Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo - Thai Lipa Yai

  • Criador do tópico Somase
  • Data de início
Diário de cultivo problemático.
Bom, sou novo por aqui e no mundo da micologia. Resolvi iniciar esse diário para sanar algumas duvidas e para futuramente poder ajudar outros iniciantes ao não cometer os mesmos erros que possivelmente cometerei. Já tinha certo fascínio pelos fungos mais nunca me aprofundei, a alguns anos atrás tropecei aqui no CM mas não tinha tempo nem dinheiro para iniciar meu próprio cultivo, então esse mês estava navegando por aqui e novamente tropecei no CM, aproveitando que estou de férias tanto no trabalho quanto na faculdade resolvi estudar e me dedicar ao cultivo. Desde já gostaria de parabenizar e agradecer a todos que compartilham com este fórum seus conhecimentos e experiências tornando-o tão completo e de simples navegação, tive praticamente todas minhas duvidas pré-cultivo sanadas com algumas horas de estudo e as poucas que não conseguir resposta foram rapidamente respondidas. Agora com o início de meu cultivo estão surgindo novas duvidas, mas tenho certeza que terei a ajuda de vocês.
Então vamos ao que interessa né, no dia 27/07 recebi os carimbos que havia pedido aos amigos da PróFungos. Havia enviado duas cartas pedindo duas strains, porém uma delas extraviou e descobri que a carta registrada nada mais é que um atestado de otário que pagamos para ter. Mas não posso reclamar, nossos amigos acima citados ao invés de mandarem apenas um, mandarem 3 diferentes carimbos: Thai Lipa Yai, South America e Syzygy ( aproveito aqui para demonstrar minha gratidão por tal ato). Escolhi por iniciar minha jornada de aprendizado pela TLY por conta da descrição aqui contida, descrevendo-a como uma rápida colonizadora (para satisfazer minha ansiedade) e sua alta resistência a contaminação (veremos se ela sobrevive ao meu amadorismo).

:teo_seta_direita: Preparação das Seringas

Material:
Glove Box (caixa organizadora 40L)
Carimbo TLY
Par de Luvas Descartáveis (estéril) – R$ 2,24
Máscara Descartavel (estéril) – R$ 1,00
Potinho de Coleta para exames (estéril) – R$ 1,00
Seringa + Agulha 10ml (estéril) – R$ 3,14
Copo de Água 200ml – R$ 1,20

Limpei toda a casa, limpando o chão com hipoclorito de sódio, álcool em todas as superfícies e saturei o ar com lysol (chegava a arder as vias nasais). Enquanto deixei o lysol fazendo seu trabalho, tomei um banho com protex, coloquei roupas limpas, passando para o ambiente que escolhi para trabalhar coloquei um jaleco, luvas e máscara descartáveis. Coloquei todo material que iria usar ao lado do meu glove box e novamente joguei lysol no ar, abrindo rapidamente o mesmo e colocando todo material necessário dentro mais um papel toalha embebido em álcool.
Abri o carimbo com todo o cuidado e raspei metade dele dentro do potinho de coleta com a própria pazinha que vem dentro do mesmo. Com a seringa, retirei 10ml de água do copo (fiz um furo na tampa cobrindo logo depois com 2 camadas de micropore) e joguei dentro do potinho de coleta algumas vezes procurando usar um pouco de força quando jogava em suas paredes para soltar possíveis esporos que estivessem ali. Embalei a seringa em papel alumínio, pus dentro de um ziploc e coloquei dentro da gaveta da geladeira.

:question: A mistura ficou um roxo bem suave,mas muito suave mesmo, minha mulher falou que ta transparente mas discordo, ta certo ou teria que ter raspado um pouco mais de esporos?
 
mesmo que estivesse transparente nao teria problema...
pode inocular na fe veio...
 
po..que bom cara...tava ficando preocupado por que ja inoculei...fico bem mais tranquilo...tow terminando de redigir os ultimos passos que tomei e ja ja posto aqui
brigadao tchesko
 
por nada velho! vou acompanhar teu cultivo, qualquer coisa que eu possa ajudar tamos ai...
 
:teo_seta_direita: Preparação dos Bolos (28/07)

Material:
Glove Box (caixa organizadora 40L)
Panela de Pressão
Vermiculita média 1L aprox. 12kg – R$ 30,00
Arroz Integral 1kg – R$ 4,80
Alpiste 500g – R$ 3,60
Níger 100g – R$ 0,70
Linhaça 100g – R$ 0,70
Quentinhas nº10 – R$ 4,00

Fervi, em água mineral, por meia hora uma mistura de 1/3 de alpiste + 1/3 de linhaça + 1/3 de níger, escorri por mais meia hora reservando parte da água usada na fervura. Coloquei a vermiculita durante uma hora no forno afim de esterilizá-la. Enquanto esperava preparei as coberturas para os copos com 1 filtro para café + duas folhas de papel alumínio passando álcool nas mesmas depois reservei em um ziploc com um algodão embebido em álcool (depois que parei pra pensar achei meio inútil afinal vai tudo para a panela de pressão mesmo). Juntei 4 quentinhas redondas pondo uma sobre a outra e as furei (muitos furos) com um prego para usá-las para como suporte para os copos dentro da panela de pressão para evitar contato direto C/Pan.
No bolo em si usei as proporções.
1/5 de mistura de sementes + 1/5 de farinha de arroz + 2/5 de vermiculita + 1/5 de água reservada da fervura das sementes.
Essa proporção rendeu exatamente 5 copos sem sobras nem faltas, deixando um espaço de aprox. 1,5cm para o selo de vermiculita seca.
Esterilizei por 1:30 na panela de pressão.

Deixei esfriar por quase 24h,fiz uma limpeza pesada em toda a cozinha, passei um pano com álcool em todo meu glove box, e deixei as bocas do fogão acesas (estava um calor infernal na cozinha). Abri rapidamente a panela de pressão e coloquei todos os copos o mais rápido possível dentro do glove box tampando a seguir. Lacrei todos os copos com fita isolante, retirei a seringa da geladeira (que já hidratava a mais de 24h), agitei bem e aqueci a agulha ate ficar vermelha e iniciei a inoculação. Nos primeiros furos eu estava um pouco sem jeito mais fui melhorando. Após o termino de cada copo fechava os furos com duas camadas de micropore e aquecia novamente a agulha para iniciar a inoculação do copo seguinte. Tentei injetar aprox. 0,25ml em cada furo, 4 laterais e 1 central totalizando, o que totaliza 8 copos, como na minha panela de pressão só cabem 5 copos por vez, deixa pra fazer mais três copos hoje (29/07) e reservei a seringa. Segui a mesma receita para o bolo mudando apenas que adicionei 1 colher de cremogema na mistura e obviamente diminui as quantidades de material. Esterilização de mais 1:30h. Estão esfriando na panela, pretendo inoculá-los amanha pela manhã.

O copos já inoculados estão envoltos em papel alumínio dentro da incubadora/futuro terrario (caixa organizadora 65l coberto com papel contact preto), a tampa, que é transparente está coberta com um toalha e dentro da incubadora deixei um aquecedor de 30w em 1,5l de água mas acho que a temperatura esta subindo muito (Estou procurando manter os copos entre 25° e 28°).

:question: Estou inseguro pois lendo alguns diarios as pessoas parecem lacrar os copos assim que retirados da panela de pressão e não dentro do GB como eu fiz, será quer representará algum risco?
:question: Outro ponto que esta me deixando inseguro é quanto a lacrar os furos. Devo fazer assim que terminar de inocular o buraco ou do jeito que fiz também não tem probelma?
:question: Os bolos já inoculados estao envoltos em papel aluminio, porem não envolvi a parte de cima onde estao os furos lacrados com micropore com a inteção de que haja “respiração”, estou certo ou terei que cobri-los também?
 
hi velho, pode ser ser que tenha colocado tudo a perder...
tape logo esses buracos e reza pra nao ter contaminado...
quanto a fazer o lacre pode ser que ao manusear os copos da panela pra glover tenha entrado alguma corrente de ar, nesse caso pode perder tudo tambem...
contudo estou torcendo pra que tudo ocorra bem...
temos uns cinco dias ate saber o que rolou...
 
Lembre que mesmo fazendo tudo certinho ainda corre chances de ter contaminação. Claro que tomando todas as medidas de assepsia e manejo básicas e necessárias a chance sempre diminui. Boa sorte, acompanhando.
 
Brigadão ae rapaziada...bom o que resta agora é torcer pra esses bolos não terem contaminado e trabalhar com atenção triplicada nesses outros 3 bolos que pretendo inocular logo mais procurando não cometer o mesmos erros que cometi na primeira leva...
vlw msm pela força
 
hi velho, pode ser ser que tenha colocado tudo a perder...
tape logo esses buracos e reza pra nao ter contaminado...
quanto a fazer o lacre pode ser que ao manusear os copos da panela pra glover tenha entrado alguma corrente de ar, nesse caso pode perder tudo tambem...
contudo estou torcendo pra que tudo ocorra bem...
temos uns cinco dias ate saber o que rolou...

Do jeito que ele esterilizou, não vai ter esse problema. Quase matou os esporos dos próprios cubensis... :LOL:

mas tenho certeza que terei a ajuda de vocês.

NÃO! :roflmao:

Fervi, em água mineral, por meia hora uma mistura de 1/3 de alpiste + 1/3 de linhaça + 1/3 de níger, escorri por mais meia hora reservando parte da água usada na fervura. Coloquei a vermiculita durante uma hora no forno afim de esterilizá-la.

É melhor não usar sementes de pássaros, pois quando aquecidas, elas soltam uma gosma que dificulta o crescimento do micélio.
Esterilizar a vermiculita é uma bobagem, pois materiais inorgânicos não seguram contaminações. Na pressão, se tiver algo, já é eliminado.

agitei bem e aqueci a agulha ate ficar vermelha e iniciei a inoculação.

Lembre de deixar esfriar para não escaldar os esporos.

O copos já inoculados estão envoltos em papel alumínio dentro da incubadora/futuro terrario (caixa organizadora 65l coberto com papel contact preto), a tampa, que é transparente está coberta com um toalha e dentro da incubadora deixei um aquecedor de 30w em 1,5l de água mas acho que a temperatura esta subindo muito (Estou procurando manter os copos entre 25° e 28°).

Dicas:

:teo_seta_direita: Cubra com alumínio em vez da toalha, ou dobre duas vezes, para não entrar luz na incubadora.
:teo_seta_direita: Você tinha dito que estava calor, então não precisa de aquecedor. Vai cozinhar o micélio.
:teo_seta_direita: Mude o aquecedor. Coloque um de 10W em 1,5 litros, que é melhor. Senão o próprio aquecedor queima.
:teo_seta_direita: Coloque uma bomba de ar com a mangueira para dentro para a troca gasosa. Essencial. E deixe uma abertura, para o ar "velho" sair.

Veja mais AQUI

:?: Estou inseguro pois lendo alguns diarios as pessoas parecem lacrar os copos assim que retirados da panela de pressão e não dentro do GB como eu fiz, será quer representará algum risco?
:?: Outro ponto que esta me deixando inseguro é quanto a lacrar os furos. Devo fazer assim que terminar de inocular o buraco ou do jeito que fiz também não tem probelma?

:?: Os bolos já inoculados estao envoltos em papel aluminio, porem não envolvi a parte de cima onde estao os furos lacrados com micropore com a inteção de que haja “respiração”, estou certo ou terei que cobri-los também?

:teo_seta_direita: É meio complicado, pois pode cair o alumínio e acabar entrando algum esporo espertinho. O que o cubensis faz em um mês, o Trichoderma faz em dois dias. :eek:
:teo_seta_direita: Não tem problema, mas fica melhor se a cada furo feito, você tapar com a fita. Prevenir é melhor do que contaminar! :)
:teo_seta_direita: Não aconselho cobrir com alumínio em lugar nenhum, pois a temperatura do bolo não vai se igualar com a do terrário, dificultando a colonização. O alumínio é isolante, lembrando.

No mais você fez tudo certo. Vai ter sucesso. E parabéns por se informar bem antes de qualquer coisa!
 
RainSpirit disse:
mas tenho certeza que terei a ajuda de vocês.
NÃO! :roflmao:

Hahahaha fez doce mas ajudou pra caramba...rs

RainSpirit disse:
É melhor não usar sementes de pássaros, pois quando aquecidas, elas soltam uma gosma que dificulta o crescimento do micélio.
Esterilizar a vermiculita é uma bobagem, pois materiais inorgânicos não seguram contaminações. Na pressão, se tiver algo, já é eliminado.

Nem me fala, reservei a água por acreditar que ela estaria repleta de minerais que podiam ter sido perdidos durante a fervura, porém mais atrapalhou que ajudou, ficou uma zona...lição aprendida.

RainSpirit disse:
Lembre de deixar esfriar para não escaldar os esporos.

Fiquei esperto com isso....esperava esfriar um pouco e logo depois passava um papel toalha com álcool na agulha.

RainSpirit disse:
Dicas:

:teo_seta_direita: Cubra com alumínio em vez da toalha, ou dobre duas vezes, para não entrar luz na incubadora.
:teo_seta_direita: Você tinha dito que estava calor, então não precisa de aquecedor. Vai cozinhar o micélio.
:teo_seta_direita: Mude o aquecedor. Coloque um de 10W em 1,5 litros, que é melhor. Senão o próprio aquecedor queima.
:teo_seta_direita: Coloque uma bomba de ar com a mangueira para dentro para a troca gasosa. Essencial. E deixe uma abertura, para o ar "velho" sair.

- Dei uma olhada lá no seu projeto para a incubadora...muito legal...vou dar uma plagiada em alguns aspectos, amanhã mesmo vou providenciar uma caixa organizadora menor pra fazer a incubadora...postarei fotos.
- Quando falei do calor estava me refirindo a cozinha com as 4 bocas de fogão ligada em quanto trabalhava ao lado delas....mais um dos meus exageiros...rs...minha casa esta sem mantendo numa faixa de 22° durante o dia...obviamente caindo a noite mais ainda não fiz nenhuma medição para saber com exatidão. Estou tentando manter minha incubadora provisória na faixa dos 25° a 28° por acreditar que a temperatura no interior dos copos seja maior um pouco.

- Vou providenciar até pq segunda volto a vida normal e preciso deixar meus "garotinhos" cofortaveis em quanto eu estiver fora.
- Já tenho a bomba de ar, mas ainda estou pensando como elaborar um filtro para saída de ar que seja funcional e econômica ao mesmo tempo. Vi uma idéia aqui e acho que vou usa-la: tubo de 1" onde encherei de gaze...estou na dúvida pois estou bolando algum tipo de parafernália que funcione durante todo o ano sem problemas, como moro no rio o verão me preocupa bastante (algo semelhante a "maquina de chuva" citada pelo mortandelo, acredito, em algum lugar por aqui)...e quero fazer de uma vez so, apenas fazendo ajustes enquanto ela trabalha (a engenharia deixa a gente meio maluco..rs).

RainSpirit disse:
:teo_seta_direita: Não aconselho cobrir com alumínio em lugar nenhum, pois a temperatura do bolo não vai se igualar com a do terrário, dificultando a colonização. O alumínio é isolante, lembrando.

Caraca...é obvio...valeu mesmo...acho que minha ansiedade e amadorismo estão afetando meu cérebro...rs...problema já resolvido.

Muitíssimo obrigado meu camarada.
Muita força!
 
Limpei toda a casa, limpando o chão com hipoclorito de sódio, álcool em todas as superfícies e saturei o ar com lsol (chegava a arder as vias nasais). Você usou luvas, uma bota de pedreiro (galocha) e mascara para filtrar gases tóxicos né??? pq desse jeito ai mata os contaminantes do ambiente e ate os do seu organismo e quem sabe ate as células do seu próprio organismo!!! faz isso não brother é suicídio desse jeito o seu figado vai pro lixo. Agua saniaria é altamente cancerígeno quando entra em contato com matéria orgânica pois forma substancias denominadas trialometanos.
Com a seringa, retirei 10ml de água do copo (fiz um furo na tampa cobrindo logo depois com 2 camadas de micropore) e joguei dentro do potinho de coleta algumas vezes procurando usar um pouco de força quando jogava em suas paredes para soltar possíveis esporos que estivessem ali. Não era pra ter furado o pote!!! outra coisa ao invés de sugar e expelir a solução com esporos era so ter fechado o pote (sem o furo) e ter agitado para desfazer os aglomerados de esporos. isso que você fez aumenta as chaces de contaminar.

:question: A mistura ficou um roxo bem suave,mas muito suave mesmo, minha mulher falou que ta transparente mas discordo, ta certo ou teria que ter raspado um pouco mais de esporos? Não tem problema, aposto que esta seringa contia milhares de esporos

Fervi, em água mineral, por meia hora uma mistura de 1/3 de alpiste + 1/3 de linhaça + 1/3 de níger, escorri por mais meia hora reservando parte da água usada na fervura.usa-se 10% dos grão de linhaça+niger.Coloquei a vermiculita durante uma hora no forno afim de esterilizá-la. Enquanto esperava preparei as coberturas para os copos com 1 filtro para café + duas folhas de papel alumínio passando álcool nas mesmas depois reservei em um ziploc com um algodão embebido em álcool (depois que parei pra pensar achei meio inútil afinal vai tudo para a panela de pressão mesmo) Esterilizar a vermiculita pra que se ela vai pra panela de pressão??. Juntei 4 quentinhas redondas pondo uma sobre a outra e as furei (muitos furos) com um prego para usá-las para como suporte para os copos dentro da panela de pressão para evitar contato direto C/Pan. O recomendado e forrar o fundo da panela com um pano por exemplo uma flanela.
Esterilizei por 1:30 na panela de pressão. Qual era o tamanho dos recipientes??? se eram de 200ml 1hs ja era suficiente.

Deixei esfriar por quase 24h,fiz uma limpeza pesada em toda a cozinha, passei um pano com álcool em todo meu glove box, e deixei as bocas do fogão acesas (estava um calor infernal na cozinha) Você não tem lsol para fazer a assepsia da glovebox??? . Abri rapidamente a panela de pressão e coloquei todos os copos o mais rápido possível dentro do glove box tampando a seguir.o Fogão estava ligado mas próximo a glovebox confere??? caso contrario não sérvio de nada este fogão ligado

:question: Estou inseguro pois lendo alguns diarios as pessoas parecem lacrar os copos assim que retirados da panela de pressão e não dentro do GB como eu fiz, será quer representará algum risco? Não tem problema porem depende da maneira que ocorreu o processo e quanto tempo levou para a vedação e se realmente a glovebox estava asséptica.
:question: Outro ponto que esta me deixando inseguro é quanto a lacrar os furos. Devo fazer assim que terminar de inocular o buraco ou do jeito que fiz também não tem probelma? Você usou micropore para cobrir os furos isso não tem problema, em relação a sua duvida deve sim ser coberto logo apos a inoculação mas não fica muito preocupado não cara pois o selo de vermiculita serve pra prevenir contaminações nestas horas porem é mais eficiente utilizar vermiculita fina ao invés da granulada no selo (se você tiver a granulada e so esfarelar ela.
:question: Os bolos já inoculados estao envoltos em papel aluminio, porem não envolvi a parte de cima onde estao os furos lacrados com micropore com a inteção de que haja “respiração”, estou certo ou terei que cobri-los também? Faça uma proteção imediatamente para prevenir o deposito de poeira em cima do micropore, papel alumínio transfere calor facilmente mas não tem pra que isso

começa outro cultivo e analisa, organiza e planeja os procedimento com dedicação antes de dar inicio. Na duvida não inicie o cultivo ate sanar-las. Concentração na hora de colocar os procedimentos em pratica. Estudo e disciplina e a alma do negocio.

Ficamos aqui na torcida pra dar certo e sair algo de proveito de todo este trabalho, qualquer coisas estamos aqui para ajudar da maneira que estiver ao nosso alcance.

Vai Na Fé:)
 
Alguma notícia do cultivo, @Somase?
 
Back
Top