Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro monotube com fibra de coco e spawn de milho

Diário de cultivo completo.
Raças
Desconhecida
Terrário
Monotub
Técnicas
Spawn
Bulk
Clone
Substratos
Fibra de coco
Milho de pipoca
Cal de jardinagem
Salve, galera.

Venho aqui agradecer pelo conhecimento compartilhado, tem sido muito útil e mostrar um cultivo que eu e @guilerms estamos empreendendo.

No dia 4/2 inoculamos com partes de um clone em papelão 4 potes... aproximadamente uns 400g de milho de pipoca! No entanto, testei uma nova forma de preparar o milho, que consiste em, no momento de secar os grãos, depois de tinderizados, deixava os grãos escorrendo por um tempo, secando assim com sua própria temperatura, e logo iam para a esterilização em panela de pressão. (Diferente de como eu costumo fazer, deixá-los 24h na geladeira, no escorredos, para secarem melhor) Resultado final, os potes ficaram com água além da conta, mas tudo bem!

Dois potes vigaram sem nenhuma contaminação, mas 2 deles sofreram um pouco, por isso fiz um tópico na parte de contaminações!

Seguindo a alegria, um desses bolos bem colonizados foram misturados a um substrato bulk de fibra de coco e cal de jardinagem, na proporção de 2/3 de substrato para 1/3 de spawn. Tudo montado dentro de uma caixa organizadora, um monotube!

Depois de umas duas semanas eis que temos uma agradável surpresa!

No aguardo de uma boa colheita!
 

Anexos

  • DSC09866.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 360
  • DSC09868.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 80
  • DSC09870.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 85
Última edição:
Atualização de hoje:

Bom gente, como nunca fiz um monotube dessa forma, gostaria de saber qual o momento de dar condições de frutificação?

Depois de que aparentemente estiver 100% colonizado devo esperar mais um tempo?

Você já viram alguma coisa sobre a evaporação das gotículas no micélio é que favorece os pins? Vi um cara que deixava um ventilador ligado por alguns minutos para acelerar a evaporação e assim estimular a pinagem...

Bom, é isso... no aguardo de uma grande colheita!!!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-03-08 at 11.19.20.jpeg
    WhatsApp Image 2021-03-08 at 11.19.20.jpeg
    90.2 KB · Visualizações: 64
Bom gente, como nunca fiz um monotube dessa forma, gostaria de saber qual o momento de dar condições de frutificação?

Depois de que aparentemente estiver 100% colonizado devo esperar mais um tempo?
Assim que a superfície estiver 100% colonizada pode introduzir a frutificações.

Você já viram alguma coisa sobre a evaporação das gotículas no micélio é que favorece os pins? Vi um cara que deixava um ventilador ligado por alguns minutos para acelerar a evaporação e assim estimular a pinagem...
A genética tem um grande papel quanto a pinagem. Mais sim essa "evaporação forçada" ajuda, porém não vai garantir uma boa pinagem. Deixa um mini ventilador ligado por 5 minutos/dia e abene normal 2 vezes/dia.

O ideal é deixar a superfície assim cheio de gotículas d'água:
cif_03.jpg

Vira a tampa da sua caixa organizadora e introduza ar fresco e luz 12/12h e pronto ;)

Qual a raça do cultivo?
 
Última edição:
Opa. Não me lembro a raça, acabei ficando com um bolo colonizado de uma conhecida.

Até queria uma ajuda de vocês, quando frutificar, para identificar a possível raça!

Brigado pelas dicas!

Uma pergunta mais, você usa borrifador convencional ou aqueles borrifadores de pressão? Nebulizador?

Acha que eu abro mais uma vez para borrifar água e deixar com mais gotículas? Ou é arriscado, pois a atmosfera lá dentro tera mais oxigênio?
Abração!
 
Última edição por um moderador:
Uma pergunta mais, você usa borrifador convencional ou aqueles borrifadores de pressão? Nebulizador?
Estilo nebulizador, que solta a água bem fina. E quando for borrifar, mira para cima!

Acha que eu abro mais uma vez para borrifar água e deixar com mais gotículas?
Só se estiver seco, e se os nós hifais começou a formar, não recomendo.
 
Então se já tiver nó hifal é melhor não hidratar?
 
Então se já tiver nó hifal é melhor não hidratar?
Isso, dependendo a água que você estiver usando você pode estagnar o crescimento dos nós hifais. Um exemplo é um cultivo que fiz recente, estava usando água da torneira a onde a água não era tão limpa, creio que cheio de químicas e paralisou o desenvolvimento total do cultivo. Mais creio que foi somente pela qualidade d'água e não pelo ato de borrifar.
 
Hoje demos início à fase de frutificação!
Testei abanar com um ventilador por 5 minutos, para estimular a pinagem... não sei ainda se vou seguir fazendo! Mas sigo abrindo a caixa e abanando duas vezes ao dia com a própria tampa!
 

Anexos

  • DSC09951.jpg
    DSC09951.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 39
  • DSC09948.jpg
    DSC09948.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 36
  • DSC09945.jpg
    DSC09945.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 37
Gente, tenho uma dúvida.

Tenho um desidratador de alimentos que eu mesmo fiz, porém ele é todo iluminado por uma lâmpada de 250W, suas paredes são isoladas com papelão e papel aluminio, tudo isso circula graçar a um cooler de pc que está na parte de baixo.

Posso secar meus cogus nesse desidratador que eu fiz? A luz é um problema para eles? Qual temperatura os cogus chegam sem perder muito ativo?

Outra dúvida, depois do dunk o micélio ficou amarelado... o que vocês acham que pode ser? Só metabólito mesmo?

Um abração, gente, e brigado por tudo!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-03-20 at 17.50.38.jpeg
    WhatsApp Image 2021-03-20 at 17.50.38.jpeg
    75.6 KB · Visualizações: 41
  • DSC00086.jpg
    DSC00086.jpg
    861.6 KB · Visualizações: 39
  • DSC00088.jpg
    DSC00088.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 39
Back
Top