Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problema com umidade e temperatura

Dxzin

Esporo
Cadastrado
08/08/2023
9
2
20
Bom dia, estou cultivando uma casing que comprei já colonizada em uma bag, mas não consigo aumentar a umidade de jeito nenhum, fica sempre em torno de 70%. E a temperatura não consigo abaixar, mesmo com garrafas de água congelada, fica em torno de 30 a 31 graus. Já está no 8° dia e nem sinal de pins, alguém tem dicas para aumentar a umidade e diminuir a temperatura?
 
Sem foto fica muito difícil te ajudar, a galera aqui já não gosta de dar palpite em cultivos comprados dessa forma e você acaba dificultando a ajuda que alguém pode vir a dar sem falar tudo que é necessário...

Levando em consideração que sua bag está totalmente colonizada temos alguns pontos:

Primeiro: onde está essa bag? em um terrário? ao ar livre?
Segundo: o seu equipamento de medição está realmente funcionando? ( já vi muitos que só enganam)
 
Sem foto fica muito difícil te ajudar, a galera aqui já não gosta de dar palpite em cultivos comprados dessa forma e você acaba dificultando a ajuda que alguém pode vir a dar sem falar tudo que é necessário...

Levando em consideração que sua bag está totalmente colonizada temos alguns pontos:

Primeiro: onde está essa bag? em um terrário? ao ar livre?
Segundo: o seu equipamento de medição está realmente funcionando? ( já vi muitos que só enganam)
A bag está no quarto, esta semana está chovendo aí caiu a temperatura e coloquei na caixa de isopor com o termostato, conseguindo atingir a temperatura ideal, o higrômetro comprei novo faz uma semana em uma veterinária. Na verdade comprei esse cultivo em bag para saber e aprender a dificuldades de cultivar antes de iniciar um cultivo no monotube que é o que realmente quero. Pode ser que o higrômetro está medindo errado a umidade mas aí não sei como descobrir se é isso mesmo ou se a umidade está baixa.
 

Anexos

  • IMG_20240124_180400583.jpg
    IMG_20240124_180400583.jpg
    3 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20240124_180511470.jpg
    IMG_20240124_180511470.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20240124_180731472.jpg
    IMG_20240124_180731472.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 8
Cara, sua bag está suada, isso basta, a umidade ai dentro está bem alta, em relação a temperatura você tem que aceitar que essa é a sua temperatura e nenhuma garrafa d'água vai modificar isso, imagina quando for fazer seu cultivo em monotube, o que você precisa é esperar com a bag fechada por enquanto, quando aparecer os primeiros pins você vê como vai ficar,

Nas minhas bags eu costumo abrir um ou meio micropore, mas sou eu, você tem que ver como o seu cultivo irá responder, se ficar muito algodoado em volta dos pins é porque está precisando de mais oxigênio, alguns falam em abanar, mas os cogumelos gostam mesmo é de troca natural, por isso tem que achar o melhor jeito ai para você...

Pelo que pude perceber sua bag tem o respiro em cima, e você com certeza terá que abrir um buraco na altura do casing para sair o CO2, dai você tapa com micropore, ou não, como eu falei em cima, depende do que você for vendo...

Enquanto tiver com a bag suada não precisa borrifar água, se o plastico começar a ficar seco ai você borrifa água... mas sua umidade já está bem elevada, digo que em torno de 90% talvez até mais...

O que você está precisando mesmo é de paciência, não existe metodo nenhum no mundo que vá fazer os seus pins aparecerem antes do tempo, alguns dizem que é em 7dias, outros em 15, o meu por exemplo, só veio depois de 20 dias com o substrato todo colonizado... então paciência...
 
Última edição:
Cara, sua bag está suada, isso basta, a umidade ai dentro está bem alta, em relação a temperatura você tem que aceitar que essa é a sua temperatura e nenhuma garrafa d'água vai modificar isso, imagina quando for fazer seu cultivo em monotube, o que você precisa é esperar com a bag fechada por enquanto, quando aparecer os primeiros pins você vê como vai ficar,

Nas minhas bags eu costumo abrir um ou meio micropore, mas sou eu, você tem que ver como o seu cultivo irá responder, se ficar muito algodoado em volta dos pins é porque está precisando de mais oxigênio, alguns falam em abanar, mas os cogumelos gostam mesmo é de troca natural, por isso tem que achar o melhor jeito ai para você...

Pelo que pude perceber sua bag tem o respiro em cima, e você com certeza terá que abrir um buraco na altura do casing para sair o CO2, dai você tapa com micropore, ou não, como eu falei em cima, depende do que você for vendo...

Enquanto tiver com a bag suada não precisa borrifar água, se o plastico começar a ficar seco ai você borrifa água... mas sua umidade já está bem elevada, digo que em torno de 90% talvez até mais...

O que você está precisando mesmo é de paciência, não existe metodo nenhum no mundo que vá fazer os seus pins aparecerem antes do tempo, alguns dizem que é em 7dias, outros em 15, o meu por exemplo, só veio depois de 20 dias com o substrato todo colonizado... então paciência...
Então provavelmente meu higrômetro está com defeito, vou calibrar ele mais uma vez e ver se marca certo, caso contrário compro outro. A questão de troca gasosa sempre deixei fazer naturalmente e quando surgissem os pins pretendia fazer o que você disse, só estava preocupado com a questão da umidade mesmo. Muito obrigado pela ajuda!!
 
Cara, pra falar a verdade, se você não for ser um produtor em grande escala você nem vai precisar disso, se você dominar as tecnicas de esterelização e inoculação com perfeição essa outra parte se torna menos importante ( ao meu ver )

Você tem que primeiro dominar uma técnica, repetir algumas vezes, fazer os melhores clones de frutos que se adaptaram bem ao seu ambiente e continuar...

O que eu pude perceber é que você leu bastante sobre cultivo, mas focou em coisas mais " simples " como temperatura e umidade, isso é só o final do processo, o início do processo que é o mais importante.

Boa sorte no seu cultivo!
 
Back
Top