Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo (Vale do Chopim)

Diário de cultivo problemático.
Apesar de estar estudando aqui algum tempo não sei bem ao certo onde postar minhas investidas; espero que esteja no lugar certo.

Nesse meu primeiro cultivo do Vale do Chopim devo ter cometido todos os erros possíveis durante a inoculação e na criação da seringa de esporos.

Aqui estão os resultados após 16 dias na incubadora, apesar da ótima colonização os contaminantes não me perdoaram.

Frasco 1:
IMG_7218.JPG IMG_7219.JPG IMG_7220.JPG

Frasco 2:
IMG_7222.JPG IMG_7223.JPG IMG_7224.JPG

Frasco 3:
IMG_7229.JPG IMG_7230.JPG IMG_7231.JPG

Frasco 4:
IMG_7225.JPG IMG_7226.JPG IMG_7227.JPG

Queria ver se alguém com boa experiência em contaminantes poderia dar alguma opinião sobre qual ou quais podem ter sido os motivos para essa situação de 100% de contaminados.

Agora é retomar o cultivo do zero e seguir as ótimas dicas desse post https://teonanacatl.org/threads/cultivo-o-que-n%C3%83o-fazer.478/.
 
Última edição:
Queria ver se alguém com boa experiência em contaminantes poderia dar alguma opinião sobre qual ou quais podem ter sido os motivos para essa situação de 100% de contaminados.
1. Esterilização mal feita (esporos de contaminantes continuaram 'vivos' no substrato)
2. Possibilidade de entrada de ar contaminado nos copos ao manipular, lacrar, inocular
3. Agulha mal esterilizada antes da inoculação
4. Carimbo contaminado
5. Solução água-micélio contaminada
No caso do item 2 ele pode ser grandemente evitado fazendo o selo de vermiculita recomendado. Quais procedimentos você seguiu? Revise mentalmente onde pode ter errado. Onde fez a inoculação?
 
1. Esterilização mal feita (esporos de contaminantes continuaram 'vivos' no substrato)
2. Possibilidade de entrada de ar contaminado nos copos ao manipular, lacrar, inocular
3. Agulha mal esterilizada antes da inoculação
4. Carimbo contaminado
5. Solução água-micélio contaminada
No caso do item 2 ele pode ser grandemente evitado fazendo o selo de vermiculita recomendado. Quais procedimentos você seguiu? Revise mentalmente onde pode ter errado. Onde fez a inoculação?

Grato pelo retorno @Malahov, vamos aos pontos que mencionastes:

1. Realizei a esterilização usando a técnica ensinada nos vídeos do Esporos no Ar; lá o autor lacra os copos antes de por na panela de pressão. Aqui, e em outros lugares sempre vi que se deve lacras os copos depois de esterilizados. Pode ter sido isso um problema da minha contaminação?

2. Com relação à inoculação e o feitio da seringa de esporos penso ter escolhido um lugar muito aberto e com variadas fontes de contaminantes. Dá próxima vez farei os procedimentos no banheiro.

3. Como abri a agulha para fazer a inoculação acabei por não realizar nenhum procedimento de esterilização na mesma. Agora terei um isqueiro a mão para dar aquela esquentada antes da inoculação.

4. O carimbo que tenho estava tão seco que não consegui raspar de forma alguma, daí tive que pegar uma tesoura sem a devida limpeza para cortar o carimbo. Aí já deve ter sido outra fonte de contaminantes.

5. Não sei se pode jogar o papel alumínio na água e agitar para soltar os esporos, ou se para fazer isso eu teria que ter limpado muito bem (álcool 70º) antes. Qual seria a melhor forma de usar esses esporos ressecados?

Como não quis fazer uma glovebox fiz o procedimento na frente de um forno elétrico ligado a temperatura baixa. Creio que além de trocar de lugar poderia deixar o calor do forno mais elevado. Com relação ao selo de vermiculita eu fiz, talvez possa ter ficado pouco, usei a medida de um dedo. Segui os procedimentos ensinados no Fórum, junto com os passados no canal Esporos no Ar.

A revisão mental está sendo feita, realmente acertar tudo da primeira vez nem é muito bom. Agora farei com mais atenção, conferindo a lista de materiais, para não ter de tocar em coisas não limpas durante o procedimento.

@pauloniro, segue as dicas do fórum que vai dar certo na próxima, olha na aba Biblioteca, em guia de cultivos - guias completos, eu gosto muito deste em particular do @tupy https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/
É um arquivo em .pdf com tudo bem ilustrado.

@Jowker valeu pela força, já li e reli esse e outro guias, além de assistir muitos vídeos antes de começar minha jornada. Realmente esse guia ilustrado do @tupy é muito bem elaborado. Mas nada como a prática para aprendermos realmente; percebi que os detalhes de limpeza são tão importantes como os materiais corretos.
 
Última edição por um moderador:
Antes de usar o banheiro como laboratório faça uma boa limpeza nele (como faxina mesmo). Feche as entradas de ar, se houver. Antes da inoculação borrife álcool 70 em todos os lugares e utensílios a serem usados e espere uns 10 ou 20 minutos para começar.

Espero ter ajudado. Paz
 
daí tive que pegar uma tesoura sem a devida limpeza para cortar o carimbo. Aí já deve ter sido outra fonte de contaminantes.
Com certeza, tudo que for usar, limpe antes.
5. Não sei se pode jogar o papel alumínio na água e agitar para soltar os esporos, ou se para fazer isso eu teria que ter limpado muito bem (álcool 70º) antes. Qual seria a melhor forma de usar esses esporos ressecados?
Bom, o ideal é os esporos estarem bem secos mesmo, que tipo de utensílio você usou pra raspar? Que estranho. De qualquer forma, se você mergulhou o carimbo deveria no mínimo ter passado álcool nele, lembrando sempre que álcool não é esporicida e portanto não é o produto "ideal".
usei a medida de um dedo
Já está de bom tamanho. O problema é que os contaminantes não vieram do ar, aparentemente você inoculou os contaminantes no substrato...
Outros itens que ajudam é usar luvas e máscara durante o trabalho, lavar bem os braços, etc. Enfim, acho que você já identificou suas fontes de contaminação para aprimorar sua próxima tentativa. Boa sorte.
 
Back
Top