Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro diário de cultivo de P.Cubensis B+ com materiais simples

• Criador do tópico Criador do tópico Tucano
  • Data de início Data de início
Diário de cultivo completo.
Olá a todos, venho abrir meu primeiro diário de cultivo, começando após o quinto dia de inoculação!
Utilizei esporos de procedência duvidosa (kit)

Fiz 40ml de inóculo, em um ambiente fechado, limpo com água sanitária, alcool e lysol. Utilizei água mineral para as seringas. Me atrapalhei um pouco, mas correu tudo bem. Minha unica preocupação foi ter utilizado poucos esporos, a água da seringa não pegou nenhuma coloração escura, ficou transparente e com algumas centenas de pontinhos pretos visíveis. Mas confiei nas informações do fórum sobre não ser necessário usar muitos esporos, e realmente deu tudo certo =] .

Como na minha cidade está difícil de encontrar vermiculita, optei por substratos mais simples:

Utilizei milho de pipoca, seguindo o tópico: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

Arroz integral: https://teonanacatl.org/threads/cultivo-de-bolos-de-arroz-integral.9412/#post-140615

Obs: Esses métodos são fáceis de contaminar, então recomendo o máximo de assepsia. Conto com a ajuda de dois amigos para quase tudo, exceto nas fazes de fabricação de seringa e inoculação, que exigem muito cuidado

Tampei os buracos com durex e coloquei os copos em lugar limpo, escuro e fresco

5 dias após a inoculação, estão assim:
379679_547364112012914_691091052_n.jpg 579320_547363905346268_1150627003_n.jpg 1453525_547363818679610_748991953_n.jpg 1456009_547364145346244_1525549058_n.jpg 1463193_547363932012932_541467760_n.jpg 1470227_547364082012917_655512838_n.jpg 1480629_547363842012941_1860858339_n.jpg 1483129_547363872012938_609198395_n.jpg

A minha falha foi não ter feito o controle de ph do milho e ter enchido muito os potes, não sei o quanto isso vai interferir nos resultados =/

O arroz integral colonizou muito bem, o milho nem tanto, mas paciência, se passaram apenas 5 dias =]

Vou deixar o milho colonizar um pouco mais pra espalhar o micélio com cuidado, no arroz eu não vou interferir

Após colonizados, eu pretendia fazer bolos, mas mudei de ideia após ler sobre monotube, não encontrei muita informação sobre este mas também não procurei direito, vou pesquisar melhor, também acho que terei que encontrar vermiculita =/ .

Queria fazer uma cultura liquida mas acho melhor me concentrar nesse cultivo primeiro, vou estudar técnicas de bulk enquanto os potes colonizam.

Paz a todos, boas opiniões serão bem vindas =]

Última edição por um moderador:
Beleza, brow, estou acompanhando e torcendo por SUCESSO no seu cultivo. Tenha sobretudo paciência, a ansiedade é um dos piores inimigos do Micólogo, seja ele amador ou profissional. Quero ver os frutos do seu empenho. HAUX

Boa Sorte :D ... o de Arroz, você colocou apenas arroz branco ? sem nada pra deixar úmido ou aerado ? Uma opção muito boa facil de achar e barata, é usar pó de coco no lugar de vermiculita.
Arroz integral comum, eu deixei ele secar muito mais do que o indicado, daí no momento da inoculação utilizei mais água pra tentar compensar. Bem atrapalhado mas tá colonizando. Não deixei aeração, e isso me preocupa, to pensando em fazer furos agora e tampar com micropore, mas vou esperar mais opinioes pra depois arriscar.
Obrigado pela dica da pó de coco, fiquei mais tranquilo agora =D

Arroz integral comum, eu deixei ele secar muito mais do que o indicado, daí no momento da inoculação utilizei mais água pra tentar compensar. Bem atrapalhado mas tá colonizando. Não deixei aeração, e isso me preocupa, to pensando em fazer furos agora e tampar com micropore, mas vou esperar mais opinioes pra depois arriscar.
Obrigado pela dica da pó de coco, fiquei mais tranquilo agora =D
Não precisa furar ainda não, a aeração q eu digo é entre os grãos, a vermiculita ela serve tbm p/ isso, um substrato compactado pode atrapalhar a colonização do micélio. Exemplo: o copo esta 100% colonizado(visivelmente, mas quando vc quebrar, o meio pode estar todo cru, sem micélio. Mas isso eu apenas li por aqui, nunca vi nada igual acontecer. Legal ver o micélio desenvolvendo em arroz branco normal. Boa sorte t+

Boa tarde pessoal, atualizando aqui com fotos dos copos em progresso:
-Copos de arroz integral
1.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg
Um deles contaminado, os outros três, pelas fotos, aparentam estar quase 100% colonizados. Eu diria que está 80%, além disso o excesso de papel alumínio atrapalha a visualização, irei recortar um pouco deste amanhã.

-Copos de milho
6.jpg 7.jpg 8.jpg
Misturei o micélio há dois dias e hoje estavam assim, o micélio dos dois primeiros parecem mais fortes

Ainda não decidi qual tipo de bulk utilizar, ainda mais que preciso encontrar substratos alternativos, mas ainda essa semana termino o planejamento! Ontem preparei mais 4 copos de milho de pipoca e clonei um cogumelo em cultura liquida com glicose numa mamadeira transparente azul (espero que a cor não seja problema) 9.jpg
Se alguém tiver experiência de cultivo em ambientes quentes e secos, por favor entre em contato comigo =D
Paz!

Anexos

• 5.jpg
    5.jpg
    74.7 KB · Visualizações: 29
Última edição:
Ainda não decidi qual tipo de bulk utilizar, ainda mais que preciso encontrar substratos alternativos, mas ainda essa semana termino o planejamento!

Não precisa complicar muito. Utilize esterco bovino ou de equino o mais natural e curtido possível. Evite usar adubo para plantas porque normalmente contém magnésio, essencial para plantas, mas cogumelos não gostam de Mg. Dando chances para outros contaminantes.

Esterco de equino são interessantes porque normalmente já vem com palha misturado, então é só adicionar um pouco de vermiculita e pasteurizar.

Se não houver outra solução a não ser adubo para plantas, procure certificar-se que a porcentagem de magnésio está abaixo de 2%.

Não precisa complicar muito. Utilize esterco bovino ou de equino o mais natural e curtido possível. Evite usar adubo para plantas porque normalmente contém magnésio, essencial para plantas, mas cogumelos não gostam de Mg. Dando chances para outros contaminantes.

Esterco de equino são interessantes porque normalmente já vem com palha misturado, então é só adicionar um pouco de vermiculita e pasteurizar.

Se não houver outra solução a não ser adubo para plantas, procure certificar-se que a porcentagem de magnésio está abaixo de 2%.

Valeu aí @Cosmik pela dica, hoje tive o dia livre e pesquisei o dia todo, a camada mais adequada para minhas condições foi a do Mauricio no tópico
https://teonanacatl.org/threads/casing-preparo-da-camada.1082/
Obs: meio que mudei de ideia sobre bulk muito nutritivo por medo de contaminação, creio que este método seja mais seguro para meu primeiro cultivo, mas tenho muitos copos e testarei um bulk com esterco no próximo
Também caso eu não consiga os materiais vou tentar com esterco mesmo ^^

E ai galera, hoje tirei um tempo pra dar uma estudada nos contaminantes e encontrei o Cobweb. Fiquei meio desconfiado do meu Spawn de milho que está com filamentos cada vez mais salientes e queria que vocês dessem uma conferida pra mim:
1468644_550816618334330_431762624_n.jpg 1479309_550816745000984_1012985975_n.jpg a espessura é próxima à de um fio dental, o que me da esperança pois pelo que vi os filamentos de cobweb são mais finos.

Não pode ser Coboweb e P.Cubensis juntos ? parece q tem mais parte algodoada clara do q rizomórfica.... to traumatizado aqui com vários copos contaminados de cobweb com p.cubensis, realmente é quase impossível identificar, porém quando vc abre sente aquele fedor. Tomara q seja só P.cubensis ai mano, boa sorte!

Como é bom ouvir mensagens otimistas hehe, espero que nao seja mesmo @cubensisdedread , como é o cheiro? muito ruim?
ela tem um cheiro de azedo, mas não aconselho você nunca cheirar o copo. quando abrir naturalmente vc vai sentir. se quiser no meu diário de flórida na clonagem, observe o copo inoculado com a CL-4, ele parece estar lindo, mas da pra ver a cobweb misturada nele. eu ainda não descartei, mas os grãos de arroz ficam feio com aparência de mofado, to tendando guardar pra ver se rola um outdoor ou se via pro lixo mesmo.

É dei uma comparada aqui, mas o micélio aparenta estar algodoado só nas fotos, mas aqui parece tudo ok ^^. Mas um outro copo de milho meu, o qual eu não estava preocupado, está muito semelhante ao seu inoculado com a sua CL-4, filamentos bem fininhos parecendo algodão, a diferença é que colonizou tao rápido quanto os outros! Que bom que descobri o contaminante a tempo, vou trabalhar separadamente com ele por precaução, vou comparar o aroma quando for a hora tbm.
Paz

É dei uma comparada aqui, mas o micélio aparenta estar algodoado só nas fotos, mas aqui parece tudo ok ^^. Mas um outro copo de milho meu, o qual eu não estava preocupado, está muito semelhante ao seu inoculado com a sua CL-4, filamentos bem fininhos parecendo algodão, a diferença é que colonizou tao rápido quanto os outros! Que bom que descobri o contaminante a tempo, vou trabalhar separadamente com ele por precaução, vou comparar o aroma quando for a hora tbm.
Paz

amigo, tudo o que tu for fazer, faz em um ambiente separado de onde estão os copos incubando. Esporos de contaminantes são muito espertos e voar por toda a casa!

como é o cheiro? muito ruim?

O importante é identificar o cheiro do micélio P. cubensis, que é bem característico e agradável. Então qualquer cheiro que saia desse padrão é bom ficar em alerta.

Com alguns cultivos de sucesso você passará identificar com facilidade. Inclusive, algumas pessoas sentem o cheiro de cubensis só em imaginá-los. Coisa de gente maluca, claro. :fome:

Não precisa furar ainda não, a aeração q eu digo é entre os grãos, a vermiculita ela serve tbm p/ isso, um substrato compactado pode atrapalhar a colonização do micélio. Exemplo: o copo esta 100% colonizado(visivelmente, mas quando vc quebrar, o meio pode estar todo cru, sem micélio. Mas isso eu apenas li por aqui, nunca vi nada igual acontecer. Legal ver o micélio desenvolvendo em arroz branco normal. Boa sorte t+
Isso já aconteceu várias vezes comigo.

Cuidado para não confundir o cheiro da fermentação do milho com o odor de contaminantes, o milho ápos um periodo em incubação larga um cheiro bem desagradável que facilmente pode ser confundido com contaminantes ao ser aberto ;)

Cuidado para não confundir o cheiro da fermentação do milho com o odor de contaminantes, o milho ápos um periodo em incubação larga um cheiro bem desagradável que facilmente pode ser confundido com contaminantes ao ser aberto ;)
É como nao conheço os cheiros entao nao vai ser muito facil diferenciar, o jeito vai ser trabalhar separadamente mesmo (:

Back