiz em três lotes. Dois eu cozinhei o milho de canjica por 20 minutos, no outro, menos de 10 minutos. O milho ficou mole por fora e duro no centro, como manda o processo. Depois sequei cada lote separadamente com secador de cabelos por bastante tempo, até ficar palpavelmente seco e até grudento. Depois coloquei nos potes com o filtro e o papel alumínio por Sima da tampa e esterelizei.
segue as fotos
tirei fotos de dois potes. um deles ja destampei o papel alumínio a algumas horas. Fazem 5 dias ja que esta nisso. O micelio encostou no meu grãos porem ainda não o colonizou :(
na foto dois mostra apenas 1 grão parcialmente colonizado kkkk # triste
Chegou a informação que eu deveria acabar com a troca gasosa ( mesmo que pouca) do pote para o ambiente. "O fungo não ontem energia por respiração celular, e sim por fermentação que é anaeróbica". "Não deve entrar oxigênio na fase de colonização". Confere?
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    13.7 KB · Visualizações: 22
  • 2.jpg
    2.jpg
    13.8 KB · Visualizações: 22
  • 3.jpg
    3.jpg
    17.7 KB · Visualizações: 21
  • 4.jpg
    4.jpg
    15 KB · Visualizações: 21
  • 5.jpg
    5.jpg
    14.6 KB · Visualizações: 18
  • 6.jpg
    6.jpg
    14.4 KB · Visualizações: 16
  • 8.jpg
    8.jpg
    14.8 KB · Visualizações: 17
  • 9.jpg
    9.jpg
    12.9 KB · Visualizações: 15
Última edição:
Durante a fase de colonização do meio não há necessidade de trocas gasosas. A oxigenação entra na fase de frutificação. Fazendo troca de ar a informação passada é: entre na fase de frutificação. Talvez por isso não acontece a expansão do micelio.
 
Então devo estar todos os potes para que não haja a troca gasosa para o micelio colonizar o substrato? Não pode ter a troca gasosa ou apenas não necessita dela?
@DRC
 
Última edição:
Cara acredito que ainda vai colonizar...
Porém você botou pouco grão colonizado por pote, e o fato de estarem grudentos é sinal de que estão com amido por fora o que dificulta a colonização e favorece contaminações.
Cometi este erro de nao enxaguar bem os graos de canjica apos o cozimento porém tive sorte... fui perdoado pela mãe natureza e meus potes estao 100%.
O fato de estarem grudentos pode indicar também excesso de cozimento... o ponto de cozimento é dificil estabelecer uma regra pois cada fogão é de um jeito, panelas com formatos diferentes e etc... somente a prática nos dá a certeza, e olha lá.

Evite ficar mexendo muito nos potes, para manter a temperatura na incubadora constante. Reparei também que alguns graos colonizados estão grudados entre si, seria melhor se estivesse soltos... outro erro, pequeno porém causa algum efeito. E também eu teria agitado mais os potes para os graos colonizados ficarem imersos nos graos, em cima do pote vc está perdendo área de contato...

Mais uma dica: não acho que a canjica seja tao simples assim como o tutorial fala, nao tem muitos relatos positivos aqui no fórum e varios cultivadores mais experientes nao obtiveram êxito com este grão.
Para mim foi tranquilo porém não recomendo muito... tentaria outros grãos ou até mesmo o pftek pois esse nao tem essa de ponto de cozimento a receita é básica e não tem erro, o melhor metodo para iniciar... só fui testar outras tecnicas após ter alguns bolos pftek 100% na incubadora, estes sao garantidos

Outra coisa... Que aquecedor está utilizando? Ai faz muito frio? Que potência de aquecedor? Pode ser um fator também na velocidade de colonização.

Quanto a troca gasosa, pelo que aprendi potes com mais troca gasosa colonizam mais rápidos. Aqui os potes com tampa de metal e um furo com perlon com micropore ficam na incubadora sem alumínio por cima



Vamos acompanhando, sou iniciante também!
 
Última edição:
@mysticgrower ficaram bem grudetos dentro do pote sim. Lavei bem antes e depois do cozimento. Talvez tenha sido excesso de fervimento.. sequei bastante eles dps... Como reparou q os grãos estavam grudentos?
E Tmj meu irmão, vamo q vamo!
 
@mysticgrower ficaram bem grudetos dentro do pote sim. Lavei bem antes e depois do cozimento. Talvez tenha sido excesso de fervimento.. sequei bastante eles dps... Como reparou q os grãos estavam grudentos?
E Tmj meu irmão, vamo q vamo!
Atualizei o post anterior, o grudento ou é amido ou é excesso de cozimento ou ambos... provavelmente é o que está atrapalhando a colonização. Aprendi aqui com os mais experientes: na dúvida, entre mais seco ou mais cozido deixe sempre mais seco. Tenho uns potes de centeio que os graos parecem secos por completo porem está sendo o suficiente.
 
@mysticgrower termostato 50w, a incubadora é grande, mas é de isopor...120litros. faz friu aqui sim e coloquei o termostato no 30graus celcius. Não achei q fossem tão problemáticos esses grãos. Vou fazer Cl com o que sobrou do spawn e colonizar potes com milho normal
 
Depois sequei cada lote separadamente com secador de cabelos por bastante tempo, até ficar palpavelmente seco e até grudento.

Ola!
Acho que secar tanto assim nao ajuda. Eles precisam de bastante umidade nessa fase.

Aprendi aqui com os mais experientes: na dúvida, entre mais seco ou mais cozido deixe sempre mais seco.

Mais seco por dentro... Mais cru, ne?
Por fora do grão é bom uma umidade consideravel, desde que não forme poças. Coloco uma camada de vermiculita umida no fundo pra absorver qlq excesso de água ao msm tempo que mantém uma boa umidade.

Apenas escorro o milho e coloco ainda quente no pote pra aproveitar o vapor que condensa nas paredes do vidro.
 
Cara acredito que ainda vai colonizar...
Porém você botou pouco grão colonizado por pote, e o fato de estarem grudentos é sinal de que estão com amido por fora o que dificulta a colonização e favorece contaminações.
Cometi este erro de nao enxaguar bem os graos de canjica apos o cozimento porém tive sorte... fui perdoado pela mãe natureza e meus potes estao 100%.
O fato de estarem grudentos pode indicar também excesso de cozimento... o ponto de cozimento é dificil estabelecer uma regra pois cada fogão é de um jeito, panelas com formatos diferentes e etc... somente a prática nos dá a certeza, e olha lá.

Evite ficar mexendo muito nos potes, para manter a temperatura na incubadora constante. Reparei também que alguns graos colonizados estão grudados entre si, seria melhor se estivesse soltos... outro erro, pequeno porém causa algum efeito. E também eu teria agitado mais os potes para os graos colonizados ficarem imersos nos graos, em cima do pote vc está perdendo área de contato...

Mais uma dica: não acho que a canjica seja tao simples assim como o tutorial fala, nao tem muitos relatos positivos aqui no fórum e varios cultivadores mais experientes nao obtiveram êxito com este grão.
Para mim foi tranquilo porém não recomendo muito... tentaria outros grãos ou até mesmo o pftek pois esse nao tem essa de ponto de cozimento a receita é básica e não tem erro, o melhor metodo para iniciar... só fui testar outras tecnicas após ter alguns bolos pftek 100% na incubadora, estes sao garantidos

Outra coisa... Que aquecedor está utilizando? Ai faz muito frio? Que potência de aquecedor? Pode ser um fator também na velocidade de colonização.

Quanto a troca gasosa, pelo que aprendi potes com mais troca gasosa colonizam mais rápidos. Aqui os potes com tampa de metal e um furo com perlon com micropore ficam na incubadora sem alumínio por cima



Vamos acompanhando, sou iniciante também!
Eu fiz uma vez seguindo todos os passos da tek, deu errado geral. Provavelmente deixei úmido demais, e outros falam que foi o café.
Vou testar essa semana de novo e ver no que dá.
Só irei mudar um passo, que é deixar 24h de molho com cloro, e 24 só com água.
 
Ola!
Acho que secar tanto assim nao ajuda. Eles precisam de bastante umidade nessa fase.



Mais seco por dentro... Mais cru, ne?
Por fora do grão é bom uma umidade consideravel, desde que não forme poças. Coloco uma camada de vermiculita umida no fundo pra absorver qlq excesso de água ao msm tempo que mantém uma boa umidade.

Apenas escorro o milho e coloco ainda quente no pote pra aproveitar o vapor que condensa nas paredes do vidro.
Mais cru sim... o centeio também botei ainda quente nos potes e cheguei a ficar com medo de que fosse muita umidade, porém, a umidade foi absorvida e ficou num ponto perfeito bem soltinhos e sem falar o crescimento que os graos tiveram no cozimento, que é água.
Por fora eu confesso que pensava ser bom estarem secos e soltinhos... minha canjica também cozinhei muito e tá maior grude por fora e uns enpelotados difíceis de separar, mesmo estando 100%.

A camada de vermiculita no fundo é uma boa também para compensar um eventual excesso. Nunca fiz porém ja vi muita gente falando.
 
Hoje farei uma cultura liquida com o resto de spawn que sobrou. vou usar a técnica sem açucares.
Daqui algum tempo deve estar pronta a cl, e inocularei novamente alguns potes ja inoculados com g2g e novos potes com novos substratos de milho de pipoca dessa vez.
Tenho duas duvidas: Milho de pipoca pode ser inoculado com cl? e a outra duvida é quanto tempo demora para a cl sem glicose feita a partir de spawn colonizar a agua destilada e esterilizada. Essa segunda duvida eu vou perguntar no fórum sobre a tek de cl que vou seguir.
 
Tenho duas duvidas: Milho de pipoca pode ser inoculado com cl?
Pode. Cl é nd mais que micélio desenvolvido em meio liquido.

Nunca fiz sem açúcar... Q q vc usa pra nutrir o micélio? Com açúcar demora uns 10 dias, mais ou menos.
 
@Priscillocibina Creio que o micelio não seja nutrido nesse meio sem açúcar e sem nada alem de agua destilada e esterilizada. Segue o link da tek : Cultura Líquida feita com Spawn colonizado
Me parece incompleta a tek. pois não diz o tempo em que esta cl pode ser usada. Vai ser minha primeira cl e vai ir no olho a propagação do micelio no meio líquido.
tambem tive a ideia de hidratar alguns potes do substrato inoculado. 12 potes com futuros com filtro tyvek e papel alumínio por cima. 1 pote selado com papel alumínio e outro sem o papel alumínio. Total, 14 potes em 3 métodos diferentes. Dos doze, hidratarei 3 com algo em torno de 7 ml por pote.
 
Ainda é cedo para afirmar, mas parece que eu tinha levado a serio de mais quando disseram que é melhor falta de agua do que acesso hahaha. caso eu confirme que seja a demasiada secagem do grão, marco um por um dos que palpitaram neste tópico, para contar o resultado positivo.
 
Alem da umidade, temperatura meus irmãos... Terrario 120l, termostato atman, porem 50w... Pensei que fosse dar conta pela caixa ser feita de uma camada grossa de isopor. Hoje chegou meus dois termômetros de primeira linha e acusaram 24graus dentro, ao invés de 30 graus c. esta bem frio aqui na região onde moro, e isso pode ter sido o principal motivo da péssima expansão do micelio.
 
Alem da umidade, temperatura meus irmãos... Terrario 120l, termostato atman, porem 50w... Pensei que fosse dar conta pela caixa ser feita de uma camada grossa de isopor. Hoje chegou meus dois termômetros de primeira linha e acusaram 24graus dentro, ao invés de 30 graus c. esta bem frio aqui na região onde moro, e isso pode ter sido o principal motivo da péssima expansão do micelio.
24°C não é baixo a ponto de interromper o desenvolvimento micélio... Se a caixa não é aberta com frequência tá tranquilo, o problema é outra coisa.
 
Back
Top