Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

problemas com frutificação!

  • Criador do tópico mountainee
  • Data de início
M

mountainee

Visitante
olá galerinha!!!

estou fazendo uma cultura com esporos de uma cepa selvagem e o micélio se desenvolveu muito bem nos bolos... depois que cresceram e tomaram todo o substrato dos bolos, coloquei em um substrato de turfa para começar a etapa de frutificação. deixei o micélio incubando a temperatura de +- 28 graus e ele até começou a aparecer no topo da camda de turfa mas por causa de um imprevisto (uma viagem), desliguei o aquecedor para ver se conseguiria retardar por uns dias o desenvolvimento do micélio para que não frutificasse enquanto eu estivesse fora...

e deu certo! ele retardou tanto que parou o crescimento da superfície já faz mais de mês! e o rpoblema é que mesmo aumentando a temperatura e a umidade do terrário não consigo fazer com que ele retome o crescimento na superfície...

o micélio parece estar tomando completamente a parte de baixo do terrário, porém, como já disse, ele não quer crescer para a superfície do terrário... já tentei dar cold shock mas tb não deu certo...
parece que ele está muito bem crescendo vegetativamente e não quer saber de reprodução...

já cultivei uma vez uma cepa selvagem que foi razoavelmente fácil de frutificar. estou pensando que talvez esta cepa de agora seja mais difícil de frutificar por motivos naturais. talvez os estímulos que ela precise sejam mais específicos.

gostaria de saber se alguém poderia opinar sobre técnicas que poderia utilizar para tentar frutificá-lo.

tem umas coisas que eu acho que podem estar dificultando a frutificação. vou listá-las abaixo:

1) eu não sei direito o que é turfa pois nunca vi. achei um cara na minha cidade que dizia que tinha turfa para vender. comprei um pouco e usei no terrário e talz mas to achando que na real não é turfa.

2) mesmo que for turfa, o cara me disse que eles juntavam matéria vegetal e que ele sempre vendia essa turfa como forma de adubo para canteiros e plantações.

3) eu tenho *certeza* que a turfa está com pH muito baixo (ácido). eu devia ter misturado um pouco de bicarbonato de sódio para basificar antes de colocar no terrário... eu acho que todo o terrário está bem ácido.

se lembrar de mais alguma coisa posto aqui...
DSCF7622.JPGDSCF7623.JPGDSCF7620.JPGCaptura de Tela 2011-08-26 às 13.23.11.png
 
ainda não tá chovendo muito não... mas a previsão é de que daqui a alguns dias vai chover sim! =)))
 
Upvote 0
ea blz meu velho 1 teu ph nao pode estar errado senao nao invadiria a primeira vez ,2 nao se atraza sem q se colha problemas atrazar jamais pois da chance a outros esporos competirem com o teu ,3 verifica no substrato se as ifas estao grossas de tiverem pode por fora vais perder entao diminuen nao tentando salvar defunto , 4 caso as ifas estejam finas nao umidece e abafa ate q retornem a superfice ai entao vc vai regar e ventilar apos alguns diaas os pineis iram frutificar abraços
 
Upvote 0
Back
Top