Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá a todos!

Sou novo no fórum, mas tenho acompanhado diversas discussões e lido diversos textos postados. Para uma primeira experiência com cogumelos, a princípio resolvi cultivá-los através do método PF, e, posteriormente, mas ainda na mesma experiência, usando a técnica de casing.

Segue a descrição resumida do que foi feito em todo o processo:

DIA 01/02 – Solicitação do carimbo de Psilocibe cubensis em um banco de esporos.
DIA 12/02 – Recebimento do carimbo pelo correio.
DIA 14 e 15/02 – Compra dos materiais restantes para o cultivo.
DIA 16/02 – Preparação da seringa de inoculação, às 21:00h.
DIA 17/02 – Preparação dos bolos de cultivo, às 9:00h.
DIA 17/02 – Inoculação de 4 bolos de cultivo, às 18:00h.
DIA 20/02 – Primeiros sinais de micélios nos bolos, com diâmetros entre 3mm e 3 cm.
DIA 22/02 – Sinais de colonização em 30% a 50% das paredes dos vidros. Correspondentes a 3 bolos e 1 bolo respectivamente. Este último, foi o primeiro a ser inoculado, possuía a maior quantidade de pontos pretos de esporos do carimbo.
DIA 25/02 – Sinais de colonização em 65% a 90% da parede do vidro. Correspondentes ao bolo com 50% e aos 3 bolos com 30% de sinais de colonização respectivamente, mencionados no dia 22/02. Ou seja, ocorreu inversão no ritmo de desenvolvimento. Estes dados são estimados e imprecisos.
DIA 27/02 – O micélio ultrapassou o furo de inoculação do alumínio e passou pela fita micropore, formando em sua superfície um círculo de 5mm de diâmetro. Retirei a fita, passei um papel umedecido em álcool por fora do vidro e do alumínio e coloquei um filtro de papel por cima do alumínio. Não consegui ver aqui no fórum algo parecido. Isso se deve a que? Fiz algo errado em alguma parte do processo? Se isso for um mal sinal, tenho como corrigir?
DIA 28/02 – Até a presente data, a temperatura média é 26ºC.
DIA 01/03 – Os três vidros sadios estão com o substrato totalmente ocupados pelo micélio, restando apenas a vermiculita ser ocupada. No vidro com suspeita de contaminação apareceu uma mancha marrom claro de 1cm. O mesmo apresenta crescimento mais vagaroso.
DIA 04/03 - Surgiram vários "pins" nos três copos, prensados contra o vidro. Mas a camada inferior de vermiculita ainda não está totalmente ocupada pelo micélio.
DIA 07/03 - Colheita dos pins e montagem do terrário.
DIA 08/03 - Surgimento de novos pins.
DIA 10/03 - Início de novo terrário (Terrário B) a partir do último copo já totalmente colonizado. Técnica usando casing com esfagno, no mais, semelhante ao primeiro terrário.
Início de novo terrário (Terrário C) a partir de um pedaço do bolo que acidentalmente caiu na bancada não esterilizada. O Terrário C foi feito usando casing, com vermiculita, esfagno, farinha de milho e cal. Tudo feito diretamente num pequeno aquário, tampado com dois filtros de café, sem argila expandida, termômetro, aquecedor ou bomba de ar.
DIA 11/03 - No primeiro terrário, alguns cogumelos já estão quase abrindo o chapéu.
No Terrário C, o micélio já está colonizando o novo substrato. Um véu se formou em cima.
DIA 12/03 - Fiz a primeira colheita, 23 dias após a inoculação. Renderam 15 grandes(?) e vários menores e pins. (vide foto)
DIA 18/03 - No Primeiro Terrário: o segundo fluxo com vários pins saindo dos bolos.
No Terrário B: primeiro fluxo com pins bem grandes saindo, maiores que os do Primeiro Terrário.
No Terrário C: bolor verde no fundo do vidro.
DIA 20/03 - Primeiro Terrário com vários pins.
Primeira colheita no Terrário B. Poucos cogumelos e produção de carimbos a partir dos mesmos.
Terrário C com contaminação avançando. Deixei este com espectativa de o Cubensis avançar sobre o contaminante, mas os dois(?) fungos permanecem crescendo de maneira igual.
Finalizo hoje, 20/03, o diário de cultivo, iniciado a partir da solicitação do carimbo em banco de esporos. Resultando, após 48 dias, em duas colheitas e vários carimbos.

Na verdade parecia um véu mesmo. Fino, mas a "camada" era espessa. Ainda não sei se é contaminação ou não.
Tem que ter troca, se não você asfixia o fungo. Quando achei seguro, retirei o esparadrapo do alumínio, esterilizei por fora e coloquei duas camadas de filtro de café em cima. Isso pra aumentar a troca gasosa, que era feita apenas pela fita micropore.

Hum muito bom, parecem bem fortinhos!
Sucesso!

Obrigado!
Sim! A foto é de ontem. Hoje o véu está quase se rompendo. Pretendo fazer carimbo com estes.
Tenho muito respeito por isso. Na verdade certo incômodo por estar cultivando e mantendo presos em vidros em função de uma experiência pessoal.

que legal, esta crescendo malhado!!
estou doido pra ter sucesso num cultivo, aqui na bahia pelo menos esse inicio de ano esta MUITO QUENTE por isso acho que meus bolos nao pinaram, cresciam muito vegetativamente, so aumentando o miscelio e nada de pins, ate que o duende verde apareceu e joguei fora.... mas chegando no meio do ano quando esfriar um pouco voltarei com TUDO!

Tive uns dias quentes também. Uma garrafa com água congelada um dia ou outro, no período de crescimento do micélio, manteve a tempera em 24ºC. Temperaturas altas me preocupam mais, pq são mais difíceis de serem controladas. Mas cara! Nunca jogue fora seu trabalho e, principalmente, o trabalho do fungo! Ao menos coloque o material contaminado num vaso de plantas que esteja na sombra. Podem surgir cogumelos aí!
Abraço.

isso, jogar fora n botei esses bolos contaminados num canto do jardim a sombra mas n deu nadaa... muito calor aqui, meu pe de manjericao secou ahahhahah !!

Lindo tópico, fiquei encantado com a dedicação, a estrutura e o aspecto dos cogumelos, parabéns!

Lindo tópico, fiquei encantado com a dedicação, a estrutura e o aspecto dos cogumelos, parabéns!

Valeu cara!
Prosseguindo com o relato de cultivo:
fiz colheita ontem, segue foto.
Consumi e já fiz o relato da experiência.
aa.jpg

Colheita e experiência no mesmo final de semana é sinal de muita boa sorte! Muito produtivo o cultivo, agora vou lêr a expe!

gostei do seu trabalho, continue no capricho!

Olhei meu cultivo hoje com mais cuidado e percebi:
No Primeiro Terrário: o segundo fluxo com vários pins saindo dos bolos.
No terrário B: primeiro fluxo com pins bem grandes saindo, maiores que os do Primeiro Terrário.
No terrário C: bolor verde no fundo do vidro (virou experiência!)
Três hipóteses de contaminação no terrário C: 1º o pedaço do bolo havia caído na mesa não esterilizada. 2º foram usados 2 filtros de café em cima do vidro e talvez eles não tenham filtrado o contaminante. 3º foi usada a farinha de milho neste cultivo, esterilizada em microondas, mas seria um atrator de contaminantes?
A técnica com casing está me parecendo mais produtiva embora mais lenta (vale lembrar que usei um bolo que foi colonizado tardiamente).
O terrário B mostra que o bolo não estava contaminado, mas a suspeita me incentivou a testar outra técnica.

Mas pelo seu relato as notícias não tendem a serem boas. Micélio de cubensis não se comporta desse modo. Parece um contaminante.

Não era contaminante não....

Última edição por um moderador:
Primeira colheita no Terrário B. Poucos cogumelos.
Primeiro Terrário com vários pins.
Terrário C com contaminação avançando. Deixei este com espectativa de o Cubensis avançar sobre o contaminante, mas os dois(?) fungos permanecem crescendo de maneira igual.

Finalizo hoje o diário de cultivo. Meu objetivo foi tentar devolver algo do conhecimento adquirido aqui.
O contato com o desenvolvimento do fungo de maneira controlada foi uma experiência totalmente nova e enriquecedora. Finalizei o ciclo produzindo diversos carimbos. O próprio cultivo já foi uma viagem tremenda, num universo onde o cogumelo permite ser cultivado, para depois cultivar aquele que "cuidou" dele.
Um dos diversos fenômenos que não foram registrados no relato da primeira trip foi a interação com o fungo.
Visualizei os esporos se abrindo e se desenvolvendo, cheios de cores. Os micélios saiam do meu corpo, da boca e dos dedos e se ramificavam por todo ambiente. Todas as fases foram visualizadas.
Não creio que exista no cogumelo uma entidade, mas sim que exista uma entidade responsável por ELE.
E que é a mesma que acompanha as trips de quem O ingere. A mesma que cultiva você durante a experiência toda.

mandou bem, aprendeu e ensinou com esse cultivo, parabéns!

Back