Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problema do micélio ou substrato

psilocyber

Cogumelo maduro
Membro Ativo
13/09/2008
32
58
É o seguinta pessoal, dia 18 de outubro (se não me falha a memória) inoculei 4 copos de texas. todos desenvolveram normalmente exceto 1 que esta com "dificuldades" para colonizar o copo inteiro. eu digo isso porque os outros 3 copos colonizaram normalmente inclusive estão no terrário. devo esperar mais um tempo ou retira-los ? o curioso é que só um pouco mais da metade colonizou naquele copo. ahh o seguinte eu não to colocando aquecedor no terrario porque me falaram que a temperatura de minha cidade é ideal e tal. mais fiquei um pouco com receio. a temperatura esta entre 27° a 29° não afetara em nada meu cultivo ?
 
Qual o substrato? Forma de preparo? Teve controle de ph? A umidade ficou boa?
Bem sobre a temperatura você está na faixa ideal de colonização, aposto que este não é o seu problema... Mas como você disse que esta temperatura está no terrário, suponho que você já aniversariou os bolos, e esta faixa parece ser um pouco acima do que parece ser ideal. Sem esquecer que há controvérsias, e muitas pessoas já conseguiram frutificações normais nesta faixa.
Utilizei a faixa 23ºC 26ºC com êxito.
 
O modo de preparo foi FAI+vermiculita+cremogema todo processo foi feito com agua mineral fervida, e agua esterliziada. creio também que não seja a temperatura, talvez seja porque o substrato tenha ficado muito mal misturado e rigido. sera que é melhor fazer o dunk nesse bolo ? coloca no terrário ?
 
Como sugestão:

1. Abra o copo em condições assépticas
2. Ponha o bolo dentro de um ziplock
3. Com as mãos retire toda a mistura FAI + vermiculita que não colonizou
4. Ponha o bolo no terrário

Se os outros bolos colonizaram com o mesmo preparo é pouco provável que o problema seja umidade.

Sorte!
 
Eu vou fazer isso hoje... muito obrigado.

A bomba de aquário tem que ter o dobro de potência que a quantidade de litros ? em um terrario de 56 litros com uma bomba de até 58 litros da pra levar na boa ?
 
Back
Top